Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320130003&lang=es vol. 38 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Filosofía de la educación: un aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este ensayo tiene como propósito plantear la pregunta por la filosofía de la educación como algo que tiene que ver, no ya con su esencia (una cuestión ontológica), o con su significación (una cuestión hermenéutica), sino, en un sentido deleuziano, con la narración de un aprendizaje: el aprendizaje de un hombre de letras. Planteada de este modo, importa atreverse a formular un interrogante poético: ¿Cómo me hago presente en el presente? De acuerdo con esta tesis, el presente trabajo pretende ofrecer, a modo de relato autobiográfico, el tópico filosofía de la educación, y la pregunta por su ser, como el descubrimiento de un aprendiz y, en este sentido, como una especie de Bildungsroman.<hr/>This paper has as purpose put the question of philosophy of education as something that has nothing to do with his essence (an ontological issue), or with its significance (a question hermeneutics), but with the narration, in a deleuzian’s sense, of a apprenticeship: apprenticeship of a man of letters. Raised in this way, what matters, then, is a poetic question: how I being present into present? Accordingly, the present paper aims to offer, by way of autobiographical narrative, the topic philosophy of education such as the discovery of an apprentice and, in this sense, as a sort of Bildungsroman. <![CDATA[Pesquisas com os cotidianos: devir- filosofia e devir- arte na ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com este texto, proponho que a tendência em pesquisas que vêm se afirmando no Brasil como pesquisas nos/dos/com os cotidianos configura o atravessamento do devir-filosofia e do devir- arte na ciência da Educação. Com esse propósito, traço um caminho de pensamento que consiste em uma articulação entre ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre filosofia, ciência e arte e os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos defendidos por pesquisadores que se filiam a essa tendência. Por fim, indico que as pesquisas nos/dos/com os cotidianos problematizam a pureza das linguagens científica, filosófica e artística historicamente construída, transbordando as fronteiras estipuladas entre esses três modos de pensar o mundo.<hr/>In this text I argue that the trend in research being consolidated in Brazil as research on/of/with daily life shows the crossing of becoming-philosophy and becoming-art upon education science. With this purpose, I lay out a path for reflection consisting of an articulation of ideas defended by Deleuze and Guattari on philosophy, science, and art and epistemological, theoretical, and methodological assumptions supported by researchers involved with that trend. Finally, I indicate that research on/ of/with daily life problematizes the historically constructed purity of scientific, philosophical, and artistic languages, overflowing agreed frontiers between the three modes of thinking about the world. <![CDATA[La representación en Herbart y en Freud y su lugar en la enseñanza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este artículo se pretende dar cuenta de las diferentes nociones de representación en la filosofía y psicología de J. F. Herbart y en la teoría psicoanalítica de S. Freud. A partir de estas nociones se desplegará el lugar que adquieren en la propuesta herbartiana sobre la enseñanza y en los conceptos de saber y conocimiento en el contexto teórico freudiano.<hr/>This article analyzes the different notions of representation in the philosophical and psychological theories of J. F. Herbart as well as ind the psychoanalytic theory of S. Freud. It thereby explores the functions these notions have in the Herbartian teaching theory and in the Freudian theories of knowing ande knowledge. <![CDATA[Entre as manobras da mão e do espírito: o assombro da formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta a fecundidade do conceito de formação humana. Apoia-se nos estudos de Valéry e Nietzsche destacando as manobras da mão e do corpo para mostrar um fazer no campo da educação que põe em movimento os exercícios do espírito e produz beleza. Formar- se implica dançar com os pés, as mãos, as palavras, os conceitos para, em alguma medida, ser capaz de enfrentar as tensões entre natureza e cultura e dar lugar ao ato criativo. Talvez as manobras testemunhem um corpo que exige de si mesmo pensar de outro jeito. Manobras que tocam detalhes, têm dedos para nuances, suportam a novidade e resistem a encontrar a si mesmo nas coisas. Capazes de suportar o assombro dos inícios para sofisticar a formação humana.