Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320100003&lang=pt vol. 35 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Infância e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação e ensino cultural dos ingleses em casa de 1550 a 1800]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo argumenta em prol de uma compreensão estendida do conceito de educação. Examina a socialização das crianças inglesas em casa no início do período Moderno. Analisa o papel desempenhado pelos pais na instrução religiosa e na educação acadêmica dos filhos. Investiga também como as crianças foram preparadas para o seu ambiente em sua cultura e sociedade. Os pais ingleses do início do período Moderno enfatizavam a importância dos bons modos, do respeito, da deferência à autoridade e da necessidade do respeito a um código moral. Embora os pais tivessem um conjunto de valores bem definido, que desejavam passar para os filhos, não era a sua pretensão obrigá-los a aceitar tais valores. Em vez disso, os pais queriam garantir que os filhos trabalhassem muito e compreendessem que os bons modos seriam recompensados.<hr/>This article argues for an expanded understanding of the concept of education. It examines the socialization of children in the early modern English home. It looks at the role played by parents in the religious instruction and academic education of their children. It also investigates how children were groomed to take their place in their culture and society. Early modern English parents stressed the importance of good manners, respectable conduct and demeanor, respect for authority, and the need for a well developed moral code. Although parents had a clear set of values they wished to instill into their children, they did not wish to cow their children into accepting them. Instead parents strove to make sure their children were kept hard at work and understood that good behavior would be rewarded. <![CDATA[Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a idéia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de relações necessariamente libertadoras ou empoderadoras dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e informais de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos mundos cibernéticos levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.<hr/>In this paper, I seek to address some of the challenges that are posed for schools by young people’s emerging digital cultures; the idea that the school is an outdated institution, and that its demise is either imminent and anticipated. I question the rather account of young people’s relationships with digital media inevitably liberating or empowering, this technology is promotes more spontaneous and informal styles of learning; I also challenge the idea that technology merely offers a more efficient way for schools to achieve their traditional mission. I argue that schools can play a more proactive role, by offering both critical perspectives and participatory opportunities in relation to new media and that young people’s participation in cyberworlds does raise some fundamental questions about the future of the school as an institution. <![CDATA[School crisis? Or impossible education?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Frente al consenso sin debate - de que la escuela está en crisis, el psicoanálisis sostiene que la educación es imposible: en su seno proliferan productos residuales de los que no se puede deshacer, y que nombra cada vez de manera distinta, de acuerdo con la trascendencia con que intente explicarlos en su momento. Estos restos son constitutivos de la manera como advenimos sujetos en el lenguaje, de manera que no se puede buscar el problema, ni la solución, en un ser moral, en un cuerpo orgánico, o en un desarrollo truncado. Para enfrentar la regulación del niño, la educación ha mostrado un camino; pero hoy deja de mostrarlo, y entonces intenta: dejar atrás la tradición, competir en el campo informativo y regular la interacción mediante la modalidad del contrato... modalidades todas de renuncia a su especificidad.<hr/>Against the consensus, without discussion - that school is in crisis, psychoanalysis argues that education is, impossible: proliferate within it of waste products that can not be undone, and that names each time differently, according to transcendence with attempting to explain in due course. These remains are constitutive of how we emerged in the language subjects, so that you can not find the problem or the solution, in a moral, in an organic body, or a truncated development. To the regulation of the child, that education has taken place showing a path, but today is left to show the way, and then try: moving beyond tradition, to compete in the information field and regular interaction with the type of contract ... all forms renounces of specificity. <![CDATA[Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, traço uma história das ciências dirigidas à escola na virada do século XX e hoje, focando primordialmente os EUA, e exploro os gestos dúbios de esperança e medo como uma história do presente. Considero os temas de salvação da educação progressista americana na pedagogia escolar, no cosmopolitismo da criança que envolve seu gesto de oposto da abjeção e da exclusão nas novas sociologias da comunidade e da vida da familiar urbana. Retorno aos temas da salvação, da educação e da comunidade urbana nas reformas contemporâneas num cosmopolitismo do presente que dirige a atenção às qualidades da criança associadas à aprendizagem ao longo da vida que existe em relação aos medos daquela criança que vive fora do espaço cultural desse cosmopolitismo.