Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620130002&lang=pt vol. 38 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação superior, internacionalização e circulação de ideias: ajustando os termos e desfazendo mitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo analisar o fenômeno da internacionalização da educação superior, o compartilhamento da cultura e a circulação internacional de ideias. Dessa forma, o texto foi desenvolvido tendo por referência a "teoria dos campos sociais" de Pierre Bourdieu, para investigar a atual manifestação da internacionalização da educação superior, que pode adquirir os sentidos da solidariedade ou da mercadorização. O artigo também versa a respeito do Programa "Ciência sem Fronteiras" e da "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 - 2015" do Brasil.<hr/>This article sets out to analyze the phenomenon of the internationalization of higher education, sharing of culture and international circulation of ideas. The text, based on Pierre Bourdieu's "Theory of social fields", analyzes the current manifestation of the internationalization of higher education, which could acquire meanings of solidarity or commodification. The article also deals with the "Science without Borders" Program and Brazil's "National Strategy for Science, Technology and Innovation 2012-2015".<hr/>El artículo tiene por objetne por objetivo analizar el fenómeno de la internacionalización de la educación superior, la difusión cultural y la circulación internacional de las ideas. De esa forma, el texto fue desarrollado usando como referencia la "teoría de los campos sociales" de Pierre Bourdieu para investigar la actual manifestación de la internacionalización de la educación superior, que puede adquirir los sentidos de la solidaridad o de la mercantilización. El artículo también trata sobre el Programa "Ciencias sin Fronteras" y la "Estrategia Nacional de Ciencia, Tecnología e Inovación 2012 - 2015" del Brasil. <![CDATA[A educação superior no Brasil: insumos, indicadores e comparações com países da OCDE e do BRICS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo apresenta uma série de indicadores associados à educação superior e compara os dados do Brasil com aqueles dos países membros da OCDE e do BRICS. Os resultados das análises mostram que, em geral, são grandes os desafios do Brasil quando comparados seus indicadores aos dos países da OCDE. Pode-se concluir que só será possível atingir os parâmetros da OCDE quando ocorrerem, simultaneamente, três efeitos: estabilidade da população com a diminuição de crianças e jovens em idade educacional; crescimento do país e de seu PIB, no contexto do capitalismo mundial; e diminuição das desigualdades sociais existentes.<hr/>The study presents a number of indicators related to higher education and compares the data from Brazil with those of OECD members and BRICS. The results of the analysis show that, in general, Brazil faces great challenges when its indicators are compared with those of OECD countries. It could be concluded that it will only be possible to reach OECD parameters when three effects occur simultaneously: population stability with a reduction in the number of children and young people of school going age; growth of the country and its GDP, in the context of global capitalism, and a reduction in existing social inequalities.<hr/>El estudio presenta una serie de indicadores asociados a la educación superior y compara los datos del Brasil con aquellos de los países miembros de la OCDE y del BRICS. Los resultados de los análisis muestran que, por lo general, son grandes los desafíos del Brasil cuando se comparan los indicadores con los países de la OCDE. Se puede concluir que solo será posible alcanzar a los parámetros de la OCDE cuando ocurran, simultaneamente, tres efectos: estabilidad de la población con la disminución de niños y jóvenes en edad escolar; crecimiento del país y de su PIB , en el contexto del capitalismo mundial; y disminución de las desigualdades sociales existentes. <![CDATA[Cooperação internacional e equidade: será possível?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo aborda questões sobre equidade na cooperação internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica está voltada à relação Norte-Norte e/ou Sul/Norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendência a intercâmbios Sul/Sul - que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros, oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentadas na lógica da solidariedade.<hr/>The study addresses issues of equity in terms of international cooperation between universities and the possibilities for exchange experiences with students from other countries. Most policies for academic mobility are directed to the North-North and/or South-North. More recently, a slight tendency towards South-South exchanges has been seen to guarantee that students from countries with social and economic development needs, such as Angola, Mozambique, Haiti and East Timor, among others, also be included. The text cites an experiment conducted in a Brazilian Institute of Higher Education, which provided study opportunities for students from Africa, Oceania and Central America, for the duration of their undergraduate education. This experience brought to light the theoretical debate about new possibilities for student exchange and inclusion and equity in higher education, based on the logic of solidarity.