<hr/>The present text aims to discuss the fruitfulness of the concept of human development. It is based on studies of Nietzsche and Valéry, highlighting the maneuvers of the hand and body to present action in the educational field, which brings to light exercises of the mind that imply in the production of beauty. The process of formation involves dancing with your feet, your hands, your words, your concepts, so that one becomes able to cope with the tensions between culture and nature, while allowing the creative act to take place. Perhaps the maneuvers witness a body that requires thinking of itself differently. Maneuvers that have fingers to touch details, support and resist the finding of oneself (find yourself) in everything. Such maneuvers are able to withstanding the shock of the beginnings to refine the human formation. <![CDATA[Educação e as novas concepções de realidade, interação e conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisamos as colocações de pensadores como Nietzsche, Heidegger e Foucault, dentre outros, acerca da suposta superioridade epistemológica da modernidade, fruto do entendimento comum de que os modelos explicativos modernos manteriam uma conexão privilegiada com a realidade, tida como absoluta. Consideramos que os entendimentos propostos por estes pensadores modificam as concepções de interação e de conhecimento e que, portanto, isso deve ser considerado para uma concepção revisionista de educação. Nesse sentido, analisamos e contrapomos os questionamentos básicos da crítica à pós-modernidade, como passou a ser chamada a cena atual, e de forma sucinta indicamos caminhos metodológicos para uma prática educacional para esse contexto.<hr/>In this paper we analyse the ideas which thinkers like Nietzsche, Heidegger and Foucault, among others, put forward concerning the supposed epistemological superiority of the modernity, as a consequence of the usual understanding that modern explanatory models would maintain a privileged connection with reality, taken as absolute. We consider that the understandings proposed by those thinkers change the conceptions of interaction and knowledge, and therefore that they should be taken into account in a revisionist conception of education. In this sense, we analyse and develop counter-arguments to the basic criticisms against the postmodernity - as the current scene has been called - and briefly point out methodological approaches for an educational practice for this context. <![CDATA[Relações entre a filosofia e a educação de John Dewey e de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é investigar a concepção de democracia e educação desenvolvida por John Dewey e Paulo Freire. Leitor da obra de Dewey, Freire teve contato também com o debate das ideias deste pensador no Brasil, sobretudo através dos trabalhos de A. Teixeira e L. Filho. Estudar como o pensamento deweyano ecoa na obra freireana ajuda a compreender a sua maneira original de tecer seus conceitos. Freire leva adiante a ideia deweyana de democracia como forma de vida guiada pelo pensamento reflexivo. Ele viu no diálogo problematizador e gerador dos sentidos da ação transformadora da situação social e histórica um processo educacional que pode conscientizar, humanizar, libertar e, assim, superar a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.<hr/>The aim of this paper is to investigate the concept of democracy and education developed by John Dewey and Paulo Freire. Reader of the work of Dewey, Freire also had contact with the debate of the ideas of this thinker in Brazil, particularly through the work of A. Teixeira and L. Filho. Study how the thought of Dewey echoes in Freire's work helps to understand his original way of weaving his concepts. Freire takes forward the idea of Deweyan democracy as a way of life guided by reflective thinking. He saw in the the problem-solving dialogue and generator of the meanings of the transforming action of the social and historical situation an educational process that can educate, humanize, free and, thus, overcome the oppression that is also historically created by man himself. <![CDATA[Revisitando os fundamentos da educação para a libertação: o legado de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.<hr/>This essay examines, critiques, and extends the ontological, epistemological, ethical, and political foundations of Paulo Freire’s theory of liberation education; it also situates Freire’s legacy within the global application of his ideas in a wide range of educational contexts. It defends historicity and praxis as essential characteristics of human existence, exposes the problems with notions of authentic identities, and elaborates a historicized understanding of knowledge production. The essay argues for liberation education to be grounded in an ethics without righteousness coupled with a politics of militant nonviolence. <![CDATA[Corpos que (se) trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo inquire sobre os modos de construção de si e do coletivo nas relações de trabalho. Tais relações encontram-se investidas de posições que oscilam entre uma Ética spinoziana que potencializa os corpos e uma moral que os aprisiona. Entende-se que aumentar a potência dos corpos consiste em ampliar suas possibilidades de agir em relação, ativar potências não utilizadas do ser que ficaram renegadas pelas práticas majoritárias. Tal abordagem sobre corpos em atividades relacionais, trabalho e ética, encontra sustentação em Spinoza, Deleuze, Schwartz entre outros autores. Em suma, esperamos retomar a fabricação de ações singulares e coletivas, para gerar dispositivos analisadores e modificadores dos processos relacionais no campo do trabalho.