Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320160004&lang=pt vol. 41 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação da Seção Temática - Tempo de Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Internato Escolar: limites e paradoxos de uma instituição total]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé: L'internat scolaire est une modalité de scolarisation qui offre hébergement et repas. Le temps dans un établissement scolaire est donc amplifié et concerne ce qui est habituellement distinct: l'entretien de la vie, le travail et les loisirs. Cette caractéristique en fait ce que Goffman nomme une institution totale. L'ampleur temporelle de cette emprise et la vie collective intense qui s'ensuit développent, d'une part, des relations personnelles et émotionnelles fortes, d'autre part, des arrangements et des pratiques cachées qui limitent la prégnance de cette institution.<hr/>Resumo: O internato escolar é uma modalidade de escolarização que oferece alojamento e refeições. Dentro desse tipo de estabelecimento escolar, o tempo se amplia ao englobar o que é normalmente separado: a sobrevivência, o trabalho e os lazeres. Essa característica faz com que Goffman o considere como uma instituição total. A extensão temporal dessa influência e a intensa vida coletiva que ela acarreta permitem o desenvolvimento de relações pessoais e emocionais fortes por um lado, e por outro, certas disposições e práticas ocultas que limitam a ascendência dessa instituição. <![CDATA[Extension of Time and School Apparatus: opportunities and resistance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen1: Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en el año 2012, que analiza las formas en que se (re)organiza el dispositivo escolar en escuelas primarias de la provincia de Río Negro, Argentina, que implementan programas de extensión de la jornada escolar. El estudio de casos realizado permite advertir que estas experiencias de ampliación de la jornada escolar resultan una oportunidad para ensayar algunos cambios en el formato escolar clásico, habilitando otras formas para la enseñanza y el aprendizaje. Que esas incipientes experiencias se ven amenazadas por la fuerza de la maquinaria escolar, que tiende a fagocitarlas y dificulta la configuración de un mejor tiempo escolar. <hr/>Abstract: This article presents the results of an investigation conducted in 2012. It analyzes the ways in which the school apparatus is (re)organized in primary level schools implementing a program of school day extension in the province of Río Negro, Argentina. The case study conducted warns that these experiences of school day extension are an opportunity to try some changes in the traditional school format, enabling other ways of teaching and learning. These initial experiences are threatened by the strength of the school apparatus, which tends to make the configuration of a better school time difficult. <![CDATA[Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportuno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os aspectos temporais cotidianos na sala de aula. A especificidade do tema recai sobre como esses elementos temporais podem ser úteis para a compreensão dos movimentos na prática da aula em turmas de alfabetização. Objetiva-se analisar sobre os elementos temporais constitutivos na aula com ênfase na cadência, ritmo e momento oportuno. Na análise, adotam-se alguns preceitos teóricos de Certeau e as dimensões de tempo elaboradas por Heller para a abordagem do tema. Os resultados indicam as reflexões sobre os aspectos temporais no cotidiano da sala de aula é fundante no processo da aula e potente em uma perspectiva analítica para compreender a mediação.<hr/>Abstract: This article presents a reflection about the temporal aspects of daily life in the classroom. The specificity of the topic is related to how these temporal elements can be useful for understanding the movements in the class practice in literacy classes. The aim is to analyze the constituting temporal elements in class with an emphasis on cadence, pace and opportune moment. In the analysis, we adopt some theoretical precepts of Certeau and the dimensions of time drawn up by Heller to approach the topic. The results indicate that the reflections on temporal aspects in the daily life of the classroom are fundamental in the class process and powerful in an analytical perspective to understand mediation. <![CDATA[Tempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo1: Este artigo tem como objetivo investigar como o Programa Mais Educação vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro em seus aspectos da educação (em tempo) integral e da gestão democrática. Realizamos um estudo exploratório que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa através do levantamento de dados educacionais e da realização de entrevistas com gestores escolares, de modo a aferirmos possíveis impactos sobre a qualidade do ensino. <hr/>Abstract: This article aims to investigate how the Mais Educação Program has been developed in Rio de Janeiro's public schools, specifically the aspects of full-time education and democratic management. This is an exploratory study combining quantitative and qualitative approaches, by means of a survey of educational data and interviews with school managers, in order to observe possible impacts on the quality of education. <![CDATA[Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas. <hr/>Abstract: The present article focuses on school as a space-time for teacher education. Initially, it conducts a theoretical reflection, then discusses the policies oriented for teacher education time in schools' daily activities, and presents the narratives of teachers working at full-time schools in three municipalities in the state of Rio de Janeiro. The theoretical-methodological approach is comprehended in the field of (self-) biographic narrative research taken as a path of investigation-formation3. The conclusion of the study indicates that we have advanced in guaranteeing teacher education as an integral part of teaching, and the narratives signal the challenges that still emerge to the implementation of these policies. <![CDATA[Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo reflete sobre o tempo da escola no contexto da sociedade contemporânea, que exige processos contínuos de aprendizagens. O estudo faz-se a partir das vivências de José Luiz da Silva, que se tornou leitor e escritor de seu próprio texto sem frequentar educação básica escolar. Com base nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação e da História Oral, apoiado no conceito de redes de tessituras, persigo os fios que constituíram as aprendizagens do colaborador, sobretudo seus processos de leituras e experiências escolares. Reflexiono sobre a forma que a escola vem sendo estruturada como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, mostrando que o tempo escola não deve limitar-se a uma fase específica da vida humana.<hr/>Abstract: This article reflects about the school's time in the context of the contemporaneous society, which requires of their citizens continuous processes of learning. This study is made from the experiences of José Luiz da Silva, who became a reader and writer of his own text deprived of school K-12. I follow the lines which constituted the collaborator's learning, mainly his processes of reading and school experiences, based on the premises of (auto)biographical education research and Oral History, supported on the interwoven networks concept. I reflect about how school has been organized as a privileged space for teaching and learning, evidencing that the school's time should not be limited to a specific stage of human life. <![CDATA[Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432016000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos. <hr/>Abstract: This article discusses the relationship between school and territory, from the opening of the school towards the neighborhood and the city, under the scope of the Integrated School Program (PEI), an experience of extension of the school day in Belo Horizonte/MG, Brazil. From an ethnographic study, involving a group of adolescents and educators participating in this program, it was possible to understand that the constitution of educational territories is strongly related to the bond between teachers and students with the neighborhood. These elements, which create the weaving of the educational territory, have allowed the emergence of collective actions, through the school, with the improvement of spaces in the community and have provided an educational process closer to the students' daily life.