Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620130003&lang=pt vol. 38 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação e hegemonia nos Quaderni del cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937) que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo avaliar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, posto ter ele demonstrado que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras.<hr/>The struggle for hegemony and the action of intellectuals in the cultural formation of social groups, subjects which are the central theme of Antonio Gramsci's (1891-1937) analyses, have shown the importance of education for the consolidation of a hegemony, whether through schooling or non-school education, carried out by political parties and trade unions. The aim of this paper is to analyze the ideas underlying Gramsci's propositions on education taking as its starting point a study of the Quaderni del carcere, as it showed that the educational action undertaken by intellectual groups was impregnated by/with contradictions which influenced the development and success of the working classes in drawing up a counter hegemony.<hr/>La lucha por la hegemonía y la acción de los intelectuales en la formación cultural de los grupos sociales son temas que componen el eje central de los análisis de Antonio Gramsci (1891-1937), quien demostró la importancia de la educación para la consolidación de una hegemonía, sea por la acción de la educación escolar, o bien por la educación no escolar, impartida en partidos políticos y sindicatos. Este texto tiene como objetivo analizar las ideas que fundamentaron las propuestas de Gramsci sobre la educación a partir del análisis de los Quaderni del carcere, una vez que demostró que la acción educativa desarrollada por los grupos de intelectuales se encuentra impregnada de contradicciones que influencian el desarrollo y el éxito de la elaboración de la contra hegemonía por parte de las clases trabajadoras. <![CDATA[Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300519&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho procura interpretar o pensamento de Hannah Arendt, como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico moderno de crise na educação e de ruptura com a tradição. A perda do mundo comum, com a diluição entre a esfera pública e a esfera privada, e a não separação entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças resultaram em contornos limitados no campo da formação. Sob esse horizonte perguntase: Essas conquistas, que são caras à modernidade, podem ser reforçadas por um pensamento que busca conservar a tradição? Nesse intento, busca-se recuperar algumas reflexões extraídas de sua obra, concentrando-se na interpretação da proposta de conservação à luz da metáfora do "pensamento sem corrimão". Ao localizar na tradição elementos da vita activa, torna-se possível renovar a ideia do mundo comum, o que (re)acende o diálogo entre a Filosofia e a Educação em um horizonte profícuo.<hr/>This study sets out to interpret the thinking of Hannah Arendt as a hermeneutic link to the understanding of formation, in the context of the modern diagnosis of education crises and breaking with tradition. The loss of a common world, with the watering down of the distinction between public and private spheres and the lack of division between adult and children's worlds has resulted in limited outlines for the field of formation. Within this perspective, it can be asked: can such accomplishments, so dear to modernity, be reinforced by thinking which tries to conserve tradition? Thus, the study tries to understand some reflections from Arendt's work, focusing on the interpretation of the proposal of conservation in the light of the metaphor "thinking without a bannister". By locating elements of the vita active in tradition, it is possible to renew the idea of a common world, which (re)kindles the dialogue between Philosophy and Education in a fruitful way.<hr/>El trabajo busca interpretar el pensamiento de Hannah Arendt, como un eslabón hermenéutico de comprensión de la formación, delante del diagnóstico moderno de crisis en la educación y de ruptura con la tradición. La pérdida del mundo común, con la dilución entre la esfera pública y la esfera privada y la no separación entre el mundo de los adultos y el mundo de los niños, resultó en contornos limitados en el campo de la formación. Bajo ese horizonte se pregunta: ¿esas conquistas, que son caras a la modernidad, pueden ser reforzadas por un pensamiento que busque conservar la tradición? En esa tentativa, se busca recuperar algunas reflexiones extraídas de su obra, concentrándose en la interpretación de la propuesta de conservación a la luz de la metáfora del "pensamiento sin baranda". Al localizar en la tradición elementos de la vita activa se hace posible renovar la idea del mundo común, lo que (re)enciende el diálogo entre la Filosofía y la Educación en un horizonte provechoso. <![CDATA[A teoria das representações sociais: um esboço sobre um caminho teórico-metodológico no campo da pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300537&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem influenciado a área educacional, já que essa, atualmente, está mais aberta a novas teorias, em processo de rompimento com o paradigma da modernidade, e tem produzido estudos em que a representação social ganha relevo. Objetivou-se, neste artigo, desenvolver os caminhos teórico-metodológicos que sustentam uma pesquisa de doutorado na área de educação, a partir da leitura/do estudo de autores seguidores de Serge Moscovici, criador da referida teoria, interessado pela produção cotidiana do senso comum e pela infiltração da produção científica nesse tipo de conhecimento. Reconheceu-se, na TRS, um largo passo para a compreensão da realidade na fruição com o senso comum, e o cotidiano escolar é um espaço relevante de estudo para esse referencial.