Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620170002&lang=en vol. 42 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Resistance, class struggle and social movements in Latin America: contemporary dynamics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200269&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: The article aims to discuss the different interpretations of the dynamics of the class struggle in Latin America and to develop the argument that these dynamics of contemporary social movements constitute a new and broader dimension in the confrontation with the structural changes of capitalist system. The arguments that the article seeks to advance are the debate on social movements that were circumscribed to the context of the neoliberal agenda and to the post-consensus of Washington, and to develop the reconstruction of the circumstances of the new millennium that gave rise to the new forces of change and resistance to the new frontier of extractive capital. The article concludes that the new social movements in Latin America do not fundamentally disrupt the structure of economic and political power, nor the capitalist system.<hr/>Resumo: O artigo tem o objetivo de discutir as diferentes interpretações sobre as dinâmicas da luta de classes na América Latina e, ainda, desenvolver o argumento de que estas dinâmicas dos movimentos sociais contemporâneos constituem uma nova e mais ampla dimensão no enfretamento às mudanças estruturais do sistema capitalista. O artigo procura abordar os argumentos sobre o debate relativo aos movimentos sociais que estavam circunscritos ao contexto da agenda neoliberal e ao pós-consenso de Washington, bem como desenvolver a reconstrução das circunstâncias do novo milênio que deu origem às novas forças de mudanças e deu resistência à nova fronteira do capital extrativo. O artigo chega à conclusão de que os novos movimentos sociais na América Latina não desafiam fundamentalmente nem a estrutura do poder econômico e político nem o sistema subjacente.<hr/>Resumen: El artículo tiene el objetivo de discutir las diferentes interpretaciones sobre las dinámicas de la lucha de clases en América Latina y, además de eso, desarrollar el argumento de que las dinámicas de los movimientos sociales contemporáneos constituyen una nueva y más amplia dimensión en el enfrentamiento a los cambios estructurales del sistema capitalista. El artículo busca tratar los argumentos sobre el debate relacionado a los movimientos sociales que estaban circunscriptos al contexto de la agenda neoliberal y al post consenso de Washington, así como desarrollar la reconstrucción de las circunstancias del nuevo milenio que originó las nuevas fuerzas de cambios y resistencia a la nueva frontera del capital extractivo. El artículo concluye que los nuevos movimientos sociales en América Latina no desafían fundamentalmente ni a la estructura del poder económico y político ni al sistema subyacente. <![CDATA[The concept of rural education in the context of the Landless Rural Workers Movement (MST)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200297&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo e fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) e do Programa de Educação Tutorial - PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 - Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, e utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra.<hr/>Abstract: This article is the result of the research carried out in rural education in its close articulation with the social movements, with the collaboration of the Scientific Initiation Grant Program (PIBIC / CNPq) and the Program of Tutorial Education - PET Field Education and Movements Both at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). Its main objective is to present reflections carried out in recent years on the conception of rural education in the context of the Movement of Landless Rural Workers (MST), and to present the formation of educators and their participation as historical and cultural beings. We use, predominantly, bibliographical and documentary research, in particular, Education Book No. 8 - Principles of Education in the MST. We conclude that field education, as a liberating praxis, is used in the process of understanding the struggles and educational demands defended by the MST. It dialogues with the gestures, desires, values and struggle for the land.