Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320110002&lang=pt vol. 36 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Pesquisar em educação: desafios contemporâneos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a problemática da pesquisa em educação, situando o campo e introduzindo os textos selecionados para compor a seção temática Pesquisar em Educação. Pontua elementos chave da discussão contemporânea sobre a investigação na área educacional e traz à análise os desafios do ofício de pesquisador. Por último, aponta para a possibilidade de estarmos produzindo, com nosso trabalho investigativo, uma ecologia de saberes, tal como proposta por Boaventura de Sousa Santos.<hr/>The article deals with the educational research problematic, situating the field and introducing the texts which were selected to the thematic section on Researching Education. It highlights key elements of the contemporary debate about educational research and analyzes the challenges of being a researcher. Finally, it points to the possibility of an ecology of knowledge - as Boaventura de Sousa Santos proposes - being produced by our research efforts. <![CDATA[Pesquisar a educação em uma era globalizante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como conseqüência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.<hr/>Era. In this paper we argue that whilst the education sector has undergone significant changes as a consequence of processes broadly associated with globalization, many of the categories through which we have approached the analysis of the sector tend to be applied as if it were business as usual. We have called these assumptions a set of isms; that is, that the tendency to see the world as unchanged. In order to research education in a globalising era, we argue that researchers must be attentive to the changed nature of the state and its relationship to education, to the national as the primary node in education governance, to the assumption that education as a sector is made up of those same components (actors, interests, mechanisms) as in the past, and that space itself is an inert background against which all of these changes are taking place. By bringing to the fore, and making visible, these assumptions, we hope to also bring into view an education sector that is undergoing dramatic change in form, content and outcome. <![CDATA[Educação difusa e relação social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sociólogos, já há algum tempo, tomaram consciência do superinvestimento do qual a escola era o alvo, em detrimento da educação difusa em geral. Essa tomada de consciência traduziu-se por uma diversificação dos objetos de pesquisa. O artigo situa-se nessa perspectiva de ampliação do olhar sociológico sobre a educação. Ele parte do ponto de vista de que a educação deriva da inserção em relações - às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares - e que toda relação comporta uma tripla dimensão de transmissão, de aprendizagem e de socialização.<hr/>Sociologists have for some time become aware of the overemphasis on school to the detriment of diffuse education in general. It has given rise to a diversification of research subjects. This article is set within the framework of a widened sociological viewpoint on education. It takes for granted that education proceeds through insertion into relations and that each relation includes a triple dimension of installation, learning and socialisation. <![CDATA[A pesquisa na área de política e gestão da educação básica: aspectos teóricos e metodológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aponta, em sua primeira parte, aspectos do debate teórico e metodológico no âmbito das ciências sociais e dos estudos sobre políticas públicas que vêm contribuindo para o redirecionamento na abordagem de investigações realizadas na área da educação. Na sequência, examina alguns estudos que procuram desenhar novos percursos teóricos e metodológicos no campo das políticas públicas educacionais, em busca de apreender o que efetivamente ocorre na gestão das redes de ensino e espaços escolares, foco crescentemente examinado.<hr/>This article points out, in its first part, to aspects of the theoretical and methodological debate in social sciences field and policy studies that have contributed to readdressing the investigations in the education field. Furthermore, the article describes some studies that aim at drawing other theoretical and methodological orientations in the area of educational policies, seeking to grasp what actually occurs in the management of educational systems and school spaces, which is increasingly the examined focus. <![CDATA[Pesquisa qualitativa crítica: conceitos básicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo revisa conceitos básicos associados à pesquisa qualitativa crítica. É explicada e ilustrada uma teoria do sentido embasada em pragmática comunicativa para orientar o pesquisador qualitativo crítico na reconstrução dos domínios e estruturas implícitos da ação significativa, incluindo a conversa dos participantes durante entrevistas. É apresentada uma teoria da identidade humana, diferenciando entre os componentes de identidade (eu, nós, mim e autonarrativa) e relacionando a declaração de identidade à teoria do sentido. O conceito de sistemas sociais também é explicado, porque muitas vezes a análise de sistemas é um aspecto importante da pesquisa qualitativa crítica, utilizada para captar e trazer à luz coisas como reprodução cultural, reprodução social, resistência e diferentes formas de mudança de sistema. Esses conceitos estão todos conectados em uma teoria social crítica integrada e devem ser usados de forma flexível e criativa pelo pesquisador qualitativo crítico quando delinear e conduzir a pesquisa.