Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320090003&lang=pt vol. 34 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O saber ambiental reafirma o ser no tempo e o conhecer na história; estabelece-se em novas identidades e territórios de vida; reconhece o poder do saber e da vontade de poder como um querer saber. O saber ambiental faz renascer o pensamento utópico e a vontade de liberdade em uma nova racionalidade, na qual se fundem o rigor da razão e os excessos do desejo, a ética e o conhecimento, o pensamento racional e a sensualidade da vida. A racionalidade ambiental abre caminho para uma reerotização do mundo, transgredindo a ordem estabelecida, a qual impõe a proibição de ser. O saber ambiental, interrompido pela incompletude do ser, pervertido pelo poder do saber e mobilizado pela relação com o Outro, elabora categorias para apreender o real desde o limite da existência e do entendimento, a diferença e alteridade.<hr/>The environmental knowledge re-states the being´s existence in time and the condition of to know along history; it is established in new identities and places where life goes on; recognizes the power of knowledge and the wish for power as desire for to know. The environmental knowledge reborns the utopical thinking and the wish for freedom in a new rationality which mingles the severity of reason and the excesses of desire, the ethics and knowledge, the rational thinking and the sensuality of life. The environmental rationality opens the way for a re-erotization of the world, transgressing the established order which imposes the prohibition of being. The environmental knowledge, interrupted by the being´s incompletude, perverted by the power of knowledge and affected by the relation with other people, makes categories to apprehend the reality since the limit of existence and understanding, the difference and the understanding about what means to be another. <![CDATA[Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procuro trazer a análise de vivências como sujeito atuante no campo ambiental, incluindo tanto atividades acadêmicas quanto inserções junto a coletivos de trabalhadores da reciclagem na periferia da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste sentido, problematizo alguns dos elementos que constituíram e/ou constituem perplexidades que compõem a história do campo em questão em suas complexidades baseadas na minha trajetória pessoal e profissional. Tais condições expressam-se nas conexões entre posicionamentos práticos e teóricos, aproximando minhas práticas de distintos referentes em uma caminhada que entrelaça educação popular e educação ambiental. Assim, apresento questões de ordem teórica e metodológica trazidas por autores como Brandão, Freire, Fonseca, Melucci, Leff, Carvalho e Unger, dentre outros, visando provocações reflexivas para ações de educação e pesquisa.<hr/>In this article, I try to bring an analysis of my experiences as a person in the environmental field, including both academic activities and insertions on collective actions of workers in the outskirts of the city of Porto Alegre, RS. In this sense, I present some questions that were or are part of the history of the field of education in its complexities based on my on personal and professional trajectory. Such complexities are expressed in the connections of practical and theoretical thoughts, bringing my practices that combine and join popular education and environmental education. I also present theoretical and methodological questions based on authors such as Brandão, Freire, Fonseca, Melucci, Leff, Carvalho and Unger, among others, trying to provoke reflexive actions for education and research. <![CDATA[Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo destacamos a vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e aos processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao meio ambiente como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive em países menos desenvolvidos do que o México. Obviamente isso impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a ressignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.<hr/>In the present article we aim to emphasize the educational procedures linked to values, in this case, values linked to the environment that are not necessarily overtly employed in the formal educational process in their full complexity and amplitude. The Mexican educational system takes on environmentally related actions as part of the natural sciences, a focus already surpassed by other nations, including those considered less developed than ours. Obviously, this fact hinders the understanding of the environmental dimension of several serious problems in our nation, like consumerism, immigration, and social inequalities, to name some examples. In this article, we propose some instigative reflections that will instigate the rethinking of the current ethics centered in the present time along with their interpersonal relationships. This is for a future ethic that will have an emphasis in the relationship between human beings and their surroundings. <![CDATA[La educación ambiental: un objetivo transversal del profesor jefe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo realiza un análisis descriptivo de las características que posee la Educación Ambiental como objetivo transversal en la enseñanza formal chilena; al mismo tiempo, presenta una reflexión que sugiere la necesidad de incorporar la perspectiva de la educación ambiental como objetivo transversal, valórico y humano en la persona del profesor jefe de curso. Su análisis reflexivo puede ser interesante no sólo para el investigador educacional, sino también para el orientador educacional, el profesor jefe y al docente de especialidad, preocupado de potenciar la formación del sujeto alumno para este siglo XXI. Así, se exige un nuevo rol a la función del profesor, adoptando un nuevo concepto de responsabilidad humana por la comunidad educativa.