<hr/>Resumen: Este artículo es resultado de investigaciones realizadas en el ámbito de la educación rural y su estrecha articulación con los movimientos sociales, contando con la colaboración del Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica (PIBIC / CNPq) y del Programa de Educación Tutorial - PET Educación rural y Movimientos sociales, ambos de la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ). Su objetivo central es presentar reflexiones realizadas en los últimos años sobre la concepción de la educación rural en el contexto del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), la formación de los educadores y su participación, como seres históricos y culturales. Utilizamos predominantemente la investigación bibliográfica y documental, en particular, el Cuaderno de Educación n. 8 - Principios de Educación en el MST. Concluimos que la educación rural, como práctica liberadora, se usa en el proceso de comprensión de las luchas y demandas educativas defendidas por el MST. Ella dialoga con los gestos, deseos, valores y la lucha por la tierra. <![CDATA[The Movement of Semi-Earth workers and emancipatory education in times of socio-environmental crisis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200311&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem, desde sua origem, uma atenção especial para os espaços pedagógicos em sua dinâmica de atuação. Um importante local de formação do MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que existe desde 2005, na cidade de Guararema (SP). O objetivo deste trabalho foi pesquisar os cursos oferecidos na ENFF num recorte temporal de cinco anos (2011-2015), a partir do método da observação participante, a fim de compreender a leitura que o MST faz neste momento de crise socioambiental e, por conseguinte, sua proposta de formação educativa voltada para questões amplas da vida dos alunos e também para o mundo do trabalho. Concluiu-se que o MST tem estruturado cursos com essa temática especifica e projetado novos cursos para os próximos anos.<hr/>Abstract: Since its inception, the Landless Rural Workers Movement (MST) has given special attention to the pedagogical spaces in its dynamics of action. An important training site for the MST is the Florestan Fernandes National School (ENFF), which has existed since 2005 in the city of Guararema-SP. The objective of this work was to investigate the courses offered in the ENFF in a five-year time frame (2011-2015), using the participant observation method in order to understand the reading that the MST does at this time of socio-environmental crisis, and, consequently, his proposal of educational training focused on broad issues of students’ lives and also to the world of work. It was concluded that the MST has structured courses with this specific theme and designed new courses for the next years.<hr/>Resumen: El Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), desde su origen observa atentamente la dinámica de actuación de los espacios educativos. Un lugar importante de formación del MST es la Escuela Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que existe en la ciudad de Guararema-SP desde 2005. El objetivo de este estudio fue investigar los cursos ofrecidos en ENFF, tomando como ponto de referencia un plazo de cinco años (2011-2015), a partir del método de la observación participante, con el objetivo de comprender cuál es la lectura que el MST hace de este tiempo de crisis ambiental y, por eso, su propuesta de formación educativa centrada en cuestiones más amplias de la vida de los estudiantes y también para el mundo del trabajo. Se concluyó que el MST ha organizado cursos con ese tema específico y proyectado nuevos cursos para los próximos años. <![CDATA[The education in the context of the Brazilian agrarian issue and the STATE policies towards the education in/ of rural areas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200325&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo centra-se nas políticas de educação criada pelo Estado no Brasil, a partir dos interesses da expansão do sistema do capital, especialmente, para o espaço rural que, na contradição, contribui para criação de uma educação que caminha na contramão do sistema - a educação do campo. Esta é construída nas lutas dos movimentos sociais, no momento em que a questão agrária ganha grande evidência justamente pelo escasseamento de alternativas de reinclusão dos expulsos da terra. Nesse sentido, o objetivo do artigo consiste em analisar as políticas do Estado para a educação no/do campo no contexto da questão agrária brasileira. Assim, buscou-se desvelar as políticas educacionais implementadas pelo Estado, em acolhimento às demandas do capital, e a caracterização dos significados do projeto alternativo de educação do campo, emergido nas bases dos movimentos de luta pela terra.<hr/>Abstract: This paper focuses on the education policies shaped by the State in Brazil, starting from the interests on the expansion of the capitalist system, particularly for rural areas which, contradictorily, contribute in creating an education that goes against the educational system in those rural areas. This education is shaped on the struggles of social movements in a moment that the agrarian issue is put in evidence on account of the lack of alternatives in the reinclusion of people expelled from their lands. In this respect, the aim of this paper is to analyze the State Policy towards the education in the rural areas in the context of the Brazilian agrarian issue. Accordingly, it is sought to unveil the educational policies implemented by the State, hosting the demands of the capital and the characterization of the meanings of an alternate project of Rural Education, emerged on the basis of the land-rights movements.