Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620150003&lang=es vol. 40 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[La hibridez tecnológica digital en el espacio digital virtual de convivencia: formación educador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa contempla dois aspectos: contexto do hibridismo tecnológico digital; configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão ocorreu nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, no contexto do hibridismo tecnológico digital composto por: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Blog e Metaverso. Por meio da metodologia de Estudo de Caso, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, pois o outro é legítimo; há a necessidade de compensar a perturbação configurando um espaço comum, numa perspectiva de coexistência e de emergência.<hr/>The article discusses the formation of the educator through emerging digital technologies. The research focuses on two aspects: context of digital technology hybridity; configuration of virtual digital living spaces. The reflection occurred during the course of initial teacher education, developed in Brazil and France, in the context of digital technology hybrid composed of Virtual Learning Environment; Instant Communicator, Metaverse and Blog, through the Case Study methodology.. In the survey, we noted that the digital virtual living space is configured as: humans represent their perception in virtual digital spaces, from the representation of each human being is introducing the disturbance, there is the need to compensate the disturbance configuring a space common with a view to overcoming and emergency.<hr/>El artículo aborda la formación del educador a través de tecnologías digitales emergentes. La investigación abarca dos aspectos: el contexto de la hibridez tecnológica digital; La configuración de los espacios digitales virtuales de convivencia. La reflexión se produjo durante los cursos de formación inicial del educador, desarrollado en Brasil y Francia en el contexto de la hibridez tecnológica digital compuesta de: Ambiente Educativo Virtual; Mensajería Instantánea; Blog y Metaverso. A través de la metodología de estudio de caso, se observó que el espacio virtual digital de convivencia se configura cuando: los seres humanos representan su percepción en el espacio virtual digital; de la representación de cada ser humano se establece la perturbación porque el otro es legítimo; hay una necesidad para compensar la perturbación con un espacio común, en la perspectiva de coexistencia y de emergencia. <![CDATA[La hibridez tecnológica digital en el espacio digital virtual de convivencia: formación educador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa contempla dois aspectos: contexto do hibridismo tecnológico digital; configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão ocorreu nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, no contexto do hibridismo tecnológico digital composto por: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Blog e Metaverso. Por meio da metodologia de Estudo de Caso, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, pois o outro é legítimo; há a necessidade de compensar a perturbação configurando um espaço comum, numa perspectiva de coexistência e de emergência.<hr/>The article discusses the formation of the educator through emerging digital technologies. The research focuses on two aspects: context of digital technology hybridity; configuration of virtual digital living spaces. The reflection occurred during the course of initial teacher education, developed in Brazil and France, in the context of digital technology hybrid composed of Virtual Learning Environment; Instant Communicator, Metaverse and Blog, through the Case Study methodology.. In the survey, we noted that the digital virtual living space is configured as: humans represent their perception in virtual digital spaces, from the representation of each human being is introducing the disturbance, there is the need to compensate the disturbance configuring a space common with a view to overcoming and emergency.<hr/>El artículo aborda la formación del educador a través de tecnologías digitales emergentes. La investigación abarca dos aspectos: el contexto de la hibridez tecnológica digital; La configuración de los espacios digitales virtuales de convivencia. La reflexión se produjo durante los cursos de formación inicial del educador, desarrollado en Brasil y Francia en el contexto de la hibridez tecnológica digital compuesta de: Ambiente Educativo Virtual; Mensajería Instantánea; Blog y Metaverso. A través de la metodología de estudio de caso, se observó que el espacio virtual digital de convivencia se configura cuando: los seres humanos representan su percepción en el espacio virtual digital; de la representación de cada ser humano se establece la perturbación porque el otro es legítimo; hay una necesidad para compensar la perturbación con un espacio común, en la perspectiva de coexistencia y de emergencia. <![CDATA[Entre el lenguaje y el saber-hacer: una propuesta para la comprensión del conocimiento práctico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivo formular alter-nativas para transpor as dificuldades em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comuni-cação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etno-gráfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência, seja uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.