Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320110001&lang=pt vol. 36 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensino de história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cultura popular francesa contribui enormemente para a história. Em contrapartida, a didática da história - em seu sentido francês - é um tanto marginal, mesmo que tenha se desenvolvido fortemente desde a década de oitenta, em um contexto caracterizado por mudanças na sociedade e na escola, assim como na historiografia. A didática da história tem estudado os conteúdos, os objetivos e as práticas do ensino e do aprendizado da história, se apoiando em referências da epistemologia, ciências educacionais, psicologia, história da educação, etc., mas construindo suas próprias abordagens teóricas. Entretanto, a didática da história é pouco institucionalizada, não tem lugar na formação de professores e seus resultados são completamente reconstruídos quando transportados para a cultura profissional. Mesmo que sua influência no ensino seja parca - o ensino nas escolas secundárias teve poucas mudanças nas últimas décadas - a didática da história francesa mostra dinamismo e profundidade teórica.<hr/>French popular culture has had a great contribution to history.Contrasting with this situation, history didactics - in its French meaning - is rather marginal, even if it has strongly developed since the 1980s, in a context characterized by changes in society and in school, as well as in historiography. History didactics has studied the contents, aims and practices of history teaching and learning based on references to epistemology, educational sciences, psychology, history of education, etc., but has constructed its own theoretical approaches. It is, however, little institutionalized, it does not have a large part in teachers’ training, and its results are completely reconstructed when transferred to the professional culture. Although its influence on teaching is weak - teaching has had few changes in secondary schools during the last decades - French history didactics displays dynamism and theoretical depth. <![CDATA[Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os saberes históricos ensinados e aprendidos no âmbito de uma situação escolar possuem ao menos um ponto comum com a história acadêmica: eles mobilizam uma mesma compreensão fenomenológica. A partir da análise do ensino de instituições e de acontecimentos, este estudo descreve alguns dos principais processos cognitivos - seleção de informação, interpretação figurativa, recursos à analogia e à metáfora - ancorados em esquemas de pensamento familiar aos alunos, que lhes permitem se apropriarem dos conhecimentos históricos. Considerando que a responsabilidade de uma aprendizagem escolar de história mobiliza igualmente outros registros de pensamento, a análise aponta alguns temas recorrentes que constituem momentos fortes onde os professores confrontam lógicas identitárias com hábitos e constrangimentos da situação didática.<hr/>The historical knowledge taught and learnt in school contexts has at least one aspect in common with the academic discipline of history: it demands the same kind of phenomenological comprehension. Analyzing the teaching of institutions (monarchy, democracy) and events (conquests, wars, economic crisis), this study describes some of the main cognitive processes - such as selection of information, figurative interpretation, and resources for analogies and metaphors -grounded on schemes of familiar reception by the students, which permit them to appropriate historical knowledge. Considering that the responsibility for school learning of history stimulates other forms of thinking, this analysis indicates some recurring themes which constitute important moments when the identity logics and the practices and constraints of the teaching process are confronted. <![CDATA[Cartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais.<hr/>Assuming that historical consciousness is a phenomenon whose structure refers to the whole humanity in different times and places, this text aims to approach the subject considering its relation to education, especially the fields of history learning, at schools and outside them. It intends to discuss the methodological possibilities of the research on historical consciousness at different institutional spaces. Quantitative and qualitative methodologies are analyzed, including intercultural quantitative surveys, questionnaires based on the decisional component of historical consciousness and on Jörn Rüsen’s structure of production of historical meaning, interviews with different individuals and the utilization of the focus group method and of the theory of social representations. <![CDATA[Abordagens históricas sobre a história escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda as pesquisas sobre a história do ensino de História desenvolvidas nos últimos anos sob diversas perspectivas e problemáticas. O objetivo é apresentar, a partir dos problemas colocados pelos pesquisadores, as pesquisas sobre a história da disciplina em seu percurso de escolarização. Situa a constituição da história do ensino no âmbito das pesquisas sobre o ensino de História, identificando as características dessa linha de investigação e os momentos em que se privilegiam estudos sobre a disciplina em perspectiva histórica. Apresenta dois momentos das pesquisas iniciadas a partir da década de 1980, destacando os fundamentos teóricos e metodológicos, situando-os nas fronteiras entre as pesquisas historiográficas e as educacionais.