<hr/>Resumen: El artículo se centra en las políticas de educación desarrolladas por el gobierno brasileño, a partir de los intereses de expansión del sistema capitalista, especialmente, para el espacio rural que, al contrario, contribuye con la creación de una educación que camina contramano al sistema - la educación rural. Esta se construye en las luchas de los movimientos sociales, en el momento en que la cuestión agraria gana grande destaque por causa de la escasez de alternativas de re-inclusión de los que fueron expulsados de las tierras. En ese sentido, el objetivo de este artículo es analizar las políticas del Gobierno para la educación en/del campo en el contexto de cuestiones agrarias brasileñas. Por lo tanto, se buscó desvelar las políticas educativas implantadas por el Estado, en aceptación a las demandas del capital, y la caracterización de los significados del proyecto alternativo de educación rural, resultante de las bases de los movimientos de lucha por la tierra. <![CDATA[Labor, camponese agriculture and production of agroecological knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200347&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a produção do conhecimento relacionado a agricultura de base agroecológica a partir das contradições históricas do campo brasileiro. Para tanto, são analisadas as mudanças ocorridas no campo, especificamente com a expansão da agricultura capitalista e suas implicações para a agricultura camponesa. Na conformação das relações de trabalho e da relação ser humano-natureza estabelecidas na agricultura camponesa, e que se edificam as condições materiais sob as quais se erguem as bases para a produção do conhecimento agroecológico. A produção do conhecimento agroecológico se dá por meio da agricultura camponesa, do conhecimento tradicional e pela produção da ciência, que se estabelece em relação direta com o conhecimento tradicional.<hr/>Abstract: This text aims to analyze the production of knowledge related to agroecology based on the historical contradictions of the Brazilian field. To do so, we analyze the changes that have taken place in the countryside, specifically with the expansion of capitalist agriculture and its implications for peasant agriculture. In the conformation of the labor relations and human - nature relationship established in peasant agriculture, the material conditions under which the bases for the production of agro - ecological knowledge are built. The production of agroecological knowledge occurs through peasant agriculture, traditional knowledge and the production of science, which establishes itself in direct relation with traditional knowledge.<hr/>Resumen: Este texto tiene como objetivo analizar la producción de conocimiento relacionado a la agricultura de base agroecológica a partir de las contradicciones históricas rurales de Brasil. Para ello, se analizan los cambios ocurridos en la zona rural, específicamente con la expansión de la agricultura capitalista y sus efectos en la agricultura campesina. En la formación de las relaciones de trabajo y de la relación ser humano-naturaleza, establecidas en la agricultura campesina es que se edifican las condiciones materiales bajo las cuales se erigen las bases para la producción de conocimiento agroecológico. La producción de conocimiento agroecológico se da por medio de la agricultura campesina, del conocimiento tradicional y por la producción de la ciencia, que se establece en relación directa con el conocimiento tradicional. <![CDATA[Labor, education and social movement: analysis of the knowledge and political action of fishermen affiliated to Colony of Artisan Fishermen Z-16 of Cametá-PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200358&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Trabalho, Educação e Saberes dos Pescadores da Colônia Z-16 de Cametá - PA é produto de uma pesquisa que problematiza os saberes dos pescadores da Colônia Z-16 produzidos a partir do trabalho desses trabalhadores, buscando compreender como vem se dando a contribuição desses saberes quanto a fortalecê-los como sujeitos, assegurando a sobrevivência, ou negando o seu próprio trabalho. Na metodologia, pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como referência o materialismo histórico-dialético. Os pescadores desenvolvem seus saberes a partir do seu trabalho. A atuação política dos pescadores contribui para desenvolver o saber no e para o trabalho enquanto práxis produtiva.