<hr/>The Social Representations Theory (SRT) has influenced the education field in that it is now more open to new theories, in the process of breaking with the paradigm of modernity and has produced studies in which Social Representation gets emplasis. The aim of this article was to develop the theoretical and methodological paths underlying doctoral research in education taking as its starting point the reading/study of followers of Serge Moscovici, creator of the above-mentioned theory, interested in the day-to-day production of common sense and the infiltration of scientific production into this type of knowledge. It is recognized that the SRT is a giant step toward understanding the enjoyment of reality with common sense, and school routine is a relevant study for this reference.<hr/>La Teoría de las Representaciones Sociales (TRS) ha influenciado al área educacional, ya que esta actualmente está más abierta a nuevas teorías, en proceso de rompimiento con el paradigma de la modernidad y ha producido estudios en los que la Representación Social ha ganado relieve. Se objetivó, en este artículo, desarrollar los caminos teórico metodológicos que sostienen una investigación de doctoramiento en el área de educación a partir de la lectura/del estudio de autores seguidores de Serge Moscovici, creador de la referida Teoría, interesado por la producción cotidiana del sentido común y por la infiltración de la producción científica en ese tipo de conocimiento. Se reconoció, en la TRS, un largo paso para la comprensión de la realidade en la satisfacción con el sentido común, y el cotidiano escolar es un espacio relevante de estudio para ese referencial. <![CDATA[Sociologia da infância e abordagens socioantropológicas na produção de países do hemisfério norte e Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300555&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, reflete-se sobre a Sociologia da infância mediada por questões socioantropológicas relevantes nas pesquisas da infância e com crianças. Na primeira parte, expõe-se um conciso panorama de alguns países do hemisfério Norte, incluindo suas aproximações e diferentes percursos. Na segunda parte, breves considerações sobre a produção brasileira, seus limites, perspectivas e conceitualizações são apresentadas. Na terceira parte, destacam-se os desafios e caminhos teóricometodológicos do campo, considerando a impossibilidade de esgotá-los. Para encerrar, são apontadas reflexões emergentes e, de forma sucinta, possibilidades de diálogo com a educação da infância.<hr/>This paper reflects on the sociology of childhood mediated by socioanthropological issues relevant to research on childhood and children. The first part is a brief overview of researches in the northern hemisphere, their approaches and different paths. The second part presents some brief remarks on Brazilian production, its limits, perspectives and conceptualizations. The third part highlights the challenges and the theoretical and methodological paths in the field, recognizing their inexhaustibity. Finally, some emerging ideas are highlighted and the possibilities for dialogue on the education of children are succintly presented.<hr/>En este artículo, reflexionamos sobre la sociología de la niñez mediada por aspectos socio antropológicos relevantes en las investigaciones de la niñez y com niños. En la primera parte, se expone un breve panorama de algunos países del hemisferio norte, incluyendo sus aproximaciones y diferentes caminos. En la segunda parte, presentamos breves consideraciones sobre la producción brasileña, sus límites, perspectivas y conceptualizaciones. En la tercera parte, destacamos desafíos y caminhos teórico metodológicos de campo, considerando la imposibilidad de agotarlos. Para concluir, señalamos reflexiones emergentes y presentamos de forma resumida posibilidades de diálogo con la educación de la niñez <![CDATA[O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300573&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.<hr/>This article deals with the historical approach to the constitution or constitutive intention of pedagogy as the science of education. By means of a specialized bibliography, especially that of the History of Education/Pedagogy, it sets out to analyze the affirmative action of the classical science model which was imposed on Pedagogy in the twentieth century. The method used for this research centered on a comparative analysis of the works and identification of the origins of pedagogical thinking. It can be seen that Pedagogy produced different results from those expected, often resulting in the exhaustion of pedagogical reflection itself.