Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320150001&lang=pt vol. 40 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação e envelhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A formação na maturidade como apropriação da própria história de vida.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, a disposição e a competência para a apropriação da própria história de vida são consideradas como modos de formação1 na maturidade. Estas se relacionam com fatores históricos e sócio-políticos e estão inscritas em contextos multigeracionais de formação e processos de desenvolvimento ao longo da vida. Nesta perspectiva, conceitos como geração, geracionalidade, geratividade e transmissão transgeracional ganham destaque e serão aprofundados no texto. A linha argumentativa que sustenta este ponto de vista baseia-se em estudos de países de língua alemã sobre crianças da Segunda Guerra Mundial que envelheceram. Apesar de se tratar de uma situação específica, nos parece possível a extensão das reflexões também para o contexto brasileiro.<hr/>In this paper, the capacity and willingness to the appropriation of one's own life history will be evaluated as an expression of Education in old age. These relate to historical and socio-political factors and are entered in multigenerational educational contexts and processes of development throughout life. In this perspective, concepts such as generation, generationality, generativity and transgenerational transmission are highlighted and will be discussed. The line of argument supporting this point of view is based on studies from German-speaking countries about children of World War II who have aged. Although this is a specific situation, it seems possible to extend the reflections to the Brazilian context as well. <![CDATA[Envelhecimento e educação para resiliência no idoso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escolha da temática envelhecimento e educação para resiliência prende-se como uma questão crucial no atual contexto da preparação e educação do adulto e que visa preparar o ser humano para enfrentar, na sua velhice, uma vida participativa bem sucedida em todos os contextos relacionais. O design/encenação metodológico é feito a partir de ferramentas conceptuais em torno da interface entre a velhice e a educação para a resiliência do idoso, a qual se pode apresentar como uma importante área do conhecimento que possibilita implementar e consolidar capacidades intrínsecas ao sujeito que poderão contribuir para a superação de dificuldades inerentes ao ato educativo, pontuado pelo irrepetível e pelo imprevisível.<hr/>The choice of the topic ageing and educational resilience is a very important issue in the present context of adult training and education, aimed at preparing human beings to face, as they age, a successful active life in all relational contexts. The methodological design is based on conceptual tools, within the interface between aging and education resilience of the elderly. It can be presented as an important area of knowledge that enables the implementation and strengthening of capabilities that may contribute to overcome the difficulties inherent to the educational act, marked by the unpredictable and unrepeatable. <![CDATA[O desafio de aposentar-se no mundo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A aposentadoria é vivenciada de diferentes formas dependendo das trajetórias profissionais, do processo de envelhecimento e de características pessoais. O presente artigo analisa os relatos de 70 sujeitos acima de 45 anos que discorrem sobre suas perspectivas e experiências em relação à aposentadoria. Os resultados da pesquisa sinalizam, por um lado, o impacto da aposentadoria sobre os trabalhadores, desafiando-os a repensarem e reorganizarem suas vidas. Por outro lado, demonstram que existem formas diferentes e divergentes de lidar, influenciadas pela natureza e condições das trajetórias laborais, bem como pelo modo como percebem e vivenciam o processo de envelhecimento.<hr/>Retirement is experienced differently depending on the professional trajectories, on the ageing process and on personal characteristics. This article analyzes the testimonies of 70 subjects with ages above 45 that spoke about their perspectives and experiences regarding retirement. The results of the study point, on the one hand, towards the impact of retirement upon workers, challenging them to rethink and reorganize their lives. On the other hand, they show that there are different and diverging forms of dealing with retirement, influenced by the nature and conditions of work trajectories, as well as by the way people perceive and experience the ageing process. <![CDATA[Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas.<hr/>This study aimed to characterize the pedagogical strategies used in educational activities on a continuing education program for seniors. It is an exploratory and descriptive study with the participation of 82 teachers/instructors. The responses related to what facilitates learning of the elderly have generated three groups of responses: Category 1. Problematizing Participant Pedagogy; Category 2. Cognitive strategies considering the declines associated with age; Category 3. Pedagogy of Transmission. It was concluded that during the educational process, an active and critical appropriation must be encouraged, instead of the static accumulation of knowledge on the part of the elderly. <![CDATA[Educação financeira com idosos em um contexto popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute o consumo entre idosos de classes populares no contexto brasileiro e a importância de pensarmos intervenções educativas destinadas a esta população. A discussão deriva de uma pesquisa de caráter participante, desenvolvida por meio de uma ação pedagógica realizada com mulheres idosas, fundamentada em princípios da educação popular e da abordagem histórico-cultural. Os resultados sinalizaram que as participantes produziram coletivamente estratégias de controle financeiro e novas construções conceituais dos mecanismos do crédito consignado. Por fim, propõem-se alguns princípios para a criação de práticas de educação para o empoderamento e protagonismo do consumidor idoso.