<hr/>The present article looks at ways that the self and the collective are constructed within labour relations. These relations have been found to espouse positions that oscillate between a Spinozist Ethics which empowers bodies and a morality which imprisons them. We posit that increasing the potential of bodies entails the augmentation of relational possibility, i.e. the activation of unused potentials of being disclaimed by majoritary practice. Our approach which looks at the interaction between relational bodies, work and ethics finds support in Spinoza, Deleuze and Schwarz among others. We propose to undertake a construction of individual and collective action to generate dispositive for analyzing and modifying relational processes in the workplace. <![CDATA[Esporte e a experiência de jogo como formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto executa uma discussão acerca do jogo esportivo como conteúdo escolar. Partindo do ponto de vista de que a aprendizagem de aspectos instrumentais do esporte pressupõe um processo de construção da experiência de jogo, são analisadas as possibilidades de uma prática educativa pautada na formação cultural em que são trabalhados conhecimentos, relações sociais e modos de comunicação. O desafio para o trabalho educativo está na possibilidade de lidar com o jogo esportivo a partir de uma concepção em que a cultura é sempre uma estratégia; um local de negociação onde aspectos políticos e pedagógicos se envolvem na maneira como construímos modos específicos de viver em sociedade.<hr/>The present paper executes a debate about the sport games as a school matter. From the point of view that the learning of instrumental aspects of sport requires the construction of the experience of playing, it is analyzed the possibilities of an educational practice based on the cultural formation that works with knowledgements, social relationships and forms of communication. The challenge for the educational work refers to the possibility of dealing with sport games within a conception when culture is always a strategy; a place of negotiation where political and pedagogical aspects get involved with the way we built specifics forms of living in society. <![CDATA[O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute os processos de transição para a vida adulta da juventude contemporânea, a partir de um caso escolhido entre os dados de um estudo sobre percursos biográficos de jovens participantes de um projeto social. O corpus empírico foi constituído por entrevistas biográficas aprofundadas, acompanhamento longitudinal das atividades cotidianas, desenhos de mapas de percursos por parte dos jovens e um grupo de discussão. A análise da trajetória do jovem Milton revela a formulação de estratégias para a superação de provas existenciais possibilitadas por aprendizagens que lhe permitiram constituir um capital social individualizado que o lançou para além das condições objetivas do seu contexto social.<hr/>This article discusses the processes of transition to adulthood of contemporary youth based on a selected case from a study of the biographical trajectories of young participants in a social project. The empirical corpus consisted of in-depth biographical interviews, longitudinal monitoring of daily activities, drawing maps of routes for young people and a group discussion. The analysis of the young Milton’s trajectory shows his formulation of strategies to overcome existential situations. These strategies were possible through his process of learning that allowed him to constitute an individualized social capital, which propelled him beyond the objective conditions of his social context. <![CDATA[Limites e possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.<hr/>This article is the result of a research that has as its object the work and the mobilization of teacher knowledge, having as the main focus of analysis the limits and possibilities of rationality pedagogical in Higher Education. The theoretical basis is anchored in the various studies that seek to map the rationalities that move these professionals in working situation, having as a reference to the practice. Considering the complexity of the object, it was used for qualitative research, since it focuses on the meanings of the research subjects. The research results show that the teachers investigated, powered by a technical rationality, have its own pedagogy based on transmission of the content. <![CDATA[A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.<hr/>This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive- interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner’s emergence as a subject. <![CDATA[Políticas educativas e a gestão dos modos de viver nas cidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo propõe-se a verificar a efetuação das políticas educativas e suas possibilidades de gestão, em cenários de fragilização de dispositivos institucionais. Para tal, revisa as relações entre políticas educativas e gestão dos modos de vida em reformas urbanas do início do século XX, assim como analisa o modelo moderno que configurava as institucionalidades, seu declínio e suas possibilidades de mudança. A seguir, realiza uma inflexão analítica para compreender estes fenômenos políticos no Brasil, a partir de projetos políticos para a educação em tempo integral, onde reconhece modos de gestão dos processos formativos de indivíduos e de seus modos de vida. Conclui que a fragilização das instituições permite a recomposição de narrativas de sentido social, o que constitui desafios à gestão escolar.