Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320170001&lang=pt vol. 42 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação da Seção Temática - Educação e Relações Étnico-Raciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.<hr/>Abstract: The article discusses the ways through which aspects of the historical dimension of racism are addressed in the proposed activities of a set of History textbooks approved in the 2008 and 2011 PNLD editions. In the activities analyzed, we aimed to understand how the subject of racism was approached and which dialogues were established between the post-abolition history and the teaching of History. The results obtained show that a variety of approaches have characterized the addressing of the issue, especially its ethical, political and cultural purposes. <![CDATA[Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa como a visão sobre a África nos livros didáticos brasileiros de História, em particular os que compreendem esta produção na segunda metade do século XX, assumem uma dimensão racializante nos discursos alusivos aos povos africanos e afro-brasileiros. Constitui-se numa produção que realoca significados e visões constitutivas de um discurso mediado por pressupostos epistemológicos e por um viés pedagógico, ambos, ancorados em uma plataforma racializadora. Nesse sentido, tomando como base dados de um estudo de doutoramento, apresenta-se uma espécie de mapeamento dos elementos discursivos que compõem o teor racializante dessas abordagens, sobretudo no que tange ao conteúdo escrito e imagético, aspectos fundantes para a compreensão da dimensão dessa problemática no âmbito da escrita escolar.<hr/>Abstract: This paper analyzes how the vision about Africa in Brazilian History textbooks, particularly those produced in the second half of the 20th century, assume a racializing dimension in the discourses alluding to the African and Afro-Brazilian people. It is a production that reallocates meanings and visions constitutive of a discourse mediated by epistemological assumptions and by a pedagogical bias, both anchored in a racializing platform. In this sense, based on data from a PhD study, it presents a kind of mapping of the discursive elements that compose the racializing content of these approaches, especially regarding to the written and the imagetic contents, which are foundational aspects for the understanding of the dimension of this issue in the scope of the school writing. <![CDATA[Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas. <hr/>Abstract: This article presents reflections that connect history teaching, interculturality and education on ethnic-racial relations. It exposes some results of ongoing study processes on actions related to the implementation of laws 10.639/03 and 11.645/08 in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brazil. It also points out two specific elements of the reception of these laws, in the context of school education and the history teaching in Rio Grande do Sul: on one hand, the affection to the cause, as a more individual and less institutional response to legal regulations; on the other hand, the tendency of creating new stereotypes in the collective practices concerning the reception of such legislation and related guidelines. <![CDATA[História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo discute-se sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas da Paraíba. Nele analisam-se as experiências desenvolvidas por trinta docentes que atuam na educação básica e em escolas públicas municipais localizadas em cidades de três mesorregiões da Paraíba: litoral, agreste e brejo. Para a realização da análise, recorreu-se aos projetos desenvolvidos e executados pelos docentes, através dos quais foi discutido o conteúdo, a metodologia, os recursos didáticos e a relação entre a execução desses projetos e a efetivação da educação para as relações étnico-raciais.<hr/>Abstract: In this article, the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in public schools in Paraíba is discussed. The experiences developed by thirty teachers who work in K-12 education and in municipal public schools located in municipalities from the three meso-regions of Paraíba - coastal, agreste and brejo - are analyzed. For the analysis, projects developed and implemented by the teachers were used, through which the content, methodology, didactic resources and the relations between the implementation of these projects and the development of the education for the ethnic-racial relations were discussed. <![CDATA[Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso. <hr/>Abstract: This article proposes reflections regarding challenges involved in teaching Afro-Brazilian and indigenous people history and culture in a context where mediatic strategies to promote social and political intolerance have been radicalized. It focuses on the analysis of the complex topic of education for the religious coexistence in a secular State. The authors consider the challenges arising from the promotion of an education that is pluralist, non-proselytic and conscious of the constitutional right to religious and agnostic rite, creed and expression, involving teachers in situations of symbolic, political and pedagogical disputes with a religious background. <![CDATA[Slavery and Afro-descendants: a proposal for teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este artículo buscará reflexionar sobre una serie de experiencias en las cuales se ha abordado con maestros de escuela primaria de la ciudad de Buenos Aires las ideas sobre la esclavitud y los afrodescendientes en la época colonial y durante las guerras por la independencia. Se realiza un racconto de las representaciones que han circulado sobre estos temas en actos escolares, textos curriculares y materiales educativos. Luego