<hr/>Abstract: Work, Education and Knowledge of the fishermen of the Z-16 Colony of Cametá-Pa is the product of a research that problematizes the knowledge of the fishermen of the Colony Z-16 produced from the work of these workers, trying to understand how the contribution has been given Knowledge to strengthen them as subjects, ensuring survival, or denying their own work. In the methodology was based on the qualitative approach, of the type of case study, having as reference the historical-dialectical materialism. Fishermen develop their knowledge from their work. The political activity of fishermen contributes to the development of knowledge in and for work as a productive praxis.<hr/>Resumen: Trabajo, Educación y Saberes de los pescadores de la Colonia Z-16 Cametá-Pa, es fruto de una investigación que cuestiona los saberes de los pescadores de la Colonia Z-16, producido a partir de la labor de esos trabajadores, intentando comprender cómo se está desarrollando la contribución de esos saberes con la intención de fortalecerlos como sujetos, garantizando la supervivencia o negación de su trabajo. La metodología se basa en el enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso, tomando como referencia el materialismo histórico y dialéctico. Los pescadores desarrollan sus saberes a partir de su trabajo. La actuación política de los pescadores contribuye para desarrollar el saber y para el trabajo como una práctica productiva. <![CDATA[Knowledge and educational processes in work experiences in island territories]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200377&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolares do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e aproximação e diálogo com a escola local.<hr/>Abstract: This research seeks to analyze knowledge and educative processes embedded in work experiences promoted by Association of Rural Residents and Small Producers of Joao Pilatos (AMPPRJP), which in social daily life inform relations with local biodiversity, examining perspectives of dialogue with rural scholar practices. It is an Amazonian island community, whose territorialities are reminiscent of ancestry that takes place through an intense and systematic relationship with nature, which is not always recognized and considered by public policies. Methodologically, we choose for historical materialism, using semi-structured interviews. The results of the research indicate the work centralism as a way of survival of the family group, whose productive practices are permeated by educative principles and constitute spaces for the circulation of knowledge, experiences and sociabilities of the social groups of the community and promote positive impact in their realities and approach and dialogue with the local school.<hr/>Resumen: Se busca analizar los saberes y procesos educativos asentados en experiencias de trabajo dinamizadas por mujeres y hombres que integran la Associacao dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Joao Pilatos (AMPPRJP), que en el cotidiano social informan relaciones con la biodiversidad local, examinando perspectivas de dialogo con practicas educativas escolares del campo. Se trata de una comunidad insular amazonica, cuyas territorialidades guardan memorias de una ancestralidad que se desarrolla por medio de una relacion intensa y sistematica con una naturaleza, no siempre reconocida y considerada por las politicas publicas. Metodologicamente se opto por el materialismo historico, con el uso de entrevistas semiestructuradas. Los resultados de la investigacion indican la centralidad del trabajo como un medio de supervivencia del grupo familiar, cuyas practicas productivas estan embebidas de principios educativos y se constituyen en espacios de circulacion de saberes, de vivencias y sociabilidades de los grupos sociales de la comunidad y suscitan un impacto positivo en sus realidades y aproximacion y dialogo con la escuela local. <![CDATA[Seeking and recognizing rights: knowledge production about quilombola school education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200396&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas, educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional.<hr/>Abstract: This article is part of the ongoing research entitled “Professional Education and the retention of quilombola students in the IFRN: an analysis beyond Law 12.711 / 2012”. The objective is to carry out research on academic production about school education for young quilombolas in Brazil. The methodology used was the search on the website of the Portal of Periodicals of CAPES with the descriptors “quilombola education” and “quilombola students” and “quilombola school education”. We rescued the concepts of race, ethnicity and quilombo, as well as a brief discussion about the history of black education in the country. As a conclusion, we highlight the role of the Black Movement in the search for affirmation of rights in the educational dimension.