<hr/>In the article I history traces the sciences directed to the school at the turn of the 20th century and today, focusing primarily on the USA, and explore the double gestures of hope and fear as a history of the present. Considers salvation themes of American progressive education in school pedagogy in the cosmopolitanism of the child entails its opposite gesture of abjection and exclusion in the new sociologies of community and urban family life. Returns to the themes of salvation, urban education and community in contemporary reforms in the cosmopolitanism of the present directs attention to qualities of the child associated with lifelong learning that stands in relation to the fears of the child who lives in outside the cultural space of that cosmopolitanism. <![CDATA[Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio recupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte dos educadores. Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a infância. Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de si.<hr/>This assay recoups the original direction of infancy to question the modern ambitions of its full government by means of the pedagogical art, in modernity, and to analyze its potential of resistance, in the present time, arguing the possibilities of this if to reconvert into praxis that the care of itself requires and of that assumed being as a debt on the part of the educators. For this, we will appeal to the Foucault concepts of governmentalization and of care of itself and to the Lyotard notion of debt it stops with infancy. Of this theoretician-conceptual perspective, we wait to offer some tracks so that, as educators, let us think the care with this another one, in the pedagogical art, from critical the philosophical one to the abuses of the power and the socratics recommendation on the on the care of itself. <![CDATA[Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto parte do filósofo francês Jean-François Lyotard, que define a infância como um resto do inumano que todo ser humano deve abandonar para nascer. Recupera, com ele, a tarefa política de resistir ao esquecimento dessa infância, e o faz incorporando outros autores: Sócrates, que coloca a infância no reino de uma verdade tão justa quanto impossível de escutar; Rilke, que identifica a infância com as crianças e com a arte; Deleuze, que despega a infância da subjetividade que a inscreve numa trama de esquecimento de si. Finalmente, traz a crítica que o próprio Lyotard desdobra do totalitarismo contemporâneo focado na infância. As quatro leituras têm uma ligação política: trata-se de modos de resistir ao esquecimento da infância que constitui todo ser humano.<hr/>This text starts from French Philosopher Jean-François Lyotard, who defines childhood as the rest of inhuman that every human being needs to abandon in order to be born in the world. It shares with this author the political task of resistance to all forgetting of this childhood. The text incorporates other authors: Socrates, who sets childhood in the realm of a truth which is just and at the same time impossible to hear; Rilke, who identifies childhood to children and art; G. Deleuze, who separates childhood from the subjectivity that inscribes childhood in the path of the forgetting of itself. Finally, brings Lyotard critique to Contemporary Totalitarism that focuses itself in childhood. The four readings have a political link: they are modes of resistance to the forgetting of childhood that constitutes every human being. <![CDATA[Educação das crianças pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelas crianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender como alguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana do Município de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação das crianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a uma obrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse, junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelos existentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famílias e as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelas famílias.<hr/>The article discusses the education of children with regard to the paradox between the legal system, the speeches and the reality experienced by children and their families, based on research that sought to understand how some groups of families of the popular media of a neighborhood the urban periphery of the city of Rio Grande, structure their practices and logics of care / education of young children. The study indicates that the cultural logic family is associated with a ‘moral obligation’ in the family does not want to delegate, but sharing and socializing, along with children, it presents the possibility of thinking beyond the existing models of daycare and preschools. Finally, discusses the relationships between families and schools and other institutions, because this has been the only educational policy experienced by families. <![CDATA[Infância e risco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A noção de risco aqui em discussão, está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de sociedade disciplinar, sociedade e dispositivos de segurança, normalização e risco, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser objetificados e como se tornaram alvo de alguma forma de cuidado ou assistência social. A seguir, problematiza a noção de risco, presente tanto nos discursos do cotidiano quanto nas políticas para a infância, para indicar sua associação a um tipo de racionalidade que orienta formas específicas de exercício do poder que se endereçam ao campo infantil.<hr/>The notion of risk discussed in this paper is associated to themes as power and government, understood under a post-structuralist approach. Taking as central concepts of disciplinary society, security society, normalization and risk the work analyzes how determined groups of children undergo some transformations related to the ways they are seen and how they become a target to specific modes of attention and social care. Afterwards, the idea of risk present in daily discourses and in childhood policies is problematized to indicate its relation to a kind of rationality that guides specifical procedures of power exercises directed to childhood. <![CDATA[Sobre meninas no papel: inocentes/erotizadas? As meninas hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analiso a produção das meninas nas práticas discursivas das revistas e, em especial, das revistas femininas infantis brasileiras, perfazendo o processo de fabricação dos sujeitos femininos infantis no papel e na atualidade. Mostro as formas de subjetivação das meninas, bem como a produção do disciplinamento da sua sexualidade, por meio de um dispositivo que fabrica uma menina ao mesmo tempo inocente e pura, sensual e erotizada, juvenescida.