<hr/>El artículo a continuación trata del abordaje histórico de la constitución o pretensión constitutiva de la pedagogía como ciencia de la educación. Tiene como objetivo, analizar, por medio de la bibliografía especializada, sobretodo de la Historia de la Educación/Pedagogía, las acciones afirmativas del modelo clásico de ciencia que se impuso a la Pedagogía ya en el siglo XX. El método utilizado para esa investigación estuvo centrado en el análisis comparativo de las obras y en la identificación de las matrices del pensamiento pedagógico. Se percibe que, con tal emprendimiento, la pedagogía obtuvo resultados diferentes de lo esperado, resultando, muchas veces, en el agotamiento de la propia reflexión pedagógica. <![CDATA[Ação pedagógica dialógica: desafio para superar a racionalidade disciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300593&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.<hr/>This article presents results of a research on a possible implementation of interdisciplinary educational action in the Pedagogy undergraduate course. After the introduction, it briefly revisits Weber and Tragtenberg's theoretical statements concerning the process of modern rationalization and its implications for education through the teaching of individualized subjects. Using a phenomenological qualitative investigation, it presents information collected from the students interviewed and as a result, it understands and explains that it is very difficult to build interdisciplinary pedagogical action at the heart of an institution which teaches through the system of individualized subjects. It concludes with a brief synthesis of the research analysis and points out strategies for inverting the movement of teaching individualized subjects<hr/>El trabajo presenta los resultados de la investigación sobre la posibilidad de hacer efectiva la acción educativa de cuño interdisciplinar en el curso de Pedagogía. Después de la introducción, se retoma resumidamente las indicaciones teóricas de Weber y Tragtenberg sobre el proceso de racionalización moderno y sus implicaciones en la educación disciplinar. Con base en la investigación cualitativa fenomenológica, se describen las informaciones obtenidas de las alumnas entrevistadas y como resultado se comprende e interpreta que es muy difícil construir la acción pedagógica de cuño interdisciplinar en el interior de la institución anclada en la disciplinariedad. Se finaliza, presentando una breve síntesis del análisis de la investigación y se apuntan estratégias para invertir el movimiento disciplinar en la educación. <![CDATA[Políticas educacionais para o século XXI: estratégias para a formação do consenso ativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As políticas educacionais elaboradas a partir de meados dos anos 1990 e, principalmente, dos anos 2000 mudaram as estratégias para a prática de suas ações. Este artigo tem por objetivo discutir essas estratégias que visam a formação do consenso ativo entre os atores escolares e, em consequência, a preservação da hegemonia. Tais políticas tomam como aspectos principais das ações a ênfase na aprendizagem, o incentivo à participação e autonomia, sempre sob a justificativa, quase inapelável, de melhoria da qualidade da educação. Considerando a escola como núcleo de gestão, as chamadas políticas para o século XXI têm focado suas ações sobre os responsáveis diretos por sua implementação: professores, equipe pedagógica, direção, pais e responsáveis.<hr/>Educational policies drawn up since the mid-1990s and especially those of the 2000s, have changed their strategies for the implementation of their actions. This article sets out to discuss those strategies aimed at the formation of active consensus between school actors and hence the preservation of hegemony. The main aspects of these policies are emphasis on learning, and incentive for participation and autonomy, and always almost unappealably jurisdiction by the idea of improving the quality of education. Considering the school as a nucleus of management, the so-called 21st century policies have focused their actions on those directly responsible for their implementation: teachers, pedagogical team, school principals, parents and guardians.<hr/>Las políticas educacionales elaboradas a partir de mediados de los años 1990 y, principalmente, de los años 2000 cambiaron las estrategias para la implementación de sus acciones. Este artículo tiene como objetivo discutir estas estrategias que procuran la formación del consenso activo entre los actores escolares y, consecuentemente, la preservación de la hegemonía. Tales políticas, asumen como aspectos principales de las acciones el énfasis en el aprendizaje, el incentivo a la participación y autonomía, siempre bajo la justificativa, casi indiscutible, de mejoría de la calidad de la educación. Considerando la escuela como núcleo de gestión, las así llamadas políticas para el siglo XXI han enfocado sus acciones sobre los responsables directos por su implementación: profesores, equipo pedagógico, dirección, padres y responsables. <![CDATA[Do discurso da valorização à realidade da precarização: os profissionais da educação no contexto do Fundef e do