Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620120001&lang=es vol. 37 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The communication contract in the classroom]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Não se pode reduzir o ato de comunicação a uma relação simétrica entre um emissor e um receptor; é necessário analisar as condições em que os sujeitos falantes reconhecem este direito recíproco de falar e construir sentido, para que o ato de comunicação se realize. Isso se dá em uma troca linguageira em que os parceiros reconhecem mutuamente o direito à palavra, ou seja, ambos entram em um contrato em que as partes buscam princípios, pertinência, influência e regulação comuns. Em uma situação de sala de aula, os parceiros contratam sua interação, de forma a construirem suas identidades, finalidades e papéis, para que os sentidos possam ser o resultado do ato de comunicação<hr/>The act of communication cannot be reduced to a symmetrical relationship between a transmitter and a receiver. The conditions under which the speaking subjects recognize this reciprocal right to speak and construct meaning for the act of communication to take place must be analyzed. This act occurs in a language exchange in which the partners recognize each other's right to speak, that is, both enter a contract in which they seek common principles, relevance, influence and regulation. In a classroom situation, the partners use their interaction in a way that co-constructs their identities, objectives and roles so that the senses can be the result of the act of communication. <![CDATA[About letters: language, teaching and subjectivity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretendo, com este artigo, indagar, mais uma vez, dando sequência a pesquisas anteriores dentro da temática linguagem, psicanálise e educação, sobre o que está em jogo quando se propõe a pensar a entrada da criança na linguagem. Considerando mais especificamente o processo escolar de alfabetização, tentarei discutir a função do texto bem como o jogo desejante que sua materialidade poderá constituir, o qual se aproxima do processo inconsciente em que se pode situar a subjetividade. Primeiramente vou considerar algumas questões introduzidas por Borges (2006) sobre o processo de alfabetização e o papel do texto. Num segundo momento, procurarei uma maior implicação com os conceitos fundamentais da psicanálise, objetivando poder discutir a questão da subjetividade. Por fim, pretendo tomar os três itens do título, linguagem, ensino e subjetividade, em seu enodamento irredutível, o que me permitirá discutir os três elementos principais envolvidos na trama educativa, criança, professor e texto.<hr/>This article is a continuation of an investigation, a follow up on previous research around the theme of language, psychoanalysis and education, about what is at stake when one proposes to consider a child's first attempts at language. Considering more specifically the process of school literacy, I will try to discuss the function of text as well as the desiring game that its materiality could constitute, which approaches the unconscious process in which subjectivity can be situated. Firstly, I will consider certain issues, introduced by Borges (2006), on the literacy process and the role of text. Secondly, I will treat the implications of the fundamental concepts of psychoanalysis, in order to discuss the question of subjectivity. Finally, I will take the three irreducibly intertwined items of the title, language, teaching and subjectivity, which will allow me to discuss the three main elements involved in the educational process - child, teacher and text. <![CDATA[Common sense and stereotype in reading practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma reflexão sobre as representações sociais acerca da leitura e de sua prática sob uma perspectiva discursiva. Considerando a natureza sócio-histórica da leitura, focaliza-se a sua relação com a estereotipia e a consequente naturalização de certas visões, naturalização que desconsidera a dinamicidade da vida social e a ação dos indivíduos como sujeitos únicos que transitam entre o novo e o diferente, ressignificam o jádito a partir da sua subjetividade e das relações intersubjetivas nas quais se inscrevem. Os estereótipos, entendidos como esquemas culturais que instituem uma percepção coletiva, mas nem por isso imutável, desempenham um importante papel no processo de leitura, já que o poder de evocação do estereótipo tem a ver com o conhecimento prévio que o leitor possui de seu próprio entorno e com a sua capacidade de perceber a presença de certos universos de referência.<hr/>This paper reflects on social representations about reading and its practice from a discursive perspective. Considering the socio-historical nature of reading, this study focuses on the relationship between reading and stereotypes and the consequences that this relationship poses for the naturalization of certain views. This naturalization does not consider the dynamic characteristic of social life and the participation of human beings as unique subjects who move between the new and the different, resignifying what has already been said arising out of its subjectivity and the inter-subjective relations within it. Stereotypes, understood as cultural schemas constituting an overall perception which is by no means immutable, play an important role in the reading process, since the power of stereotype for evoking has to do with the previous knowledge the reader has of his/her surroundings and his/her capacity to perceive references which are universal. <![CDATA[The domestication of educational agents: is there light at the end of the