el trabajo indaga sobre una experiencia de formación en la que se propuso cuestionar esas tradiciones a partir de la producción de secuencias didácticas que consideraran una enseñanza multisensorial. Así, los docentes se apropiaron de los nuevos saberes y fueron protagonistas de la construcción curricular. <hr/>Abstract: This article will seek to reflect on a series of experiences with elementary school teachers from the city of Buenos Aires concerning ideas on slavery and Afro-descendants in the colonial period and during the wars for independence. It is an account of representations that have circulated on these topics in school events, textbooks and instructional materials. Next, the paper focuses on an educational experience aimed at the questioning of those traditions from the production of didactic sequences that considered a multisensory teaching. Thus, teachers appropriated the new knowledge and were protagonists of the curriculum development. <![CDATA[Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.<hr/>Abstract: This article proposes a dialogue between the political and academic debates on race, identity, and history in the Brazilian and Portuguese contexts. In order to do so, it examines the myth of racial democracy (as it was known in Brazil) and the idea of a national vocation for interculturality in Portugal to explore how they shape the contemporary debate on racism and Eurocentrism, as well its evasion, focusing on education - which is understood as an arena for important political struggles. By addressing crucial moments in these debates, this article seeks to contribute to wider discussions on race and power in the teaching of history, and to challenge the depoliticization of contemporary narratives that continue to take refuge in the tropes of the historical specificities of each of the national contexts. <![CDATA[History Teaching and Ethnic Diversity: the Chilean and the Spanish cases]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Una característica del mundo actual es la diversidad étnica y racial. Esta realidad, sin embargo, no está resuelta en el currículo escolar y, en particular, en el de historia y ciencias sociales. En nuestro trabajo analizamos lo siguiente: a) las razones que avalan la necesidad de una historia escolar centrada en la diversidad étnica, b) la enseñanza de la historia y de los pueblos originarios en América, c) Los y las indígenas en el currículo chileno de historia y d) la situación en España: el tratamiento de la diversidad étnica en los currículos de historia. En la conclusión señalamos la necesidad de perseverar en la búsqueda de una solución basada en la diversidad y en la igualdad como requisitos fundamentales de la ciudadanía global.<hr/>Abstract: A characteristic of the contemporary world is the ethnic and racial diversity. This fact, however, is not resolved in the school curriculum, particularly in the curriculum of history and social sciences. In our study we analyzed: a) the arguments for the need for a History education focused on ethnic diversity, b) the teaching of history and of native peoples in America, c) the indigenous in the Chilean history curriculum, and d) the situation in Spain: the approach of ethnic diversity in History curricula. In the conclusion, we highlight the need to persevere in the search for a solution based on diversity and equality as fundamental requirements of global citizenship. <![CDATA[Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Passados treze anos da promulgação da Lei 10.639/03 que estabelece o estudo das contribuições dos povos do continente africano e da diáspora afrodescendente para a história, arte e cultura brasileiras, propomos, neste artigo, mapear seus impactos, tendo em vista a construção de sentidos em torno da efetividade e eficácia (Santos, 1985) da lei. Nosso corpus discute a recepção durante seminário temático em turma de licenciatura em língua portuguesa. Entendendo discurso como prática ideológica que constitui, naturaliza, sustenta e modifica significados no/sobre o mundo (Rogers, 2004), apontamos a dupla referenciação em torno do que seja a obrigatoriedade da lei nos momentos em que os interlocutores se envolvem em armadilhas discursivas.<hr/>Abstract: After thirteen years of the enactment of the Law 10639/2003 establishing the study of African peoples' and afro-descendants' diaspora contributions to the Brazilian history, art and culture, we intended to map, in this paper, the impacts of this legal regulation aiming at building meanings on the law effectiveness and efficiency (Santos, 1985). Our corpus discusses the reception during a thematic seminar which took place at a Portuguese teaching education course. Understanding discourse as an ideological practice which constitutes, naturalizes, supports and modifies meanings about the world and in the world (Rogers, 2004), we point out processes of the double referencing around African Culture, History and Literature teaching legal enforcement in moments when the interlocutors engage in discursive traps. <![CDATA[Ainda Não Sei Ler e Escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O processo de leitura e escrita de alunos indígenas deve ser problematizado em relação ao fracasso escolar, cuja terminologia é aplicada aos alunos que não alcançam as expectativas estabelecidas pelo sistema de ensino, cujo parâmetro é pautado na educação para o não indígena. Este estudo objetiva discutir o suposto fracasso escolar, no campo da leitura e da escrita, de alunos indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, em Dourados/MS. Fundamenta-se na perspectiva sociopolítica dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, adotando o caminho investigativo da etnografia.