Fundeb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300633&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho, construído como estudo exploratório a partir de uma pesquisa sobre as origens históricas e as perspectivas da política de fundos constitucionais no contexto do financiamento da educação básica no Brasil, discute a política de valorização do magistério segundo os referidos fundos constitucionais, destacadamente o Fundo de Valorização do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Realizou-se um levantamento no conjunto da legislação pertinente ao financiamento da educação, em particular, da educação básica brasileira, a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei nº 9.394/1996), Emendas Constitucionais, resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação (MEC) e literatura pertinente. No fim, destaca-se que é possível considerar que, historicamente, a problemática que envolve a valorização do magistério se apresenta como um dos assuntos que, como integrante das políticas educacionais e do financiamento, assume a centralidade no discurso, embora, em geral, na prática permaneça relegada a um segundo plano ou negligenciada pelo poder público.<hr/>This paper, in the form of an exploratory study, based on research into the historical origins and perspectives of policies for constitutional funding for Basic Education in Brazil, discusses the policy of valorizing teaching according to the constitutional funding referred to, notably the Fund for the Enhancement of Fundamental Education and Valorization of Teaching (Fundef) and the Fund for the Promotion of Basic Education and Valorization of Education Professionals (Fundeb). A survey was conducted of all the legislation pertinent to educational funding, in particular, that of Brazilian basic education, the 1988 Constitution, the LDB 9394/1996, constitutional amendments, resolutions and position papers of the National Council for Education, the Ministry of Education and relevant literature. Having done so, it can be stressed that it is possible to consider that, historically, the problem involving the valorization of teaching is one of the questions which, as part of educational policies and funding, is a key issue in discourse, although in general practice, it remains relegated to the background or is neglected by the government.<hr/>El presente trabajo, construido como estudio exploratorio a partir de uma investigación sobre los orígenes históricos y las perspectivas de la política de los fondos constitucionales en el contexto del financiamiento de la Educación Básica en Brasil, discute la política de valorización del magisterio de acuerdo con los mencionados fondos constitucionales, destacándose el Fondo de Valorización de la Enseñanza Fundamental y de Valorización del Magisterio (Fundef) y el Fondo de Desarrollo de la Educación Básica y de Valorización de los Profesionales de la Educación (Fundeb). Se realizó un levantamiento en el conjunto de la legislación pertinente al financiamento de la educación, en particular, de la educación básica brasileña, la Constitución Federal de 1988, la Ley de Directrices y Bases (LDB) 9394/1996, las Enmiendas Constitucionales, las resoluciones y pareceres del Consejo Nacional de Educación, del Ministerio de Educación y Cultura (MEC) y la literatura pertinente. Al final, se destaca que, es posible considerar que, históricamente, la problemática que envuelve la valorización del magisterio se presenta como uno de los asuntos que, como integrante de las políticas educacionales y de financiamiento, asume centralidad en el discurso, aunque, en general, en la práctica, permanezca relegado a un segundo plano o negligenciado por el poder público. <![CDATA[Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300649&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é compreender a formação e a profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem contextualizados em uma realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições, como a Unesco, ou por teóricos da educação, como Edgar Morin. Com base nesse percurso são propostas algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e a convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e a compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem-estar e o bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e na politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.<hr/>The purpose of this article is to understand the formation and professionalization of teachers based on learning processes contextualized in an everchanging reality and thematized on the epistemological horizon of the construction of knowledge. To do so, ceratin learning initiatives proposed by institutions such as Unesco or by educational theorists such as Edgar Morin were taken up. Based on these, certain categories are proposed in order to confront the challenges of teacher learning, namely, the subjective dimension through the relationship between singularity and conviviality, the pedagogical dimension through the relationship between information and understanding, and the teleological dimension through the relationship between well-being and living well. This entire dialogical dynamic is grounded in ethical and political criteria, considered to be the dynamizing presuppositions of the teacher learning process.