Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320100001&lang=pt vol. 35 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Trajetórias de educação e de trabalho na vida de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Trabalho e formação: crônica de uma relação política e epistemológica ambígua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As relações entre os mundos do trabalho e da formação têm, nas duas últimas décadas, sido objecto de transformações de tal forma profundas, que parecem pôr em causa o papel atribuído a estas duas esferas da vida social nos processos de produção das espacialidades e das temporalidades responsáveis pela estruturação de narrativas pessoais e profissionais relativamente estabilizadas. Este artigo visa propor uma reflexão sobre as relações entre a experiência do trabalho e a experiência da formação, tendo por preocupação contribuir para a compreensão dos modos como as linguagens e os sistemas de formação lidam com a problemática do trabalho, bem como contribuir para a compreensão dos desafios que a perturbação das relações entre a experiência de formação e a experiência de trabalho colocam ao trabalho de formação.<hr/>The relations between the worlds of work and the education have been, in the last two decades, object of very deep transformations in such a way that they seem to put in cause the role attributed to this two spheres of social life in the production processes of the specialties and temporalities responsible for the structure of the personal and professional narratives relatively stabilized. This article aims do suggest a reflection about the relations between the working experience and the educational experience, having as a concern the contribution to the understanding of how the language modes and the education systems deal with the issue of work, as well as contributing to the understanding of the challenges that the disturbance of the relations between the educational experience and the working experience bring to the educational work. <![CDATA[A experiência é formadora?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.<hr/>The article questions the philosophical heritage about the concept of experience; it discusses the function of the experience in educational process analyzing the question of the academic knowledge as well as those acquired in other social off-school activities, at work - for example, where we can find several so called invested knowledge. <![CDATA[Problemas de trabalho e questões de linguagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo sistematiza histórias presentes em situações de trabalho que permitem explorar problemas, objetos e perspectivas teórico-metodológicas nas fronteiras entre trabalho e linguagem. A linguagem aparece como matéria para se pensar o trabalho, fonte de pesquisa, ou ainda, trazendo pistas, indícios de problemas sobre os quais intervir. Não é possível pensar o trabalho sem se defrontar com as interações comunicativas que o tecem no quotidiano e/ou perceber o quanto o explicitar essa experiência em palavras pode ser lugar de sofrimento e expressão de sofrimento, portanto, objeto de reflexões epistemológicas, filosóficas, políticas.<hr/>The article systematizes present histories on work situations that allow exploring problems, objects and theoretical-methodological perspectives in the borders between work and language. The language appears as a subject to think about the work, the research source, or yet, tracing tracks, indications of problems about the ones, in which to intervene. It is not possible to think about the work without confronting the communicative interactions that makes the everyday routine and/or to notice how important to show that experience in words can be a suffering place and a suffering expression, therefore, epistemological, philosophical and political object of reflections. Especially, it gives elements to think about the public politics of professional education forwarding o young people and adults. <![CDATA[Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aborda as implicações políticas e pedagógicas da integração entre educação básica e profissional na EJA, analisando o desafio de incorporar o trabalho nessa modalidade, sem submetê-la ao mercado e ao mito da empregabilidade. Para isto, recorre a pensadores do materialismo histórico-dialético, que possibilitam compreender o trabalho no seu sentido ontológico e histórico, bem como a relação entre trabalho, ciência e cultura. Retoma, de Marx e de Gramsci, a concepção de escola unitária e do trabalho como princípio educativo, para fundamentar o sentido da integração como formação unilateral dos trabalhadores. Ao discutir as implicações pedagógicas, expõe o desafio de o currículo proporcionar a integração de conhecimentos gerais e específicos, pela mediação dos processos de produção.