<hr/>Resumen: Este artículo forma parte de la investigación en curso titulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”. El objetivo es hacer el levantamiento de la producción académica acerca de la educación escolar dirigida a los jóvenes quilombolas en Brasil. La metodología utilizada fue la investigación en el sitio del Portal Periódicos da CAPES con los descriptores “educación quilombola”, “estudiantes quilombolas” y “educación escolar quilombola”. Rescatamos los conceptos de raza, etnia y quilombo, además de una breve discusión sobre la historia de la educación de los negros en el país. A modo de conclusión, destacamos el papel del Movimento Negro en busca de la afirmación de derechos en la dimensión educativa. <![CDATA[Gender socialization in families of female workers on rural Sisal environment: the challenge of rupture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200413&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo tem como objetivo realizar uma análise acerca dos aspectos relacionados a questões de poder patriarcal no contexto da socialização de gênero no âmbito da família. A produção tomou como referência autores como Bourdieu (2005), Saffioti (2004), Traverso-Yepez e Pinheiro (2005), Castro (2011; 2014), Salvaro e Wolf (2013), Ferreira (2016), Maciezeki-Gomes e Nogueira (2016); Freire (1987), entre outros. O método utilizado foi o da revisão bibliográfica, de base sociológica, tomando como referências artigos e livros. Como se trata de um estudo em andamento, as conclusões parciais demonstram que, diante da aparente predominância de traços patriarcais no ambiente rural do Território Sisaleiro, há que se investir na educação como alternativa para a subversão política das formas de socialização de gênero nesse contexto predominante.<hr/>Abstract: The article aims to analyze the aspects related to patriarchal power issues in the context of the socialization of gender within the family. The production took as reference authors such as Bourdieu (2005); Saffioti (2004); Traverso-Yepez and Pinheiro (2005); Castro (2011, 2014); Salvaro and Wolf (2013); Ferreira (2016); Maciezeki- Gomes and Nogueira (2016); Freire (1987), among others. The method used was the bibliographical review, based on sociology, taking as reference articles and books. As this is an ongoing study, the partial conclusions show that in the face of the apparent predominance of patriarchal traits in the rural Sisal Territory, it is necessary to invest in education as an alternative to the political subversion of gender socialization in this predominant context.<hr/>Resumen: El artículo tiene como meta analizar aspectos relacionados a cuestiones de poder patriarcal en el contexto de socialización de género dentro de la familia. La producción tomó como referencia autores como Bourdieu (2005); Saffioti (2004); Traverso-Yepez y Pinheiro (2005); Castro (2011, 2014); Salvaro &amp; Wolf (2013); Ferreira (2016); Maciezeki-Gomes y Nogueira (2016); Freire (1987), entre otros. El método utilizado fue una revisión bibliográfica, de base sociológica, tomando como referencia artículos y libros. Como se trata de un estudio en curso, los resultados parciales muestran que dada la aparente prevalencia de rasgos patriarcales en el territorio rural del área de Sisal, tenemos que invertir en la educación como alternativa para la subversión política de formas de socialización de género en ese contexto predominante. <![CDATA[The movement that occupied the public schools and its contribution for human emancipation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente texto propõe reflexões sobre as contribuições do movimento de ocupação de escolas públicas, ocorrido nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, para a formação dos estudantes. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, as dimensões educativas dos movimentos sociais são apresentadas tendo em vista a formação na e para a vida, evidenciando o caráter educativo das ocupações das escolas. Com base na análise da organização das ocupações, em cotejamento com a bibliografia, conclui-se que o movimento de ocupação de escolas, contribuiu para a produção de conhecimentos revolucionários imprescindíveis para a emancipação humana.<hr/>Abstract: This text proposes the reflections on the contributions of the movement of occupation of public schools, occurred in the years of 2015 and 2016 in Brazil, for the formation of the students. For that, based on bibliographical research, the educational dimensions of the social movements are presented with a view to training in and for life, evidencing the educational character of the occupations of schools. Based on the analysis of the organization of occupations, in comparison with the bibliography, it is possible to conclude that the movement of occupation of schools contributed to the production of revolutionary knowledge essential for human emancipation.