<hr/>El objetivo de este artículo es comprender la formación y profesionalización de los docentes, a partir de los procesos de aprendizaje contextualizados en una realidade en constante cambio y tematizados en el horizonte epistemológico de la construcción de saberes. Para eso, contribuyó la retomada de algunas iniciativas aprendentes, propuestas por instituciones como la Unesco o por teóricos de la educación como Edgar Morin. Basado en ese recorrido, se están proponiendo algunas categorías para enfrentar los desafíos del aprendizaje docente, o sea, la dimensión subjetiva de la relación entre la singularidad y la convivialidad, la dimensión pedagógica de la relación entre la información y la comprensión y la dimensión teleológica de la relación entre el bien estar y el bien vivir. Toda esa dinámica dialógica está pautada en la eticidad y politicidad, considerados los presupuestos dinamizadores del proceso de aprendizaje de los docentes. <![CDATA[A importância da leitura e as concepções dos graduandos do curso de extensão "Leitura e escrita na universidade: uma prática transformadora"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300663&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo, investigou-se como alunos de um curso de extensão de uma Universidade pública do norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados por meio de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: o que é ler? Qual a sua importância? Onde a leitura ocorre? Para contribuir para o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa, tivemos seis alunos que participaram do curso de extensão. Apontamos, também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e das falhas de interpretação. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista, por intermédio da indução.<hr/>This study analyzed how students on an Outreach course at a public University in northern Paraná perceive the act of reading. To do so, data collected from a questionnaire were used to find answers to three questions: what is reading? What is its importance? Where does it happen? With a view to contribute to the formation of reader students in school and University circles, we started from a conception of reading beyond that of decoding words. The research subjects were six students participating in the Outreach Course. The study also points out the need of implementing activities in the school to help move on from the practice of mechanical reading and failure to interpret. The methodology involved was of an interpretative nature using induction.<hr/>En este estudio, se investigó como alumnos de un curso de extensión de una Universidad pública del norte del estado de Paraná percibieron el acto de la lectura. Para eso, los datos colectados a partir de un cuestionario buscaron respuestas a três preguntas: ¿Qué es leer? ¿Cuál es su importancia? ¿Dónde esta ocurre? Buscando contribuir con el proceso de formación de alumnos lectores en el ámbito de la escuela y de la universidad, partimos de la concepción de lectura como algo más allá de una decodificación de palabras. Como sujetos de la investigación tuvimos seis alumnos que participaron del curso de extensión. Se apunta también, la necesidad de implementación de actividades en el ámbito escolar que posibiliten la superación de la práctica de lectura mecánica y de las fallas en las interpretaciones. El tratamento dado al instrumento fue de carácter interpretativista por intermedio de la inducción. <![CDATA[Linguagem poética em sintonia com a criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300677&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A criança precisa de arte para a sua formação. A poesia abarca características que ajudam na constituição e na humanização da criança - sensível às belezas do universo estético e da esfera cultural e social da qual faz parte. Nesse contexto, a poesia mostra-se aberta à infância e próxima de quem está descobrindo o mundo, as palavras, os sons. Por meio da leitura ou da audição de poemas, os pequenos têm condições de ampliar o horizonte de conhecimento, pois a poesia conversa com o leitor mirim e auxilia o processo educativo. Este artigo integra um estudo maior sobre a educação pelo poético e busca refletir sobre como essa linguagem pode construir saberes e auxiliar na formação da criança. Para efetivar a reflexão, apoia-se em teóricos da área da educação e da literatura, como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) e Ramos (2010). A partir desses fundamentos e de princípios postos por Antonio Candido (2008), analisa-se a poesia "Pausa", de Mario Quintana (2005), a fim de discutir seu potencial para humanizar o leitor.<hr/>For their formation children need art. Poetry contains characteristics which help in the constitution and humanization of children - sensitive to the beauty of the aesthetic world and to the cultural and social sphere to which they belong. So poetry is open to childhood and close to those who are discovering the world, words, and sounds. Through reading or listening to poems, children can expand the horizons of their knowledge, because poetry dialogues with the child reader and helps in the educational process. This paper is part of a larger study on education through the poetic text and reflects on how this language can build knowledge and help in the child's formation. This reflection is based on the works of theoreticians in the field of education and literature, such as Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) and Ramos (2010). With these foundations and the principles presented by Antonio Candido (2008) as a starting point, the poem "Pausa" by Mario Quintana (2005) is analyzed with a view to discuss its potential for humanizing the reader.