<hr/>This article reviews basic concepts associated with critical qualitative research. A theory of meaning based on communicative pragmatics is explained and illustrated so as to guide the critical qualitative researcher in the reconstruction of the implicit domains and structures of meaningful action, including the talk that participants provide during interviews. A theory of human identity is presented, distinguishing between components of identity (I, we, me, and self-narrative) and relating the identity claim to the theory of meaning. The concept of social systems is also explained because system analysis is often an important feature of critical qualitative research, used to catch and bring to light such things as cultural reproduction, social reproduction, resistance and various forms of system change. These concepts are all connected within an integrated critical social theory and are meant to be used flexibly and creatively by the critical qualitative researcher when designing and conducting research. <![CDATA[Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a etnografia crítica, destacando as suas origens, conceituação, contribuições, implicações para a pesquisa em educação, bem como os desafios que esta abordagem metodológica coloca para os pesquisadores. Especial referência é feita aos estágios da pesquisa qualitativa crítica desenvolvidos por Carspecken (1996). Os autores argumentam que a metodologia etnografia crítica possui um potencial significativo para fortalecer a pesquisa em educação, uma vez que destaca a necessidade do estabelecimento de relações com o sistema social mais amplo e a problematização de questões relacionadas à reprodução social, desigualdades e formas de opressão dentro e fora do sistema educacional.<hr/>This paper discusses essential aspects of critical ethnography, highlighting its origins, conceptualization, contributions, and implications for research in education, as well as the challenges that this methodological approach poses to researchers. Particular reference is made to the stages of critical qualitative research developed by Carspecken (1996). The authors argue that the critical ethnography methodology has significant potential to strengthen research in education, since it highlights the need for the establishment of relations with the wider social system and the problematization of issues related to social reproduction, inequality, and oppression, both inside and outside the educational system. <![CDATA[Pesquisa participativa e educação popular: epistemologias do sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.<hr/>The objective of this article is to promote a dialogue between popular education and participatory research, considering that both are based on epistelogies originated in the south, which implies understanding them within the context of (de)coloniality of knowledge. To develop the argument, Paulo Freire and Orlando Fals Borda are presented as important sources in the educative, political and organizational processes of emancipation from the eurocentric mirror. Latin America and Europe are united through conflictualities, and the experiences, methods and pedagogies for insurgencies, while valuing the other knowledge vis-à-vis coloniality from the north become foundational elements in the reinvention of social emancipation. <![CDATA[As epistemologias dos estudos curriculares: diferenças e identidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.<hr/>This article analyzes papers approved for presentation in the Curriculum GT in ANPED from 2005 to 2009, and investigates their epistemologies, considering the concepts of difference and identity. The analysis has shown the presence of two trends: epistemology of pure difference, whose authors develop their reflections about curriculum without considering identities, using a language of becoming, plurality, escaping; epistemology of DIFFERENCE/identity: their authors argue that identities are built in relation to differences, but this is not a linear, one-dimension, vertical relationship; rather, it is a hybrid, contingent, sliding one. <![CDATA[Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.<hr/>This article presents a methodological practice of discussion groups, which is analyzed starting from its use in an investigation in education area. It approaches the definition, the history, the theoretical support and the technical propositions of the discussion groups inserted in the Spanish tradition of critical sociology. The presupposal chosen shows that the investigator does in research what reflects his/her conception of science and ethics. This description also present the applications in the doctoral research whose purpose is to investigate the sociability practiced by young people living in the outskirts of Porto Alegre, considering the way they live school and the school insertion through the analyzes of their individual and collective memories. <![CDATA[Tópicos para pensar a pesquisa em cinema e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco, e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.<hr/>This article presents and discusses an agenda for research on education and cinema, dialoguing with authors such as Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault and Merleau-Ponty, among others. This type of research involves working with filmic narratives, in which the construction of the scientific object is related to at least three dimensions: the specific languages with which cinema is made, the audience for which the materials and goals are intended, and some philosophical, cultural and educational questions, related to the present time. <![CDATA[Pesquisa como conhecimento compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco, e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.<hr/>This article presents and discusses an agenda for research on education and cinema, dialoguing with authors such as Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault and Merleau-Ponty, among others. This type of research involves working with filmic narratives, in which the construction of the scientific object is related to at least three dimensions: the specific languages with which cinema is made, the audience for which the materials and goals are intended, and some philosophical, cultural and educational questions, related to the present time. <![CDATA[Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco, e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.<hr/>This article presents and discusses an agenda for research on education and cinema, dialoguing with authors such as Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault and Merleau-Ponty, among others. This type of research involves working with filmic narratives, in which the construction of the scientific object is related to at least three dimensions: the specific languages with which cinema is made, the audience for which the materials and goals are intended, and some philosophical, cultural and educational questions, related to the present time. <![CDATA[Infantia: entre a anterioridade e a alteridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A infância tem sido fartamente documentada e estudada ao longo do século XX, à luz de uma perspectiva marcadamente etapista e evolucionista, sendo apreendida como período de construção da racionalidade adulta. Busca-se, neste texto, avaliar tal concepção, aqui nomeada como anterioridade da infância, apontando elementos para repensar a criança, em sua alteridade em relação ao adulto. A partir do diálogo com autores de diferentes campos do conhecimento, tem-se em vista resgatar a singularidade das formas de significação e de inserção social da criança.