<hr/>The paper aims to formulate alternatives to cross the difficulties of studying the phenomenon of learning through practice, which is known as know-how. For this purpose, we have built theoretical articulations that put side by side a phenomenological perspective, based on the embodiment paradigm, and an approach that gathers language and practice, which is the theory of embodied metaphors. We understand that such difficulties are oriented around ontological premises of the modern science, which are: the limits between objectivity and subjectivity and representational ways of communicating knowledge. We conclude that ethnographical research conducted according to phenomenological models, such as the categories of ethnography of experience, is a proper methodological alternative for studying practical knowledge.<hr/>El artículo tiene como objetivo formular alternativas para superar las dificultades en la investigación del fenómeno de aprendizaje en la práctica, entendida como saber-hacer. Para ello, construimos articulaciones teóricas que ponen en paralelo una perspectiva fenomenológica, basada en el paradigma de la corporeidad, y un enfoque que reúne la lengua y la practicar en la teoría de las metáforas corporificadas. Se entiende que tales dificultades se orientan en torno a supuestos ontológicos de la ciencia moderna, a saber: los límites entre la objetividad y la subjetividad y las formas de representación y comunicación del conocimiento. Concluimos que la investigación etnográfica realizada segundo modelos fenomenológicos tales como las categorías de la etnografía de la experiencia es un enfoque metodológico adecuado para el estudio del conocimiento práctico. <![CDATA[Tramas de artesanas: ¿qué imaginan esas manos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo refletir acerca do processo de educação de mulheres, tomando o corpo da artesã como categoria central circunscrita às relações com a natureza e entre o pensamento e o trabalho das mãos. Os aspectos conceituais da pesquisa apoiam-se em contribuições de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Sigmund Freud. Como modelo exemplar da dimensão formativa do corpo da mulher no contexto do trabalho manual, retomam-se dados empíricos produzidos em pesquisa realizada sobre o ofício artesanal. A ligação entre corpo e pensamento distraídos da vida, que resulta no processo de reificação, atualiza a relação de amor-ódio pelo primeiro, quando a naturalização do tempo de trabalho contém a promessa de uma nova função da mulher na esfera doméstica.<hr/>This paper aims to reflect on women's education process, taking the body of female artificers as a central category to relations with nature and between thought and work of his hands. The conceptual aspects of the research are supported by contributions of Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse and Sigmund Freud. As an exemplary model of formative dimension of woman's body in the context of handwork, the paper takes up in empirical data produced in a survey with handcraft. The link between distracted body and distracted thinking, whose results are the reification process, updates the love-hate relationship with the first one. However, the naturalization of working time contains the promise of a new women's role in the domestic sphere.<hr/>Este artículo plantea un análisis sobre el proceso de educación de las mujeres, tomando el cuerpo de la mujer artesana como categoría central circunscrita a las relaciones con la naturaleza y entre el pensamiento y el trabajo de las manos. Los aspectos teórico-metodológicos tienen apoyo en contribuciones de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse y Sigmund Freud. Como ejemplo de la dimensión formativa del cuerpo de la mujer en contexto del trabajo de las manos, elige datos empíricos de una investigación sobre la artesanía. La ligación entre cuerpo y pensamiento distraídos, que resulta en el proceso de reificación, parece actualizar la relación de amor-odio por el cuerpo, cuando la naturalización del tiempo de trabajo contiene la promesa de una nueva función de la mujer en la esfera doméstica. <![CDATA[Tramas de artesanas: ¿qué imaginan esas manos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo refletir acerca do processo de educação de mulheres, tomando o corpo da artesã como categoria central circunscrita às relações com a natureza e entre o pensamento e o trabalho das mãos. Os aspectos conceituais da pesquisa apoiam-se em contribuições de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Sigmund Freud. Como modelo exemplar da dimensão formativa do corpo da mulher no contexto do trabalho manual, retomam-se dados empíricos produzidos em pesquisa realizada sobre o ofício artesanal. A ligação entre corpo e pensamento distraídos da vida, que resulta no processo de reificação, atualiza a relação de amor-ódio pelo primeiro, quando a naturalização do tempo de trabalho contém a promessa de uma nova função da mulher na esfera doméstica.<hr/>This paper aims to reflect on women's education process, taking the body of female artificers as a central category to relations with nature and between thought and work of his hands. The conceptual aspects of the research are supported by contributions of Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse and Sigmund Freud. As an exemplary model of formative dimension of woman's body in the context of handwork, the paper takes up in empirical data produced in a survey with handcraft. The link between distracted body and distracted thinking, whose results are the reification process, updates the love-hate relationship with the first one. However, the naturalization of working time contains the promise of a new women's role in the domestic sphere.