tunnel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100037&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo retoma-se a questão da relação triádica constitutiva do ofício: alunos, professor e conhecimento, verificando como ao longo da história esta relação definiu diferentes "identidades" para o professor. Sobretudo nas últimas décadas, as políticas públicas de currículo nacional, avaliações nacionais e programa de aquisição de livros didáticos, ou mesmo de pacotes pedagógicos, produziram uma domesticação dos agentes educativos que passaram a nortear seu ensino pelas exigências postas pelo sistema como um todo, com perda quase total de autonomia. A luz no fim do túnel vem precisamente dos espaços políticos que iluminaram esta mesma domesticação: o modelo norte-americano que, tendo fracassado, volta-se para a construção de uma maior autonomia nos processos didáticos e pedagógicos. A exemplificação deste processo se faz com base no ensino da linguagem.<hr/>This study takes up the question of the triadic relationship underlying the educational profession: students, teachers and knowledge, showing how this has defined different "identities" for the teacher throughout history. In recent decades especially, national curriculum policies, national assessments and the program for acquiring textbooks or even educational packages have resulted in the domestication of educational agents who let their teaching be guided by the demands imposed by the system as a whole, leading to an almost total loss of their autonomy. The light at the end of the tunnel comes precisely from the political spaces which inspired this same domestication: the North-American model which, having failed, decides to build a greater autonomy in educational and pedagogical processes. This process is exemplified using the teaching of language as a basis. <![CDATA[All fields communicate through language: necessary educational practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Lançar um olhar sobre a linguagem não é tarefa apenas do professor de português, mas de todas as áreas de conhecimento, pois um conceito de linguagem como atividade constitutiva dos sujeitos, dos temas, das ciências, da interação, a favor do desenvolvimento da aprendizagem, redimensiona toda ação pedagógica, de modo a transformar o ensino em um processo de letramento eficaz. Essa reflexão teórica, sob o ponto de vista das teorias da linguagem, visa a um aprimoramento das atividades de falar e ouvir, ler e escrever, em todas as disciplinas, de acordo com as realizações de linguagem específicas de cada área, como um desafio para as mudanças educacionais mais urgentes.<hr/>Looking at language is not just the task of the Portuguese teacher, but of all the fields of knowledge since a concept of language as the constitutive activity of subjects, themes, sciences and interaction, in promoting learning, is the basis for all pedagogical action if teaching is to be transformed into a process of effective literacy. This theoretical reflection, based on language theories, sets out to improve the activities of speaking and listening, reading and writing in all subjects, in accordance with the language achievements specific to each field, as a challenge for the most pressing educational changes. <![CDATA[The teaching of reading to children in the classroom: dialogic literary gatherings]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100067&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado (2011), cujo tema é a leitura dialógica. Trata-se da leitura de literatura clássica para reforçar aprendizagens e estabelecer conexões com a vida. Foram retomadas, também, algumas investigações que vêm acontecendo no campo da leitura e da escrita em âmbito nacional e seus avanços, no intuito de ampliar o debate. Tal atividade foi realizada pioneiramente em duas salas de aula de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e teve como orientação a metodologia comunicativo-crítica, cuja base está na análise da realidade em parceria com os sujeitos. Como resultados destacamos os impactos positivos de uma leitura dialógica nas práticas docentes, no contexto e nas aprendizagens de crianças em sala de aula.<hr/>This article sets out to present the results of a doctoral research (2011) on the theme of dialogical reading. It deals with the reading of classical literature to enhance learning and make connections with life. Analyses being undertaken nationally in the field of advances in reading and writing have been included in order to broaden the debate. The research was initially pioneered in two public school classrooms in the State of São Paulo, using the communicative-critical methodology as a guideline, based on the analysis of reality in partnership with the subjects. The results highlight the positive impacts of a dialogical reading on teaching practices in the context, and in children's learning in the classroom. <![CDATA[If Freud were to visit our nursery schools: matches and mismatches between children and adults]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100085&lng=es&nrm=iso&tlng=es Freud afirma que não precisaria ter escrito os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade se os homens soubessem aprender através da observação direta das crianças. Para a Psicanálise, há um laço indissociável entre saber e subjetividade, pois a relação com o outro é fundamental para a construção de um saber. Consideramos que o encontro entre o adulto e a criança carrega em seu bojo a marca do descompasso de saber. Dessa maneira, destacamos, neste trabalho, que esse descompasso promove as vias do não saber, situando um movimento de aprender que se situa na experiência da criança e também na vivência do adulto.