<hr/>Childhood had been documented and studied during the XX century, according to an evolutionary perspective that considered it as the period of adult rationality origin. In this paper we intend to analyze this conception, named the anteriority of childhood, discussing some elements that indicates an rethinking about children specificity. In this sense, in dialogue with authors from differents knowledge fields we try to discuss the singularity of the symbolical expressions and social participations of the child. <![CDATA[Sobre o bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho trata de alguns lugares do discurso do lazer na revista Boa Forma, tomando como objeto as prescrições de bem-estar. Foram analisadas, a partir do conceito crítico de indústria cultural, a seção específica sobre o tema, a capa e os editoriais das edições de 2005 a 2007, e de set./fev. de 2001 a 2004. Os resultados apontam para: 1. uma interface entre embelezamento, bem-estar e lazer que tendo o corpo como objeto de investimento transforma-o, por meio de um labor que se escamoteia, em mercadoria; 2. a presença de promessas repetidas, mas não cumpridas, de reconciliação com a natureza pelo incentivo ao resgate de uma beleza que seria inata, um dom, e ao investimento no aparato espiritual que se vale de técnicas de autoajuda. Ao final, ressalta-se o caráter de obrigatoriedade e de instrumentalização do ideário do bem-estar, como vida plena, para normalização dos corpos e das condutas.<hr/>The aim of this paper is to analyze some elements of the discourse on leisure in Boa Forma magazine, focusing on its wellness prescriptions. Under the critical concept of cultural industry, a specific section of the magazine, as well as the cover and the editorials of issues from 2005 to 2007 and issues from September to February of 2001 and 2004 were analyzed. The results point to: 1. a link between beauty, wellness and leisure that takes body as object of investment and transforms it into a commodity through an underhand labor; 2. the presence of repeated but not fulfilled promises of reconciliation with nature by encouraging the restoration of an innate beauty, a gift, and the investment in mind through self-help techniques. At the end, it is underlined the obligatoriness and the instrumentalisation of the ideals of wellness, such as full life, aiming at normalization of bodies and habits. <![CDATA[O trote universitário como violência espetacular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As origens dos trotes são tão antigas quanto à própria universidade. As barbáries cometidas pelos veteranos em seus calouros, por ocasião do ingresso na vida universitária, podem ser observadas desde as primeiras universidades europeias. Esse artigo tem como principal objetivo investigar as determinações históricas do trote universitário e argumentar que, diante da chamada sociedade do espetáculo, o trote encontra, nas novas tecnologias, um espaço bastante profícuo não só para ser divulgado, como também para reforçar o seu recrudescimento. Nessa sociedade, somente as imagens de barbáries mais cruéis, incluindo as dos trotes, é que se destacarão frente às demais e, assim, conquistarão a atenção dos seus consumidores que se tornam ávidos pelo contato com estímulos audiovisuais cada vez mais chocantes e agressivos.<hr/>The origins of hazing are as old as the origins of the university itself. Barbarism as committed by older students against younger students in the beginning of their university lives can be observed since the first European universities. The main objective of this article is to investigate the historic determinations of hazing and to argue that, in front of the so called spectacular society, this practice finds in the new technologies a very productive space not only to be spread but also to reinforce its growth. In this society, only the cruelest images, including hazing, stand out from the others and thus get the attention of the consumers, who become avid for contact with increasingly shocking and aggressive audiovisual stimuli. <![CDATA[O Impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade escolar no contexto do FUNDEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal.<hr/>The article analyzes the financial impact of the extension of compulsory education from the age group 6 to 14 to the age group 4 to 17 years old, established by the Constitutional Amendment 59/2009. The analysis was conducted based on PNAD data and on foreseen values to FUNDEB. We verified that 3,9 million new students must be enrolled in order to achieve the goals set by the Amendment 59 until 2016, and that the extension of attendance might mean a reduction in FUNDEB’s cost per student, in case the contribution of R$ 7,9 billion in new resources to the Fund does not happen. The data showed that the extension is important, especially because the portion of the population which has not had access to education yet is compounded mostly afro-descendant children and young people from poor families whose parents had little access to formal education. <![CDATA[Saturação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal.<hr/>The article analyzes the financial impact of the extension of compulsory education from the age group 6 to 14 to the age group 4 to 17 years old, established by the Constitutional Amendment 59/2009. The analysis was conducted based on PNAD data and on foreseen values to FUNDEB. We verified that 3,9 million new students must be enrolled in order to achieve the goals set by the Amendment 59 until 2016, and that the extension of attendance might mean a reduction in FUNDEB’s cost per student, in case the contribution of R$ 7,9 billion in new resources to the Fund does not happen. The data showed that the extension is important, especially because the portion of the population which has not had access to education yet is compounded mostly afro-descendant children and young people from poor families whose parents had little access to formal education.