<hr/>El niño necesita el arte para su formación. La poesía abarca características que ayudan en la constitución y en la humanización del niño - sensible a las bellezas del universo estético y de la esfera cultural y social de la cual hace parte. En ese contexto, la poesía se muestra abierta a la niñez y próxima de quien está descubriendo el mundo, las palabras, los sonidos. Por medio de la lectura o de la audición de poemas, los pequeños tienen condiciones de ampliar el horizonte de conocimiento, pues la poesía conversa con el pequeño lector y lo auxilia en el proceso educativo. Este artículo integra un estudio mayor sobre la educación por lo poético y busca reflexionar sobre cómo ese lenguaje puede construir saberes y ayudar en la formación del niño. Para ser efectiva la reflexión, se apoya en teóricos del área de la educación y de la literatura como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) y Ramos (2010). A partir de esos fundamentos y de principios presentados por Antonio Candido (2008), se analiza la poesía "Pausa", de Mario Quintana (2005), con la finalidad de discutir su potencial para humanizar al lector. <![CDATA[O alfabetizador como referência para a constituição da profissionalidade docente em alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300695&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, RJ, expressos em textos do gênero "memórias". Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores "alfabetizadores" constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.<hr/>This article presents the results of a research into elements identified in records relating to the teaching of literacy in municipal schools in Duque de Caxias, RJ, expressed in texts of the "memories" genre. By analyzing the content of such narratives, it was possible to explain what references literacy teachers use to build their relations with the teaching and the learning of reading and writing. An analysis of the narratives of these teachers pointed to issues related to the teacher as reference for learning to read and write and to certain didactic-pedagogical aspects of knowledge in literacy as essential to the constitution of teacher professionalism.<hr/>Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre elementos presentes en los registros mnémicos relacionados al aprendizaje de la lectura y de la escritura de profesores de escuelas públicas municipales de la ciudad de Duque de Caxias, en el Estado del Río de Janeiro, expresados en textos del género "memorias". A través del análisis del contenido de esos registros, se vuelve posible explicitar bajo cuales referencias los profesores "alfabetizadores" construyen sus relaciones con la enseñanza y el aprendizaje de la lectura y de la escritura. El análisis de las narrativas de esos profesores apuntó principalmente a cuestiones relacionadas al profesor como referencia para el aprendizaje de la lectura y de la escritura y, además, para aspectos didáctico pedagógicos de los saberes en alfabetización como elementos esenciales a la constitución de la profesionalidad docente. <![CDATA[Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300711&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A incipiência do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização daquela tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.<hr/>The undeveloped character of the strategies of classification for podcasting in the field of education is a reflecltion of its newness. Based on the as yet scant literature in the field, this paper which originated in the thesis, Podcasts in Brazilian education: nature, potentiality and implications of a communication technology, analyzes the classifications made by Medeiros (2005) and Carvalho (2009), noting the consistency of their criteria and their relationship with the possibilities for educational use of this technology. This analysis, allied to an observation of the scenario of social use of such technology and research in the field, will serve as input for the prepartion of a new draft of a classification of podcasts, based on the conclusion that consistent criteria, coordinated with the various current ways of using this technology, are an initial requisite if it is to be considered in educational practices.