<hr/>El estudio aborda aspectos sobre equidad en la Cooperación Internacional entre instituciones universitarias y las posibilidades de intercambio de experiências entre alumnos de otros países. La mayor parte de las políticas públicas de mobilidade académica están orientadas a la relación norte-norte e/ou sur/norte. Recientemente, se ha registrado una leve tendencia a intercambios sur/sur - que buscan garantizar la inclusión de estudiantes de países con necesidades de desarrollo social y económico, como Angola, Mozambique, Haiti y Timor Oriental, entre otros. El texto menciona una experiencia realizada en una institución de enseñanza superior brasileña, que dio oportunidad para la convivencia con estudiantes extranjeros provenientes de África, Oceanía y América Central, en sus espacios académicos, durante su período de formación universitaria. Tal experiencia trajo a luz el debate teórico sobre nuevas posibilidades de intercambio, inclusión de estudiantes y la equidad en la educación superior, fundamentados en una lógica de la solidaridad. <![CDATA[A política de ciência, tecnologia e inovação, a pós-graduação e a produção do conhecimento no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, enfocando as políticas, programas e ações que vêm sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda, cada vez mais globalizada, voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas na área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.<hr/>This study examines the production of knowledge in Brazil, and highlights the policies, programs and actions implemented by the federal government, especially since the 1990s. To do so, policies for graduate education and science, technology and innovation are analyzed form the point of view of their impact on the production of knowledge. The study shows that there is concern and an increasingly globalized agenda for the production of knowledge, which in Brazil is shown through the policies implemented in the field, with a pronounced emphasis on innovation and knowledge applied to processes and products in the different production chains, especially in the industrial sector. The changes taking place have implications for autonomy, for the universe and for the social purposes of the university, as well as for academic work in general.<hr/>El presente estudio analiza la producción del conocimiento en el Brasil, destacando las políticas, programas y acciones que se han implantado por parte del gobierno federal, especialmente desde los años de 1990. En esa dirección, se examinan las políticas de posgrado y de ciencia, tecnología e inovación, considerando su impacto en la producción del conocimiento. El estudio muestra que existe una preocupación y una agenda cada vez más globalizada orientada hacia la producción del conocimiento, lo que se hace presente en el Brasil por medio de las políticas implementadas en el área, destacando acentuadamente las inovaciones y el conocimiento aplicado a procesos y productos en las diferentes líneas de producción, en especial del sector industrial. Los cambios en curso traen implicaciones a la autonomía, a la natureza y a las finalidades sociales de la universidad, así como al trabajo académico en general. <![CDATA[A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pósgraduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço essencial e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.<hr/>The paper analyzes the process of globalization in the context of technological innovation and its repercussions on education. It discusses the centrality of the production of knowledge for the competitiveness of nations and the role played by graduate education as the privileged locus for producing it. It analyzes the expansion of this educational level, in Brazil, in recent decades, based on data from GeoCapes. In the present context of globalization, it concludes that graduate education is of crucial importance in that it is a privileged strategic space for the formation of researchers who play a vital role in the production of knowledge and development of new technologies. In Brazil the number of research personnel has increased as seen from the expansion in the number of courses, enrollments and graduate students.<hr/>El artículo analiza el proceso de globalización en el contexto de las innovaciones tecnológicas y las repercusiones en el campo de la educación. Discute la centralidad de la producción del conocimiento para la competitividad de las naciones y el papel que el posgrado exerce como lócus privilegiado de su producción. Analiza la expansión de ese nivel educacional, en el Brasil, en las últimas décadas, basándose en los datos del GeoCapes. Se concluye que el posgrado, en ese contexto de globalización, asume importancia crucial, constituyéndose en un espacio privilegiado y estratégico de formación de investigadores que desempeñan papel base en la producción de conocimientos y en el desarrollo de nuevas tecnologías. En ese contexto, el Brasil há ampliado su cuadro de investigadores, lo que puede constatarse por la expansión de los cursos, de las matrículas y del número de titulados. <![CDATA[Políticas de educação superior e produção de conhecimentos no México (1980-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se revisan diversos procesos e indicadores relacionados con la educación superior (ES) y la producción de conocimientos en México durante las últimas tres décadas. Los datos analizados indican que, a pesar de la rápida expansión de la ES mexicana durante el período 1980-2011, la