Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620140001&lang=pt vol. 39 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A implementação do conteúdo de música sob a ótica dos professores de arte das escolas municipais de Cascavel, PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca retratar os resultados da pesquisa realizada nas escolas municipais de Cascavel, PR, acerca da implantação da Lei Federal n. 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica; e tecer algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado em espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela Secretaria Municipal de Educação.<hr/>This article presents the results of a research conducted in municipal schools in Cascavel, Paraná, on the implementation of Federal Law 11.769/08, which deals with the compulsory teaching of Music as a curriculum component of Art in elementary schools. It also reflects on the representations of teachers on the school reality in relation to the implementation of Music Education. Among other things, the study pointed out the intermittent and fragmented formation of the teacher, which has resulted in spontaneity in teaching, and the sidelining of the subject of Art by the Municipal Education Bureau.<hr/>Este artículo busca retratar los resultados de la investigación llevada a cabo en las escuelas de la ciudad de Cascavel-PR acerca de la aplicación de la Ley Federal n. 11.769/08, que establece la obligatoriedad de la enseñanza de música como parte del contenido curricular de la cátedra de Artes en las escuelas de Educación Primaria. Simultáneamente, se hacen algunas consideraciones acerca de los pareceres de los profesores sobre la realidad escolar relacionada con la aplicación de la Educación Musical. El estudio puso en evidencia, entre otros aspectos, la formación descontinuada y fragmentada del profesor, lo que ha dado lugar a una espontaneidad exacerbada en la actuación docente, y la colocación en un segundo plano del componente curricular Arte por parte del Secretaría Municipal de Educación de la ciudad. <![CDATA[Formação superior em dança no Brasil: panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um panorama histórico-crítico da constituição da dança como um campo de saber acadêmico no Brasil. Analisa as injunções entre arte, história e educação na formação superior em dança no país. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica.<hr/>This article presents a historico-critical overview of the establishment of dance as a field of academic knowledge in Brazil. It analyzes the relationship between art, history and education in Third Level dance education in this country. It is based on a documental bibliographical research.<hr/>Este artículo presenta un panorama histórico-crítico de la constitución de la danza como un campo del saber académico en Brasil. Se analizan las imposiciones del arte, la historia y la educación en la formación superior en danza en el país. Se trata de una investigación documental y bibliográfica. <![CDATA[Música(s) e educação básica: pensando processos formativos e ações profissionais na unidocência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são examinadas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, sobre a Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a infância, com a educação e, não menos importante, com a arte? Questões como estas conduziram a elaboração deste ensaio, o qual teve como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola, da formação e das práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.<hr/>This text reflects on elementary education and music in the school. It transversalizes the discussion, and deals with formative and professional possibilities for generalist teaching by Pedagogy graduates. To do so, the authors problematize with musicians, teachers, composers and researchers the understanding which underlies not only their teaching practices but also their conceptions on Art and especially Music in the school. How is the role of the school and the elementary education project and its relation to music understood? How does the school deal with music when drawing up and choosing its conceptions/relations with childhood, education and, last but not least, Art? Questions such as these are the background to this essay which sets out to discuss elementary education, the school and the formation and music practices of elementary and middle school teachers.<hr/>Este texto busca pensar sobre la educación básica y la(s) música(s) en la escuela. Transversalizando la discusión, se discuten las posibilidades de formación y de actuación de profesores unidocentes licenciados en Pedagogía. Para esto, los autores buscan cómo problematizar con músicos, profesores, compositores e investigadores sobre los entendimientos que conducen, no sólo las prácticas docentes de estos profesionales, sino también las concepciones sobre Arte y, en especial, Música en la escuela. ¿Cómo se piensa el espacio de la escuela y el proyecto de la educación básica y sus relaciones con las músicas? ¿Cómo la escuela lidia con las músicas al elaborar y escoger sus concepciones/relaciones con la niñez, con la Educación y, no de menor importancia, con el Arte? Cuestiones como esas conducen a la elaboración de este ensayo, el cual tiene como principal objetivo problematizar acerca de la educación básica, de la escuela, de la formación y de las prácticas musicales de profesores de la educación infantil y de los años iniciales de la educación fundamental. <![CDATA[Dançando conforme a música (ou conforme a lei)?