<hr/>The paper proposes to verify the effectuation of educational policies and their management possibilities in scenarios weakening of institutional arrangements. To this end, reviews the relationship between education policy and management modes of life in urban reforms of the early twentieth century, as well as the modern model that analyzes the institutionalities configured, decline and change. Then came the unfolding of political phenomena in Brazil, in projects of integral education, where we can see ways of managing the training processes of individuals and their life styles. It concludes that the weakening of institutions allows the reconstruction of narratives of social meaning, which brings challenges for school management. <![CDATA[Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com este estudo, pretende-se analisar a função do diretor na escola estadual paulista, à luz das concepções dos especialistas da Administração Escolar, da percepção dos profissionais da Educação e das diretrizes legais pertinentes ao governo estadual. Neste contexto, interessam os procedimentos de releitura e análise da literatura da área; o levantamento e análise de documentos legais que, direta ou indiretamente, referem-se à função do diretor de escola e a realização, transcrição e análise de entrevistas semielaboradas com gestores e equipes de docentes. Os resultados da análise indicam contradições na percepção da Administração Escolar, tal como difusa nos diferentes âmbitos que, de certa forma, refletem-se nas concepções dos entrevistados.<hr/>This essay is intended for an analysis of the principal’s duties in São Paulo State school, considering the conceptions of Administration specialists, Education professionals and the legal directives pertinent to the State government. It was interesting the procedures of rereading and analyzing of the literature of the area; the survey and analysis of legal documents which, direct or indirectly, concern the principal’s duty and the accomplishment, transcription and analysis of half elaborated interviews with administrators and teachers. At the end of this research, it was found some contradictions in the conception of School Administration like it is diffused in different contexts, which anyway reflects the conceptions of the respondents. <![CDATA[Remuneração variável de professores: controle, culpa e subjetivação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es A cada dia fica mais difícil distinguir a administração pública da privada. Valores capitalistas são naturalizados para todas as esferas da vida humana. Modelos e políticas da gestão de empresas voltadas para o lucro têm sido cada vez mais importados para a administração pública brasileira principalmente a partir de 1995, com a Reforma Gerencial do Estado. No rastro dessas importações, diversos estados e municípios brasileiros já utilizam a remuneração variável por desempenho para gerir professores. Em que medida a remuneração variável por desempenho, aplicada a professores, pode construir novas subjetividades, funcionando como instrumento de controle e de culpabilização desses mesmos docentes? Esta é a indagação que norteia este artigo.<hr/>Each day it becomes more difficult to distinguish between public and private administration. Capitalist values are naturalized to all spheres of human life. Models and policies of the management of companies focused on profit have been progressively more imported to Brazilian public administration, mainly after 1995, with the management reform of the State. Several municipalities and states already use variable payment systems based on performance to manage teachers. To what extent variable payment by performance, applied to teachers, may build new subjectivities, functioning as an instrument of control and guilt of these teachers? This is the question that guides this paper. <![CDATA[Ernani Maria Fiori: un profesor brasilero en tierras chilenas- testimonios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432013000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es El texto testimonial dedicado al profesor Ernani Maria Fiori (1914-1985), destaca su aporte sustantivo a la reforma de la Universidad Católica de Chile, ocurrida en la década de los 60 y que marca la historia personal de quienes allí participaron, así como la historia política, social y educativa de Chile hasta el día de hoy. En su calidad de Vicerrector Académico de la Universidad, el profesor Fiori aporta con el diseño de la misma, con su solidez intelectual, con su calidez humana, así como a la formación de una generación de profesionales que, de alguna u otra forma y a pesar del agobio impuesto por la dictadura militar, han continuado siendo sus discípulos: así lo releva el texto testimonial. Don Ernani Maria Fiori vivía su exilio en Chile, situación que no le impidió adherir con sabiduría y bonhomía la tarea de reformar la universidad, atendiendo la demanda de la sociedad chilena de la época.<hr/>This text is a testimonial to professor Ernani Maria Fiori (1914-1985), and highlights his sustained support for the reform of the Catholic Univeristy of Chile, which took place in the 1960s and which marked the personal history of those who participated in it, as well as the political, social and educational history of Chile until today. As Assistant Academic Dean of the university, professor Fiori contributed to shaping the school with his solid intellect and his humanity, as he participated in the education of a generation of professionals who in some form or another, and despite the impediments established by the military dictatorship, have continued to be his disciples: as is highlighted in this testimonial. Don Ernani Maria Fiori lived in exile in Chile, a situation that did not prevent him from adopting the task of reforming the university with wisdom and kindness, meeting the needs of Chilean society at the time.