Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620120002&lang=pt vol. 37 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A relação entre o público e o privado: um estudo inicial no pensamento de Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa discutir, de forma introdutória, a relação entre o público e o privado a partir do pensamento de Hannah Arendt. Essa discussão é importante na medida em que, contemporaneamente, a distinção entre a esfera pública e a esfera privada tende a ficar subsumida, de modo que o privado aparece como se fosse público e o público, como se fosse privado. Assim, na impossibilidade de compreensão do público e do privado, desaparece a possibilidade da política, como capacidade de romper com o imediato, e emerge o social.<hr/>This article sets out to undertake an initial discussion of the relationship between the public and the private in the thinking of Hannah Arendt. This discussion is of utmost importance nowadays since the distinction between public and private spheres tends to be subsumed, to the extent that the private seems to be public and vice versa. Thus, given this impossibility of understanding what is public and what is private, politics as the ability to see beyond the immediate disappears and the social emerges. <![CDATA[Arte e filosofia: conhecimento e crítica cultural a respeito da (de)formação cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base nas formulações do filósofo alemão Theodor W. Adorno, este artigo apresenta algumas considerações a respeito das potencialidades da arte e da filosofia no desvelamento dos limites e possibilidades da (de)formação cultural. Entre fugas e espelhos, arte e filosofia são discutidas a partir de duas perspectivas: a primeira, no tocante à arte, tem como ponto de partida a fantasia/imaginação, a qual, como fuga, permite estabelecer a mediação entre o que foi traído pela cultura e a possibilidade de transcendê-la; a segunda perspectiva traz, no entrelaçamento entre arte e filosofia, algumas aproximações e diferenças entre ensaio e arte, a partir da tarefa crucial da filosofia: provocação e questionamento infindável a respeito dos aspectos da realidade, universal e particular<hr/>This article sets out to undertake an initial discussion of the relationship between the public and the private in the thinking of Hannah Arendt. This discussion is of utmost importance nowadays since the distinction between public and private spheres tends to be subsumed, to the extent that the private seems to be public and vice versa. Thus, given this impossibility of understanding what is public and what is private, politics as the ability to see beyond the immediate disappears and the social emerges. <![CDATA[A EAD on-line e o mito da passividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um discurso bastante recorrente nos textos sobre a educação a distância (Ead) on-line defende que uma das grandes virtudes da nova modalidade seria sua capacidade de introduzir a "atividade" ali onde sempre reinou a "passividade" na educação. A lógica então desenvolvida é relativamente simplória: ao "ensino tradicional" estaria necessariamente associado um vicioso tratamento do aluno, reduzido, em cada circunstância, à ausência de toda e qualquer iniciativa. Mas que poderia significar, para o humano, essas duas expressões, atividade e passividade, assim contrapostas - como se a presença de uma necessariamente implicasse a ausência de outra? Ao que corresponde esse modelo antropológico, implicitamente avalizado pelos mais diferentes discursos sobre a EAD on-line?<hr/>A recurring theme in on-line distance education studies is that one of the greatest virtues of this new modality in the field of education is its capacity to introduce "activity" where "passivity" had always reigned. The logic of this view is relatively simplistic: "traditional" teaching is necessarily associated with a flawed treatment of students, reduced to a total lack of initiative in all circumstances. But what do these two terms activity and passivity mean, thus contrasted as if the presence of one necessarily implied the absence of the other? What does this anthropological model, implicitly endorsed by the most varied discourses on online distance education, correspond to? <![CDATA[Filosofia e educação inclusiva: reflexões críticas para a formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo investigar pressupostos ideológicos subjacentes à proposta pedagógica de inclusão escolar, realizando, para tanto, a análise de uma reportagem publicada na Revista Nova Escola em setembro de 2003. Os dados coletados, advindos de pesquisa bibliográfica, são interpretados à luz do referencial filosófico marxista. Constata-se que a o ideário inclusivista assume uma perspectiva idealista e fetichizada, ratificando tendências escolanovistas na prática pedagógica, sem promover, todavia, uma ruptura com a sociedade capitalista. Em contrapartida, advoga-se, então, uma práxis revolucionária, favorável ao pleno desenvolvimento de pessoas com e sem deficiência, tendo-se por base as circunstâncias contraditoriamente humanizadoras, suscitadas pelo próprio movimento inclusivista. O artigo contribui para estudos críticos e filosóficos no campo da formação do docente e do marxismo.<hr/>This article sets out to investigate the ideological assumptions underlying the pedagogical proposal of inclusive education, and does so by analyzing an article published in the Nova Escola journal in September 2003. The data collected from a review of the literature was interpreted in the light of standard Marxist philosophy. It was seen that the inclusive ideal takes on an idealistic and fetishized perspective, which confirms the Escola Nova trends in educational practice, without however, breaking with capitalist society. So in compensation a revolutionary practice is defended, conducive to the full development of people with or without disabilities, using the contradictorily humanizing characteristics brought about by the inclusive movement itself as a basis. The paper contributes to critical and philosophical studies in the field of teacher formation and Marxism. <![CDATA[Naturalismo ético, formalização do pensamento e educação em John Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho ocupa-se com a exposição dos princípios lógicos que fundamentam o projeto ético-educativo de John Dewey, que propõe a universalização do procedimento científico como base do desenvolvimento e da democratização social. Tem por objetivo problematizar o reducionismo histórico, epistêmico e ético associado à formalização da razão e do pensamento e avaliar seus impactos sobre a educação. Os resultados apontam para a necessidade de libertar a história e a experiência do aprisionamento empírico para conceber um desenvolvimento humano e social não limitado à naturalização da particularidade histórica.