Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320210003&lang=pt vol. 46 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Neo-Fascismo, Capitalismo e Educadores Marxistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Meu foco neste artigo está na educação marxista revolucionária, distinguindo-a, em particular, das versões centrista e de esquerda da socialdemocracia/revisionismo. Nesse sentido, apresento o que considero serem cinco aspectos-chave da crítica dos marxistas sobre a política educacional e apresento propostas, e busco cumprir, relacionadas a: (i) Currículo e Avaliação, (ii) Pedagogia, (iii) A Cultura Organizacional dentro da Escola / Instituição, (iv) Organização do Sistema de Ensino e dos Alunos, ou seja, escolaridade integral ou seletiva, e (v) Propriedade e Controle de Escolas, Faculdades e Universidades. A conclusão expõe o que há de especificamente marxista nas propostas apresentadas.<hr/>ABSTRACT I focus in this chapter on Revolutionary Marxist education, distinguishing it, in particular, from both Centrist, and Left versions of social democracy/revisionism. Accordingly, I set out what I consider to be five key aspects Marxists critique about education policy, and make proposals and seek to enact, relating to: (i) Curriculum and Assessment, (ii) Pedagogy, (iii) The Organisational Culture within the School/ Institution, (iv) Organisation of The Education System and of Students, that is, comprehensive schooling or selective schooling, and (v) Ownership and Control of Schools, Colleges and Universities. The conclusion sets out what is specifically Marxist about the proposals set out. <![CDATA[Teoria e Educação nos Limites do Capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo tratamos de teoria e educação e dos diversos contextos em que se situam os limites do capital, sua historicidade e relações com a vida humana. Outro aspecto de nossa reflexão é a educação no sentido de formação humana. Primeiro, tratamos da historicidade do materialismo histórico; a seguir, apresentamos alguns conceitos fundamentais para a pesquisa em educação; terceiro, trazemos a história do presente e sua relação com o autoritarismo em curso no Brasil; por último sinalizamos os limites sociais do sistema capital, suas contradições e o reconhecimento do espaço dialético dos fenômenos que instauram formas contra hegemônicas de pensamento e de ação.<hr/>ABSTRACT In this article we deal with theory and education and the different contexts in which the limits of capital, its historicity and relations with human life are located. Another aspect of our reflection is education in the sense of human formation. First, we deal with the historicity of historical materialism; secondly, we present some fundamental concepts for educational research; third, we bring the history of the present and its relationship with authoritarianism in Brazil; finally, we point out the social limits of the capital system its contradictions and the recognition of the dialectical space of the phenomena that establish counter-hegemonic forms of thought and action. <![CDATA[Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.<hr/>ABSTRACT In this article, international educational policy guidelines between 1990 and 2020 were discussed, and three generations of special education policies in Brazil were analyzed, relating education and inclusion with equity and learning strategies. Such strategies are related to educational diversification, curriculum flexibility, differentiation of trajectories, and skills and competencies that do not require school institutions and knowledge. There is a multifaceted perspective related to inclusion, combining segregated and integrationist services. The proposals under discussion lead to lower education levels and de-schooling processes, reinforcing the inequality mechanisms that constitute capital sociability. <![CDATA[Capitalismo, Classe e Meritocracia: um estudo transnacional entre o Reino Unido e o Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir das bases teóricas do marxismo, este ensaio concentra-se na análise dos papéis desempenhados pela meritocracia no sistema capitalista e seus impactos sobre a classe trabalhadora. Este estudo transnacional discute os aspectos econômicos, ideológicos, culturais e políticos da meritocracia no Reino Unido e no Brasil. Em resumo, nossas análises apontam na direção do que nós chamamos de ‘uma estrutura de valores, de práticas, de significados e de símbolos meritocráticos’. Ao reproduzir as relações capitalistas de poder e classe, a meritocracia funciona como um pilar ideológico da hegemonia do capitalismo e uma justificativa para as desigualdades que ele mesmo engendra.