<hr/>Abstract: Reading and writing process of indigenous students should be questioned in relation to the school failure. This is applied to students who do not reach the expectations established by the learning system, whose parameter is grounded in education for non-indigenous people. This study aimed to discuss the alleged school failure in the fields of reading and writing of Guarani, Kaiowá, and Terena indigenous students, in Dourados/MS. It is based on the sociopolitical perspective of Cultural Studies, and Literacy Studies, choosing ethnography as the investigative way. <![CDATA['This is The End, My Beautiful Friend!': lazer sério e o fim da carreira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo1: O número de corredores de rua cresce cada vez mais e entre eles, especialmente o grupo dos com mais idade. Mas tudo que tem um início tem um fim, também a "carreira" de um corredor. Confrontando-se com limitações, muitas vezes causadas pelo envelhecimento, o sujeito precisa lidar com esta situação. O presente artigo interpreta o fim da carreira de um corredor como um momento de aprendizagem frente a um novo desafio. São registrados os diferentes fatores que influenciam neste processo e analisadas as várias formas de lidar com a possível interrupção da atividade no contexto de um grupo de corrida de Porto Alegre. <hr/>Abstract: The number of runners is increasing, among them, especially, the older ones. But everything that starts comes to an end, including a runner's career. Confronting limitations often caused by aging, the older runner has to deal with this situation. This paper interprets the end of career of a runner as a learning moment facing a new challenge. Various factors that influence this process were recorded and the different ways of coping with the end of a runner's career were analyzed in the context of a racing group in Porto Alegre. <![CDATA[Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência. <hr/>Abstract: The problem of demarcation has not been satisfactorily explained in the disciplines of Methodology. Explanations about the Hypothetical-Deductive Method, its nature and its use are scarce. This article is the result of a research on the practicing of the Scientific Methodology discipline. The research covered a wide bibliographical database, and represents a contribution towards improving the teaching-learning process and correcting misconceptions encountered in most textbooks. The conclusion is that the reorientation of the discipline is an opportunity to enhance the interdisciplinary practice, and promotes the practice of isomorphism, the development of systematic perspectives and the advance towards transcience. <![CDATA[A Cidade como Espaço da Infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo1: Estudos recentes (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) têm sugerido que a experiência da infância contemporânea nos centros urbanos é cada vez mais vivida de forma fragmentada. Para investigar tal afirmativa, o presente artigo se propõe a conhecer as experiências urbanas de duas meninas e dois meninos, habitantes de Brasília, Distrito Federal. O estudo utilizou métodos visuais e considerou as crianças como principais informantes. Map-like model (Blaut et al., 2003) e a foto-elicitação (Clark-Ibáñez, 2004) foram considerados como instrumentos de geração de dados. A análise sugere que apesar das crianças serem dirigidas aos espaços especializados e privados, seu conhecimento da cidade não é limitado. <hr/>Abstract: Recent studies (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) have suggested that the experience of contemporary childhood in urban centers is increasingly lived in a fragmented way. In order to investigate such claim, this article aims to know the urban experiences of two girls and two boys who live in Brasília, Federal District, Brazil. The study considered visual methods and the children were understood as key informants. Map-like model (Blaut et al., 2003) and photo-elicitation (Clark-Ibáñez, 2004) were considered as tools for data generation. The analysis suggests that although children are directed to specialized and private spaces, their knowledge of the city is not limited. <![CDATA[Perspectivas da Educação Não Escolar no Trato com Jovens Infratores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100283&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pes­quisa do Estado de São Paulo) e foi desenvolvido no ano de 2014. A pesquisa tem por objetivo apresentar os limites e as contribuições da educação não escolar promovida por socioeducadores do Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (NAIS), identificando os fundamentos e as perspectivas que orientam as práticas educativas, que foram averiguadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Ao conhecer a realidade educacional vivida pelos jovens atendidos pelo NAIS, intenciona-se contribuir com a educação desenvolvida por essa instituição e, também, sinalizar alternativas que possam qualificar as ações educativas não escolares.<hr/>Abstract: This article results from a research funded by FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), developed in the year of 2014. The survey aims to present the limits and contributions of non-school education developed by social educators of Núcleo de Atendimento Integrado de Sorocaba (NAIS), identifying the fundamentals and the perspectives that guide educational practices, which were investigated through semi-structured interviews. By knowing the educational reality experienced by young people assisted by NAIS, it is intend to contribute to the education developed by the institution and also signal alternatives that might qualify the non-school educational activities. <![CDATA[Representações da Infância nos Discursos Pedagógicos: mutações e temporalidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo analisa as representações da infância nos discursos pedagógicos com o objetivo de detectar mutações que ocorreram na imagem da criança-aluno na modernidade. Tem-se como principal hipótese que as diferentes imagens da infância forjadas no âmbito da Pedagogia estão intrinsecamente ligadas às transformações no relacionamento das sociedades modernas com a temporalidade.