<hr/>The study deals with the exposition of the logical principles underlying John Dewey's ethical-educative project, which proposes the universalization of scientific procedure as a basis for development and social democratization. It sets out to analyze the historical, epistemic and ethical reductionism associated with the formalization of reason and thought and to evaluate its impact on education. The results point to the need to liberate the history and experience of empirical imprisonment in order to conceive a human and social development not limited to the naturalization of historical particularity. <![CDATA[No silêncio, com Bernardo...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, apresento ideias sobre movimentos de criação e a prática acadêmica. Início com um relato sobre experiências de escrita em educação. Na sequência, apresento os pensamentos de Heidegger sobre o falatório, como ponto de reflexão a respeito das inquietações sobre os discursos acadêmico e pedagógico.<hr/>Ideas about creation movements and academic practice. I start with an account of textual production experiences in education. Subsequently, I present Heidegger's thoughts about locution, as a point of reflection on concerns about pedagogical and academic discourse. <![CDATA[Educação, escola e formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trabalha a relação intrínseca entre educação, escola e formação. Na Grécia do período clássico os gregos buscam o sentido original da formação do homem para vida pública, visando à existência da pólis e do homem excelente e justo, o que exige permanente cuidado e vigilância sobre os interesses e a vontade dos indivíduos. Daí o sentido e a importância fundamental conferida à paideía, à educação como formação cívica e cultural para a efetiva participação na vida coletiva. Ao caminhar no sentido oposto, a educação e a escola hoje têm se perdido na esfera da prática, do utilitário, da qualificação, da profissionalização do indivíduo, da preparação para o mercado de trabalho, e esquecido o sentido primeiro de sua existência: contribuir para que o homem, a sociedade e a humanidade busquem a excelência, a vida virtuosa. Uma educação, uma escola diferente, não só é possível, mas necessária, e trabalhar para instituí-la é defender a causa da autonomia, da liberdade, da política, da primazia da vida pública e da ética.<hr/>This article deals with the intrinsic relationship between education, schooling and formation. In the Greece of the classical period, the Greeks sought the original meaning of a person's formation for public life, in view of the existence of the polis and the excellent and righteous man, which requires constant care and vigilance over people's interests and wills. This is the reason for the meaning and fundamental importance given to paideía, to education as civic and cultural formation for effective participation in collective life. Having taken the opposite path, today education and schooling have got lost in concerns about what is practical, utilitarian, qualification, professionalization, preparation for the labor market, and have forgotten the primary meaning of their existence, namely, to see to it that people, society and humanity seek excellence and a virtuous life. Education, different schooling, is are not only possible but necessary and working to bring this about is defending the cause of autonomy, freedom, politics, and the primacy of public life and ethics. <![CDATA[Shakira's education classes: a "new" theory of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo es un esfuerzo por desmontar el discurso de la cantante Shakira en la VI Cumbre de las Américas, en Cartagena de Indias, Colombia. Con una postura esencialmente neoliberal que concibe a la educación como una actividad mercantilizable, la reina del pop convoca a los empresarios de la región y del mundo allí presentes a invertir en educación porque es un medio para superar la pobreza, y luego, debido a la acelerada tasa de retorno de la inversión y sobre todo de alto rendimiento. Peor aún, el valor de la educación para los empresarios está en la formación de los futuros trabajadores. Se discuten y analizan estas propuestas.<hr/>This article is an attempt to undo the discourse of the singer Shakira at the VI Summit of the Americas, in Cartagena de Indias, Colombia. With an essentially neoliberal conception of education as a marketable product, the queen of pop convokes entrepreneurs from the region and the world to invest in education because it is a means of combating poverty and there is a quick return on their investments and high profits. Worse still, the value of education for entrepreneurs is the formation of future workers. These proposals are discussed and analyzed. <![CDATA[Educação alimentar na escola por uma abordagem integradora nas aulas de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como foco a educação alimentar na escola. Através de entrevista, investigamos a(s) prática(s) educativa(s) relativa(s) ao tema, assumida(s) no discurso de professoras de ciências. Observamos que: (i) a alimentação é percebida como individual e biológico-nutricional, dissociada dos fatores socioeconômico-culturais; (ii) o livro didático (LD) aparece como referência na preparação das aulas; (iii) mesmo parecendo não compreenderem a alimentação como multideterminada, elas destacam a necessidade de um trabalho integrado; e (iv) a não realização desse trabalho é justificada pela falta de formação para fazê-lo, pelo extenso programa a ser seguido. Diante da necessidade da abordagem integradora para alimentação, devemos analisar as possibilidades de (re)orientar as ações pedagógicas no sentido de abrir espaço para expressão e negociação de significados, podendo o LD apresentar sugestões de atividades e questões sociocientíficas que favoreçam essas possibilidades.