<hr/>Este artículo plantea un análisis sobre el proceso de educación de las mujeres, tomando el cuerpo de la mujer artesana como categoría central circunscrita a las relaciones con la naturaleza y entre el pensamiento y el trabajo de las manos. Los aspectos teórico-metodológicos tienen apoyo en contribuciones de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse y Sigmund Freud. Como ejemplo de la dimensión formativa del cuerpo de la mujer en contexto del trabajo de las manos, elige datos empíricos de una investigación sobre la artesanía. La ligación entre cuerpo y pensamiento distraídos, que resulta en el proceso de reificación, parece actualizar la relación de amor-odio por el cuerpo, cuando la naturalización del tiempo de trabajo contiene la promesa de una nueva función de la mujer en la esfera doméstica. <![CDATA[Entre mundos y entre el conocimientos: desafíos epistemo-lógicos de los estudiantes Akwen Xerente de la Universidad Federal de Tocantins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Miracema, vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de "tradicional e natural", e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição epistemológica por eles representada.<hr/>As a part of the results in a 2011 research addressing indigenous students of Tocantins Federal University (UFT), we hereby present a few reflections on how these Akwen-Xerente people, studying at Miracema Campus of UFT, perceive the knowledge they deal with after joining the academy, how they compare it with the knowledge of their own society, called by them "traditional and natural", and yet how they critically escape of the scientificism that still persists in several departments of the academy. Considering the characteristic elements of Akwen ways of seeing and interpreting the world, we also question the lack of openness by the University to the epistemological tradition they represent.<hr/>Como parte de los resultados de una investigación con estudiantes indígenas de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) en 2011, se presentan en este artículo algunas reflexiones sobre cómo los estudiantes Akwen-Xerente , de lo campus de Miracema, lo ven el conocimiento universitario, como comparan com modos de aprender de su sociedad, que llamaron "tradicional y natural", y como crítico el cientificismo todavía persistente en muchos sectores de la academia . En vista de los elementos característicos de maneras Akwen de ver e interpretar el mundo, ponemos en duda la falta de apertura de la universidad a la tradición epistemológica que representaban. <![CDATA[Entre mundos y entre el conocimientos: desafíos epistemo-lógicos de los estudiantes Akwen Xerente de la Universidad Federal de Tocantins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Miracema, vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de "tradicional e natural", e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição epistemológica por eles representada.<hr/>As a part of the results in a 2011 research addressing indigenous students of Tocantins Federal University (UFT), we hereby present a few reflections on how these Akwen-Xerente people, studying at Miracema Campus of UFT, perceive the knowledge they deal with after joining the academy, how they compare it with the knowledge of their own society, called by them "traditional and natural", and yet how they critically escape of the scientificism that still persists in several departments of the academy. Considering the characteristic elements of Akwen ways of seeing and interpreting the world, we also question the lack of openness by the University to the epistemological tradition they represent.<hr/>Como parte de los resultados de una investigación con estudiantes indígenas de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) en 2011, se presentan en este artículo algunas reflexiones sobre cómo los estudiantes Akwen-Xerente , de lo campus de Miracema, lo ven el conocimiento universitario, como comparan com modos de aprender de su sociedad, que llamaron "tradicional y natural", y como crítico el cientificismo todavía persistente en muchos sectores de la academia . En vista de los elementos característicos de maneras Akwen de ver e interpretar el mundo, ponemos en duda la falta de apertura de la universidad a la tradición epistemológica que representaban. <![CDATA[Discursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.<hr/>Which discourses have produced bilingual education for the deaf in the Brazilian scenario? In order to problematize this issue, we have examined some documents produced by the Ministry of Education and the National Association for Deaf Education and Integration addressing the bilingual education for the deaf. The notion of discourse by Michel Foucault (2013), for whom discourses produce practices, has been used as our theoretical-methodological tool. In our analyses, we have attempted to evidence the power-knowledge relations involved in discourses that constitute the analyzed documents and the specific ways of thinking about deaf schooling that have been produced from the meanings of bilingual education spread by those documents.<hr/>¿Que discursos viene produciendo la educación bilingüe para sordos en el escenario educacional brasileño en la actualidad? Para problematizar esta cuestión, revisamos documentos producidos por el Ministerio de Educación (MEC) y por la Federación Nacional de Educación e Integración de los sordos (FENESIS) que hablan de la educación bilingüe para sordos, teniendo como herramienta teórico-metodológica la noción del discurso de Michael Foucault (2013), para quien los discursos producen prácticas. En nuestro análisis, buscamos evidenciar las relaciones de saber-poder que están superpuestas en los discursos que constituyen los documentos analizados y los modos específicos de pensar la escolarización para sordos que vienen siendo producidos a partir de los significados sobre la educación bilingüe que circula en tales documentos. <![CDATA[Discursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.