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo propõe a discussão sobre a (estreita) relação entre dança e legislação que vem se construindo nos últimos anos no país e o quanto isso afeta a formação e a atuação dos artistas da dança (licenciados e bacharéis em dança) nos diferentes níveis da educação nacional. O artigo, embora traga resultados de algumas pesquisas concluídas, apresenta-se como um ensaio, buscando não perder a poesia que a maioria das discussões sobre arte demanda.<hr/>This paper proposes a discussion on the narrow relationship between dance and legislation that has been built in recent years in Brazil and how this affects the formation and performance of dance personnel (with a Bachelor and Teaching Degree) at different levels of national education. Although the article provides results of some completed research, it is presented as an essay so as not to lose the poetry demanded by most discussions about Art.<hr/>El presente artículo propone la discusión sobre la [estrecha] relación entre la danza y la legislación que se ha construido en los últimos años en el país y en qué grado eso afecta a la formación y a la actuación de los artistas de la danza (licenciados y graduados en danza) en los diferentes niveles de la educación nacional. El artículo, aunque traiga los resultados de algunas investigaciones ya concluidas, es presentado como un ensayo, con la intención de no perder la poesía que la mayoría de las discusiones sobre el arte demanda. <![CDATA[Educação musical em diferença: os desafios das artes para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this article is to create a link between critical attributes to meaningful educational change and the kind of learning and thinking that is facilitated by artistic endeavors. The goal is not to simply advocate for the Arts, but rather to present a doorway to an educational practice that can be used in educational thought in general. The article starts from David McCarthy's (2000) proposition that "we must think possibility within constraint; that is the condition of our time" (p. 150), arguing that the kinds of thought experiences that individuals 'doing art' participate in, can serve as a model for educational thinking, particularly given the complexity, volatility and speed realities of a 21st century education.<hr/>Este artigo tem como objetivo criar ligações entre atributos críticos para a mudança educacional significativa e o tipo de aprendizagem e pensamento que é facilitado por atividades artísticas. Sua meta não é simplesmente advogar pelas Artes, mas sim apresentar um olhar particular sobre uma prática educativa que pode ser usada no pensamento educacional em geral. O artigo parte da proposição de David McCarthy (2000) de que "devemos pensar a possibilidade dentro da restrição; essa é a condição do nosso tempo" (p. 150), argumentando que o tipo de experiências de pensamento em que as pessoas "fazendo arte" participam, podem servir como modelos de pensamento educacional, dadas principalmente a complexidade, volatilidade e a velocidade das realidades educacionais do século 21.<hr/>Ese artículo tiene como objetivo crear ligaciones entre atributos críticos para el cambio educacional significativo y el tipo de aprendizaje y pensamiento que es facilitado por actividades artísticas. Su meta no es simplemente abogar por las Artes, sino presentar un portal para una práctica educativa que puede ser usada en el pensamiento educacional en general. El artículo parte de la proposición de David McCarthy (2000) de que "debemos pensar la posibilidad dentro de la restricción; esa es la condición de nuestro tiempo" (p. 150), argumentando que el tipo de experiências de pensamiento en que las personas "haciendo arte" participan, puede servir como modelos de pensamiento educacional, dadas principalmente la complexidad, la volatilidad y la velocidad de las realidades educacionales del siglo 21. <![CDATA[As musicalidades das rodas de capoeira: investigação de um campo de saber/poder(?)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, discutem-se os papéis das musicalidades da capoeira. Recorre-se à noção de campo na análise da contradição entre o potencial educativo intercultural das musicalidades na/da capoeira e a possibilidade de constituírem-se em objetos de disputas entre seus agentes. Destaca-se como fio condutor do enredo argumentativo a ideia de rodas de capoeira, como alegoria para o método expositivo. Tomam-se como dados aspectos das histórias de mestres de capoeira que viveram em Salvador, BA, entre 1890 e 1994; e entrevistas realizadas durante três meses de trabalho de campo, nesta cidade. O trabalho resultou em contribuições concernentes à investigação de processos de ensino-aprendizagem das musicalidades e à constituição de saberes de educadores em espaços não formais, entendidos como campos de saber e de poder.