<hr/>The text discuss the political and pedagogical implications of the integration between basic and professional education in EJA, analyzing the challenges in incorporate the work in this modality, without submitting it on the market and on the myth of employability. For this, the analysis is supported by the materialist intellectuals, who permit us understand the work in its ontological and historical senses, as well, the relationship between work, science and culture. It takes by Marx and Gramsci, the unit school conception and the work as educational principle, to support the integration sense as the work´s unilateral fomation. In discussing the pedagogical implications, shows the curricular challenge in integrate the general and the specifically knowledge, by production process mediation. <![CDATA[Entre a inclusão social e a integração curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva analisar o contexto político no qual se originou o PROEJA. A recorrência de políticas educacionais, geridas durante décadas sob a ética do mercado e de um modelo de desenvolvimento subalterno aos interesses internacionais, potencializa a dualidade da educação escolar e, ao mesmo tempo, dificulta a emergência de experiências que buscam integrar a formação geral e profissional. No que tange aos dilemas epistemológicos do PROEJA, a análise busca estudar a categoria integração e as possibilidades de organização do currículo integrado, pela mediação de um grupo de professores em formação na confluência dos campos da educação profissional e da EJA. As experiências nos advertem sobre o limite da convivência de projetos múltiplos e heterogêneos em sistemas de ensino deficientes estrutural e pedagogicamente, numa sociedade, como a nossa, que ainda não universalizou a educação básica.<hr/>This article aims to analyze the political context in which the PROEJA was elaborated. The recurring educational politics ruled by decades on the lights of the job market ethics and a development model subservient to the international interests, reinforce the duality of the school education and, at the same time, make it difficulty to reveal experiences that aim the integration of general and professional education. In relation to PROEJA´s epistemological dilemmas, the analysis intended to study integration as a category and the possibilities of organizing an integrated curriculum by mediation of teachers in process of formation in the confluence of the professional education and the youth and adult education (EJA). The experiences call our attention to the limit of multiple and heterogeneous projects at educational systems that presents pedagogical and structural constraints, in a society that has not universalized the basic education yet. <![CDATA[O PROEJA em construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.<hr/>This work analyzes the integrated professional education in high school, a policy of the brazilian education ministry in order to encourage the return of young and adult people who have not finished this level of education at the expected age. Insisting upon the political and pedagogical challenges for the construction of this state policy, we have reviewed some aspects of its principles, emphasizing how the proposal of the integration presents itself in the ruling documents of the Education Ministry (MEC) which establish the Programme of Integration of the Basic Education with the Professional Education in the Young and Adult Modality (PROEJA). In the same way, we have investigated how the general rules are developed in one of the states of the country, through the analysis of the guidelines and actions of the Secretary of Education of the Paraná State (SEED-PR) during the 2007/2008 period. <![CDATA[Ensino de ciências com tecnologias: um caminho metodológico no PROEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricular no ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.<hr/>The results of a curriculum innovation experience in science teaching for professional education of youths and adults are discussed in this paper. The pedagogic proposal is supported by the Case Based Learning Methodology and by a virtual learning ambient. The goal is to analyze the adequacy of methodological approach adopted. To this, it was observed the student’s participation in the investigation process. The expectation is that the educational proposal could provide to the students learning for work and citizenship. The object of analysis is the student’s conceptions evolution and the acquisition of appropriate skills and attitudes, during the course of a thematic study about nanotechnology. The conclusion obtained was that virtual spaces can contribute to meaningful learning, constituting an important resource for science teaching, in particular, in professional education for youths and adults. <![CDATA[Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.<hr/>This article aims to take up historical and logical development of Integrated Education from theoretical-practical reflections developed in Professional and Technological Education and in Youth and Adults Education in Brazil. The reflection is ruled through the resumption of theoretical and conceptual work, as an educational principle, source of Professional and Technological Education, in an emancipatory perspective, as well as through the Paulo Freire’s references of Youth and Adults Education, mediated through dialogue and collective construction of knowledge. Finally, the choice of this reflective way aims to highlight that Integrated Education, in the achievement of PROEJA in Goiás, is at the same time concept, historical experience and intentionality that makes and remakes itself and that makes and remakes the educational processes undertaken by society. <![CDATA[Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.