<hr/>Which discourses have produced bilingual education for the deaf in the Brazilian scenario? In order to problematize this issue, we have examined some documents produced by the Ministry of Education and the National Association for Deaf Education and Integration addressing the bilingual education for the deaf. The notion of discourse by Michel Foucault (2013), for whom discourses produce practices, has been used as our theoretical-methodological tool. In our analyses, we have attempted to evidence the power-knowledge relations involved in discourses that constitute the analyzed documents and the specific ways of thinking about deaf schooling that have been produced from the meanings of bilingual education spread by those documents.<hr/>¿Que discursos viene produciendo la educación bilingüe para sordos en el escenario educacional brasileño en la actualidad? Para problematizar esta cuestión, revisamos documentos producidos por el Ministerio de Educación (MEC) y por la Federación Nacional de Educación e Integración de los sordos (FENESIS) que hablan de la educación bilingüe para sordos, teniendo como herramienta teórico-metodológica la noción del discurso de Michael Foucault (2013), para quien los discursos producen prácticas. En nuestro análisis, buscamos evidenciar las relaciones de saber-poder que están superpuestas en los discursos que constituyen los documentos analizados y los modos específicos de pensar la escolarización para sordos que vienen siendo producidos a partir de los significados sobre la educación bilingüe que circula en tales documentos. <![CDATA[Comunicación, medios de comunicación y la ciudadanía en la práctica educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A contemporaneidade, cada vez mais midiática, tem colocado grandes desafios para a educação e comunicação. Um deles é o de compreender as mediações comunicacionais constitutivas dos processos educacionais. Atualmente, torna-se imprescindível para os educadores, mais do que compreender, apropriar-se das novas e dinâmicas linguagens que circulam de modo cada vez mais frequente, no contexto da sala de aula e para além dela. Neste contexto marcado pela cultura digital, refletir, estudar e compreender as interfaces entre educação e comunicação parece um desafio urgente e fundamental para os educadores. Este artigo tem por finalidade empreender um esforço no sentido de explicitar a relação intrínseca existente entre educação, mídia e cidadania no processo educativo.<hr/>The contemporary world, increasingly mediatic, has placed great challenges for communication, education and citizenship. One is to understand the communication mediation constitutive of educational processes. At present, it is essential for educators, more than to understand, to appropriate the new dynamic languages that circulate so increasingly frequent in the context of the classroom and beyond. In this context - marked by digital culture - reflect, study and understand the interfaces among communication, education and citizenship seem a fundamental and urgent challenge for educators. This research aims to undertake an effort to explain the intrinsic relationship between education, media and citizenship in the educational process.<hr/>La contemporaneidade, cada vez más mediática, ha colocado grandes desafíos para la educación y comunicación. Uno de ellos es lo de comprender las mediaciones comunicacionais constitutivas de los procesos educacionales. Actualmente, se hace imprescindible para los educadores, más del que comprender, apropiarse de las nuevas y dinámicos lenguajes que circulan de modo cada vez más frecuente, en el contexto de la sala de clase y más allá de ella. En este contexto marcado por la cultura digital, reflejar, estudiar y comprender las interfaces entre educación y comunicación parece un desafío urgente y fundamental para los educadores. Este artículo tiene por finalidad emprender un esfuerzo en el sentido de explicitar la relación intrínseca existente entre educación, mídia y ciudadanía en el proceso educativo. <![CDATA[Comunicación, medios de comunicación y la ciudadanía en la práctica educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A contemporaneidade, cada vez mais midiática, tem colocado grandes desafios para a educação e comunicação. Um deles é o de compreender as mediações comunicacionais constitutivas dos processos educacionais. Atualmente, torna-se imprescindível para os educadores, mais do que compreender, apropriar-se das novas e dinâmicas linguagens que circulam de modo cada vez mais frequente, no contexto da sala de aula e para além dela. Neste contexto marcado pela cultura digital, refletir, estudar e compreender as interfaces entre educação e comunicação parece um desafio urgente e fundamental para os educadores. Este artigo tem por finalidade empreender um esforço no sentido de explicitar a relação intrínseca existente entre educação, mídia e cidadania no processo educativo.<hr/>The contemporary world, increasingly mediatic, has placed great challenges for communication, education and citizenship. One is to understand the communication mediation constitutive of educational processes. At present, it is essential for educators, more than to understand, to appropriate the new dynamic languages that circulate so increasingly frequent in the context of the classroom and beyond. In this context - marked by digital culture - reflect, study and understand the interfaces among communication, education and citizenship seem a fundamental and urgent challenge for educators. This research aims to undertake an effort to explain the intrinsic relationship between education, media and citizenship in the educational process.