<hr/> This paper analyzes the roles of the musicality of capoeira. It uses the idea of field in its analysis of the contradiction between the intercultural educational potential of the musicality in/of capoeira and the possibility of its becoming a motive for dispute between its agents. As the thread of the argumentative plot, it highlights the idea of capoeira circles as an allegory for the method presented. The data used are aspects of the stories of capoeira masters who lived in Salvador, Bahia, between 1890 and 1994; and interviews conducted over three months of fieldwork in the city. The study produced contributions for research on the teaching-learning process of the musicality and the building of teachers' knowledge in non-formal spaces, understood as fields of knowledge and power. <hr/> En este texto se discuten los papeles de las musicalidades de la capoeira. Se recurre a la noción de campo en el análisis de la contradicción entre el potencial educativo intercultural de las musicalidades en la capoeira y la posibilidad de constituirse en objetos de disputas entre sus agentes. Se destaca como hilo conductor de la trama argumentativa, la idea de rondas de capoeira como alegoría para el método expositivo. Se toman como datos los aspectos de las historias de maestros de capoeira que vivieron en Salvador, capital del estado de Bahía, entre 1890 y 1994; y entrevistas realizadas durante tres meses de trabajo de campo en aquella ciudad. El trabajo resultó en contribuciones concernientes a la investigación de los processos de enseñanza-aprendizaje de las musicalidades y la constitución de los saberes de educadores en espacios no formales, entendidos como campos de saber y de poder. <![CDATA[Do e-laissez-faire à educação intermidiática crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio se propõe a discutir a utilização dos recursos digitais e suas extensões no ensino da arte nas escolas brasileiras. O eixo motriz desta reflexão é discutir as diferentes possibilidades de inserção destes recursos na arte e seu ensino. Enaltecemos, assim, a necessidade de se utilizar o computador, seus inputs e outputs, como intermediadores no processo de ensino-aprendizagem da arte, em prol da educação digital crítica no ciberespaço, com o objetivo de se formar o fruidor de arte digital crítico no contexto da cultura digital.<hr/>This essay discusses the use of digital resources and their extensions in the teaching of art in Brazilian schools. The pivot of this reflection is a discussion on the different possibilities of integrating these resources in art and its teaching. It focuses on the need to use the computer and its inputs and outputs as intermediaries in the teaching/learning process of Art for the sake of a critical digital education in cyberspace, with a view to forming appreciators of critical digital art in the context of digital culture.<hr/>Este ensayo tiene como propósito discutir la utilización de los recursos digitales y sus extensiones en la enseñanza del arte en las escuelas brasileñas. El eje motriz de esta reflexión es discutir las diferentes posibilidades de insertar estos recursos en el arte y su enseñanza. Resaltamos, de esta forma, la necesidad de utilizar el computador sus inputs y outputs como intermediadores en el proceso de enseñanza/aprendizaje del arte, en pro de la educación digital crítica en el ciberespacio, con el objetivo de formar el usuario del arte digital crítico en el contexto de la cultura digital. <![CDATA[Arte, infância e indústria cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo enfoca a arte, como mercadoria e como conhecimento,sendo problematizada pela mediação dos conceitos de infância e indústria cultural. Fica claro que as condições de produção e recepção dos bens artísticos são regidas pelo capitalismo. Tema de grande importância neste texto, a infância se constitui concomitantemente com o surgimento e a consolidação do capitalismo, bem como com seu desenvolvimento, com as concepções de liberdade e com a ressignificação das necessidades humanas. Assim, é necessário educar as crianças em determinadas condições e estabelecer possibilidades formativas importantes. Mediadas pelos processos de socialização que dispõem de conteúdos a serem internalizados, eles contribuem para a autonomia e a emancipação, evidenciando a arte como possibilidade.<hr/>This paper focuses on art as a commodity and as knowledge, problematized through the concepts of childhood and the cultural industry. It is clear that the conditions of production and reception of artistic goods are ruled by capitalism. Childhood, a major theme in this text, was recognized concomitantly with the emergence, consolidation and development of capitalism, with its concepts of freedom and the resignification of human needs. Therefore, children need to be educated in certain conditions and essential formative possibilities must be provided. The content is personalized through the socialization processes, which contribute to autonomy and emancipation, and present art as a possibility.