<hr/>ABSTRACT Drawing on a Marxist theoretical framework, this essay concentrates on the analysis of the roles played by meritocracy in the capitalist system and its impacts on the working classes. This cross-national study discusses economic, ideological, cultural, and political aspects of meritocracy in the United Kingdom and in Brazil. In summary, our analyses indicate towards what we may call ‘a framework of meritocratic values, practices, meanings, and symbols’. Reproducing capitalist relations of power and class, meritocracy functions as an ideological pillar of capitalism’s hegemony and a justification to the inequalities it engenders. <![CDATA[Mais a Temer do que Esperar: educação radical e classe trabalhadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo se debruça sobre a questão de uma educação política radical a partir da perspectiva de uma classe trabalhadora global. Ele explora que forma tal educação tomaria e por que ela é fundamental para a criação de uma nova sociedade. Situando a discussão a partir de um arcabouço teórico marxista, argumenta-se que, embora seja possível a educação promover mudanças sociais, uma educação política radical só pode ocorrer fora das instituições formais de educação. O artigo explora as formas pelas quais o neoliberalismo, com o apoio da classe média, dificulta cada vez mais a educação pela busca da justiça e da libertação da classe trabalhadora. Não são oferecidas respostas definitivas, mas a possibilidade de um engajamento crítico com as questões abordadas.<hr/>ABSTRACT This article engages with the question of a radical political education from the perspective of a global working class. It explores what form such an education would take and why such an education is central to the creation of a new society. Situating the discussion within a Marxist framework it argues that while it is possible for education to bring about social change a radical political education can only take place outside of the institutions of formal education. It explores the ways in which neoliberalism with the support of the middle class makes an education in the pursuit of justice and the liberation of the working class increasingly difficult. It does not provide any definitive answers but rather offers the possibility of a critical engagement with the questions it raises. <![CDATA[As Relações de Classe, Raça e Gênero na Constituição da Deficiência Intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a relação entre deficiência intelectual e classe, raça e gênero. Para tanto, utilizamos dados do censo demográfico brasileiro (IBGE, 2010), organizados em três categorias: a) pessoas sem deficiência; b) pessoas com outras deficiências; e c) pessoas com deficiência intelectual. O resultado mais expressivo apontou que existe uma estreita relação entre os níveis de renda e a proximidade que as curvas das três categorias apresentam. Quanto maior o nível de renda, mais próximas são as curvas, demonstrando o quão decisivo é o impacto da raça e do gênero nas condições de vida das pessoas com deficiência intelectual.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze the relationship between intellectual disability and class, race and gender. For this purpose, we used data from the Brazilian demographic census (IBGE, 2010), organized into three categories: a) people without disabilities; b) people with other disabilities; and c) people with intellectual disabilities. The most expressive result pointed out that there is a close relationship between income levels and the proximity the curves of the three categories showed. The higher the income level, the closer the curves are, demonstrating how decisive the impact of race and gender is on the living conditions of people with intellectual disability. <![CDATA[Professor Sem Ensino: projeto de escola e professor para educação especial (1996-2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é contribuir com o debate do projeto de escola pública e de professor para a educação especial proposto nas políticas educacionais no início do século XXI no Brasil. Com base no materialismo histórico-dialético, analisamos documentos nacionais representativos da política de educação especial entre 1996 e 2016. Constatamos que o projeto de escola pública está ancorado no viés assistencialista, com ampliação da entrada do setor privado em sua gestão. A educação especial na atual perspectiva reforça a característica de serviço a ser prestado nas escolas regulares, e o professor, nesse contexto, é mais um recurso utilizado. Tais considerações corroboram com as determinações das Organizações Multilaterais para a educação.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to contribute to the discussion on the project of public school and of teacher for Special Education as proposed by Brazilian educational policies in the beginning of the 21st century. Based on historical-dialectical materialism, we analyzed national documents that represents the Special Education policy between 1996 and 2016. We found that the public-school project is anchored in the assistance bias, with an increase in the private sector’s entry into its management. Special education in the current perspective reinforces the service characteristic to be provided in regular schools, and the teacher, in this context, is one resource used, among others. Such considerations corroborate the determinations of multilateral organizations for education. <![CDATA[Os Limites Educacionais do Capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir da perspectiva do Materialismo Histórico, nosso objetivo neste artigo é construir uma crítica do que denominamos três dimensões básicas dos limites educacionais engendrados pela ordem sociometabólica do Capital, articulando a discussão desses limites ao potencial transformador e revolucionário da Educação. Partimos da concepção de que a contradição fundante da educação no Capital é apresentar-se como sistema de reprodução do quadro de valores e práticas do sistema ao mesmo tempo em que se constitui como via de contestação dessa mesma estrutura ideológica. Indicamos, em conclusão, que os limites da educação devem ser concebidos como parte do complexo quadro ideológico de referência do capital, e não apenas como elementos isolados.<hr/>ABSTRACT Drawing on a Materialist perspective, in this paper we aim to build a critique of what we call three basic dimensions of the educational limits engendered by the sociometabolic order of the Capital, articulating the discussion of these limits to the transformative and revolutionary potential of Education. We set out from the principle that the founding contradiction of education in capitalism is to present itself as a system of reproduction of capitalism’s framework of values and practices while it constitutes itself as a way of contesting this same ideological structure. In conclusion, we indicate that the limits of education must be conceived as part of the Capital’s complex ideological framework of reference, and not just as isolated elements. <![CDATA[Um Arquivo sobre Teatro e Educação: problematizações no campo da invenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Inspirada no trato arquivístico legado pelo pensador francês Michel Foucault, esta reflexão debruçou-se sobre a tarefa de estabelecer um inventário da produtividade discursiva relativa ao campo das práticas que aliam teatro e educação, tomando por base empírica artigos concernentes ao tema e publicados em 58 periódicos da área educacional. Objetivou-se flagrar descontinuidades, regularidades e aleatoriedades em tal campo discursivo, culminando em mirar pela perspectiva crítica o que no presente emana certo ar de naturalização. Tal inventário alumbrou discursos regulares, além de embates entre as ditas abordagens essencialistas e contextualistas das práticas teatrais, resultando em efeitos atenuadores de suas distâncias conceituais.<hr/>Abstract: Inspired by the archival treatment left by the French thinker Michel Foucault, this reflection focused on the task of establishing an inventory of discursive productivity related to the field of practices that combine Theater and Education, adopting as an empirical basis, articles concerning the theme and published in 58 educational journals. The objective was to detect discontinuities, regularities, and randomness in such discursive field, culminating in looking through a critical perspective at what in the present emanates a certain air of naturalization. This inventory illuminated regular discourses, as well as clashes between so-called essentialist and contextualist approaches to Theater practices, resulting in mitigating effects of their conceptual distances. <![CDATA[Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O manuscrito apresenta contribuições da sensibilidade na criação de vínculos afetivos e engajamento nas temáticas ambientais. Os argumentos foram construídos a partir da análise de conteúdo de três pesquisas de doutorado, nas quais os resultados apresentaram dados que permitiram reflexões convergentes: I) vivências na natureza durante a infância, II) vivências e vinculações afetivas aos lugares e momentos, III) experiência estética/sensorial no meio ambiente. Concluímos argumentando pela relevância de uma virada ontológica na pesquisa e no aprofundamento de estudos que investiguem a interface entre as novas epistemologias ecológicas e a educação ambiental.<hr/>Abstract: This manuscript presents the contributions of sensibility in the creation of affective bonds and engagement in environmental issues. The arguments were built from the content analysis of three doctoral research studies in which the results presented data that allowed for convergent reflections: I- experiences in nature during childhood, II- experiences and affective bonds with places and moments III- aesthetic/sensory experience in the environment. We conclude by arguing for the relevance of an ontological turn in research and in the deepening of studies that investigate the interface between new ecological epistemologies and environmental education. <![CDATA[A Relação Público-Privada na Oferta da Educação Infantil em Porto Alegre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta a pesquisa sobre a parceria do poder público com instituições da sociedade civil para a oferta de educação infantil, no município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no período de 2017 a 2019. O referencial teórico-metodológico consultado parte da materialização do Estado, em um processo de correlação de forças, construídas historicamente por sujeitos que demandam políticas públicas. Constatou-se o incremento do setor privado na oferta e execução da política municipal de educação infantil, com implicações para a democratização do acesso e do atendimento das crianças. Assim, o direito à educação infantil não se concretiza plenamente, fortalecendo as desigualdades em uma sociedade de classes.