productividad en investigación y la producción de conocimientos es muy baja, no sólo en comparación con las naciones más avanzadas, sino con países de la región. El crecimiento acelerado de la ES es un fenómeno mundial, aunque es más visible en algunas regiones que en otras. Comparativamente, México y Brasil muestran un fuerte incremento en términos absolutos, pero todavía sus niveles de cobertura son de tipo medio. Los indicadores que relacionan la capacidad científica, tecnológica y de innovación, en el caso de México, muestran una baja inversión con relación al PIB. Los estudiantes de posgrado han aumentado significativamente en los últimos años, pero siguen siendo pocos con respecto al número total. La cantidad de doctores graduados anualmente en México representa una cuarta parte de los graduados en Brasil. La comunidad de investigadores es muy reducida, tanto a nivel mundial como regional. Pese al aumento de artículos publicados en revistas internacionales, su número es aún pequeño. El coeficiente de inventiva presenta, además, una tendencia a la baja. Aun cuando los indicadores son insuficientes y limitados, hay lugar para el optimismo moderado debido al crecimiento en el número de estudiantes en ES y posgrado, así como las perspectivas de mayor inversión gubernamental en ciencia, tecnología e innovación<hr/>Neste artigo, serão revisados diversos processos e indicadores relacionados com a educação superior (ES) e a produção de conhecimentos no México durante as últimas três décadas. Os dados analisados indicam que, apesar da rápida expansão da ES mexicana durante o período de 1980 a 2011, a produtividade na pesquisa e a produção de conhecimentos fue muito baixa, não só em comparação com as nações mais avançadas, se não com países da região. O crescimento acelerado da ES é um fenômeno mundial, ainda que é mais visível em algumas regiões que em outras. Comparativamente, México e Brasil mostram um forte crescimento em termos absolutos, mas os seus níveis ainda são de grau médio. Os indicadores que relacionam a capacidade científica, tecnológica e de inovação, no caso do México, mostram um baixo investimento em relação ao PIB. Os estudantes de pós graduação aumentaram significativamente nos últimos anos, mas continuam sendo poucos em relação ao número total. A quantidade de doutores formados anualmente representa um quarto dos que se formam no Brasil. A pesar do aumento de artigos publicados em revistas internacionais, seu número ainda é pequeno. O coeficiente de criatividade apresenta, além disso, uma tendência à diminuição. Mesmo que os índices sejam insuficientes e limitados, há lugar para o otimismo moderado devido ao crescimento no número de estudantes em ES e pós graduação, assim como às perspectivas de maior investimento governamental em ciência, tecnologia e inovação.<hr/>This study deals with different processes and indicators related to Higher Education (HE) and the production of knowledge in Mexico over the last thirty years. The data which were analyzed would indicate that despite the rapid expansion of HE in Mexico from 1980 to 2011, productivity in research and the production of knowledge are very low, not just when compared with more developed countries but also with others in the region. The accelerated expansion of HE is a global phenomenon, even though more visible in some regions than in others. In comparative terms, Mexico and Brazil showed a marked increase in absolute terms, although their overall levels of coverage are somewhat average. In the case of Mexico, indicators of scientific, technological and innovative capacity showed a low investment in terms of GDP. The number of postgraduates has increased significantly over recent years although they are still few in proportion to the total number. The number of doctoral students who graduate annually is quarter that of Brazil. The research community is greatly reduced, both in global and in regional terms. Despite the significant increase in the number of articles published in international jornals, it is still very low. The coefficient of innovative work, however, tends to decrease. Even though the indicators are insufficient and limited, there is room for moderate optimism because of the increase in the number of students at higher and postgraduate education levels, as well as the perspective of greater governmental investment in research, technology and innovation. <![CDATA[A sociedade e a economia do conhecimento na globalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200383&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se explica en qué consiste la Reforma del Estado y como se ve reflejada en los sistemas de educación superior de México y Brasil, en un contexto marcado por la sociedad y la economía del conocimiento.<hr/>State reform is explained and how this is reflected in Higher Education systems in Mexico and Brazil, in a context characterized by society and the economics of knowledge.