<hr/>Este artículo focaliza al arte, como mercancía y como conocimiento, problematizada por la intermediación de los conceptos de niñez e industria cultural. Queda en evidencia que las condiciones de producción y de recepción de los bienes artísticos songobernadas por el capitalismo. Este es un tema de gran importancia em este texto, la niñez se constituye simultaneamente con la aparición y la consolidación del capitalismo, así como con su desarrollo, con las concepciones de libertad y conla resignificación de las necesidades humanas. Por tal razón, es necesario educar a los niños bajo ciertas condiciones y establecer posibilidades de formación importantes. Intermediadas por los procesos de socialización que poseen contenidos que sean internalizados, estos contribuyena la autonomía y a la emancipación, poniendo em evidenciael arte como posibilidad. <![CDATA[Formação em arte-educação: diálogos possíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe-se a refletir criticamente sobre a formação docente em arte- educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área de arte, necessárias são, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisações em sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação estética do homem; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte-educação. Aponta-se que no vínculo do professor com o mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e o fruir, a partir do contexto histórico cultural e social em que vive.<hr/>This study is a critical reflection on teacher formation in art education at Marabá Campus - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Since there is no degree course in the field of art, teachers often have to improvise in the classroom. The study highlights certain methods relevant to the practice of art in the school: the potential space, the meaning of art as experience, the formation of the aesthetic person, and the implications of the concept of resilience for teacher formation in art education. It points out that the unfolding of the teachers' bond with the art world involves doing, feeling and appreciating from the historico-cultural and social context in which they live.<hr/>Se propone una reflexión crítica sobre la formación docente en educación artística en la Universidad Federal del Sur y el Sureste del Pará, en el Campus Universitario de la ciudad de Marabá. Puesto que no existen cursos universitarios en el campo del arte, a menudo, es necesario que los docentes improvisen en las clases. Se destacan algunos métodos relacionados con la práctica del arte en la escuela: el espacio potencial; el significado del arte como experiencia; la formación estética del hombre; y las implicaciones del concepto de resiliencia en la formación del docente en la educación artística. Se señala que, en la vinculación del profesor con el mundo del arte, su desarrollo implica hacer, sentir y disfrutar, a partir del contexto histórico, cultural histórico y social en que él vive. <![CDATA[Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa mostrar momentos da fase inicial da prática do trabalho na docência de duas professoras de línguas, no ensino médio, em escolas públicas. O corpus da pesquisa baseia-se em registros de observações das práticas de ensino das professoras em seu fazer docente e no diário de campo produzido durante um semestre de observação em sala de aula. Notamos que as professoras desenvolvem sua formação docente em meio a diferentes saberes, disciplinares e não disciplinares, aos quais chamaremos de "entremeios" na docência.<hr/>This paper presents moments in the initial phase of the practice of two language teachers in public secondary schools. The research corpus is based on records of observation of their teaching practices in a field diary produced over a semester of classroom observation. It was seen that teachers build up their teacher literacies from different sets of knowledge, both subject and non-subject, such as those called "intermediate space" in teaching.<hr/>El presente trabajo pretende mostrar momentos de la etapa inicial de la práctica del trabajo docente de dos profesoras de idiomas en los últimos años de bachillerato en escuelas públicas. El corpus de la investigación está basado en registros de observaciones de las prácticas de enseñanza de las profesoras en su actividad docente, diario de campo que fue elaborado durante un semestre de observaciones dentro del aula de clase. Se percibió que las profesoras elaboran sus letramientos docentes en el medio de diferentes saberes, disciplinares y no disciplinares, tales como lo que llamaremos de "entremedios" en la enseñanza. <![CDATA[Diálogos do habitus professoral e oriental nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse trabalho examinamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica teve na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão -habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram realizadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.