<hr/>La incipiencia del podcast, tecnología de oralidad distribuida bajo demanda, marca el carácter poco desarrollado de las estrategias de clasificaciones referentes a esa tecnología en el ámbito de la educación. Partiendo de la aún parca literatura del área, este artículo, proveniente de la tesis Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (Podcast en la educación brasileña: naturaleza, potencialidades e implicaciones de una tecnologia de la comunicación) busca analizar las clasificaciones presentadas por Medeiros (2005) y Carvalho (2009), observando, para eso, la coherencia de sus criterios y la relación de ellos con las posibilidades de uso educativo de la tecnología en cuestión. Tal análisis, acompañada de la observación del escenario de uso social de esa tecnologia y de investigaciones del área, servirá de subsidio para la elaboración de una nueva propuesta de clasificación de podcasts, realizada a partir de la conclusión de que, para eso, se necesitan criterios coherentes y articulados con los diversos modos actuales de utilización de aquella tecnología, aspecto inicial de su consideración en prácticas educativas. <![CDATA[Resenhas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300731&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A incipiência do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização daquela tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.<hr/>The undeveloped character of the strategies of classification for podcasting in the field of education is a reflecltion of its newness. Based on the as yet scant literature in the field, this paper which originated in the thesis, Podcasts in Brazilian education: nature, potentiality and implications of a communication technology, analyzes the classifications made by Medeiros (2005) and Carvalho (2009), noting the consistency of their criteria and their relationship with the possibilities for educational use of this technology. This analysis, allied to an observation of the scenario of social use of such technology and research in the field, will serve as input for the prepartion of a new draft of a classification of podcasts, based on the conclusion that consistent criteria, coordinated with the various current ways of using this technology, are an initial requisite if it is to be considered in educational practices.<hr/>La incipiencia del podcast, tecnología de oralidad distribuida bajo demanda, marca el carácter poco desarrollado de las estrategias de clasificaciones referentes a esa tecnología en el ámbito de la educación. Partiendo de la aún parca literatura del área, este artículo, proveniente de la tesis Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (Podcast en la educación brasileña: naturaleza, potencialidades e implicaciones de una tecnologia de la comunicación) busca analizar las clasificaciones presentadas por Medeiros (2005) y Carvalho (2009), observando, para eso, la coherencia de sus criterios y la relación de ellos con las posibilidades de uso educativo de la tecnología en cuestión. Tal análisis, acompañada de la observación del escenario de uso social de esa tecnologia y de investigaciones del área, servirá de subsidio para la elaboración de una nueva propuesta de clasificación de podcasts, realizada a partir de la conclusión de que, para eso, se necesitan criterios coherentes y articulados con los diversos modos actuales de utilización de aquella tecnología, aspecto inicial de su consideración en prácticas educativas. <![CDATA[Programa de pós-graduação em educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362013000300739&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A incipiência do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização daquela tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.<hr/>The undeveloped character of the strategies of classification for podcasting in the field of education is a reflecltion of its newness. Based on the as yet scant literature in the field, this paper which originated in the thesis, Podcasts in Brazilian education: nature, potentiality and implications of a communication technology, analyzes the classifications made by Medeiros (2005) and Carvalho (2009), noting the consistency of their criteria and their relationship with the possibilities for educational use of this technology. This analysis, allied to an observation of the scenario of social use of such technology and research in the field, will serve as input for the prepartion of a new draft of a classification of podcasts, based on the conclusion that consistent criteria, coordinated with the various current ways of using this technology, are an initial requisite if it is to be considered in educational practices.<hr/>La incipiencia del podcast, tecnología de oralidad distribuida bajo demanda, marca el carácter poco desarrollado de las estrategias de clasificaciones referentes a esa tecnología en el ámbito de la educación. Partiendo de la aún parca literatura del área, este artículo, proveniente de la tesis Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (Podcast en la educación brasileña: naturaleza, potencialidades e implicaciones de una tecnologia de la comunicación) busca analizar las clasificaciones presentadas por Medeiros (2005) y Carvalho (2009), observando, para eso, la coherencia de sus criterios y la relación de ellos con las posibilidades de uso educativo de la tecnología en cuestión. Tal análisis, acompañada de la observación del escenario de uso social de esa tecnologia y de investigaciones del área, servirá de subsidio para la elaboración de una nueva propuesta de clasificación de podcasts, realizada a partir de la conclusión de que, para eso, se necesitan criterios coherentes y articulados con los diversos modos actuales de utilización de aquella tecnología, aspecto inicial de su consideración en prácticas educativas.