<hr/>This article discusses the experience of implementation of PROEJA - National Program that integrates vocational education and basic education for Adult and Young people - in the state of Rio Grande do Sul/Brazil. It analyzes some aspects related to tensions and relationship between school and workers’ knowledge. It also debates the following schooling elements: curriculum, enrollment, dropouts, and social inclusion. The paper begins presenting the program PROEJA and the research proposal that has been undertaken in Rio Grande do Sul. The methodology has been designed as follows: a) a map of general information of students’ profile, the PROEJA courses and the schools; b) case studies undertaken in some schools to follow up the program within local contexts. The article also discusses the relationship between school and work as a theoretical perspective to analyze data collected regarding the attempts to put into practice a proposal of a curriculum committed to integrate technical and general knowledge and some research data related to dropout, access and successful student performance. The authors conclude that Program faces several difficulties in its development, but they affirm that it is still a great possibility to improve educative experiences with workers. <![CDATA[EJA, trabalho e educação na formação profissional: possibilidades e limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao longo de décadas de sua história percorreram caminhos difíceis e conturbados. Nesse sentido, a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos - V Confintea, em Hamburgo, na Alemanha, em 1997 trouxe a contribuição de um conceito ampliado de EJA, em que é destacada a presença da relação educação e trabalho, isto é, a integração entre qualificações técnicas e profissionais, como elemento importante para a participação do sujeito no processo de produção de bens da sociedade, bem como das necessidades individuais. Este artigo pretende discutir a articulação entre EJA, Trabalho e Educação, na formação profissional levantando as possibilidades de integração entre as áreas supracitadas problematizando os pontos de confluência entre as áreas e as possíveis dificuldades e possibilidades para consecução deste desafio, imprescindível para uma formação integral de sujeitos jovens e trabalhadores.<hr/>Over the decades of its history, professional education and youth and adult education (YAE) have gone through difficult and troubled paths. In this sense, the holding of the Fifth International Conference on Adult Education, Confintea V, Hamburg, Germany, in 1997, contributed with a broader concept of adult education, highlighting the relationship between education and work; the integration between technical and professional qualifications as an important element for the subject’s participation in the production of society’s goods as well as individual needs. This article discusses the relationship between adult education and work and education in the process of professional education, raising possibilities of integration between the areas above mentioned questioning the points of confluence between such areas and the possible difficulties and possibilities in meeting the challenge of such integration. This is essential for a comprehensive training of young working subjects. <![CDATA[O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.<hr/>This study deals with a research carried out in the Municipal Net of education of Porto Alegre on the constitution of the identization process of Physical Education teachers. The research problem has been synthesized in the following question: How is the identization process constituted from the narratives of Physical Education teachers from this net? Characterized as a case study with an ethnographical approach emphasizing on the life stories of five teachers. The methodological procedures used were: analysis of documents, participant observation, field diary, semi-structured interviews and written narratives. The analysis showed the dynamic, dialectic and subjective characters of the identization process of the teachers. Moreover, the teacher training processes do not alone guarantee the constitution of the identization process. Summed with these are the learning elaborations, reorganized from the lived experiences. <![CDATA[Literatura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.<hr/>This paper, based on foucaultian concepts, focus in the analysis of the meanings constructed by a group of teachers in the appropriation of literary books that approach the issue of teenage pregnancy. From the appreciation of teachers’ discourses, it was possible to perceive spaces of rarefaction and silence in the hegemonic concern about teenager’s sexuality with the main purpose of transmitting information . We concluded that the appropriation of the literary book, as a cultural device, needs more critical proposals in the context of meaningful changes, not only limited to the framework of the educational field. <![CDATA[O adolescente e suas escolhas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo incide sobre os processos de escolha na adolescência, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica. Evidencia a importância do tema para o campo da educação, uma vez que as escolhas do adolescente são determinantes para as posições assumidas, posteriormente, como adulto. Além da incursão histórica sobre o tema, o artigo apresenta a concepção de adolescência para a psicanálise, utilizando as formulações sobre o sujeito do desejo e as operações de alienação e separação para analisar os processos de escolha, contrapondo a proposta psicanalítica às imposições do capitalismo com seu consumo desenfreado da imagem.