<hr/>Explica-se em que consiste a Reforma do Estado e como ela se vê refletida nos sistemas de educação superior do México e Brasil, em um contexto marcado pela sociedade e a economia do conhecimento <![CDATA[A formação docente na visão dos ministros de educação e chefes de estado da UE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo problematiza o ordenamento político que deu origem ao Espaço Europeu de Educação Superior e, nele, a formação docente instituída à luz dos Comunicados da Comissão Europeia, documentos aprovados e resoluções publicadas no Diário Oficial da União Europeia. Esses desencadeiam um modelo de educação e formação de profissionais para os Estados- membros, voltado para a aprendizagem ao longo da vida, propondo converter a universidade e a escola em agências de serviços. O texto analisa, no ciclo de conferências de ministros e chefes de Estado, os eixos estratégicos, as competências básicas, habilidades e aptidões que se exigem dos alunos, de modo a aproximar a escola das empresas, além de estimular o espírito empresarial nos indivíduos em todos os níveis. Aponta, ainda, que se associa a formação de professores a um tipo de crescimento econômico conservador em que flexibilidade, empregabilidade, competitividade, individualismo, eficiência, cultura digital e racionalidade são pressupostos condutores das políticas e práticas de educação.<hr/>This article discusses the political order which gave rise to the European Space for Higher Education and teacher formation established therein in the light of the European Commission Communication, approved documents and resolutions published in the EU Official Gazette which led to a model of education and formation of professionals for the member states focused on ongoing learning, which proposes to convert the university and the school into service agencies. It analyzes the cycle of conferences of ministers and heads of state, the strategic planks, basic skills, abilities and aptitudes required of students in order to bring school and business closer together, and develop an entrepreneurial spirit in people at all levels. It also points out that during the process, teacher formation is associated with a type of conservative economic growth in which flexibility, employability, competitiveness, individualism, efficiency, digital culture and rationality are seen as assumptions underlying educational policy and practice.<hr/>El presente artículo problematiza el ordenamiento político que originó el Espacio Europeu de Educación Superior y, en él, la formación docente instituída a la luz de los Comunicados de la Comisión Europea, documentos aprobados y resoluciones publicadas en el Diario Oficial de la Unión Europea que desencadenan un modelo de educación y formación de profesionales para los Estados miembros orientado para el aprendizado a lo largo de la vida, proponiendo la conversión de la universidad y la escuela en agencias de servicios. Analiza en el ciclo de conferencias de ministros y jefes de Estado los ejos estratégicos, las competencias básicas, las habilidades y aptitudes que se exigen de los alumnos, con el fin de aproximar la escuela de las empresas, además de desarrollar el espírito empresarial en los indivíduos en todos los niveles. Apunta, todavía que, durante el proceso se asocian la formación de profesores a un tipo de crecimiento económico conservador en el que flexibilidad, empleabilidad, competitividad, individualismo, eficiencia, cultura digital y racionalidad como supuestos conductores de las políticas y las prácticas de educación. <![CDATA[O saber-fazer na formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propõe a analisar o saber-fazer na formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno. Para a análise dos dados sobre os saberes, contamos com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Tardif (2002) e Saviani (1987). Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA. Concluímos que os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados; sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.<hr/>This study analyzes know-how in the formation of teachers for the Hospitality Course at Universidade Federal do Maranhão (UFMA) through a theoretical immersion into its different components. Contributions from theorists such as Paulo Freire (1996), Tardif (2002) and Saviani (1987) were used as a background for analysis of the data. A qualitative approach was chosen and semi-structured interviews were used as a tool for data collection. The subjects involved in the study were teachers and students from the Hospitality Course at UFMA. It can be concluded that teachers' knowledge is constantly modified and improved, and as a result teachers are engaged in an ongoing process of formation for their professional lives.<hr/>Este estudio se propone a analizar el saber-hacer en la formación de los profesores del Curso de Hotelería de la Universidad Federal del Maranhão a partir de la inmersión teórica sobre los diversos determinantes de ese fenómeno. Para el análisis de los datos sobre los saberes, contamos con las contribuciones de los teóricos Paulo Freire (1996), Tardif (2002) y Saviani (1987). En la construcción del presente estúdio optamos por el abordaje cualitativo, utilizando la entrevista semiestruturada como instrumento de recolección de datos. Los individuos involucrados en el estúdio fueron los docentes y alumnos del Curso de Hotelería de la UFMA. Concluimos que los saberes docentes son constantemente modificados y perfeccionados; de esta forma, el profesor está en constante formación en su vida profesional. <![CDATA[A escuta do sujeito no contexto de recursos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200443&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise das atribuições da área de Recursos Humanos, propomos promover um debate interdisciplinar em um diálogo com a psicanálise. Entendemos que os estudos sobre as organizações têm trazido inúmeras contribuições, auxiliando as empresas em sua busca por espaços de trabalho mais humanizados. Porém, não queremos deixar de problematizar o modo como as empresas lidam com seus funcionários, na medida que elas podem produzir um modelo instrumentalizado e instrumentalizador, com tal rigor pragmático e metodológico que acaba inviabilizando a escuta do trabalhador de um outro lugar senão o de agente de padronização a serviço dos objetivos da empresa.