<hr/>Resumen: Este texto propone reflexiones sobre las contribuciones del movimiento de ocupación de escuelas públicas, ocurrido en 2015 y 2016 en Brasil, para la formación de los estudiantes. Por lo tanto, a partir de una investigación documental, se presenta la dimensión educativa de los movimientos sociales con miras a una formación para la vida, destacando el carácter educativo de las ocupaciones de las escuelas. Basándose en el análisis de la organización de las ocupaciones en colación con la literatura específica, se concluye que el movimiento de ocupación de escuelas, contribuyó para la producción de conocimientos revolucionarios esenciales para la emancipación humana. <![CDATA[(Re) planning classes of sciences: the context of a center for social education in Goiania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200447&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo deste trabalho centraliza-se em apresentar a elaboração do planejamento de aulas de Ciências em uma escola que atende os jovens em conflito com a lei enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação em Goiânia. Portanto, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento de aulas com a professora de ciências da Unidade Escolar. Constatou-se que tratando deste perfil de estudante, da imersão da escola dentro de um ambiente de restrição e privação momentânea de liberdade, da ausência de legislação e de um currículo especifico, são atitudes simples no fazer escolar que podem permitir a esses jovens a possibilidade de adoção de procedimentos e atitudes frente a sociedade através dos conteúdos.<hr/>Abstract: The aim of this paper is mainly focused on the elaboration of a new Sciences schedule in a school where teenagers have already broken (justice conflicts) and study in rehab institutions. To realize this work and the construction of data we’ve opted for the elaboration of classes planning with the Scholar Unit Teacher. It was verified that treating this specific student profile, the imersion of the school inside of a restriction atmosphere and momentary privation of freedom, the legislation absence and without any specific curriculum, there are simple attitudes at school that can give these teenagers the possibility of adopting procedures and attitudes into the society through the contents.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo se centra en presentar la elaboración del planeamiento de clases de Ciencias en una escuela que asiste a jóvenes en conflicto con la ley mientras cumplen la medida socioeducativa de internación en Goiânia. Por lo tanto, se nota la necesidad de un abordaje cualitativo en los moldes de la investigación participante. Para la construcción de los datos se opta por la elaboración del planeamiento de las clases con la profesora de Ciencias de la Unidad Escolar. Se constató que, tratándose de este perfil de estudiante, de la inmersión de la escuela dentro de un ambiente de restricción y privación momentánea de libertad, de ausencia de legislación y de un currículo específico, son las actitudes simples en el desarrollo diario de la escuela las que pueden permitir a estos jóvenes la posibilidad de adopción de procedimientos y actitudes frente a la sociedad a través de los contenidos. <![CDATA[Dialogue without distance: reflections on tutoring on the english virtual course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200465&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre as concepções de diálogo para Freire, Moore, Filatro e Holmberg, relacionando-as com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dostutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.<hr/>Abstract: This article aims to reflect on attendance dialogue as a formative element in tutoring process on the English course offered in distance modality. This is a bibliographic and field research. Initially, it was realized a dialogue studying about Freire, Moore, Filatro e Holmberg conceptions, relating it to distance education comprehension and with “Quality Benchmarks for Higher Distance learning” document. Afterwards, tutors interactions of e-Tec English course were examined in order to check how the dialogue assiduity occurred.This conclusions suggested that the theoretically actions delegated to tutors are clearly defined, however the tutoring practical revealed aspects which could be reviewed by programs coordination and should be emphasized in training of online tutors.