Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620130001&lang=pt vol. 38 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Experiência, escritura e deliberação: explorando caminhos de liberdade na formação didática do professorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo presenta una reflexión que involucra la experiencia del autor como formador de profesores, lo que refuerza el hecho de que esta función es el trabajo más difícil del mundo, pero también uno con el cual él se siente más identificado y preocupado. El autor asume la necesidad de una transformación en la forma en la que hemos diseñado y trabajado con relación a la formación de los profesores, dando oportunidad a nuevas formas de ver la formación y los sujetos de esta formación. Cuando se habla de la posibilidad de transformar esa relación en los contextos de formación, él afirma que esta también pasa por el movimiento de transformación del mundo y de la escuela, lo que involucra caminhos hacia la libertad.<hr/>This paper presents a reflection that involves the author's experience as a teacher trainer, reinforcing that this function is the hardest job in the world, but also one with which you feel most identified and worried. Assumes the need for transformation in the way we have designed and worked in teacher training, giving opportunity to new ways of looking at the formation and the formation of this subject. When discussing the possibility of transforming this relationship in training contexts, states that this also involves the movement of world transformation, the school, which involves paths to freedom.<hr/>O texto traz uma reflexão que envolve a experiência do autor como formador de professores, reforçando que esta função é o trabalho mais difícil do mundo, mas também aquele com o qual se sente mais identificado e preocupado. Assume a necessidade da transformação no modo como temos concebido e atuado na formação de professores, dando oportunidade a novas maneiras de olhar a formação e os sujeitos dessa formação. Ao discutir a possibilidade de transformar essa relação nos contextos formativos, afirma que essa passa também pelo movimento de transformação do mundo, da escola, que envolve caminhos para a liberdade. <![CDATA[Do mal-estar ao compromisso: os fatores individuais na satisfação laboral dos docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La preocupación por la satisfacción laboral del professorado ha ido cambiando desde un enfoque centrado en el malestar hacia una orientación más positiva que focaliza el bienestar como núcleo de interés. En ambas perspectivas son considerados múltiples factores, tanto de índole personal como ambiental. Este artículo recoge una reflexión sobre algunos de los factores individuales que inciden en la satisfacción laboral docente y propone varias sugerencias para su análisis. Se analizan después algunas de las características que deberían reunir posibles modelos teóricos orientados a explicar la satisfacción laboral del profesorado. Por último, se ofrecen algunas orientaciones para una intervención formativa que promueva el bienestar docente.<hr/>Concern about the job satisfaction of teachers has shifted from a focus on malaise to a more positive trend that focuses on wellness as a core interest. Various factors, both personal and environmental, are considered from both perspectives. This paper presents a reflection on some of the individual factors which affect the job satisfaction of teachers and proposes some suggestions for analysis. Some of the possible features required by the theoretical models aimed at explaining the job satisfaction of teachers are analyzed. Finally, some guidelines are offered for a formative intervention to promote teachers' welfare.<hr/>A preocupação pela satisfação laboral do professorado tem mudado desde um enfoque centrado no mal-estar até uma orientação mais positiva que focaliza o bem estar como núcleo de interesse. Em ambas perspectivas são considerados múltiplos fatores, tanto de índole pessoal como ambiental. Este artigo faz uma reflexão sobre alguns dos fatores individuais que incidem na satisfação laboral docente e propõe várias sugestões para sua análise. São analisadas, depois, algumas das características que deveriam estar presentes nos possíveis modelos teóricos orientados a explicar a satisfação laboral do professorado. Por último, oferecem-se algumas orientações para uma intervenção formativa que promova o bem estar docente. <![CDATA[Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca essa questão, ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil; reflete sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente; toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.<hr/>Questions about teacher formation cause concern for the production of meanings which allows for an understanding and an intervention in formative processes. These processes are impregnated with ideologies and values, which are not always noticed, but manifest themselves in practice and in discourse. The text provides an analysis of the policies which have influenced initial teacher formation in Brazil and it also contributes to a reflection on the concepts which affect the field of teacher formation. Contemporary authors and the results of research are used to substantiate the arguments presented in the text.