<hr/>La contemporaneidade, cada vez más mediática, ha colocado grandes desafíos para la educación y comunicación. Uno de ellos es lo de comprender las mediaciones comunicacionais constitutivas de los procesos educacionales. Actualmente, se hace imprescindible para los educadores, más del que comprender, apropiarse de las nuevas y dinámicos lenguajes que circulan de modo cada vez más frecuente, en el contexto de la sala de clase y más allá de ella. En este contexto marcado por la cultura digital, reflejar, estudiar y comprender las interfaces entre educación y comunicación parece un desafío urgente y fundamental para los educadores. Este artículo tiene por finalidad emprender un esfuerzo en el sentido de explicitar la relación intrínseca existente entre educación, mídia y ciudadanía en el proceso educativo. <![CDATA[Teoría crítica, formación, individuo y prejuicio: una mirada a las escuelas de la Región Norte (PA/BR)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.<hr/>The subject of this article - attached to the research Education and Public Politics: social exclusion and inclusive education in schools of the Norte region (PA/BR), that constitutes one of the subprojects of the investigation Prejudice in relation to those included in inclusive education on-going research in (inter) national level - focuses on the issue of inclusive education. We elect as the problem for discussion the relationship between social exclusion and social inclusion aiming to think - using documentary sources, articles and/or similar works, as well as empirical data already collected - if other forms of exclusion may have origin (intentional tendency or not) in the current forms/contents of inclusion, given the existence of prejudice, taken as central hypothesis of both related researches. We consider the relevance of contributing to the formation (in the direction assigned to this concept on the thinking of the Frankfurtians) of educational workers taking into account the importance of the confrontation of prejudiced attitudes in the formal education. The partial results of the research indicate the relevance of theory to the understanding of the object we are dealing with, that is, the prejudice that may fall on the students considered in situation of inclusion in regular schools, as well as for the reading that has been done on the inclusive education.<hr/>El tema de este artículo - vinculado a la investigación Educación y Políticas Públicas: exclusión social y educación inclusiva en las escuelas de la región norte (PA/BR), que es uno de los sub-proyectos alojados en la encuesta Prejuicios contra el "incluidos" en la educación inclusiva, en curso en el nivel (inter)nacional - se centra en el tema de la educación inclusiva. Hemos elegido como problema para el debate la relación entre la exclusión y la inclusión social, en el sentido de pensar - basándonos en fuentes documentales en los artículos y/o de obras similares, así como en datos empíricos ya recogidos - si otras formas de exclusión pueden tener origen (tendencia intencional o no) en las actuales formas/contenido de la inclusión dada la existencia de prejuicios, tomado como hipótesis central de dicha investigación. Nuestra intención es contribuir a la formación (en el sentido que atribuyen a este concepto los Frankfurtianos) de los trabajadores de la educación en vista de la importancia de hacer frente a las actitudes prejuiciosas dentro del proceso de educación formal. Los resultados parciales de la encuesta indican la importancia de la teoría para la comprensión del objeto de que nos ocupamos, es decir, el prejuicio que puede caer sobre los estudiantes considerados en situación de inclusión en las escuelas ordinarias, así como para la lectura que sobre la educación inclusiva se ha hecho. <![CDATA[Teoría crítica, formación, individuo y prejuicio: una mirada a las escuelas de la Región Norte (PA/BR)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.<hr/>The subject of this article - attached to the research Education and Public Politics: social exclusion and inclusive education in schools of the Norte region (PA/BR), that constitutes one of the subprojects of the investigation Prejudice in relation to those included in inclusive education on-going research in (inter) national level - focuses on the issue of inclusive education. We elect as the problem for discussion the relationship between social exclusion and social inclusion aiming to think - using documentary sources, articles and/or similar works, as well as empirical data already collected - if other forms of exclusion may have origin (intentional tendency or not) in the current forms/contents of inclusion, given the existence of prejudice, taken as central hypothesis of both related researches. We consider the relevance of contributing to the formation (in the direction assigned to this concept on the thinking of the Frankfurtians) of educational workers taking into account the importance of the confrontation of prejudiced attitudes in the formal education. The partial results of the research indicate the relevance of theory to the understanding of the object we are dealing with, that is, the prejudice that may fall on the students considered in situation of inclusion in regular schools, as well as for the reading that has been done on the inclusive education.