<hr/>This paper does a descriptive analysis of the features related to the Environmental Education as a transversal objective on the formal education system of Chile; meanwhile, shows an analysis that suggests the need of incorporating the perspective of Environmental Education as transversal objective, valuable and human on the teachers’ work. His analysis may be interesting not only to the educational researcher, but also to the person who develops educational guidance and the different types of teachers, worried about how to qualify the buildup of the student agent in the XXIth century. As a result, a new rule is demanded from the teachers´ activity, adopting a new concept of human responsibility for the community of students. <![CDATA[O habitus ecológico e a educação da percepção: fundamentos antropológicos para a educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a formação de uma subjetividade ecológica constituída como um habitus no processo de subjetivação de um campo de preocupações ambientais na sociedade contemporânea. Destacamos as relações entre uma subjetividade ecológica e aquelas práticas pedagógicas nomeadas como educação ambiental que assumem o cuidado de si e do ambiente como parte da formação de um sujeito virtuoso. Analisamos as contradições internas do projeto ecologista, crítico à modernidade sem, no entanto superar as dicotomias instauradas por esta. Em contraposição ao ideário ecologista, apresentamos as possibilidades anunciadas pelo que chamamos de epistemologias ecológicas construídas aqui principalmente desde as contribuições da filosofia da percepção de Merleau-Ponty, da antropologia fenomenológica de Thomas Csordas e da epistemologia ecológica de Tim Ingold. Exploramos as conseqüências epistemológicas para a educação desta virada ecológica e os possíveis deslocamentos para a educação ambiental na direção de uma educação da percepção.<hr/>This article discusses the constitution of an ecological subjectivity as a habitus and the subjectivation process of a environmental field in contemporary society. We pointed out the relationship between subjectivity ecological practices particularly those appointed as environmental education that proposes takes care to themselves and the environment as part of the building of a virtuous self. The article shows the internal contradictions of this project that critic modernity without, however overcoming the dichotomies introduced by modern ideas. In contrast we present the possibilities of what we call ecological epistemologies bases here mainly on the contributions of the philosophy of perception of Merleau-Ponty, the phenomenological anthropology of Thomas Csordas and ecological anthropology of Tim Ingold. Finally we explore the consequences for the environmental education of epistemological turn that suggests the displacement the epistemological basis of environmental education in the direction of education of environmental perception. <![CDATA[Trajetórias e tomadas de posição no campo ambiental: práticas sociais para reciclagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando a legitimação da questão ambiental com argumentos junto a conflitos sociais, na composição de esferas institucionais e na interiorização e instituição de novas práticas sociais (Lopes, 2006), analisamos as atividades voltadas à reciclagem de resíduos sólidos e os coletivos construídos a partir daí. Procuramos acompanhar movimentos e configurações do campo ambiental (Carvalho, 2005; 2002) junto a ações coletivas vinculadas à coleta, triagem e comercialização desses resíduos em Porto Alegre/RS, buscando compreender a relação entre os trabalhadores de unidades de triagem com o ambiental, como discurso e universo simbólico. Partimos de narrativas dos sujeitos atuantes, considerando trajetórias de vida e trabalho, bem como suas tomadas de posição, observando como, ao se inscreverem em um campo que os antecede e ultrapassa, os sujeitos o reescrevem.<hr/>Considering the legitimacy of the environmental issues while reasoning about social conflicts, in the composing of institutional spheres and building of the new social acts (Lopes, 2006), we direct our analysis to solid residue recycling activities and to the collective organizations derived from these. Here we seek to follow movements and configurations of the environmental field (Carvalho, 2005; 2002) together with the activities related to harvesting, selecting, and commercialization of solid residues in the city of Porto Alegre, in an attempt to comprehend the relationship established between workers of the selection units with the environment while discussing the symbolic universe. We start from the narration of the operative subjects, including unit workers, technical personnel, public personnel, along with other partners, considering life and work historical facts and their decision making, observing how, as they are assigned in a field that both precedes and surpasses them, they then recreate it. <![CDATA[O cotidiano de um galpão de reciclagem: notas de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto trata de uma reflexão a partir da pesquisa que realizo com recicladores em uma associação de reciclagem, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, em função de minha proposta de tese de Doutorado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, trago alguns registros e análises cujo mote é a minha inserção em campo que faz ver as ambiguidades, as contradições, e a diferença no cotidiano do galpão. Igualmente, apresento singelo recorte de tramas e manhas vividas nesse grupo, cuja perplexidade ante a complexidade aponta ao pesquisador a necessidade da adoção de uma sociologia das ausências e das emergências, a fim de contribuir com a investigação nesses grupos de reciclagem.