<hr/>This article discusses consumption among Brazilian low-income elderly people and the importance of considering educational interventions designed for this population. The discussion stems from a participant observation research, developed by means of a pedagogical action performed with elderly women, founded on popular educational principles and cultural-historical approach. Results showed that the participants collectively produced financial control strategies and new conceptual constructions of consigned credit mechanisms. Lastly, some principles advocate the generation of educational practices that promote empowering and protagonism among elderly consumers. <![CDATA[Educação a Distância e cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo versa sobre a construção de estratégias pedagógicas na Educação a Distância (EAD) no intuito de incluir os cybersêniors em cursos virtuais. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi composto por 7 etapas de desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes. Os resultados mostraram a necessidade de aprofundar aspectos como a resiliência e a reminiscência com o público mais velho. Com um maior aporte gerontológico será possível propiciar ações que abarquem o potencial educacional da EAD com os idosos.<hr/>This paper discusses the construction of pedagogical strategies in Distance Learning (DL) in order to include cyberseniors in virtual courses. The study was conducted through a qualitative and quantitative approach. It comprised seven stages of development. The data was collected by participant observation, interviews, questionnaires, and technological productions of the participants. The results showed the need to deepen aspects such as resilience and reminiscence with older audiences. With a larger gerontological contribution, it will be possible to provide actions covering the full educational potential of DL with the elderly. <![CDATA[Training of teaching staff for older adults]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se formula una propuesta de formación destinada a los docentes-facilitadores de actividades educativas con personas mayores. En el plano teórico se proponen ideas provenientes del campo de la Psicogerontología y la psicología dinámica. Este marco propone un modelo educativo participativo y un trato docente que promueva la autonomía del alumnado mayor. El modelo de formación se basa en la aplicación del Análisis Transaccional, cuyos objetivos principales se dirigen a la formación psicológica para el análisis de comportamientos docentes con mayores y la comunicación en el aula.<hr/>The present article is a proposal for the training of the teaching staff in charge of older adults education. On the theoretical aspect, we incorporated some ideas originating from the psychogerontology and the dynamic psychology. This theoretical, referential context has, in its favor, a relationship where it strongly presents a participating educational pattern and a teaching method that promote the autonomy of the older adult student. The proposed training pattern is based on the application of the Transactional Analysis to the teaching staff, whose main goals are to educate them in the analysis of teacher´s behavior with older students and communication in the classroom. <![CDATA[Bonecos com corpos-velhos: o que dizem as crianças sobre envelhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta um modo de pesquisar com crianças e o que entendem por ser idoso. Investigo um grupo de crianças de uma escola pública de Porto Alegre fazendo uso de cinco bonecos que representam corpos-velhos de homens e mulheres. Fundamento a pesquisa em pressupostos pós-críticos, na sociologia da infância e nos estudos sobre envelhecimento. Observo como as crianças ao brincarem com os corpos de bonecos-velhos mostram seu entendimento sobre um corpo que envelhece. Trato do efeito do brincar com corpos-velhos na educação de crianças e o quanto esse tipo de corpo não compõe seus brinquedos e brincadeiras.<hr/>The text describes a way to do research with children and to learn what they understand by being elderly. I study here a group of children from a public school in Porto Alegre making use of five puppets that represent old-bodied men and women. I ground the research in post-critical assumptions, in the sociology of childhood and in studies about ageing. I observe how children when playing with the bodies of elderly-puppets display their understanding about an ageing body. I deal with the effect of playing with elderly-bodies in the education of children and with the extent to which this kind of body is not present in their toys and plays. <![CDATA[Os avós na literatura infantil: perspectivas gerontológicas e educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa representações de avós na literatura infantil brasileira. Entendendo a literatura infantil como uma pedagogia cultural, discute os contextos e as imagens de velhice e avosidade que têm sido difundidas pelos livros infantis, assim como as articulações entre identidades de gênero e de geração. Ao enlaçar os campos da Gerontologia e da Pedagogia, busca compreender quais verdades e saberes têm sido ensinados às crianças sobre velhice, avosidade e relações intergeracionais, trazendo reflexões para os estudos do envelhecimento e da educação.