<hr/>Los cuestionamientos sobre la formación de profesores generan inquietudes para la producción de sentidos que permitan una compreensión e intervención en los procesos formativos. Son procesos impregnados de ideologías y valores, no siempre percibidos, pero revelados en las prácticas y en los discursos. El texto focaliza este tema, resaltando las políticas que impactan la formación de profesores en el Brasil, y haciendo reflexionar sobrelos conceptos que tienen incidencia en el campo de la formación docente. Toma autores contemporáneos y los resultados de investigaciones para cimentar los argumentos que presenta. <![CDATA[A profissionalização docente na América Latina e os Sentidos discursivos do neoliberalismo: 1990-2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se presentan los resultados parciales de una investigación que analiza los sentidos discursivos sobre la profesionalización docente. Se debate acerca de la continuidade ideológica privatista de los organismos internacionales y su relación con algunos países de la región que establecieron mecanismos de profesionalización vinculados al acountability. Metodológicamente se analizan prioritariamente documentos del BM y del BID de modo longitudinal desde 1990 a la actualidad, y los programas que actualmente se desarrollan en los países seleccionados: Perú, Chile, México, Brasil, Colombia y Ecuador. Realizando también, el análisis de los portales WEB de los ministerios de educación de cada país. Los resultados de la indagación establecen una clara continuidade ideológica-discursiva de los organismos de crédito en cuanto a la profesionalización docente y diversidad y matices de continuidad neoliberal en los países que se incluyeron en la muestra de análisis.<hr/>This article presents the partial results of a study which analyzes the discursive meanings of the professionalization of teaching. It discusses the privatizing ideological continuity of international organizations and their relationship with certain countries in the region where professionalizing mechanisms linked to accountability have been established. Firstly, the World Bank and Inter-American Development Bank documents are methodologically and longitudinally analyzed from 1990 to the present, as well as programs currently being drawn up in certain selected countries: Peru, Chile, Mexico, Brazil, Colombia and Ecuador. It also analyzes the websites of the ministries of education in each country. The results of the inquiry established a clear ideological discursive continuity of the credit agencies with regard to the professionalization of teaching and the diversity and nuances of neoliberal continuity in the countries included in the sample analysis.<hr/>Neste artigo são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa que analisa os sentidos discursivos sobre a profissionalização docente. Debate-se sobre a continuidade ideológica privatizadora dos organismos internacionais e sua relação com alguns países da região em que foram estabelecidos mecanismos de profissionalização vinculados ao accountability (responsabilidade e transparência). Metodologicamente são analisados prioritariamente documentos do BM (Banco Mundial) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de modo longitudinal, desde 1990 até a atualidade, e os programas que atualmente são desenvolvidos nos países selecionados: Peru, Chile, México, Brasil, Colômbia e Equador. Analisando também os portais WEB do ministério de educação de cada país, os resultados da indagação estabelecem uma clara continuidade ideológico-discursiva dos organismos de crédito no que diz respeito à profissionalização docente e diversidade de matizes de continuidade neoliberal nos países que foram incluídos na mostra da análise. <![CDATA[Avaliação de desempenho docente: contradições da política "para poucos" na era do "para todos"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a dimensão política da avaliação de desempenho docente, focando suas implicações sobre os professores, sua formação, seu trabalho e o sindicalismo docente. Desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica, mediante a qual buscamos apreender as tensões e contradições dessa política, particularmente nas experiências da América Latina e Europa. A avaliação de desempenho é um mecanismo de regulação baseado na meritocracia que afeta a formação e a carreira docente. Discutimos os pressupostos subjacentes ao modelo de avaliação de desempenho proposto e a oposição de sindicatos de professores à sua implantação como política pública.<hr/> Abstract: This paper discusses the political dimension of assessing teacher performance and focuses on its implications for teachers, their formation, work and unions. A documental and bibliographic research was undertaken with a view to understanding the tensions and contradictions of this policy, mainly in the experiences of Latin America and Europe. Performance assessment is a regulatory mechanism based on meritocracy which affects teachers' formation and careers. The assumptions underlying the proposed performance assessment model and the opposition of the teachers' unions to its implementation as a public policy are analyzed. <hr/>Este trabajo discute la dimensión de la evaluación de desempeño docente, enfocando sus implicaciones sobre los profesores, su formación, su trabajo y el sindicalismo docente. Desarrollamos una investigación documental y bibliográfica mediante la cual buscamos captar las tensiones y contradicciones de esa política, en el caso particular de las experiencias de América Latina y Europa. La evaluación de desempeño es un mecanismo de reglamentación basado en la meritocracia que afecta la formación y la carrera docente. Discutimos las presuposiciones subyacentes en el modelo de evaluación de desempeño propuesto y la oposición de los sindicatos de profesores a su implantación como política pública. <![CDATA[A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância da formação e como esse se distancia das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes.<hr/>The purpose of this paper is to discuss teacher formation using the contribution of national and international research on the subject as a basis. The text shows that there is discussion about the importance of formation and how it distances itself from political and formative practices. It also analyzes the trends seen in research about what should constitute a teacher formation program, highlighting issues involving teachers' knowledge and ideal formative environments, and how such trends are challenges to be faced in the spheres of policy formulation, teacher formation programs and teacher practice.<hr/>El objetivo de este texto es discutir la formación de profesores partiendo de la contribución de investigaciones nacionales y extrangeras sobre el tema. El texto muestra que hay un discurso sobre la importancia de la formación y como ocurre un distanciamiento entre este y las prácticas políticas y formativas llevadas a término. También son tratadas las tendencias confirmadas en las investigaciones con respecto a aquello que debe tomar parte en un programa de formación de profesores, destacando los aspectos de los saberes docentes y de los espacios formativos ideales, y como tales tendencias se constituyen en desafíos a enfrentarse tanto en el ámbito de la formulación de políticas y programas de formación docente como en el de las prácticas docentes. <![CDATA[Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz parte das atividades de pesquisa da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (1998; 2006), Weber (1982), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.<hr/>This article is part of the research activities in academic production on the teacher, drawn up by REDECENTRO. It sets out to present the types of research and procedures involved in dissertations defended from 2006 to 2007 in Post-Graduate Programs in Education at two universities in the Triângulo Mineiro. As it was restricted to research with a qualitative approach, it used authors, such as Chizzotti (2006; 2010), Weber (1989), Martins (1994) and Brandão (2003) as a theoretical background. Analysis sheets were used in order to determine what types of research and procedures predominated during the period in question. The results point to the predominance of research in this period of a qualitative nature and the convergence of theoreticalmethodological references.<hr/>Este artículo hace parte de las actividades de investigación y de la producción académica sobre el profesor, desarrolladas por la REDECENTRO. Su objetivo es demostrar los tipos y los procedimientos de investigación utilizados en las tesis sustentadas en el período entre 2006 y 2007 en los programas de Posgrado en Educación de dos universidades de la región del Triángulo Minero. Limitándose a discursar sobre las investigaciones con abordaje cualitativo, se buscó el aporte teórico de autores como Chizzotti (2006; 2010), Weber (1989), Martins (1994) y Brandão (2003). Se utilizaron fichas de análisis con el propósito de averiguar cuales fueron los tipos y los procedimientos de investigación que predominaron dentro del período analizado. Los resultados apuntan a una predominancia del abordaje cualitativo en la investigación del período selecionado y la convergencia de referenciales teoricometolológicos. <![CDATA[Implicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do Centro-Oeste/Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa foi desenvolvida pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) no Centro-Oeste/Brasil. O presente trabalho tem como objetivo analisar, nessa produção, a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com a abordagem qualitativa, os objetivos e as conclusões construídas. Identifica-se falta de clareza entre o significado de método e abordagem do trabalho e, também, dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade de os mesmos não serem mero cumprimento de uma formalidade, mas definidos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos, e recuperados nas conclusões dos estudos.<hr/>This article presents the results of an analysis of the scientific production on teachers, from 2006 to 2007, in Postgraduate Programs in Education in the Midwest. Based on Historical and Dialectical Materialism (HDM), it was produced by REDECENTRO - a Research Network on teachers in the Midwest. It sets out to analyze what is produced based on the option for HDM as a method, as well as its relations with the qualitative approach, the objectives and the conclusions reached. A lack of clarity between the significance of method and the approach of the study, as well as theoretical and methodological dispersion were identified. As for the goals related to HDM, there is need to see to it that the objectives are more than mere compliance with a formality, and that there be comprehensive goals, related to the same epistemological, ontological, and gnosiological presuppositions reclaimed in the conclusions of the studies.