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como finalidad reflexionar acerca de la asiduidad del diálogo como elemento formativo en el proceso de tutoría de un curso de lengua inglesa en la modalidad a distancia. Se trata de una investigación bibliográfica y de campo. Inicialmente fue realizado un estudio sobre las concepciones de diálogo para Freire, Moore, Filatro y Holmberg, relacionándolas con su comprensión en la educación a distancia y, además, con el documento “Referentes de calidad para la Educación Superior a distancia”. Posteriormente, fueron analizadas las interacciones de los tutores de un curso de lengua inglesa de la red de e-Teccon para comprobar como ocurrió la asiduidad del diálogo. Como conclusión de la investigación, lo que se vislumbra es que teóricamente las acciones delegadas a los tutores están bien definidas; no obstante la práctica tutorial señala aspectos que pueden ser revisados por las coordinaciones de los programas y deben ser enfatizados en los encuentros de formación de tutores. <![CDATA[The worker formation in the Freirean perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200481&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Através da pesquisa bibliográfica nos escritos de Freire procurou-se encontrar as categorias fundantes para uma reflexão critica da formação profissional do trabalhador e da trabalhadora de modo a delinear o que seja um caminho libertador e emancipador para a formação destes na atualidade. A partir da categoria do ser sujeito, demonstra-se como o trabalhador e a trabalhadora constituem-se atores de sua história e criadores de seu mundo; nas categorias do tema-gerador, do diálogo, da educação como pratica da liberdade, verifica-se que o sentido da expressão formação dos trabalhadores so pode ser compreendido em sua dimensão libertadora; e, nas categorias da participação, da militância e da educação como ato político, comprova-se que uma formação libertadora resulta na atuação consciente do trabalhador e trabalhadora sobre o mundo vivido para transforma-lo.<hr/>Abstract: Through the bibliographical research in the writings of Freire, we sought to find the founding categories for a critical reflection of the professional formation of the worker in order to delineate what is a liberating and emancipatory way for the formation of them in the present time. From the category of being subject, it is demonstrated how the workers constitute themselves actors of their history and creators of their world. In the categories of theme generator, of dialogue, of education as a practice of freedom, it is verified that the meaning of the expression formation of workers can only be understood in its liberating dimension. And in the categories of participation, militancy and education as a political act, it is proved that a liberating formation results in the conscious action of the worker on the world lived in order to transform it.<hr/>Resumen: A traves de investigacion bibliografica en los escritos de Freire se procuro encontrar las categorias fundadoras para una reflexion critica de la formacion profesional del trabajador y de la trabajadora para delinear que es un camino libertador y emancipador para la formacion de ellos/as en la actualidad. A partir de la categoria del ser sujeto, se demuestra como el trabajador y la trabajadora se constituyen en actores de su historia y en creadores de su mundo; en las categorias del tema-generador, del dialogo, de la educacion como practica de la libertad, se verifica que el sentido de la expresion formacion de los trabajadores solo puede ser comprendido en su dimension libertadora; y, en las categorias de participacion, de la militancia y de la educacion como un acto politico, se comprueba que una formacion libertadora resulta en la accion consciente del trabajador y de la trabajadora sobre el mundo vivido para transformarlo. <![CDATA[The contribution of Paulo Freire’s ideas in the process of empowerment of the youth from Quilombo of Paratibe, João Pessoa - PB: an analysis of the experience from the Social Project Paratibe em Ação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200500&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo busca analisar a contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB, a partir das práticas em Educação Popular no Projeto Social Paratibe em Ação. Buscamos demonstrar como a prática educativa fundamentada no pensamento Freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacamos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas, a fim de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora.<hr/>Abstract: This article analyses the contribution of Paulo Freire’s ideas to the process of empowerment of the youth from the Quilombola community of Paratibe, João Pessoa - PB, based on some practices in Popular Education in the social project Paratibe em Ação. We seek to demonstrate how the educational practice founded on Freire’s ideas contributes to the process of reinforcement of identity and culture of the quilombola youth. In order to accomplish this intent, we highlight Freire’s contribution from the analysis of the experience from the social project Paratibe em Ação based on literature review and interviews, so we can understand the importance of the quilombola empowerment through an emancipating education.