<hr/>El tema de este artículo - vinculado a la investigación Educación y Políticas Públicas: exclusión social y educación inclusiva en las escuelas de la región norte (PA/BR), que es uno de los sub-proyectos alojados en la encuesta Prejuicios contra el "incluidos" en la educación inclusiva, en curso en el nivel (inter)nacional - se centra en el tema de la educación inclusiva. Hemos elegido como problema para el debate la relación entre la exclusión y la inclusión social, en el sentido de pensar - basándonos en fuentes documentales en los artículos y/o de obras similares, así como en datos empíricos ya recogidos - si otras formas de exclusión pueden tener origen (tendencia intencional o no) en las actuales formas/contenido de la inclusión dada la existencia de prejuicios, tomado como hipótesis central de dicha investigación. Nuestra intención es contribuir a la formación (en el sentido que atribuyen a este concepto los Frankfurtianos) de los trabajadores de la educación en vista de la importancia de hacer frente a las actitudes prejuiciosas dentro del proceso de educación formal. Los resultados parciales de la encuesta indican la importancia de la teoría para la comprensión del objeto de que nos ocupamos, es decir, el prejuicio que puede caer sobre los estudiantes considerados en situación de inclusión en las escuelas ordinarias, así como para la lectura que sobre la educación inclusiva se ha hecho. <![CDATA[Programa de pós-graduação em educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.<hr/>The subject of this article - attached to the research Education and Public Politics: social exclusion and inclusive education in schools of the Norte region (PA/BR), that constitutes one of the subprojects of the investigation Prejudice in relation to those included in inclusive education on-going research in (inter) national level - focuses on the issue of inclusive education. We elect as the problem for discussion the relationship between social exclusion and social inclusion aiming to think - using documentary sources, articles and/or similar works, as well as empirical data already collected - if other forms of exclusion may have origin (intentional tendency or not) in the current forms/contents of inclusion, given the existence of prejudice, taken as central hypothesis of both related researches. We consider the relevance of contributing to the formation (in the direction assigned to this concept on the thinking of the Frankfurtians) of educational workers taking into account the importance of the confrontation of prejudiced attitudes in the formal education. The partial results of the research indicate the relevance of theory to the understanding of the object we are dealing with, that is, the prejudice that may fall on the students considered in situation of inclusion in regular schools, as well as for the reading that has been done on the inclusive education.<hr/>El tema de este artículo - vinculado a la investigación Educación y Políticas Públicas: exclusión social y educación inclusiva en las escuelas de la región norte (PA/BR), que es uno de los sub-proyectos alojados en la encuesta Prejuicios contra el "incluidos" en la educación inclusiva, en curso en el nivel (inter)nacional - se centra en el tema de la educación inclusiva. Hemos elegido como problema para el debate la relación entre la exclusión y la inclusión social, en el sentido de pensar - basándonos en fuentes documentales en los artículos y/o de obras similares, así como en datos empíricos ya recogidos - si otras formas de exclusión pueden tener origen (tendencia intencional o no) en las actuales formas/contenido de la inclusión dada la existencia de prejuicios, tomado como hipótesis central de dicha investigación. Nuestra intención es contribuir a la formación (en el sentido que atribuyen a este concepto los Frankfurtianos) de los trabajadores de la educación en vista de la importancia de hacer frente a las actitudes prejuiciosas dentro del proceso de educación formal. Los resultados parciales de la encuesta indican la importancia de la teoría para la comprensión del objeto de que nos ocupamos, es decir, el prejuicio que puede caer sobre los estudiantes considerados en situación de inclusión en las escuelas ordinarias, así como para la lectura que sobre la educación inclusiva se ha hecho. <![CDATA[Programa de pós-graduação em educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.<hr/>The subject of this article - attached to the research Education and Public Politics: social exclusion and inclusive education in schools of the Norte region (PA/BR), that constitutes one of the subprojects of the investigation Prejudice in relation to those included in inclusive education on-going research in (inter) national level - focuses on the issue of inclusive education. We elect as the problem for discussion the relationship between social exclusion and social inclusion aiming to think - using documentary sources, articles and/or similar works, as well as empirical data already collected - if other forms of exclusion may have origin (intentional tendency or not) in the current forms/contents of inclusion, given the existence of prejudice, taken as central hypothesis of both related researches. We consider the relevance of contributing to the formation (in the direction assigned to this concept on the thinking of the Frankfurtians) of educational workers taking into account the importance of the confrontation of prejudiced attitudes in the formal education. The partial results of the research indicate the relevance of theory to the understanding of the object we are dealing with, that is, the prejudice that may fall on the students considered in situation of inclusion in regular schools, as well as for the reading that has been done on the inclusive education.