<hr/>This text is a reflection from the research that I have done with recyclers in the recycling association, in the urban outskirts of Porto Alegre/RS, according to my proposal for a doctoral thesis, under Program of Graduate Studies in Education at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. So, I bring some records and analyses based in my insertion in the field which makes me see the ambiguities, the contradictions, and the difference in the daily life of the shed. Also, I present a simple cutting of dramas and cunnings lived in this group, whose perplexity about the complexity points out the researcher to the need of adopting a sociology of emergences and a sociology of absences to contribute to the research on these recycling groups. <![CDATA[El cine por una educación ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El cine ha aportado distintas miradas sobre la realidad del mundo, y puede que funcione como retrato de una sociedad, de una mentalidad y que persiga, entre sus muchas consignas, el desarrollo de sensibilidades que pueden contribuir a un pensamiento hegemónico en nuestras relaciones con la naturaleza. Por otro lado, es un acto comunicativo que puede contribuir al desarrollo de las personas y las comunidades. Cada vez que se ilumina una pantalla se abre un nuevo escenario educativo, contribuyendo al aula sin muros, permitiendo que la luz y la lucidez nos abra a otras realidades, siempre auxiliadas por el diálogo, el análisis y la reflexión. Asimismo, posee una función innovadora que impulsa una mirada unidirreccional (hacia la pantalla), bidireccional (con el profesorado) y multidireccional (entre el alumnado).<hr/>Cinema has contributed with different visions about the reality of the world, and it can function as a portrait of a society, as a portrait of people’s way of thinking. Among its many slogans, it seeks the development of sensibilities that can contribute with hegemonic thinking in our relations with nature. On the other hand, it is a communicative act that can help the development of people and communities. Every time screen shines, a new educational scenario opens up - a classroom without walls -, which makes light and clarity open our minds to other realities, always based on dialogue, on analysis, and on reflection. Thus, cinema has an innovative function that boosts a unidirectional look (to the screen), a bidirectional look (with teacher), and a multidirectional look (among students). <![CDATA[Crise ecológica: a deserção do espaço comum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O deserto da sociedade contemporânea é pensado como o resultado de uma dinâmica na qual o homem moderno entende sua identidade na razão direta de sua capacidade de dominar a natureza e os outros homens, e cujas raízes se encontram no modo como este homem se relaciona com o real e com sua própria humanidade. Neste contexto, o deserto se dá como deserção, abandono do espaço comum. Mas se a metáfora do deserto expressa a realidade de um tempo destituído, este também pode revelar virtualidades de criação e possibilidades de renovação.<hr/>The desert of contemporary society is analysed as the result of a dinamics in which modern man understands his own humanity in view of his capacity to dominate nature as well as other men, that is, to a situation whose roots are to be found in the way contemporary man relates to reality and to his own humanity. In this context, the desert appears as the desertion of a space common to all. Nonetheless, although this metaphor expresses the reality of a destitute time, the desert can also reveal potencials of creativity and possibilities of renewal. <![CDATA[Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inserindo-se no contexto do mundo do trabalho e da educação, o presente artigo retoma algumas discussões encontradas na literatura acadêmica, acerca das concepções sobre Educação Técnica e Educação Tecnológica. Percebendo a presença de vários conceitos atribuídos a tais expressões, é feito um levantamento dos diversos significados encontrados para tais termos. Encontra-se, portanto, uma primeira abordagem contextualizando a Educação Profissional no debate entre trabalho e educação, e, em seguida, são apresentados alguns dos significados identificados acerca dos termos mencionados, inclusive relacionando-os com as concepções de politecnia e de escola unitária, que, segundo alguns autores, apresentam pontos em comum com o significado de educação tecnológica.<hr/>Set up in the field of work and education, this article takes up some discussions found in academic literature about the concepts in technical education and Technological Education. Realizing the occurrence of various concepts assigned to such expressions, there is a survey for its multiple meanings. First, there is an approach to professional education, contextualizing it in the debate between work and education. After that, some of the identified meanings are presented, including linking them with the concepts of unitary school and polytechnic school, have some common points with the meaning of technological education, according to some authors. <![CDATA[Educação e inclusão: garantia de direitos na modernidade líquida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade. Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se de uma figura hegemônica e emblemática ao falarmos em modernidade: a Igualdade. Provoca o pensamento acerca de novas configurações nessa episteme e problematiza discursos atuais da Igualdade, como a Inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida. As Ciências Humanas com a produção de saberes legítimos vai compondo um campo de visibilidade ao discurso da Igualdade encarnado na proliferação do discurso de uma escola para todos.