<hr/>This study examines memoirs of retired teachers of Japanese origin with a view to understanding the role that the culture of a group of ethnic origin played throughout the formation and teaching journey, establishing ways of being and acting in the profession - teaching habitus. In terms of methodology, life story techniques were used to collect reports and analyze contents while data was organized with the technological help of NVivo8 software. Analyses were undertaken using the theory of Pierre Bourdieu and his interlocutors as a background, which enabled us to see that, along the course of life, teachers incorporated values from their culture of origin, that is, an oriental habitus which lasted and helped in the formation of a teaching habitus.<hr/>En este trabajo examinamos las memorias de profesoras jubiladas de origen nipón, para comprender el papel que jugó la cultura de su grupo de origen étnico en la trayectoria de su formación y acción docente, instituyendo maneras de ser y estar dentro de la profesión - habitus profesoral. Metodológicamente, utilizamos las técnicas de historia de vida para la recolección de los relatos y el análisis del contenido, con el auxilio tecnológico del software NVivo8 para la organización de los datos. Los análisis se hicieron a la luz de la teoría de Pierre Bourdieu y de interlocutores, la cual nos ofreció la posibilidad de constatar que, en las trayectorias de vida, las professoras incorporaron valores de su cultura de origen, o sea, un habitus oriental que perduró y colaboró con la estructuración de un habitus profesoral. <![CDATA[Políticas públicas, formação de professores e didática: resultados de uma triangulação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo se faz uma triangulação entre as políticas públicas de formação de professores no Brasil, os resultados de pesquisas sobre o estado da Didática e da formação de professores em três estados do país, e os resultados de pesquisas na área de didática na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Os resultados da pesquisa em didática já tinham sido correlacionados anteriormente com quatro estudos internacionais. Assim, o texto apresenta resultados de uma pesquisa de segundo grau. O método usado foi a leitura comparada e a correlação entre informações, dados e conclusões de projetos diferentes, com o propósito de obter uma compreensão mais abarcadora da dinâmica interna entre as políticas públicas, a formação de professores e a realidade da sala de aula. A análise permitiu elaborar importantes conclusões sobre esse sistema de relações.<hr/>This article makes a triangulation between policies for Brazilian teacher formation, results of research on the state of didactics and teacher formation in three States in the country, and the results of research on didactics in Minas Gerais state schools. The results of the research in didactics had previously been correlated with four international studies. Therefore, this paper presents results of a correlational research. The research method was that of comparative reading and the correlation of information, data and conclusions of various projects, with a view to reaching a broader understanding of the internal dynamics between public policies, teacher formation and the classroom reality. The analysis provided valuable conclusions about this system of relations.<hr/>En el presente artículo se hace una triangulación entre las políticas públicas sobre la formación de profesores en Brasil, los resultados de investigaciones sobre el estado de la Didáctica y la formación de profesores en tres Estados del país. Adicionalmente, se presentan los resultados de investigaciones en el área de la Didáctica en la red estatal de educación en Minas Gerais. Los resultados de la investigación en Didáctica ya habían sido correlacionados anteriormente con cuatro estudios internacionales. Siendo así, el texto presenta los resultados de una investigación de bachillerato. El método usado fue la lectura comparada y la correlación entre informaciones, datos y conclusiones de diferentes proyectos, con el propósito de comprender más ampliamente la dinámica interna entre las políticas públicas, la formación de profesores y la realidad del aula. El análisis permitió elaborar importantes conclusiones sobre ese sistema de relaciones. <![CDATA[A aula universitária e o espaço da crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discute a aula universitária como elemento de construção do espaço da crítica e como momento/movimento importante de se pensar a universidade, seu contexto e perspectivas. Os rumos da universidade dependem da relação universidade e sociedade como um todo, mas também da relação consigo mesma. Buscou-se compreender a trajetória histórica da universidade: seu passado, presente e perspectivas. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362014000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discute a aula universitária como elemento de construção do espaço da crítica e como momento/movimento importante de se pensar a universidade, seu contexto e perspectivas. Os rumos da universidade dependem da relação universidade e sociedade como um todo, mas também da relação consigo mesma. Buscou-se compreender a trajetória histórica da universidade: seu passado, presente e perspectivas.