<hr/>Abstract: The current paper presents a research about the partnership between the public sector and civil society institutions for the provision of early childhood programs in the city of Porto Alegre/Rio Grande do Sul state, during the years of 2017 and 2019. The theoretical and methodological approach was based on the materialization of the State, in a process of correlation between the forces that are historically built for individuals that require public policies. Due to this research, we have confirmed the growth of the private sector in the offer and execution of the city policies for early childhood education, with implication for the democratization of access and child support. Thus, the right to early childhood education is not entirely tangible, reinforcing the disparities in a class society. <![CDATA[Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300604&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir de pesquisa etnográfica realizada na cidade de São Paulo (SP), o artigo aborda a temática das escolhas educacionais no ensino superior. São analisadas as narrativas de quatro estudantes universitários, focalizando três processos de escolhas: a escolha por fazer ensino superior, por determinado curso e por uma instituição de ensino. O objetivo é mostrar as negociações de sentido realizadas pelos estudantes, constituindo escolhas possíveis. Como pano de fundo, está a argumentação de que a conjuntura de expansão do ensino superior nos anos 2000 e 2010 - em suas ambivalências e contradições - permitiu que tais escolhas entrassem no campo de possibilidades de novos agentes, a saber, de estudantes que são a primeira geração da família a cursar ensino superior.<hr/>Abstract: Based on an ethnographic research carried out in the city of São Paulo (SP), the article addresses the issue of educational choices in higher education. The narratives of four university students are analyzed, focusing on three processes of choices among students - the decision to enter in higher education, the choice of the course and the institution. The purpose of the article is to show the negotiations carried out by the students, constituting possible choices. As a background, is the argument that the conjuncture of expansion of higher education in the 2000s and 2010 - in its ambivalences and contradictions - allowed such choices to enter the field of possibilities for new agents, namely, students who are the first generation of the family to attend higher education. <![CDATA[A Noção de Experiência na História da Sexualidade: implicações políticas e formativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300605&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata do problema da experiência no terceiro domínio da obra de Michel Foucault, tomando como principal fonte os três primeiros volumes da História da sexualidade. Nele, analisa-se o lugar da experiência como uma categoria estruturante da obra e do pensar do intelectual francês, mostrando o caráter constitutivamente político dessa elaboração e os desdobramentos possíveis para pensar a formação humana. A experiência é concebida como um modo de relação consigo que implica a transformação de si a partir de uma lenta elaboração artesanal da própria existência, que se dá sempre na relação com o Outro, o que possibilita conceber a formação humana a partir da constituição ética-estética-política do sujeito nessa relação.<hr/>Abstract: This essay deals with the problem of experience in the third period of Michel Foucault’s work, taking as its main source the first three volumes of the History of Sexuality. It analyses the place of experience as a structuring category of the work, and of the French intellectual’s thinking, showing the constitutively political character of this elaboration and possible developments to conceive human education. Experience is conceived as a way of relating to oneself that implies the transformation of oneself, based on a slow artisanal elaboration of one’s own existence, based on the relationship with the Other, which makes it possible to conceive human education from the ethical-aesthetic-political constitution of the subject in this relationship. <![CDATA[Solving Probabilistic Tasks in Geometrical Context by Primary School Students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300606&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Se presenta un estudio exploratorio de resolución de tareas probabilísticas de comparación de probabilidades y construcción del espacio muestral por parte de una muestra de 55 niños costarricenses de 6º curso de primaria, analizando sus estrategias y errores. Comparando con investigaciones previas, se observa un mejor desempeño en el ítem en que se puede comparar casos favorables y posibles y en el que es necesaria la comparación de áreas, pero no hay diferencias en aquel en que se introduce como distractor el orden de colocación de los casos favorables. Se observa que, en general, se construye correctamente el espacio muestral en los casos de suceso posible y equiprobable, no así en los de sucesos imposible o seguro.