<hr/>Freud says that he would not need to have written the Three Essays on the Theory of Sexuality if people knew how to learn from the direct observation of children. For Psychoanalysis, there is an indissoluble link between knowledge and subjectivity, since the relationship with the other is fundamental for building knowledge. We believe that the meeting between adult and child carries within it the signs of a mismatch in knowledge. By sharing this point of view, we emphasize in this study that such a mismatch in knowledge promotes ways of not-knowing, leading to a movement of learning located in both the child's experience and in that of the adult. <![CDATA[Formative processes arising from inclusive practices in basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo resulta de uma experiência de pesquisa, com características colaborativas, desenvolvida com um grupo de professores de quatro escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Nele, analisamos a gênese do processo de pesquisa estabelecido entre Universidade e Escola e o desenvolvimento dos encontros de formação e de escrita colaborativa. A partir dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa-ação, sistematizamos e analisamos o processo de formação continuada e de escrita colaborativa. Da análise dos registros escritos pelas professoras é possível afirmar três aspectos que possuem um caráter inovador das formas de pensar e fazer a docência na Educação Básica: a) a prática da Inclusão desde a experiência cotidiana da docência compartilhada; b) a formação de professores desde a dimensão da pesquisa e da autoria escrita; c) a compreensão de Docência Compartilhada e de trabalho coletivo na escola como indicadores de inovação educativa. Por fim, sustentamos que o movimento de formação continuada, quando realizado em rede, possibilita a melhoria da prática pedagógica e a qualificação dos processos de inclusão educativa.<hr/>This article is the result of a research experience, of a collaborative nature, carried out with a group of teachers from four schools in Porto Alegre's municipal school network. The genesis of the research process established between the University and the School and the progress of formation meetings and collaborative writing are analyzed. From the theoretical-methodological contributions of action research, a process of ongoing education and collaborative writing is systematized and evaluated. Out of an analysis of the written records of teachers, three aspects can be highlighted, which have the innovative character of the ways of thinking and teaching in basic education: a) the practice of inclusion from the everyday experience of shared teaching; b) formation of teachers from the perspective of research and written authorship; and, c) the understanding of Shared Teaching and collective work in the school as indicators of educational innovation. Finally, it is argued that the movement of ongoing formation, when conducted in a network, leads to improvements in teaching practice and in the qualification of procedures for educational inclusion. <![CDATA[Social representations of elementary public school students on violence in the school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100113&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa tem como objetivo descrever a representação social que estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Salvador/BA fazem da violência na escola, identificando os significados associados a esta violência, suas raízes e possível prevenção. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada, que versou sobre a violência em geral, suas interfaces com a escola, as possíveis causas e prevenção etc. Os dados levantados possibilitaram compreender que a violência está vinculada à agressão física, à criminalidade, sendo o próprio aluno o responsável primeiro pela produção da violência. As representações sobre a violência na escola trazem significados como desrespeito e discriminação, assim como violência escolar, agressão física, verbal e psicológica.<hr/>This research sets out to describe the social representation made by elementary school students from two State schools in Salvador (Bahia) on school violence, by identifying the meanings associated with this violence, its roots and possible prevention. Data was collected through semi-structured interviews about violence in general, its interfaces with the school, possible causes and prevention etc. The data collected leads one to understand that violence is linked to physical abuse and crime, where the students themselves are responsible in the first place for the production of violence. Representations of violence in schools reveal meanings, such as disrespect and discrimination, as well as school violence in the form of physical, verbal and psychological aggression. <![CDATA[The pedagogy course based on the discourse of future teachers: contradictions, challenges and possibilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100131&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa com acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Rio Grande do Sul, objetivando problematizar aspectos relativos ao Curso de Pedagogia, aos conhecimentos produzidos e ao trabalho dos pedagogos, com base nos discursos de acadêmicos entrevistados. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue um amplo Estudo de Caso, em que foram realizadas entrevistas e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição em que os acadêmicos estudavam. Discutindo a Pedagogia como ciência e diferenciando o professor do Pedagogo, percebeu-se que os componentes curriculares, as mudanças no currículo e algumas lacunas são destacadas pelos estudantes como elementos determinantes em seu futuro trabalho e profissão.