<hr/>Este artículo presenta los resultados del análisis de la producción académica enfocada en los profesores realizada en el período de 2006 a 2007 en los programas de posgrado en educación del Centro Oeste Brasileño. Regida por el materialismo histórico-dialéctico (MHD), esta investigación fue desarrollada por la REDECENTRO - Red de investigación sobre docentes en el Centro Oeste. El presente trabajo tiene como objetivo analizar las investigaciones cuyo desarrollo fue regido por la opción del MHD como método, así como sus relaciones con el abordaje cualitativo, los objetivos y las conclusiones construidas. Se identificó la falta de claridad entre el significado del método y el abordaje del trabajo, bien como la dispersión teórica y metodológica. Con respecto a los objetivos relacionados al MHD, se destaca la necesidad de superar la consideración de los objetivos como un simple cumplimiento de formalidad, y que estos sean construidos de forma compreensiva, relacionados a las mismas presuposiciones epistemológicas, ontológicas, gnosiológicas y recuperados en las conclusiones de los estudios. <![CDATA[Formação pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a proposta da UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estrutural, organizacional, epistemológica, didático-pedagógica. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes.<hr/>The reference for this article is the Higher Education Teacher Formation Program (Programa Formação para a Docência no Ensino Superior), set up in 2006 by the Universidade Federal de Goiás. Drawing on academic research on teaching in higher education and on the production of the teacher participants, this article presents the program's proposed action and discusses the formation needs and specific knowledge for teaching at this level. Its aim is to socialize the experiences lived out in the institution. In this research, two types of data were analyzed: the profile of the participants and the themes discussed by these beginner university professors in their case studies presented at the end of the program. The discussion pointed to a framework of varied nuances: political, structural, organizational, epistemological and didactic-pedagogical. Of the twenty-eight themes presented, the one most frequently addressed was that of teacher and student motivation. It was found that formation needs go beyond the scope of pedagogy, which would suggest a relationship between the university context, teaching conditions and practice in the classroom. This would indicate that greater personal and institutional investment in teachers' professional development is necessary.<hr/>Este artículo tiene como referencia el Programa de Formación para la Docencia en Enseñanza Superior, instituído por la Universidad Federal de Goiás en 2006. Presenta las acciones propuestas y discute las necesidades formadoras y los saberes específicos para la docencia en ese nivel de enseñanza, basándose en la producción académica sobre el tema y en la producción de los profesores participantes. Tiene como objetivo la socialización de las experiencias vividas en la institución. En esta investigación se sistematizaron datos referentes al perfil de los participantes, temáticas desarrolladas en los estudios de casos presentados al final de los cursos realizados por los professores ingresantes. La discusión apuntó a un cuadro de diferentes órdenes: políticos, estructurales, organizacionales, epistemológicas, didáctico-pedagógicas. Entre los veintiocho ejes temáticos abordados, la mayor incidencia recayó sobre la motivación de los profesores y de los estudiantes. Se confirmó que las necesidades formadoras superan el ámbito pedagógico, sugiriendo una relación entre el contexto universitario, la condición de trabajo docente y la práctica en el aula. Eso indica una demanda de mayor inversión personal e institucional en el desarrollo profesional de los docentes. <![CDATA[A questão da cultura e da subjetividade: revisão de um estudo implicado com políticas afirmativas na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos marcos da Constituição Cidadã de 1988 e ordenamentos jurídicos, políticos e socioeconômicos decorrentes, reverberam no campo da educação, repercutindo nas diretrizes nacionais, significativas demandas relativas às condições materiais e imateriais da plena cidadania. Traduzem-se nas intervenções conhecidas como políticas e ações afirmativas, de reconhecimento e valorização de identidades e culturas, e de promoção da igualdade. Nessa temática, destacamos como base do processo, as políticas curriculares de formação dos professores (as) e a concepção e construção de materiais pedagógicos. No intuito de participar dessa discussão, apresentamos a revisão de um estudo que enfoca aspectos das relações entre a questão da cultura e da subjetividade. Entende-se a compreensão dessas relações como pilar da discussão da finalidade e das ações da escola.<hr/>In the aftermath of the 1988 'Citizen' Constitution and the ensuing legal, political and socio-economic regulations, weighty demands in terms of material and immaterial conditions for total citizenship echoed in the field of education with repercussions for the national guidelines. These demands were translated into interventions known as affirmative policies and actions of acknowledgment and valorization of identities and cultures, as well as the promotion of equality. As a basis for this process, we highlight curriculum policies, teacher formation and the conception and designing of teaching material. As a way of contributing to this discussion, we present a review of a study which focuses on certain aspects of the relationship between culture and subjectivity. This relationship is understood as the basis for the debate on the purpose and actions of the school.