<hr/>I analyse the production of girls under discursive practice in magazines and especially in Brazilian children’s female magazines, so completing the process of making female children’s subjects in print media today. I show how girls are subjectified and how sexuality is disciplined through a device making innocent, pure, sensual, eroticized, young girls. <![CDATA[Morte da infância moderna ou construção da quimera infantil?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A emergência, no saber pedagógico da Modernidade, de duas figuras infantis - uma clássica e outra liberal - e a difusão ampla, massiva e conflitante de práticas relativas à segunda, no último século, são os argumentos que apresento neste artigo para dialogar com os discursos sobre a morte da infância moderna e/ou a emergência de uma figura infantil pós-moderna nas condições contemporâneas. Discuto que tal processo ternos-ia levado à produção de um amplo campo discursivo sobre a infância e, com ele, à emergência de uma quimera infantil: uma forma de subjetividade na qual se combinam os mais heterogêneos, incongruentes e diversos elementos e características que atribuímos às crianças.<hr/>The emergence in the pedagogical knowledge of Modernity, two childhood’s figures -one classical and one liberal - and spread wide, massive and conflicting practices related to second in the last century, are the arguments I present this article to talk about the discourses the death of modern childhood and / or the emergence of a figure’s postmodern in contemporary conditions. I discuss this process have we would led to the production of a broad discursive field of childhood and with it the emergence of a child chimera: a form of subjectivity in which are combined the most heterogeneous, incongruous and diverse elements and characteristics we attach to children. <![CDATA[A educação profissional nos PPAs dos governos FHC e Lula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é discutir os planejamentos plurianuais realizados no período do governo de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque para a análise das políticas para a educação profissional do Brasil, sob o olhar das mudanças socioinstitucionais ocorridas no período, e também o caráter descentralizado das políticas adotadas. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvida uma análise dos documentos oficiais dos planejamentos plurianuais produzidos durante o período de 1995-2007, além da análise de estudos de relatórios técnicos do IPEA sobre a matéria. A leitura desses relatórios justifica-se pela participação de técnicos do IPEA na elaboração e na avaliação dos PPAs. O artigo conclui que há um padrão de regulação no quadro das políticas de educação profissional após os anos 1990, centrado na adoção de políticas descentralizadas (de transferências de responsabilidades) e focado na população em risco social.<hr/>The text aims at discussing the plural annual planning that took place in the period of the FHC government and Lula’s first government, standing out the analysis of the politics for the professional education of the Country, under the look of socio institutional changes from that period, and also the decentralized character of the politics adopted. To do so, it was developed an analysis of official documents of the plural annual planning during the period of 1995 up to 2007, besides the analysis of studies of technical reports of the IPEA about the subject. The reading of such reports is justified by the participation of technicians of the IPEA in the elaboration and the evaluation of the PPAs. The paper concludes that there is a standard of regulation in the board of politics of professional education after the nineties, centered on the adoption of decentralized politics (transference of responsibilities) and focused on the population considered being in social risk. <![CDATA[Educação profissional na Ibero-América: um estudo do programa IBERFOP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante a quinta reunião dos chefes de Estado dos Países Ibero-americanos, no ano de 1995, foi aprovada a criação do Programa Ibero-americano de Cooperação para o Desenho Comum da Formação Profissional (Programa IBERFOP). Ele teve vigência entre 1995 e 2001 e objetivou favorecer o processo de cooperação entre os países ibero-americanos, tendo em vista a confecção de um modelo comum de formação profissional. Este trabalho objetiva analisar o projeto de educação profissional almejado nesse Programa e suas repercussões nas políticas de educação profissional dos países ibero-americanos.<hr/>During the fifth meeting of Ibero-American Countries Heads of State, in the year of 1995, the creation of the Ibero-American Cooperation Program for the Common Design of Professional Training (IBERFOP Programme) was approved. The Programme was valid from 1995 until 2001 and aimed at favoring the process of cooperation between Ibero-american countries in order to conceive a common model of professional formation. The purpose of this work is to analyze the professional educational project aimed for this Programme and its repercussions in the Ibero-american countries professional education policies. <![CDATA[Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceitualizações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento - constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita - e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.