<hr/>This paper addresses nutrition education in the school. Educational practices related to this subject were investigated in the discourse of science teachers through interviews. The findings revealed that (i) dietary habits are perceived as individual, and biological-nutritional, divorced from cultural-socioeconomic factors; (ii) textbooks appear as references when preparing classes; (iii) while appearing not to understand dietary intake as multi-determined, they stress the need for integrated work; and, (iv) the lack of such work is justified by a dearth of appropriate training, and the extensive curricular content to be covered. Considering the need for an integrated approach to dietary issues, the possibilities of re-dimensioning teaching in terms of making room for the expression and negotiation of meanings should be analyzed. Textbooks could offer suggestions for activities and socio-scientific issues as a framework for such possibilities. <![CDATA[Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de Goiânia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200381&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A psicologia tem construído historicamente estreitas relações com a educação. A psicologia escolar, enquanto campo de atuação da psicologia na educação, é uma das formas que têm se estabelecido em tais relações. Nosso objetivo foi analisar como estão essas relações no contexto goianiense hoje em dia, isso é, qual é o panorama atual da psicologia escolar em escolas públicas da cidade de Goiânia (GO). Para tanto, entramos em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, a partir da análise de entrevistas, verificamos que é incipiente a inserção do psicólogo escolar nesses âmbitos. Consideramos que alguns passos já foram dados em direção à ampliação desse espaço, embora ainda seja necessário um esforço coletivo para uma efetiva ocupação do mesmo, em prol de processos educativos mais significativos.<hr/>Historically, psychology has had a close relationship with education. School psychology, as a field of action for psychology in education, is one of the forms which such relations have established. This study set out to analyze these relations at present in the context of Goiânia, or in other words, examine the current scenario of school psychology in public schools in the city of Goiânia, Goiás. To do so, the State and Municipal Secretariats of Education were contacted and, from an analysis of interviews, it was seen that school psychology is still at an initial stage. Certain measures have already been taken to broaden this space, but collective efforts are still needed to effectively occupy this space, in the interests of more significant educative processes. <![CDATA[Saberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200397&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.<hr/>The aim of this study is to analyze the teaching knowledge practiced in the formation project of the Universidade Federal do Ceará (UFC) agronomy course. What gave rise to the study was the opportunity to penetrate a little explored professional environment, namely academic formation. A qualitative research, in the form of a case study, was undertaken with a descriptive approach, using a semi-structured interview as a tool. According to 81% of the interviewees, the results highlighted the fact that the formation has technical leanings and that the project does not impart the necessary professional skills to meet the current emerging challenges and demands of the rural environment. <![CDATA[O uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200417&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de investigação realizado com alunos de um programa de alfabetização de adultos, ocorrido por meio de um estudo de caso. A pesquisa relatada teve como base o desenvolvimento de atividades com uso da metodologia proposta por Paulo Freire, utilizando-se o trabalho com temas geradores. Observou-se que o ensino por meio de temáticas ligadas ao cotidiano influencia diretamente no envolvimento dos alunos com as aulas e, por consequência, no êxito da aprendizagem. Verificou-se que essa proposta vem ao encontro das necessidades dos educandos, uma vez que proporciona a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita, além de proporcionar um conhecimento relacionado com suas vidas.<hr/>This article set out to describe the process of research undertaken with students in an adult literacy program, through a case study. The research involved activities using the Paulo Freire methodology of using generator themes. It was seen that teaching through themes related to everyday life directly influences students' involvement in the classroom, and consequently, a successful learning outcome. It was found that this proposal meets the needs of learners, in the sense that it leads to knowing how to read and write and provides them with knowledge relevant to their lives. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362012000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de investigação realizado com alunos de um programa de alfabetização de adultos, ocorrido por meio de um estudo de caso. A pesquisa relatada teve como base o desenvolvimento de atividades com uso da metodologia proposta por Paulo Freire, utilizando-se o trabalho com temas geradores. Observou-se que o ensino por meio de temáticas ligadas ao cotidiano influencia diretamente no envolvimento dos alunos com as aulas e, por consequência, no êxito da aprendizagem. Verificou-se que essa proposta vem ao encontro das necessidades dos educandos, uma vez que proporciona a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita, além de proporcionar um conhecimento relacionado com suas vidas.<hr/>This article set out to describe the process of research undertaken with students in an adult literacy program, through a case study. The research involved activities using the Paulo Freire methodology of using generator themes. It was seen that teaching through themes related to everyday life directly influences students' involvement in the classroom, and consequently, a successful learning outcome. It was found that this proposal meets the needs of learners, in the sense that it leads to knowing how to read and write and provides them with knowledge relevant to their lives.