<hr/>Resumen: Este articulo busca analizar la contribucion del pensamiento de Paulo Freire en el proceso de empoderamiento de la juventud de la comunidad quilombola de Paratibe, Joao Pessoa - PB, a partir de las practicas en Educacion Popular en el proyecto social Paratibe em Ação. Buscamos demonstrar como la practica educativa fundamentada en el pensamiento de Freire contribuye al proceso de fortalecimiento de la identidad y la cultura de la juventud quilombola. Para ello, destacamos la contribucion de Freire a partir del analisis de la experiencia del proyecto social Paratibe em Ação, utilizando revision bibliografica y entrevistas para comprender la importancia del fortalecimiento de la identidad quilombola por medio de una educacion emancipadora. <![CDATA[Paulo Freire from research perspectives: the formative-investigative dialogical circles as a possibility of reinvent the circles of culture and self-directed in-service learning with teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200519&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro recreativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa.<hr/>Abstract: This article aims to socialize the constructions carried out within the scope of the research, based on the theoretical contributions of Paulo Freire. Inspired by the Circles of Culture (Freire, 2014), we (re)create the Investigative-Formative Dialogical Circles as an epistemological-political proposal of research, from eight different movements that constitute them: sensitive listening and pointed look; the emersion/ immersion of the themed; the detachment/ unveiling of reality; the discovery of unfinished; the problematizing dialogues; the re-creative record; the awareness and self (trans)formation, which is becoming stronger and constituting itself in all other movements. During the realization of the Dialogical Circles with the teachers, these movements are developing dialogically and dialectically, aiming always at the self (trans) formation of both the leading researcher and the co-authors involved in the research.<hr/>Resumen: Este articulo tiene como objetivo divulgar y compartir las construcciones realizadas en el ambito de la investigacion, tomando como base las aportaciones teoricas de Paulo Freire. Inspirados por los Circulos de Cultura (FREIRE, 2014), (re) creamos los Circulos Dialogicos Investigativo-formativos como una propuesta epistemologico-politica de investigacion, a partir de ocho diferentes movimientos que los constituyen: la audicion sensible y la mirada/aguzada; la emersion/inmersion de las/ en las tematicas; el distanciamiento/desvelamiento de la realidad; el descubrimiento de lo inacabado; los dialogos problematizadores; el registro re-creativo; la concienciacion y la auto(trans)formacion, que se va potencializando y constituyendo en todos los demas movimientos. Durante la realizacion de los Circulos Dialogicos con los profesores, esos movimientos se van tramando dialogica y dialecticamente, procurando siempre la auto(trans)formacion, tanto del investigador lider como de los sujetos coautores involucrados en la investigacion. <![CDATA[Body, culture and Paulo Freire: capoeira as a way of education from the perspective of human emancipation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362017000200538&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos Freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor, com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de possibilitar uma educação libertária com base na Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.<hr/>Abstract: This theoretical article aims to relate Freire’s concepts of being more, conscientization, freedom, reading the world, limit situations, oppressed oppressor, with the foundations and the symbolic universe of Capoeira, Afro-Brazilian cultural manifestation of struggle and resistance of historically marginalized people in order to enable a libertarian education based on culture. By presenting foundations embodied in corporeity and symbologies, such as cantigas, which confer social and historical belonging, as well as the positive valorization of historically silenced identities, the practice of capoeira is a potential cultural manifestation towards the Be More, leading to the critical insertion in reality of the oppressed people, so that they act on it for human emancipation.<hr/>Resumén: El presente articulo, de base teorica, tiene por objetivo relacionar conceptos freirianos de ser mas, concienciación, libertad, leer el mundo, situaciones límite, oprimido/ opresor, con los fundamentos y el universo simbolico de la Capoeira, manifestacion cultural afrobrasilena de lucha y reistencia de pueblos historicamente marginalizados, con el fin de posibilitar una educacion libertaria con base en la Cultura. Por presentar fundamentos configurados en la corporeidad y en simbologias, como las cantigas, que confieren pertenencia social y historica, ademas de la valorizacion positiva de identidades historicamente silenciadas, la practica de la capoeira se configura como potencial manifestacion cultural en direccion al Ser Mas, llevando la insercion critica de oprimidos en la realidad, para que en ella actuen dirigidos a la emancipacion humana.