<hr/>Abstract: The present study analyzes representations of childhood in pedagogical discourses with the purpose of detecting mutations that occurred in the child-student image in modernity. The main hypothesis of this article assumes that the different images of childhood forged under Pedagogy are intrinsically linked to changes in the relationship of modern societies with temporality. <![CDATA[Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresenta-se uma opção formativa para professores, que se desenvolve em duas etapas: (i) o processo de formação e (ii) a monitorização, consistindo esta no apoio aos formandos após a formação. A proposta formativa já foi implementada em Portugal e teve como foco a integração do Moodle em contextos de ensino e aprendizagem, nos ensinos básico e secundário. Para contextualizar o estudo mencionamos algumas iniciativas de apetrechamento tecnológico, de formação e desenvolvimento profissional implementadas em Portugal. Apresentamos o enquadramento teórico subjacente à proposta de formação em duas etapas, as questões de pesquisa, o processo de formação e os resultados obtidos.<hr/>Abstract: We present a teacher training course that has emerged as a way to support the trainees as well as to keep up with the training received. It is developed in two stages: (i) the training process and (ii) the monitoring. The second stage acts as support for trainees after the training course, urging them to continue to update the training received. It has already been applied in Portugal. We describe the procedure and present the results. To contextualize our study we report some training and professional development initiatives implemented in Portugal, as well as processes of change in the scope of basic and secondary education. We also describe the model, the research questions that were outlined for its evaluation, and the results achieved. <![CDATA[Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica em educação, baseada em observação participante, videogravações e entrevistas, acompanhamos o início do processo de inserção de uma turma de crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Em nosso estudo, procuramos caracterizar aspectos do início desse processo considerando a cultura escolar como algo em constante movimento, povoada por embates e contradições, e em íntima relação com a construção da cultura de pares. Destacamos alguns aspectos essenciais que caracterizaram a inserção dessas crianças no Ensino Fundamental: a rotina diariamente escrita no quadro, a preocupação com o bem-estar físico das crianças, o cuidado com os artefatos escolares, o tom de voz baixo da professora, a roda de conversa e a prática de uma criança ajudar a outra.<hr/>Abstract: Grounded on an ethnographic research approach in education, based on participant observation, video recordings, and interviews, we followed a group of six-year-old children in their process of integration into Elementary School. In our study, we sought to characterize aspects of the beginning of this process considering the school culture as something in constant motion, populated by clashes and contradictions, and in close relation with the construction of peer culture. We highlight some essential aspects that characterized the entrance of these children in Elementary School: the routine daily written in the blackboard, the concern with the children's physical well-being, the care with school artifacts, the teacher's low voice tone, the conversation circle, and the practice of children helping one another. <![CDATA[Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.<hr/>Abstract: By means of the reflecting abstraction, unlike the empirical abstraction, the subject builds cognitive abilities removing features of his coordination of actions. Piaget creates the pseudo-empirical abstraction as a form of the reflecting, not the empirical abstraction; by it, the subject withdraws from the objects the features of his coordination of actions, which he had previously placed on them. When removing the eight of the eighth part of an abacus row, the subject actually withdraws what he had put in that piece. If he takes the eight from different abacus parts, depending on where he began to count, it means that the eight is not in them; it is in the mind of the subject. In addition to characterizing it, it is shown in the text the epistemological, methodological and educational value of the pseudo-empirical abstraction. <![CDATA[Education and the Theory of Recognition: interview with Axel Honneth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432017000100395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.<hr/>Abstract: By means of the reflecting abstraction, unlike the empirical abstraction, the subject builds cognitive abilities removing features of his coordination of actions. Piaget creates the pseudo-empirical abstraction as a form of the reflecting, not the empirical abstraction; by it, the subject withdraws from the objects the features of his coordination of actions, which he had previously placed on them. When removing the eight of the eighth part of an abacus row, the subject actually withdraws what he had put in that piece. If he takes the eight from different abacus parts, depending on where he began to count, it means that the eight is not in them; it is in the mind of the subject. In addition to characterizing it, it is shown in the text the epistemological, methodological and educational value of the pseudo-empirical abstraction.