<hr/>Dentro de los marcos de la Constitución Ciudadana de 1988 y de los ordenamientos jurídicos, políticos y socio-económicos de ellos derivados, retumban en el campo de la educación, repercutiendo en las directrices nacionales, demandas significativas relativas a las condiciones materiales e inmateriales de la plena ciudadanía. Estas se traducen en intervenciones conocidas como políticas y acciones afirmativas, de reconocimiento y valoración de identidades y culturas, y de promoción de la igualdad. En esa temática, destacamos, como base del proceso, las políticas curriculares, de formación de profesores y la concepción y construcción de materiales pedagógicos. Con el deseo de participar de esa discusión, presentaremos la revisión de un estudio que enfoca aspectos de las relaciones entre el tema de la cultura y el de la subjetividad. Se entiende la compreensión de esas relaciones como pilar de la discusión sobre la finalidad y las acciones de la escuela. <![CDATA[As práticas e representações de leitura na cidade de Goiânia (1937- 1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, analisam-se as práticas e representações de leitura na cidade de Goiânia, no período de 1933 a 1960. A partir da narrativa da transferência da capital de Goiás, são levantadas algumas questões: Por onde circulava a leitura nesse período? Quem lia? Como lia? O que lia? Onde lia? Quando lia? Em que medida o material impresso (livros, revistas, jornais, almanaques, folhetins) influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Que representações e imagens os leitores tinham da leitura? O conjunto dessas questões, tendo por base a História Cultural, levou a uma reflexão sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura em uma cidade planejada de acordo com os preceitos da modernidade, do progresso e da cultura urbana.<hr/>In this study, reading practices and representations in Goiânia for the 1933-1960 period are analyzed. Based on the narrative of the transfer of the capital of Goiás, certain questions are raised: Where did reading take place in that period? Who used to read? How did people use to read? What did they use to read? When did they use to read? To what extent did the amount of printed material (books, magazines, newspapers, almanacs, pamphlets) influence the social imaginary and the educational process of that time? What representations and images did readers have of reading? This set of questions, with Cultural History as a basis, led to a reflection on the values attributed to reading and reading institutions in a city planned according to principles of modernity, progress and urban culture.<hr/>En este trabajo, se analizan las prácticas y representaciones de lectura en la ciudad de Goiânia, en el período compreendido entre 1933 y 1960. Partiendo de la narrativa de la transferencia de la capital de Goiás, se levantan algunos interrogantes: ¿Por dónde circulaba la lectura en aquel período? ¿Quién leía? ¿Cómo leía? ¿Qué leía? ¿Dónde leía? ¿Cuándo leía? ¿En que medida el material impreso (libros, revistas, periódicos, almanaques, folletines) influenciaba lo imaginario social y el proceso educativo de la época? ¿Qué representaciones e imagenes los lectores tenían de la lectura? El conjunto de estos interrogantes, que tienen por base la historia cultural, llevó a una reflexión sobre los valores atribuídos a la lectura y a las instituciones de lectura en una ciudad planeada de acuerdo a los preceptos de la modernidad, del progreso y de la cultura urbana. <![CDATA[Nuestros muertos, vuestra guerra: o discurso e o silenciamento do dizer nos atentados terroristas da Espanha em 2004]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base na análise do discurso de matriz francesa (AD), este artigo tem por objetivo investigar os discursos populares acerca dos atentados terroristas, ocorridos em Madrid, Espanha, no ano de 2004. A análise do enunciado "Nuestros muertos, vuestra guerra" (Nossos mortos, vossa guerra), escrita em algumas faixas em manifestações da época, revelou que não há um sentido único para a mesma, destacando-se a necessidade de olharmos para o contexto de enunciação e para a história de produção dos sentidos que não remetem apenas aos atentados de 2004, mas a outros eventos históricos do país (separatismo e grupos de conflito) e também do contexto mundial, como os atentados da Al Qaeda aos EUA em 2001.<hr/>Based on French Discourse Analysis, this article sets out to investigate popular discourse about the 2004 terrorist attacks in Madrid, Spain. An analysis of the slogan "Nuestros muertos, vuestra guerra" (our dead, your war) on some demonstration banners of the time, shows that there is no one single meaning for it. This fact highlights the need to look at the context in which the slogan was written and also at the history of production of meaning, which does not just refer to the attacks of 2004, but also to other historical events in the country (separatism and conflict groups) and the global context, such as the 2001 Al Qaeda attacks on USA.<hr/>Usando como base el análisis del discurso de matriz francesa (AD), este artículo tiene como objetivo investigar los discursos populares acerca de los atentados terroristas ocurridos en Madrid, España, en el año del 2004. El análisis del enunciado "Nuestros muertos, vuestra guerra", escrita en algunas fajas en las manifestaciones de la época, reveló que no hay un sentido único para la frase, mostrando la necesidad de que miremos para el contexto del enunciado y para la historia de producción de los sentidos, que no se remite apenas a los atentados de 2004, sino a otros eventos históricos del país (separatismo y grupos de conflicto) y también del contexto mundial, como los atentados de la Al Qaeda a los EUA en 2001. <![CDATA[Autoridade conselheira e a família em crise: como educar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entendemos que aquilo que é denominado como "crise da autoridade" de pais, mães, professores corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade nos dias atuais. Esse conceito tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico detectado, e já analisado, quando da instauração da "ordem social burguesa", no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as atuais transformações sociais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, as quais se agrupariam sob a denominação de "autoridades conselheiras", participando do mercado na forma de orientações de "especialistas" que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.