<hr/>This article examines representations of grandparents in Brazilian children's literature. Understanding children's literature as a cultural pedagogy, it discusses the contexts and images of old age and grandparenthood that have been disseminated by children's books, as well as the links between identities of gender and of generation. Enlacing the fields of Gerontology and Pedagogy, it seeks to understand the truths and the knowledge that have been taught to children about old age, grandparenthood and intergenerational relations, bringing reflections to the studies of ageing and education. <![CDATA[Educação integral e escola de tempo integral em Goiânia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo visa analisar as concepções dos integrantes do corpo docente e administrativo de uma escola pública do município de Goiânia a respeito de educação integral e tempo integral. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico no qual foram utilizados os seguintes instrumentos de geração de dados: observação-participante, entrevistas, anotações de campo e leitura dos documentos oficiais que legislam sobre a educação integral e tempo integral no Brasil e no município de Goiânia. A análise dos domínios culturais, sugerida por Spradley (1980), revelou que o tempo integral não tem chegado às nossas escolas públicas de maneira planejada, prejudicando, assim, a efetivação da educação integral nessas instituições de ensino.<hr/>This article aims at identifying the school staff's conceptions about integral education and fulltime schooling from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes, interviews, and the official documents that discuss integral education and fulltime schooling in Brazil and in Goiânia. The cultural domains analysis, suggested by Spradley (1980), revealed that the fulltime schooling model has not been well planned and established in our public schools, undermining the integral education effectiveness in these educational institutions. <![CDATA[Drogas na Escola: análise das vozes sociais em jogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos.<hr/>This article aims to analyze social voices at play in the production of meanings about drugs among adolescents in a group discussion on health in the school context. Based on Public Health and the legacy of Vigotski e Bakhtin on the processes of signification, data for a Master thesis, developed by means of participant observation and a discussion group in a public school in Fortaleza/CE, are used. The results indicate tensions between social voices on the claims of adolescents about drugs, highlighting the strength with which a speech alluding to the war on drugs and prohibitionist strategies voices still circulate in the school context, despite the emergence of the harm reduction perspective. <![CDATA[Accountability and educational improvement: analysis of international experiences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza diferentes formas en que el mecanismo de accountability ha sido incorporado en las políticas educacionales de un grupo de países, como estrategia para el mejoramiento educativo. Para cada caso de estudio, se realizó un análisis del diseño, nível de presencia de este mecanismo y su uso para promover mejoramiento. El análisis comparado mostró que solo algunos casos cuentan con tipologias puras de accountability. El resto, ha incorporado otras estrategias y princípios educativos en sus diseños de políticas, o retrocedió en la centralidade que había entregado accountability como apuesta para favorecer el mejoramiento educativo.<hr/>This article discusses various ways in which accountability mechanism has been incorporated into the educational policies of a group of countries as a strategy for educational improvement. A study on the design and the level of presence of this mechanism as a strategy that seeks to promote educational improvement was made. The comparative analysis of the cases showed that only some of them have pure types of educational accountability. The remaining cases have incorporated other strategies and educational principles into their policies or reversed on the centrality that was given to accountability, as strategy to promote educational improvement. <![CDATA[<strong>As lições ainda insuspeitas de Michel Foucault acerca da formação </strong>h<strong>umana</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432015000100299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trinta anos após sua morte, os educadores se veem ainda assombrados com as faces espectrais de Michel Foucault. A reativação da noção de cuidado de si tem provocado uma redescrição nos usos da sua caixa de ferramentas, recolocando em questão algumas temáticas recalcadas pelo projeto pedagógico da modernidade. Assim, nosso objetivo consiste em explorar alguns elementos do legado ético-espiritual de Foucault, tendo em vista o agenciamento de outros processos de formação humana.<hr/>Thirty years after his death, educators still are haunted with the ghostly faces of Michel Foucault. The reactivation of the notion of care of the self has resulted in a new description on the uses of his toolbox, posing again some questions repressed by the pedagogical project of modernity. Thus, our aim is to explore some elements of Foucault's ethical and spiritual legacy, in view of the agency of other processes about human formation.