<hr/>This article focuses on the procedures of choice in adolescence, based primarily on psychoanalytic theory. Highlights the importance of the theme for the field of education, since the choices of adolescents are crucial for the positions taken thereafter as adults. Besides the historic raid on the subject, the article presents the conception of adolescence to psychoanalysis, using the formulations on the subject of desire and the operations of alienation and separation to analyze the processes of choice, opposing the psychoanalytic proposal to the impositions of capitalism with its unbridled use of the image. <![CDATA[O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, defende-se a tese de que a noção psicanalítica de sujeito do inconsciente difere das noções de sujeito presentes no campo da educação, mas está na base da Educação Terapêutica. O artigo examina inicialmente a noção de sujeito em Aristóteles e na Filosofia Moderna e investiga seu sentido em Freud e em Lacan. Em seguida, expõe a visão psicanalítica dos problemas de desenvolvimento da criança para propor no final a Educação Terapêutica, prática de tratamento e educativa que supõe a noção de sujeito do inconsciente. Alguns exemplos dessa prática são apresentados, com especial ênfase no ensino da escrita para crianças que apresentam vicissitudes em seu desenvolvimento psíquico.<hr/>In this paper, we present the thesis in which the psychoanalytical concept of subject differs from those in the field of education but can be considered as a basis for a Therapeutic Education. The paper examines the concept of subject in Aristotle and in Modern Philosophy, and it investigates its meaning in Freud’s and in J. Lucan’s works. It exposes the psychoanalytical view of the children developmental problems and it presents the Therapeutic Education as a treatment and as an educational practice which is based on the concept of subject of the unconscious. Some examples of that practice are presented, with a special emphasis on teaching psychotic children how to write. <![CDATA[Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.<hr/>The study analyses the extent to which the sociological message transmitted by the Official Pedagogic Discourse of the curriculum for Portuguese middle school contains the ideological and pedagogical principles of its authors. The research is epistemologically and sociologically grounded, placing particular emphasis on Bernstein theory of pedagogic discourse. The ideological principles refer to broad educational aims and the pedagogical principles to characteristics of the pedagogic practice. Data was obtained through a semi structured interview to the authors and documental analysis to publications they had produced. The results suggest that the authors were distinct in the ideological and pedagogical principles they valued and that discontinuities were evident between those principles and the curriculum message. These results are discussed and their consequences in terms of scientific learning are explored. <![CDATA[Gestão educacional: interdições na participação e ação democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Temos como objetivo específico para este trabalho, na medida em que ele deriva de nossa tese de doutorado1, discutir a gestão educacional a partir da perspectiva transversal. Consideramos que os diferentes elementos jurídico-constitucionais não fundam a democracia, mas, sim, as múltiplas ações da multidão que atuam transversalmente nos diferentes tempos/espaços escolares. Tendo essa compreensão, ressaltamos tanto uma conceituação diferenciada de gestão quanto a necessidade de situar o projeto políticopedagógico como dispositivo democrático transversal. Em conclusão, apresentamos para discussão o entendimento de que as interdições na participação político-pedagógica, existentes na escola e no sistema educacional, não são suficientes para impedir as ações efetivamente democráticas nos processos de gestão.<hr/>In this paper, which emerged from our doctorate thesis, we aim at discussing the educational management from a transversal perspective. We consider that different juridical-constitutional aspects do not establish democracy but it is established by multiple collective actions which act transversally in different educational times/spaces. Taking this into consideration, we emphasize both a new conception of management as well as the necessity of stating the political pedagogical project as a ‘transversal democratic tool’. In conclusion, we advocate that the interventions in participation, which are part of the school and the educational system, are not enough to stop democratic actions in management processes.