<hr/>El tema de este artículo - vinculado a la investigación Educación y Políticas Públicas: exclusión social y educación inclusiva en las escuelas de la región norte (PA/BR), que es uno de los sub-proyectos alojados en la encuesta Prejuicios contra el "incluidos" en la educación inclusiva, en curso en el nivel (inter)nacional - se centra en el tema de la educación inclusiva. Hemos elegido como problema para el debate la relación entre la exclusión y la inclusión social, en el sentido de pensar - basándonos en fuentes documentales en los artículos y/o de obras similares, así como en datos empíricos ya recogidos - si otras formas de exclusión pueden tener origen (tendencia intencional o no) en las actuales formas/contenido de la inclusión dada la existencia de prejuicios, tomado como hipótesis central de dicha investigación. Nuestra intención es contribuir a la formación (en el sentido que atribuyen a este concepto los Frankfurtianos) de los trabajadores de la educación en vista de la importancia de hacer frente a las actitudes prejuiciosas dentro del proceso de educación formal. Los resultados parciales de la encuesta indican la importancia de la teoría para la comprensión del objeto de que nos ocupamos, es decir, el prejuicio que puede caer sobre los estudiantes considerados en situación de inclusión en las escuelas ordinarias, así como para la lectura que sobre la educación inclusiva se ha hecho. <![CDATA[Entre el lenguaje y el saber-hacer: una propuesta para la comprensión del conocimiento práctico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300059&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivo formular alter-nativas para transpor as dificuldades em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comuni-cação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etno-gráfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência, seja uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.<hr/>The paper aims to formulate alternatives to cross the difficulties of studying the phenomenon of learning through practice, which is known as know-how. For this purpose, we have built theoretical articulations that put side by side a phenomenological perspective, based on the embodiment paradigm, and an approach that gathers language and practice, which is the theory of embodied metaphors. We understand that such difficulties are oriented around ontological premises of the modern science, which are: the limits between objectivity and subjectivity and representational ways of communicating knowledge. We conclude that ethnographical research conducted according to phenomenological models, such as the categories of ethnography of experience, is a proper methodological alternative for studying practical knowledge.<hr/>El artículo tiene como objetivo formular alternativas para superar las dificultades en la investigación del fenómeno de aprendizaje en la práctica, entendida como saber-hacer. Para ello, construimos articulaciones teóricas que ponen en paralelo una perspectiva fenomenológica, basada en el paradigma de la corporeidad, y un enfoque que reúne la lengua y la practicar en la teoría de las metáforas corporificadas. Se entiende que tales dificultades se orientan en torno a supuestos ontológicos de la ciencia moderna, a saber: los límites entre la objetividad y la subjetividad y las formas de representación y comunicación del conocimiento. Concluimos que la investigación etnográfica realizada segundo modelos fenomenológicos tales como las categorías de la etnografía de la experiencia es un enfoque metodológico adecuado para el estudio del conocimiento práctico. <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300434&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivo formular alter-nativas para transpor as dificuldades em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comuni-cação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etno-gráfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência, seja uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.<hr/>The paper aims to formulate alternatives to cross the difficulties of studying the phenomenon of learning through practice, which is known as know-how. For this purpose, we have built theoretical articulations that put side by side a phenomenological perspective, based on the embodiment paradigm, and an approach that gathers language and practice, which is the theory of embodied metaphors. We understand that such difficulties are oriented around ontological premises of the modern science, which are: the limits between objectivity and subjectivity and representational ways of communicating knowledge. We conclude that ethnographical research conducted according to phenomenological models, such as the categories of ethnography of experience, is a proper methodological alternative for studying practical knowledge.<hr/>El artículo tiene como objetivo formular alternativas para superar las dificultades en la investigación del fenómeno de aprendizaje en la práctica, entendida como saber-hacer. Para ello, construimos articulaciones teóricas que ponen en paralelo una perspectiva fenomenológica, basada en el paradigma de la corporeidad, y un enfoque que reúne la lengua y la practicar en la teoría de las metáforas corporificadas. Se entiende que tales dificultades se orientan en torno a supuestos ontológicos de la ciencia moderna, a saber: los límites entre la objetividad y la subjetividad y las formas de representación y comunicación del conocimiento. Concluimos que la investigación etnográfica realizada segundo modelos fenomenológicos tales como las categorías de la etnografía de la experiencia es un enfoque metodológico adecuado para el estudio del conocimiento práctico. <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300434&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivo formular alter-nativas para transpor as dificuldades em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comuni-cação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etno-gráfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência, seja uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.