<hr/>Based on an analysis of the attributions of the field of Human Resources, we propose an interdisciplinary debate in dialogue with psychoanalysis. We understand that studies on organizations have greatly contributed towards helping companies establish more human working spaces. Nevertheless, we consider it important to problematize how companies deal with their employees as they could produce an instrumentalized and instrumentaling model with such pragmatic and methodological rigor that it ends up influencing employees capacity to listen, making them into mere agents of standardization at the service of corporate objectives.<hr/>A partir del análisis de las atribuciones del área de Recursos Humanos, proponemos promover un debate interdisciplinario en un diálogo con el psicoanálisis. Endendemos que los estudios sobre las organizaciones han traído innumerables contribuciones, auxiliando a las empresas en su búsqueda por espacios de trabajo más humanizados. No obstante, no queremos dejar de problematizar la forma como las empresas lidian con sus funcionarios, en la medida en que ellas puedan producir un modelo instrumentalizado e instrumentalizador, con tal rigor pragmático y metodológico, que acaben inviabilizando el escuchar al trabajador desde otra posición diferente de la de un agente de patronización a servicio de los objetivos de la empresa. <![CDATA[Possibilidades do bem-estar docente no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200457&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria - RS. A coleta de dados deu-se através de encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria "mal-estar" docente aparece, inicialmente, como algo externo no qual os docentes sentem-se vítimas e não como sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões, emergiu do grupo uma tomada de consciência em que cada um foi se reconhecendo parte do processo no qual se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da "cura" desse sentimento, cuja omissão comprometeria a saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.<hr/>The article reflects on the dissatisfaction of teachers and the possibilities for well-being in the educational context. The study was carried out at State schools in the Municipality of Santa Maria, Rio Grande do Sul. Data was collected from meetings which presented what is emerging from teachers in terms of paths to well-being. The category of teachers' "dissatisfaction" initially appears as something external, in which teachers feel victims without having been subjects of their own choice, and therefore, exempt from responsibility. As the reflections progressed, an awareness emerged from the group in which the subjects recognized themselves as part of the process which generated the uneasiness, as subjects of their own choice. This group insight led to the beginning of a process of "healing", which if omitted, would damage personal health as well as the awareness that the lack of stress management strategies would prejudice the professional and existential project.<hr/>El foco de este artículo está en las reflexiones sobre el mal estar docente y la posibilidad del bien estar en el contexto educacional. El estudio fue realizado en las escuelas públicas estatales en el municipio de Santa Maria, RS. La recolección de datos fue hecha a través de encuentros, consistían en presentar lo que está emergiendo de los docentes en términos de caminos para el bien estar. La categoría "mal estar" docente aparece inicialmente como algo externo, en el cual los docentes se sentían víctimas sin haber sido sujetos de su própia escogencia, por lo tanto, exentos de responsabilidad. En el transcurso de las reflexiones, surgió del grupo una toma de consciencia en la cual el individuo se fue reconociendo como parte del proceso en el que se generó el mal estar, como sujeto de su propia escogencia. Esa visión grupal posibilitó el inicio de la "cura" de ese sentimiento, cuya omisión, comprometería la salud personal, así como la consciencia de que la falta de manejo del estrés pondría en juego el proyecto profesional y existencial <![CDATA[Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: a preparação para o mundo do trabalho precário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), visto ser essa categoria a base principal para a formulação da reforma curricular desse nível de ensino. Nesse documento, há dois eixos centrais: o trabalho e a cidadania. Porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo do trabalho que, de acordo com o documento, foi constituído após os anos 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nessa década - a revolução tecnológica e a do conhecimento - que deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir dessas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo, neste artigo, é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho a que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.