<hr/>The definition of the phenomenon of literacy is linked to the different views cast upon such process. The present theoretical investigation deals with the history of this concept as approached by several authors inside a segment of the production of scholars in the educational field, therefore assuming the character of a bibliographical research. Initially, an in-depth analysis of the origin of the word literacy is made, leading, afterwards, to the delimitation of the reaches of literacy - encompassing the elements of orality, reading and writing - and to the specification of the concepts of practices and events based on New Literacy Studies, given their theoretical-methodological productivity for the development of researches in education. As a result of this study, the multiple and social character of the literacy practices that are described through observable events and understood in their context of origin becomes evident. <![CDATA[Como tantas: Maria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta resultados de pesquisa sobre modos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Busca desnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questões de gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito que compõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. A pesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogias de gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticas profissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental, orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem e naturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontro com o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhando formas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem.<hr/>This paper presents research results about modes of subjectivation of homoerotic relations in a CAPS in Aracaju, Sergipe. Aims to denaturalize sexual practices and values found in the discourses of different functions subject which compose the field of intervention: technicians, users, relatives and managers. The research points out changes and ways of updating discrimination which reveals themselves in ‘gender and sexuality pedagogies’ forming and informing institutional relations and professional practices. Signaling limits, limitations and challenges of the public policy of the mental health, and orientated to discuss the character of evidence of the knowledge and practices which produce and naturalize normalized and identified bodies, the itinerary turns to meet the unexpected. Unpredictable lines of analyses which points towards other directions, drawing inventive forms of relations with the ‘other’. Forms even yet to come. <![CDATA[Razão cartesiana, matemática e sujeito: olhares foucaultianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é problematizar o que denominamos na contemporaneidade Razão Cartesiana, matemática e sujeito. Para tanto, inspiradas na trajetória teórica de Michel Foucault, lançamos olhares sobre essa produção discursiva, interpelando os efeitos produtivos dos modos de pensar razão, matemática e sujeito, tomados como verdadeiros nos espaços sociais, e, de modo especial, no ensino de matemática na escola. Analisamos, assim, como tal produção discursiva se propõe a, em meio a distinções, marcações de faltas, hierarquizações e normalizações, capturar vidas que, entretanto, sempre escapam.<hr/>The purpose of this paper is to confront what is called in the contemporaneity Cartesian Reason, mathematics and subject. In order to do so, inspired by the theoretical path of Michel Foucault, we looked into this discursive production, questioning the productive effects of the ways of thinking reason, mathematics and subject, taken as true in social spaces, and so especially in the teaching of mathematics in school. Thus, we analyzed how such discursive production aims at, within distinctions, lacking markings, hierarchizations and standardizations, capturing lives that, however, always elude. <![CDATA[Linguagem e pensamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do momento em que se manifesta na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da linguagem, mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.<hr/>Dès lors que se manifeste chez l’enfant la distinction entre le signifiant et le signifié, apparaît la parole, c’est-à-dire, la capacité de nommer. Et comme la langue fait partie de son environnement, il s’approprie les mots qui désignent les choses ou les objets, mots qui font partie de la langue ou des systèmes de signes organisés avec leurs règles de composition et de transformations, extérieurs à lui et à disposition dans le milieu. En parlant, l’enfant, selon le niveau atteint par les structures de son activité, assemble les mots pour communiquer avec son entourage, exprimer ou dire ses représentations imagées puis conceptuelles. Ce faisant, il crée et recrée le langage parce qu’il dit quelque chose qui acquiert du sens et véhicule dês significations, autrement dit, des contenus qui sont sa création. L’enfant ne se souvient pas du langage, même si la mémoire fait partie de son élaboration, mais le construit et le fait par les structures de son activité. <![CDATA[Consumo e consumismo: deslocamentos nas ressonâncias do contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do momento em que se manifesta na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da linguagem, mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.<hr/>Dès lors que se manifeste chez l’enfant la distinction entre le signifiant et le signifié, apparaît la parole, c’est-à-dire, la capacité de nommer. Et comme la langue fait partie de son environnement, il s’approprie les mots qui désignent les choses ou les objets, mots qui font partie de la langue ou des systèmes de signes organisés avec leurs règles de composition et de transformations, extérieurs à lui et à disposition dans le milieu. En parlant, l’enfant, selon le niveau atteint par les structures de son activité, assemble les mots pour communiquer avec son entourage, exprimer ou dire ses représentations imagées puis conceptuelles. Ce faisant, il crée et recrée le langage parce qu’il dit quelque chose qui acquiert du sens et véhicule dês significations, autrement dit, des contenus qui sont sa création. L’enfant ne se souvient pas du langage, même si la mémoire fait partie de son élaboration, mais le construit et le fait par les structures de son activité.