<hr/>We understand that the so-called 'authority crisis', affecting fathers, mothers and teachers, is a dislocation of the concept of authority itself at the present. The concept of authority has been gradually shifting from the field of traditional knowledge and practice to a more diffuse area, formed in different ways from the knowledge of specialists. It is an historical movement, detected and already analyzed at the time the 'bourgeois social order' was instituted, at the time when the great institutions of modernity, such as the school were set up. This was the moment when the specialist institutions, the legal rational authorities, studied by Max Weber arrived on the scene. The study argues that nowadays, as a reflection on the current social transformations, there has been a dislocation from these forms of authority to other more diffuse forms, known as 'counseling authorities', which participate in the market in the form of a 'specialist' consultancy and succeed one another in the media at an alarming rate.<hr/>Entendemos que aquello que es llamado "crisis de autoridad" de padres, madres y profesores corresponde a un proceso de desplazamiento del concepto mismo de autoridad en la actualidad. El concepto de autoridad ha migrado, cada vez más, del campo de los saberes y prácticas tradicionales para un ámbito más difuso, constituyéndose de diversas formas a partir de los saberes de los especialistas. Se trata de un movimiento histórico, detectado y ya analizado en la época de la instauración del "orden social burgués", en el momento en que se forman las grandes instituciones de la modernidad, como es el caso de la escuela. Fue el momento de la entrada en escena de las instituciones especializadas, de las autoridades racionales legales, estudiadas por Weber. Sostenemos que, hoy, reflejando las transformaciones sociales actuales, hay un desplazamiento de esas formas de autoridad para otras más difusas, que se agrupan bajo la denominación de "autoridades consejeras", participando del mercado en la forma de orientaciones de "especialistas" que se presentan, vertiginosamente, dentro de los espacios de los medios. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000100263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entendemos que aquilo que é denominado como "crise da autoridade" de pais, mães, professores corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade nos dias atuais. Esse conceito tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico detectado, e já analisado, quando da instauração da "ordem social burguesa", no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as atuais transformações sociais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, as quais se agrupariam sob a denominação de "autoridades conselheiras", participando do mercado na forma de orientações de "especialistas" que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.<hr/>We understand that the so-called 'authority crisis', affecting fathers, mothers and teachers, is a dislocation of the concept of authority itself at the present. The concept of authority has been gradually shifting from the field of traditional knowledge and practice to a more diffuse area, formed in different ways from the knowledge of specialists. It is an historical movement, detected and already analyzed at the time the 'bourgeois social order' was instituted, at the time when the great institutions of modernity, such as the school were set up. This was the moment when the specialist institutions, the legal rational authorities, studied by Max Weber arrived on the scene. The study argues that nowadays, as a reflection on the current social transformations, there has been a dislocation from these forms of authority to other more diffuse forms, known as 'counseling authorities', which participate in the market in the form of a 'specialist' consultancy and succeed one another in the media at an alarming rate.<hr/>Entendemos que aquello que es llamado "crisis de autoridad" de padres, madres y profesores corresponde a un proceso de desplazamiento del concepto mismo de autoridad en la actualidad. El concepto de autoridad ha migrado, cada vez más, del campo de los saberes y prácticas tradicionales para un ámbito más difuso, constituyéndose de diversas formas a partir de los saberes de los especialistas. Se trata de un movimiento histórico, detectado y ya analizado en la época de la instauración del "orden social burgués", en el momento en que se forman las grandes instituciones de la modernidad, como es el caso de la escuela. Fue el momento de la entrada en escena de las instituciones especializadas, de las autoridades racionales legales, estudiadas por Weber. Sostenemos que, hoy, reflejando las transformaciones sociales actuales, hay un desplazamiento de esas formas de autoridad para otras más difusas, que se agrupan bajo la denominación de "autoridades consejeras", participando del mercado en la forma de orientaciones de "especialistas" que se presentan, vertiginosamente, dentro de los espacios de los medios.