Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320100002&lang=es vol. 35 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Para apresentar a performance à educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de uma discussão sobre a performance e a performatividade na educação e na política social. Parte de uma concepção de performance como medida de produtividade e desempenho e de performatividade como tecnologia, cultura e modo de regulação. Busca, então, realizar uma análise crítica das novas formas regulativas que derivam deste novo discurso de poder. Pretende, ainda, examinar a existência de uma atitude, de um posicionamento ético com o qual professores e pesquisadores, nos mais variados setores da educação, têm se deparado; atitude baseada na responsabilização e no empreendedorismo - termos que constituem, de um lado, parâmetros de trabalho e relação social e, de outro, que definem um modo de fazer e um modo de ser.<hr/>This article focuses on performance and performativity in education and social policy. It understands performance as a measure of productivity and output and performativity as a technology, a culture and a mode of regulation. It aims at producing a critique of the new regulative forms that derive from this new discourse of power. It also intends to examine a new attitude, an ethical positioning with which teachers and researchers, in all areas of education, have been faced with; an attitude based on accountability and entrepreneurship - terms that constitute, on one hand, parameters of work and social relation, and on the other hand, define a mode of acting and being. <![CDATA[A reforma escolar como performance e espetáculo político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma indústria da reforma escolar tem se desenvolvido nos Estados Unidos, desde a publicação do relatório encomendado, A Nation at Risk, de 1983. Esse movimento pela reforma escolar foi impulsionado pela teoria do capital humano, pela influência do lobby empresarial, pelo apoio bipartidário dos testes da responsabilização por meio da introdução de uma avaliação padronizada e por grandes fundações filantrópicas como as de Bill Gates, Sam Walton e Eli Broad. Esse capítulo defende que o estudo minucioso de que necessitamos exige novas teorias de poder e das relações políticas. Enquanto os atores políticos tradicionais foram cruciais na promoção da legislação a respeito das reformas educacionais, novos e bem-financiados atores políticos promoveram essas reformas por meio da criação daquilo que Edelman (1988) chamou de espetáculo político, resultando em uma cultura de performatividade (Lyotard, 1984) e na privatização de grandes setores da escolarização pública.<hr/>A school reform industry has developed in the U.S. dating back to the 1983 commissioned report A Nation at Risk. This school reform movement was driven by human capital theory, the influence of the Business lobby, bipartisan support of high stakes accountability through standardized testing, and venture philanthropists like Bill Gates, Sam Walton, and Eli Broad. This article argues that a thorough understanding of this movement requires new theories of power and politics. While traditional political actors were instrumental in promoting school reform legislation, new well-funded political actors promoted it through the creation of what Edelman (1988) called political spectacle resulting in a culture of performativity (Lyotard, 1984) and the privatization of major sectors of public schooling. <![CDATA[Didática da performatividade espetacular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo.<hr/>With the help of such cases, this article wants to show the specificity didactic of the performativity when this one come inside spectaculars practices - artistic or not. After a definition and a genealogy of the word, we show the specificity didactic of the performativity through the work of theatre’s professionals in three cases, in a atelier of theatre, in a class-room for deficient child, during a spectacle organised by the prostestantism’s house; we evoke then the social uses of theatre without of theatre (inside firm, hospital, jail); finally, we speak about two cases without theatre’s professionals, in the publicity and the sport’s show. <![CDATA[Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performance.<hr/>This text is an expanded and revised version of Teaching is performance (1994), in which I proposed a conceptual framework for mapping the generative intersections between liberatory education and the emerging critical performance paradigm. This revision resituates that essay within contemporary theoretical and methodological innovations in performative pedagogy, while deploying the new poetics of performative writing as a method representing performance-inflected educational research. <![CDATA[A criança é performer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo conversa com a noção de infância proposta por Maurice Merleau-Ponty em seus Cursos na Sorbonne sobre a Psicologia e a Pedagogia da criança. O texto tem raiz nos resultados da pesquisa de pós-doutoramento da autora, pesquisa de criação dramatúrgica na metodologia de “trabalho em processo” cuja totalidade, entre etnografia, estudo das cenas de rua e criação de roteiros teatrais, permitiram-na propor a noção de criança performer. Trata-se de uma contribuição original com base na tradição fenomenológica, bem como na noção de culturas da infância. O artigo faz interlocução com o que estudiosos da cena contemporânea nomeiam performance e performer de modo a propor uma visão de criança performer, com foco especialmente voltado para a Pedagogia Teatral e a Educação Infantil.