<hr/>This article focuses on recently developed researches on the history of teaching History under several perspectives and problems. Starting from the diversity of approaches, our objective is to present the researches on the history of the school subject in its educational trajectory. Initially, we place the constitution of the history of teaching in the field of researches on teaching history, trying to identify the characteristics of this research line and the moments when the study of the discipline under a historical perspective was privileged. Then we present two aspects of the researches started in the 1980s, highlighting their theoretical and methodological foundations, placing them on the borderline between historiographical and educational studies. <![CDATA[Uma pedagogia histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia da história escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.<hr/>The aim of this work is to discuss the contribution of the French historians Charles-Victor Langlois and Charles Seignobos to the constitution of a pedagogy of secondary school history in Brazil. As historians and professors, they have produced not only historical texts on the historical research methodology, but also texts on the history teaching methodology, and didactic books. Their works were read and mentioned by Brazilian teachers and didactic authors, which makes them of great importance to this study of the processes of circulation, appropriation and construction of knowledge in texts about education and history from the late 19th and early 20th centuries. <![CDATA[Currículo de história, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem por objetivo explorar a potencialidade analítica da hibridização entre movimentos teóricos para o avanço das pesquisas no campo do ensino de história. Operamos com as contribuições tanto da teoria social de discurso de Laclau e Chantal Mouffe como da teorização da história inseridas no paradigma da narratividade (Rusen, Ricoeur). Interessa-nos pensar esse campo como um espaço discursivo onde são travadas as lutas hegemônicas em nossa contemporaneidade em torno de dois fluxos de sentidos: o das identidades e o das temporalidades. Essa articulação teórica nos permitiu problematizar, nos fragmentos discursivos produzidos por alunos de história do terceiro ano do ensino médio, alguns argumentos presentes nas políticas de currículo dessa área, que disputam discursos fixadores de sentidos de identidade nacional.<hr/>The objective of this text is to explore the analytical potentiality of hybridization of theoretical movements to accomplish advances in the History teaching field. We work with contributions from the Discourse Social Theory such as proposed by Laclau and Chantal Mouffe and with historical theory related to the narrative paradigm (Rüsen, Ricoeur). We are interested in this field considering it a discursive space where, in contemporary times, hegemonic fights are taken on two floods of meanings: one that is related to identities and the other related to temporalities. This theoretical articulation has allowed us to question, based on the analysis of discursive fragments produced by students of high school final level, some arguments which can be found in curriculum politics in this field, which dispute fixing discourses about national identity. <![CDATA[Diálogos sobre o exercício da docência: recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta reflexões sobre o papel da prática de investigação como elemento formativo para a docência, tendo como foco o interesse em conhecer e discutir acerca do que dizem professores/as da Educação Básica sobre a recepção e a prática da Lei 11.645/08 (que altera a Lei 10.639/03). Fundamentam o texto reflexões sobre a docência em história no diálogo com autores do campo da antropologia e dos estudos da linguagem. O foco da discussão recai sobre o valor formativo da reflexão acerca da polissemia verificada na recepção e prática da legislação recente sobre ensino de história em ambientes de partilha de dúvidas, dilemas e perspectivas que comparecem na escola neste contexto.<hr/>The text presents ponderations about the role of practice research as formative elements for teaching, having as focus the interest in knowing and discussing what teachers from Basic Education say about the reception of Law 11.645/08 (which alters the Law 10.639/03). The text is based on reflections about teaching of History through the dialogue with authors of the Anthropology field and of language studies. The focus is on the formative value of the reflection about the polysemy found in the processes of reception and practice of the recent legislation concerning teaching of history in environments of sharing doubts, dilemmas, and perspectives, that are present in the school in such context. <![CDATA[A economia, a religião, a moral: novos terrenos das guerras de história escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As guerras da história escolar que conhecemos melhor se desenvolvem nos países ocidentais. Elas são geralmente examinadas na perspectiva de seus efeitos, reais ou imaginários, sobre a ordem política e social. Mas ocorrem atualmente novas formas de guerras da história, menos conhecidas, nas quais os desafios são econômico, religiosos ou morais. Elas são observáveis no Ocidente e nos países como a Índia ou o Paquistão. O artigo aborda brevemente algumas das grandes guerras de história clássicas e, posteriormente, discute mais amplamente alguns casos representativos das novas formas.