<hr/>Abstract: We present an exploratory study of solving probabilistic tasks proposed to a sample of 55 primary school 6th grade Costa Rican children on comparison of probabilities and the construction of the sample space, analysing their strategies and errors. Comparing the results with previous investigations, an improvement is observed in the item in which the comparison of favorable and possible cases can be applied, and where the comparison of areas is necessary; however, there were no differences in the item in which the order in which the favorable cases are located is introduced as a distractor. The sample space is generally correctly built in the cases of possible and equiprobable event, but not in those of impossible or certain events. <![CDATA[A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300607&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.<hr/>Abstract: This article approaches the role of formal education as a conditionality to Brazil’s social programs. The analysis focuses on developing social cash transfers programs to evidence the moral, political, and cultural foundations that maintain access to formal education as central to eliminate poverty in a long way. In this sense, the role of education as a conditionality serves to manage aspects of convincement about social mobility expectations between the beneficiaries in poverty and unemployment. Therefore, formal education is an argument that validates cash transfer programs to balance tensions and antagonism between opposite classes. <![CDATA[Querela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300608&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo trata da relação da querela das mulheres com a igualdade entre os sexos no que se refere ao direito à educação, definindo-se como campo de investigação a França, nos quase quatro séculos que vão de 1399 à Revolução Francesa, com distinção de três períodos de criação cumulativa: o de Christine de Pizan, a primeira mulher a viver da sua pena e a sustentar com ela a sua família; o de Marie de Gournay e Poulain de la Barre, que elevaram o termo igualdade a conceito e princípio; e o do marquês de Condorcet e Olympe de Gouges, que enriqueceram o conceito de igualdade com o de universalidade, estendendo a todos os seres humanos (Condorcet) e aos negros (Condorcet e Gouges) todos os direitos reivindicados para as mulheres.<hr/>Abstract: This article explores the relationship between the woman question and equality between the sexes regarding the right to education. The research was centered in France, from 1399 to the French Revolution. Three periods of cumulative creation were defined: that of Christine de Pizan, the first woman to live by her pen and support her family with it; that of Marie de Gournay and Poulain de la Barre, who elevated the term equality to a concept and principle; and that of the Marquis of Condorcet and Olympe de Gouges, who enriched the concept of equality with that of universality, thus extending to all human beings (Condorcet) and specifically to blacks (Condorcet and Gouges) all the rights claimed for women. <![CDATA[Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432021000300609&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem por objetivo compreender como as crianças em idade pré-escolar constroem as suas relações étnico-raciais em uma creche universitária na cidade do Rio de Janeiro. Considera-se neste estudo três dimensões que emergiram da pesquisa: as microações afirmativas expressivas registram a autoexpressão das crianças; as microações afirmativas inclusivas consideram a participação das crianças negras e não negras em situação de inclusão e as microações afirmativas formativas tratam do desenvolvimento profissional docente. A pesquisa aponta para a importância das microações afirmativas no desenvolvimento de práticas sociais antirracistas e pretende contribuir para os estudos da infância e para educação das relações étnico-raciais.<hr/>ABSTRACT This article aims to understand how pre-school children build their ethnic-racial relationships in a university day care center in the city of Rio de Janeiro. This study considers three dimensions that emerged from the research: the expressive affirmative micro actions, register the children’s self-expression; the inclusive affirmative micro actions consider the participation of black and non-black children in the situation of inclusion and formative affirmative micro actions, it is the professional development of teachers. Research points to the importance of affirmative micro actions in the development of anti-racist social practices and aims to contribute to childhood studies and the education of ethnic-racial relations.