<hr/>The present article problematizes the discourse of Inclusion in the school spaces nowadays. It aims to show features of the modern episteme that, even today, serves as a positive ground for the composition of the knowledge and moral operated by Education. This is a hegemonic and emblematic figure, when we talk about modernity: the Equality. It provokes reflection about new configurations in this episteme and problematizes current discourses of Equality, such as Inclusion in the school spaces in times of Liquid Modernity. Human Sciences, with the production of authentic knowledge, are forming a visibility field for the Equality discourse embodied in the proliferation of the discourse of a school for everybody. <![CDATA[A mercantilização da educação superior: uma trajetória do bem público ao serviço comercial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda e analisa o processo de mercantilização da educação superior. Inicialmente, é apresentada a trajetória da educação superior como serviço comercial, destacando desde as argumentações de Adam Smith até as propostas do Banco Mundial e da OMC. Logo após, são abordados aspectos característicos da mercantilização, tais como a regulação híbrida, o gerencialismo, o financiamento privado e o ensino e a pesquisa para o mercado. Por fim, conclui-se, propondo um conceito para o fenômeno da mercantilização da educação superior.<hr/>This article presents and analyses the process of the marketization of higher education. Firstly, the trajectory of higher education as a commercial service is presented, highlighting from Adam Smiths arguments to the proposals of the World Bank and WTO. Secondly, characteristic aspects of the marketization such as hybrid regulation, managerialism, private financing and the teaching and research for the market are discussed. Finally, this study proposes a concept for the phenomenon of the marketization of higher education. <![CDATA[Leitura de uma onda: pesquisa e observação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe colocar em análise a observação nos processos de investigação. Deste modo, não se parte da idéia da observação como um fenômeno evidente no campo da pesquisa, mas como um problema no próprio campo de pesquisa, na medida em que este se constitui como diferentes práticas - registros, leis, normas, exame, advertência, etc -, as quais produzem determinadas formas de verdade. Portanto, problematiza-se a observação mediante a utilização de um texto literário - Palomar na praia: leitura de uma onda -escrito por Ítalo Calvino. A partir deste exercício, busca-se situar o campo da pesquisa em uma ordem de criação, ou seja, como uma obra de arte que também cria conceitos.<hr/>This article aims at analyzing the observation in investigation processes. It has not started from the idea of observation as a phenomenon that is evident in the field of research, but as a problem in the very field of research, since this is constituted as different practices - records, laws, norms, examinations, warnings, etc. - which produce certain forms of truth. Observation has been problematized through the use of a literary text - Palomar on the beach: reading a wave -, written by Italo Calvino. From this exercise, we have attempted to situate the field of research in a creation order, i.e. as a work of art that also creates concepts. <![CDATA[Funções cognitivas: convergências entre neurociências e epistemogia genética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conhecimento crescente das estruturas e das funções cerebrais vêm permitindo o incremento do estudo sobre as funções cognitivas, a partir da relação entre os processos psicológicos e as organizações cerebrais correspondentes. Neste contexto, o presente trabalho argumenta no sentido da pertinência de uma aproximação entre a explicação piagetiana, de um lado, e a explicação oferecida pelas neurociências, de outro, para o mesmo processo de conhecimento e de desenvolvimento cognitivo, buscando coerência e complementaridade entre as duas explicações. Detivemonos em alguns conceitos centrais da Epistemologia e Psicologia Genéticas - assimilação, acomodação, esquema e estádio de desenvolvimento - para depois buscar convergência entre esses conceitos psicológicos e o conhecimento sobre estrutura, funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.<hr/>The growing knowledge of the cerebral structure and function allows the progressive improvement of the study of the cognitive functions, considering the relationship between psychological process and the correspondent cerebral organization. In this context, the present work proposes an approach between the piagetian explanation and the explanation offered by neurosciences to the same processes: knowledge and cognitive development, looking for coherence and complementary ideas between both explanations. We took the central concepts of Genetics Epistemology and Psychology - assimilation, accommodation, scheme and cognitive developmental stages - in order to, afterwards, look for convergence between these psychological concepts and the knowledge about structure, functioning and development of the nervous system. <![CDATA[Escola pública de horário integral: representações do jornal O Globo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e de informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar.<hr/>This paper developed the analysis of the form and the content of one-week news articles published by the newspaper O Globo in 2006, in order to elucidate the mechanisms build by the newspaper to reinforce representations of failure on full-time public schools. The theory of social representations was used to explicit the relationship established between the image of the school and its evaluation. The news articles have updated the arguments of the past without the present context, legitimating the abandonment of the project of full time public schools. The manipulation of images and information inverts the responsibility for the presumed failure: sometimes it is attributed to the pupils, through their life histories; sometimes to the school itself, preserving the authorities from the responsibility by the lack of objective conditions to function.