<hr/>This article, which presents a survey of 8th semester Pedagogy students at a University in Rio Grande do Sul, sets out to discuss aspects of the Pedagogy Course, the knowledge produced and the work of pedagogues, using as a basis the discourse of students who were interviewed. The research is of a qualitative nature, based on an extensive case study. Interviews were held and a documental analysis was made of the Pedagogical Project of the Pedagogy Course in the institution where the students studied. Pedagogy as a science was discussed as was what makes the pedagogue different from the teacher. It was observed, in this study, that the curriculum components, changes in the curriculum and lacunas were highlighted by the students as vital elements in their future work and profession. <![CDATA[Cultural and moral formation: a critique of reason]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100147&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo o objetivo é refletir sobre a relação entre moral, razão e emancipação na sociedade contemporânea. Interessa-se, sobretudo, em confrontar a ideia de moralidade à premência de uma crítica da razão no sentido da busca pelo esclarecimento e pela autonomia, segundo o referencial da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Entende-se que discutir sobre a perspectiva da ética no contexto da sociedade que se institui a partir da modernidade torna-se um passo fundamental para a apreensão das possibilidades de um processo formativo que permita a superação da heteronomia intelectual e moral do homem contemporâneo.<hr/>This paper set out to reflect on the relationship between morality, reason and emancipation in contemporary society. It is mainly interested in confronting the idea of morality with the urgency of a critique of reason in the sense of searching for enlightenment and autonomy, using the Critical Theory of the Frankfurt School as a reference. It is understood that discussing the perspective of ethics in a society based on modernity is an essential step towards understanding the possibilities of a formation process which leads to overcoming the intellectual and moral heteronomy of contemporary man. <![CDATA[Narradores de javé: arguments to think about modernity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100161&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho visa discutir a crise da Modernidade, com base nas questões sugeridas pelo filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé. Indagamos: que tipos de documentos registram as "verdades"? Quem pode dizer o que é ou não é a "verdade"? Qual é a diferença entre o que se diz ou o que se escreve? Existe significado fora do "método"? Sustentamos que a obra em pauta proporciona valiosas reflexões acerca do embate existente entre o pretenso cientificismo moderno e suas consequências "pós-modernas".<hr/>This paper discusses the crisis of Modernity, using as a basis the issues raised in the movie Narradores de Javé, directed by Eliane Caffé. It can be asked: what kind of document registers the "truth"? Who can say what is and what is not "truth"? What is the difference between what is said and what is written? Can we find meaning without "method"? The movie provides valuable reflections on the existing conflict between the supposed modern scientism and its "post-modern" consequences. <![CDATA[Proposta político-pedagógica para a educação fundamental da infância e da adolescência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho visa discutir a crise da Modernidade, com base nas questões sugeridas pelo filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé. Indagamos: que tipos de documentos registram as "verdades"? Quem pode dizer o que é ou não é a "verdade"? Qual é a diferença entre o que se diz ou o que se escreve? Existe significado fora do "método"? Sustentamos que a obra em pauta proporciona valiosas reflexões acerca do embate existente entre o pretenso cientificismo moderno e suas consequências "pós-modernas".<hr/>This paper discusses the crisis of Modernity, using as a basis the issues raised in the movie Narradores de Javé, directed by Eliane Caffé. It can be asked: what kind of document registers the "truth"? Who can say what is and what is not "truth"? What is the difference between what is said and what is written? Can we find meaning without "method"? The movie provides valuable reflections on the existing conflict between the supposed modern scientism and its "post-modern" consequences. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000100209&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho visa discutir a crise da Modernidade, com base nas questões sugeridas pelo filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé. Indagamos: que tipos de documentos registram as "verdades"? Quem pode dizer o que é ou não é a "verdade"? Qual é a diferença entre o que se diz ou o que se escreve? Existe significado fora do "método"? Sustentamos que a obra em pauta proporciona valiosas reflexões acerca do embate existente entre o pretenso cientificismo moderno e suas consequências "pós-modernas".<hr/>This paper discusses the crisis of Modernity, using as a basis the issues raised in the movie Narradores de Javé, directed by Eliane Caffé. It can be asked: what kind of document registers the "truth"? Who can say what is and what is not "truth"? What is the difference between what is said and what is written? Can we find meaning without "method"? The movie provides valuable reflections on the existing conflict between the supposed modern scientism and its "post-modern" consequences.