<hr/>The article enters into dialogue with the concept of childhood that Maurice Merleau-Ponty introduced in his Sorbonne Lectures on child Psychology and Pedagogy. The article stems from the author’s post-doctoral research on the subject of dramaturgical creation in the methodology of work in process. The fusion of ethnography, the study of street scenes and the creation of theater scripts led the author to propose the concept of the child as performer, an original insight based on the phenomenological tradition and the concept of childhood cultures. The article addresses the notion that scholars of the contemporary scene name performance and performer, proposing a view of the child as performer useful in the fields of Theater Pedagogy and Childhood Education. <![CDATA[Pedagogia da performance: do uso poético da palavra na prática educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. Eis, portanto, o imperativo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético - em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento - é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance.<hr/>What is the pedagogical act if not a poetic and political search, a deliberate design of constitution, formation, and, last but not least important, of transformation of the individual through communication? This search for communication is, certainly, the means that expresses and establishes the subject and his knowledge. The search for the success of communication implies the success of the act of education - which means the constitution and formation of subjects. Herein lies, therefore, the purpose of this work: to find and to analyze the aspects that materialize in the word its meaning, to verify the use of the poetical word - as opposed to a mere instrumental use of word - more efficient use for the educative practice. Performance is here thought of as an expressive action and pedagogy as performance. <![CDATA[Pela recuperação da ação e do senso comum: para além do platonismo na educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A idéia de senso comum sempre foi vista, na Educação Popular, como sinônimo de alienação ou de ingenuidade. O tema, na verdade, remonta a Platão. Ora, é preciso ressignificar o senso comum e não insistir em contrastálo com saber culto ou com ciência, mas com senso privado e entendê-lo como a possibilidade lingüística de construção de significados comuns para as nossas experiências. O objetivo desse artigo é mostrar que tal operação pode significar a reintrodução do político na educação como Ação (H. Arendt). Ação, Senso Comum e Educação podem ser rearticulados de forma a permitir, finalmente, uma saída do platonismo de que ainda sofre a teoria e a prática da Educação Popular.<hr/>The idea of common sense was always regarded in Popular Education as alienation or naivety. Actually, this theme moves back to Plato, especially the Allegory of the Cave. One must provide a new meaning to common sense by avoiding opposing it to science and understanding it as a linguistic possibility of constructing usual meanings for our inner experiences. This article aims at an operation that would signify the repolitization of education, but as action (H. Arendt). Action, Common Sense and Education can be reshaped in order to allow an escape away from Platonism that still weighs upon the theory and practice of Popular Education. <![CDATA[Por uma pedagogia dionisíaca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O que pretende uma Pedagogia Dionisíaca? Qual a importância dos elementos vitais, inseridos nas práticas didáticas? Como aproximar corpo e espírito no exercício das tarefas educativas? Esses são alguns questionamentos desenvolvidos neste artigo, que partilha da filosofia nietzschiana como ferramenta conceitual, na abordagem de uma Pedagogia Dionisíaca: Pedagogia do sonho, da dança, da música, da alegria, das inúmeras máscaras de seu deus predileto, Dionísio. Desse modo, este artigo vale-se de um tom e de um formato que, antes de tudo, deve à potência da tragédia Ática sua primeira fonte de inspiração. Nesse sentido, procura variar seu estilo de abordagem, passando da seriedade acadêmica para a leveza do coro ditirâmbico, da sequência lógica para os atos trágicos; enfim, das respostas prontas para as perguntas ainda por fazer.<hr/>What is the intent of a Dionysian Pedagogy? How important are the vital elements embedded in teaching practices? How to bring body and spirit together when carrying out educational tasks? These are some questions developed in this article, which shares the Nietzschean philosophy as a tool in the conceptual approach, of a Dionysian Pedagogy: Pedagogy of dream, dance, music, joy, and of the many masks of their favorite god, Dionysius. Thus, this article uses a tone and a format that, above all, own its power to the Attica tragedy, its first source of inspiration. Thereby, it aims at changing is style of approach from a serious academic writing to the lightness of the dithyrambic choir, from logical sequence to the tragic acts; therefore, from ready answers to questions that are to be asked. <![CDATA[Cultura e relações de poder na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Cultura e Relação de Poder na Escola. Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural.<hr/>This article reports results of an investigation that aimed to examine the culture and power relations in school management in light of contemporary Brazilian educational policies. The conceptual discussion deals the tension between the centralized school organization, on the one hand, and the emerging collective management. We analyze, by the way of a case study in a municipal public school of Recife, how the democratic principle held in the school practice recognized as democratic, as the prospects of the articulation between social regulation and emancipation. The results show a diversity of interpretations of educational segments on the distribution of power in the school organization, which is thought to diffuse organizational formats inherent to the organization shared in process of construction and reflecting cultural diversity. <![CDATA[Movimentos sociais e escola pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio refletimos acerca do potencial antagonístico de ações político-pedagógicas. Procedemos - pensando na articulação entre modelos de democracia e tradições políticas - a uma breve análise da emergência dos sistemas públicos de ensino vis-à-vis o processo de estruturação dos Estados nacionais. Estabelecemos, a partir de uma comparação crítica entre as experiências político-pedagógicas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vínculos epistemológicos entre educação, política, economia e cultura. Formulamos nossa crítica à noção republicana de unicidade do espaço público, para concluir que a construção de espaços político-culturais relativamente autônomos em relação à institucionalidade democrática é uma condição de possibilidade para a emergência de práticas político-pedagógicas antagonísticas.<hr/>In this essay we reflect on the antagonistic potential of political-pedagogical actions. We have carried out - thinking on the articulation between political traditions and models of democracy - a brief analysis of the educational public sector vis-à-vis the structuring process of national states. We have established, since a critical comparison of the political-pedagogical experience of the Central Única dos Trabalhadores (CUT) (national trade unionist organization) and the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) (landless movement), epistemological bindings among education, polity, economics and culture. We outlined our critics to the republican notion of public space unity, to say that the building of political-cultural spaces relatively autonomous to the democratic institutions is a possibility condition for the emergence of antagonistic political-pedagogical practices. <![CDATA[Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a reforma dos currículos escritos de sete cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), decorrente das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, utilizando como fontes análise documental e dezesseis depoimentos orais de sujeitos que estiveram envolvidos com esse processo na Universidade. Tendo como campo teórico estudos no campo das políticas curriculares e a noção foucaultiana de poder-saber, destacam-se a correlação de forças e as disputas materiais e simbólicas que atuaram na reforma e os seus impactos em termos dos saberes da formação docente. O estudo conclui que a construção da política no contexto estudado teve efeitos contraditórios, implicando um movimento de homogeneização e diferenciação dos currículos e o avanço de uma tendência pragmatista na formação docente.<hr/>The article analyses the reform of the curricula of seven undergraduate programs in teacher education of the Federal University of Pelotas (UFPel), motivated by the new official Guidelines for Teacher Education in Brazil, using document analysis and a set of 16 interviews from people involved with this process in the University. Having as referencial studies the field of curricular policy and the foucauldian notion of power-knowledge, the study highlights the correlation of forces and the material and symbolic disputes that acted in the reform and influenced the curriculum design. The study concludes that the construction of the policy in the studied context had contradictory effects, implying a movement of homogenization and differentiation of the curricula and the advancement of an pragmatist trend in teacher education. <![CDATA[Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, conseqüentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.<hr/>This article discusses the migratory flow of families and, consequently, of the students as a micro-social phenomenon that reflects the big changes that have been occurring in the contemporary society and that interferes significantly with the pedagogical action of teachers, especially those of Physical Education. The study evidences that understanding the deep change taking place in the current world can help Physical Education teachers to review their former pedagogical and social references from a new glance at the historical and social context and, thus, create new ways of dealing with the social changes whose effects are manifested inside schools. <![CDATA[Professores homens nas séries Iniciais: escolha profissional e malestar docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é um estudo comparativo que apresenta uma busca centrada na figura do professor do sexo masculino que trabalha nas séries iniciais do ensino fundamental no ensino público do Rio de Janeiro - Brasil - e em Aveiro - Portugal. O que se pretende compreender, fundamentalmente, são os motivos e as conseqüências da escolha profissional destes professores que se enveredam por uma área tipicamente associada ao feminino, se estão satisfeitos ou se sofrem de mal-estar docente. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência deste segmento é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer esta profissão independentemente do seu sexo. Apesar das dificuldades, nossa investigação assinala que o homem pode escolher essa atividade por gosto e ter sucesso.