<hr/>The history wars in education that are best known are held or have been held in Western countries. They are generally examined from the point of view of their effects, real or imagined, on the political and social order. But there are some new forms of history wars, less known, whose stakes are rather economic, religious or moral. Some of them are still in the West, but others develop in countries like India or Pakistan. The article begins by recalling briefly some classical cases, then depicts at greater length new forms of history wars in education. <![CDATA[Ensino de história: saberes em lugar de fronteira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.<hr/>This paper discusses the theoretical and methodological foundations of a research on the relation between teacher knowledge and school knowledge in narratives produced in school History. Contributions from the fields of Curriculum and Didactics were articulated with those of History and Rhetoric, once we consider that the research in History teaching takes place in a frontier field, where knowledge is created as a result from dialogues, interactions and the recognition of difference among them. In the analyzed explanations, the teachers used comparisons, analogies, examples, illustrations, metaphors to negotiate the distance between the students' knowledge and that which was taught, in the process of production and attribution of meanings to school knowledge. <![CDATA[Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é discutir a tese de que os termos interdisciplinaridade e integração curricular não são sinônimos. Para tanto, buscou-se primeiramente uma breve revisão destes conceitos, com apoio principalmente em Japiassu (1976), Santomé (1998), Beane (1997), Jantsch e Bianchetti (1995), entre outros. Em seguida, foram pontuadas algumas diferenças entre os termos, em que se argumentou que estes são diferentes não só porque cada um deles abriga concepções diferentes do que é integração curricular e interdisciplinaridade, mas, também, porque cada um apresenta concepções diferentes de disciplina. Consideramos que tal reflexão pode indicar elementos para uma melhor compreensão da organização curricular nas escolas.<hr/>The purpose of this article is to discuss the hypothesis that interdisciplinarity and curriculum integration are not synonyms. To reach this goal, we made a brief revision of those concepts, finding support mainly in Japiassu (1976), Santomé (1998), Beane (1997), Jantsch and Bianchetti (1995), and others. Then some differences between those expressions were highlighted to argue that they are not synonyms not only because each one of them encompasses diverse concepts of curriculum integration and interdisciplinarity, but also because each presents distinct comprehensions of what a school subject is. We consider that such reflection can point to elements that can provide a better comprehension of the curriculum organization in schools. <![CDATA[A educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de Macedo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação foi um tema que teve ampla repercussão durante o processo de abolição do trabalho escravo, principalmente nos debates relativos ao processo de construção e execução da Lei do Ventre Livre, de 1871. Neste artigo, procuramos apresentar um conjunto de fontes documentais que permitem analisar os encaminhamentos em torno do movimento de vinculação entre a educação e a questão relativa à libertação dos escravos. Em meio a estas fontes, merece destaque o livro Vítimas-algozes: quadros da escravidão, obra que demarcou a participação do escritor Joaquim Manoel de Macedo neste debate. Inicialmente, procuramos situar o livro nos debates sobre a abolição do trabalho escravo e, em seguida, tentamos destacar a sua importância em relação a um dos temas mais difíceis de serem tratados nas pesquisas relativas à escravidão: a educação das crianças escravas. Desta forma, procuramos demonstrar que esse livro permite uma aproximação com alguns aspectos relativos aos sujeitos, aos tempos, espaços e conteúdos das práticas educativas envolvidas na formação das crianças escravizadas.<hr/>Context of Slavery. Education was a theme of wide repercussion during the process of abolition of slave work, especially in debates concerning the design and execution of the Rio Branco Law, in 1871. This article intends to present a set of documental sources that allow to analyze the relationship between education and the issue of abolition. Among these sources, the book Vítimas-Algozes: quadros da escravidão is highlighted for marking writer Joaquim Manoel de Macedo's involvement in the debate. Initially, we situate the book in the discussion about the abolition of slave work, and then we emphasize its importance relative to one of the most difficult themes to address in researches on slavery: the education of slave children. In this way, we try to demonstrate how the book provides an approach to some aspects related to the practices involved in these children's education. <![CDATA[Políticas de avaliação da educação superior brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento do processo de avaliação da educação superior no país é recente, devido a sua concepção ter se consolidado em 2004 com a implantação da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A partir de 2008, ocorreram abordagens diferenciadas no desenvolvimento do Sistema sendo impostos indicadores com o objetivo de criarem rankings das melhores IES do país, utilizando somente o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste sentido, apresenta-se um resgate histórico do processo de avaliação da educação superior do Brasil; a seguir, evidenciam-se os elementos que interferem no estabelecimento de diferentes políticas; por fim, discute-se a situação atual com a demonstração de possíveis encaminhamentos na busca da oferta de uma educação superior de melhor qualidade pelas IES do país.