<hr/>The objective of this paper is to show how the category work is addressed in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM), as this category is considered the main plank for the formulation of curriculum reform in secondary education. In that document, there are two central planks, work and citizenship, but citizenship is aggregated and subjected to the new requirements of the labor market, which according to the document, was set up after the 1970s. According to the authors of the PCNEM, contemporary society underwent two major transformations in the 70s: the revolution of technology and of knowledge, which gave rise to new demands in the production process, labor market and social relations. Based on these Education Ministry justifications for the reform of Brazilian secondary education, the goal of this article is to analyze how work is defined in the document, how curriculum organization at secondary school level has adapted to the new trends and what are these new demands of the labor market to which the document intends to adapt. For this analysis, the categories work, alienated work and job insecurity are used.<hr/>El objetivo de este artículo es presentar de qué forma la categoría trabajo es abordada en los Parámetros Curriculares Nacionales de la Enseñanza Media (PCNEM), puesto que, esta categoría es considerada el eje principal para la formulación de la reforma curricular de ese nivel de enseñanaza. En este documento, hay dos ejes centrales, el trabajo y la ciudadanía, pero, la ciudadanía es agregada y subordinada a las nuevas exigencias del mundo del trabajo que, de acuerdo con el documento, fue constituído después de la década de 1970. Según los autores de los PCNs de la enseñanza media, la sociedad contemporánea sufrió dos grandes transformaciones en los años 70: la revolución tecnológica y del conocimiento, las cuales originaron las nuevas exigencias del proceso productivo, del mercado de trabajo y de las relaciones sociales. A partir de esas justificativas del MEC para la reforma de la enseñanza media brasileña, nuestro objetivo en este artículo es averiguar de qué forma la categoría trabajo es conceptuada en el documento, cómo la organización curricular de la enseñanza media se adaptó a las nuevas tendencias y cuáles son esas nuevas exigencias del mundo del trabajo a las que el documento pretende adaptarse. Para esse análisis, utilizamos las categorías: trabajo, trabajo estraño y la precarización del trabajo. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000200489&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), visto ser essa categoria a base principal para a formulação da reforma curricular desse nível de ensino. Nesse documento, há dois eixos centrais: o trabalho e a cidadania. Porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo do trabalho que, de acordo com o documento, foi constituído após os anos 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nessa década - a revolução tecnológica e a do conhecimento - que deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir dessas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo, neste artigo, é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho a que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.<hr/>The objective of this paper is to show how the category work is addressed in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM), as this category is considered the main plank for the formulation of curriculum reform in secondary education. In that document, there are two central planks, work and citizenship, but citizenship is aggregated and subjected to the new requirements of the labor market, which according to the document, was set up after the 1970s. According to the authors of the PCNEM, contemporary society underwent two major transformations in the 70s: the revolution of technology and of knowledge, which gave rise to new demands in the production process, labor market and social relations. Based on these Education Ministry justifications for the reform of Brazilian secondary education, the goal of this article is to analyze how work is defined in the document, how curriculum organization at secondary school level has adapted to the new trends and what are these new demands of the labor market to which the document intends to adapt. For this analysis, the categories work, alienated work and job insecurity are used.<hr/>El objetivo de este artículo es presentar de qué forma la categoría trabajo es abordada en los Parámetros Curriculares Nacionales de la Enseñanza Media (PCNEM), puesto que, esta categoría es considerada el eje principal para la formulación de la reforma curricular de ese nivel de enseñanaza. En este documento, hay dos ejes centrales, el trabajo y la ciudadanía, pero, la ciudadanía es agregada y subordinada a las nuevas exigencias del mundo del trabajo que, de acuerdo con el documento, fue constituído después de la década de 1970. Según los autores de los PCNs de la enseñanza media, la sociedad contemporánea sufrió dos grandes transformaciones en los años 70: la revolución tecnológica y del conocimiento, las cuales originaron las nuevas exigencias del proceso productivo, del mercado de trabajo y de las relaciones sociales. A partir de esas justificativas del MEC para la reforma de la enseñanza media brasileña, nuestro objetivo en este artículo es averiguar de qué forma la categoría trabajo es conceptuada en el documento, cómo la organización curricular de la enseñanza media se adaptó a las nuevas tendencias y cuáles son esas nuevas exigencias del mundo del trabajo a las que el documento pretende adaptarse. Para esse análisis, utilizamos las categorías: trabajo, trabajo estraño y la precarización del trabajo.