<hr/>This paper is a comparative study that presents a search focused on the figure of the male teacher who works in the “elementary” public education in Rio de Janeiro - Brazil and in Aveiro - Portugal. We intended, fundamentally, to investigate the reasons and consequences of teachers’ professional choice who are engaged in area typically associated to women, if they are satisfied or suffering teacher malaise. We explain that the presence of male teachers in the teaching of this segment is a way of including the issues of gender in the education, showing that there are other issues and other voices that echo in the schools, or capable persons of exercising this profession regardless of gender. We conclude that, despite of the teacher malaise, the man can choose this activity by pleasure and get success. <![CDATA[Os quarenta anos da Faculdade de Educação da UFRGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é um estudo comparativo que apresenta uma busca centrada na figura do professor do sexo masculino que trabalha nas séries iniciais do ensino fundamental no ensino público do Rio de Janeiro - Brasil - e em Aveiro - Portugal. O que se pretende compreender, fundamentalmente, são os motivos e as conseqüências da escolha profissional destes professores que se enveredam por uma área tipicamente associada ao feminino, se estão satisfeitos ou se sofrem de mal-estar docente. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência deste segmento é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer esta profissão independentemente do seu sexo. Apesar das dificuldades, nossa investigação assinala que o homem pode escolher essa atividade por gosto e ter sucesso.<hr/>This paper is a comparative study that presents a search focused on the figure of the male teacher who works in the “elementary” public education in Rio de Janeiro - Brazil and in Aveiro - Portugal. We intended, fundamentally, to investigate the reasons and consequences of teachers’ professional choice who are engaged in area typically associated to women, if they are satisfied or suffering teacher malaise. We explain that the presence of male teachers in the teaching of this segment is a way of including the issues of gender in the education, showing that there are other issues and other voices that echo in the schools, or capable persons of exercising this profession regardless of gender. We conclude that, despite of the teacher malaise, the man can choose this activity by pleasure and get success. <![CDATA[Abecedário: educação da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é um estudo comparativo que apresenta uma busca centrada na figura do professor do sexo masculino que trabalha nas séries iniciais do ensino fundamental no ensino público do Rio de Janeiro - Brasil - e em Aveiro - Portugal. O que se pretende compreender, fundamentalmente, são os motivos e as conseqüências da escolha profissional destes professores que se enveredam por uma área tipicamente associada ao feminino, se estão satisfeitos ou se sofrem de mal-estar docente. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência deste segmento é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer esta profissão independentemente do seu sexo. Apesar das dificuldades, nossa investigação assinala que o homem pode escolher essa atividade por gosto e ter sucesso.<hr/>This paper is a comparative study that presents a search focused on the figure of the male teacher who works in the “elementary” public education in Rio de Janeiro - Brazil and in Aveiro - Portugal. We intended, fundamentally, to investigate the reasons and consequences of teachers’ professional choice who are engaged in area typically associated to women, if they are satisfied or suffering teacher malaise. We explain that the presence of male teachers in the teaching of this segment is a way of including the issues of gender in the education, showing that there are other issues and other voices that echo in the schools, or capable persons of exercising this profession regardless of gender. We conclude that, despite of the teacher malaise, the man can choose this activity by pleasure and get success. <![CDATA[As crianças que não aprendem ensinam?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é um estudo comparativo que apresenta uma busca centrada na figura do professor do sexo masculino que trabalha nas séries iniciais do ensino fundamental no ensino público do Rio de Janeiro - Brasil - e em Aveiro - Portugal. O que se pretende compreender, fundamentalmente, são os motivos e as conseqüências da escolha profissional destes professores que se enveredam por uma área tipicamente associada ao feminino, se estão satisfeitos ou se sofrem de mal-estar docente. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência deste segmento é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer esta profissão independentemente do seu sexo. Apesar das dificuldades, nossa investigação assinala que o homem pode escolher essa atividade por gosto e ter sucesso.<hr/>This paper is a comparative study that presents a search focused on the figure of the male teacher who works in the “elementary” public education in Rio de Janeiro - Brazil and in Aveiro - Portugal. We intended, fundamentally, to investigate the reasons and consequences of teachers’ professional choice who are engaged in area typically associated to women, if they are satisfied or suffering teacher malaise. We explain that the presence of male teachers in the teaching of this segment is a way of including the issues of gender in the education, showing that there are other issues and other voices that echo in the schools, or capable persons of exercising this profession regardless of gender. We conclude that, despite of the teacher malaise, the man can choose this activity by pleasure and get success.