<hr/>The development of the evaluation process in Brazilian higher education is recent due to the fact that its conception was consolidated only in 2004 with the SINAES law implementation. From 2008, different approaches were taken for the development of the system, such as the imposition of indicators in order to create rankings of the best IES (Higher Education Institutes) of the country, using only the ENADE - National Exam of the Students Performance. In this sense, a historical review of the evaluation process in Brazilian higher education is presented as follows, putting evidence to the elements that interfere with the establishment of different policies and finally discussing the current situation with the demonstration of potential referrals in search for an offer of a better higher education in the IES of the country. <![CDATA[Curricularte: experimentações pós-críticas em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo afirmar a arte como fenômeno estético e motor da criação do novo na educação. Em seu conjunto, o texto expressa as ideias que moveram a realização de uma atividade de experimentação artística, de caráter ensaístico e conceitual, que conjugou os elementos da arte com as teorizações pós-críticas do currículo. Os aportes teóricos pautados no pensamento estético-filosófico de Nietzsche e Deleuze embasaram a idéia de um espírito artístico na educação avesso à rigidez tradicional das formas de aprender, ensinar, avaliar. A opção metodológica por práticas pedagógicas de experimentação artística culminou na construção performática de um Curricularte gestado na confluência da arte com o currículo, dimensão corpórea que liga saber e sabor, arte antropofágica movida pelo desejo de criação do novo na educação.<hr/>This paper’s objective is to defend art as an esthetic phenomenon and as an engine for innovation in education. The text, expresses the ideas that led to the realization of artistic experimentation activity of cessayistic character and conceptual, that combined art elements with post-critical curricular theories. The theoretical contributions of the esthetic-philosophical thought of Nietzsche and Deleuze have favored the idea of an artistic spirit in education contrary to the inflexibility of traditional forms of learning, teaching and evaluating. The methodological choice of teaching practices based on artistic experimentation culminated in the performative construction of Curricularte, created through the confluence of art with the curriculum, a corporal dimension linking knowledge and flavor, anthropophagic art inspired by the desire to create something new in education. <![CDATA[Estágio docente: análise de interações sociais em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador - categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein - direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.<hr/>This article is the result of a case study concerning the initial training of high school teachers majoring in Biological Sciences. It focuses on the pedagogical relationship established between 30 trainee teachers and High School students, as one of the activities involved in the discipline called Teaching Practice. Interactions between teachers and students are analyzed looking at how the position of authority of a young teacher is constituted. The planning of the regulative discourse is discussed, a category that belongs to the theoretical perspective of Basil Bernstein, guided by the principle of mutual respect and characterized by spelling out the contextual rules for social practices. Besides the contributions of Basil Bernstein, the theoretical-methodological reference of this research is based on concepts of symbolic interactionism. <![CDATA[Educação crítica: análise internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador - categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein - direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.<hr/>This article is the result of a case study concerning the initial training of high school teachers majoring in Biological Sciences. It focuses on the pedagogical relationship established between 30 trainee teachers and High School students, as one of the activities involved in the discipline called Teaching Practice. Interactions between teachers and students are analyzed looking at how the position of authority of a young teacher is constituted. The planning of the regulative discourse is discussed, a category that belongs to the theoretical perspective of Basil Bernstein, guided by the principle of mutual respect and characterized by spelling out the contextual rules for social practices. Besides the contributions of Basil Bernstein, the theoretical-methodological reference of this research is based on concepts of symbolic interactionism.