<hr/>The paper aims to formulate alternatives to cross the difficulties of studying the phenomenon of learning through practice, which is known as know-how. For this purpose, we have built theoretical articulations that put side by side a phenomenological perspective, based on the embodiment paradigm, and an approach that gathers language and practice, which is the theory of embodied metaphors. We understand that such difficulties are oriented around ontological premises of the modern science, which are: the limits between objectivity and subjectivity and representational ways of communicating knowledge. We conclude that ethnographical research conducted according to phenomenological models, such as the categories of ethnography of experience, is a proper methodological alternative for studying practical knowledge.<hr/>El artículo tiene como objetivo formular alternativas para superar las dificultades en la investigación del fenómeno de aprendizaje en la práctica, entendida como saber-hacer. Para ello, construimos articulaciones teóricas que ponen en paralelo una perspectiva fenomenológica, basada en el paradigma de la corporeidad, y un enfoque que reúne la lengua y la practicar en la teoría de las metáforas corporificadas. Se entiende que tales dificultades se orientan en torno a supuestos ontológicos de la ciencia moderna, a saber: los límites entre la objetividad y la subjetividad y las formas de representación y comunicación del conocimiento. Concluimos que la investigación etnográfica realizada segundo modelos fenomenológicos tales como las categorías de la etnografía de la experiencia es un enfoque metodológico adecuado para el estudio del conocimiento práctico. <![CDATA[La pedagogía entre el pasado y la contemporaneidad: notas para una reinterpretación epistemológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300479&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que performa as propriedades identitárias da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual requerem um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.<hr/>This paper presents several conceptual perspectives to discuss the character which performs the identity properties of Pedagogy. The text is organized in two sessions: the first one comprises a critical analysis of the context of epistemological significance of Pedagogy, focusing in circumstances that led to the emergence of different forms of recognition of its nature. The second one presents elements that highlights the epistemological status of Educational Science. It is inferred that the place of Pedagogy between past and contemporary times will be determined by epistemological confrontation as its identity issue and the circumstances of education in society today requires an educational system of knowledge and practices which express the need to reframe this Science.<hr/>Este trabajo presenta diversas perspectivas conceptuales para discutir el carácter que performa las propriedades de la identidad de la Pedagogía. El texto está organizado en dos sesiones que incluyen el análisis crítico del contexto de reinterpretación epistemológica de la Pedagogía, destacando circunstancias que dieron lugar a la aparición de diferentes formas de reconocimiento de su naturaleza y notas que demuestran el estado epistemológico de la Ciencia de la Educación. Se infiere que el lugar de Pedagogía entre el pasado y la contemporaneidad será determinado por la confrontación epistemológica acerca de su problemática de identidad y que las circunstancias de la educación en la sociedad actual exigen un sistema de conocimientos y prácticas educativas que expresan la necesidad de replantear esta Ciencia. <![CDATA[La pedagogía entre el pasado y la contemporaneidad: notas para una reinterpretación epistemológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300479&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que performa as propriedades identitárias da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual requerem um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.<hr/>This paper presents several conceptual perspectives to discuss the character which performs the identity properties of Pedagogy. The text is organized in two sessions: the first one comprises a critical analysis of the context of epistemological significance of Pedagogy, focusing in circumstances that led to the emergence of different forms of recognition of its nature. The second one presents elements that highlights the epistemological status of Educational Science. It is inferred that the place of Pedagogy between past and contemporary times will be determined by epistemological confrontation as its identity issue and the circumstances of education in society today requires an educational system of knowledge and practices which express the need to reframe this Science.<hr/>Este trabajo presenta diversas perspectivas conceptuales para discutir el carácter que performa las propriedades de la identidad de la Pedagogía. El texto está organizado en dos sesiones que incluyen el análisis crítico del contexto de reinterpretación epistemológica de la Pedagogía, destacando circunstancias que dieron lugar a la aparición de diferentes formas de reconocimiento de su naturaleza y notas que demuestran el estado epistemológico de la Ciencia de la Educación. Se infiere que el lugar de Pedagogía entre el pasado y la contemporaneidad será determinado por la confrontación epistemológica acerca de su problemática de identidad y que las circunstancias de la educación en la sociedad actual exigen un sistema de conocimientos y prácticas educativas que expresan la necesidad de replantear esta Ciencia. <![CDATA[Educación intercultural, epistemologías y proyectos educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300495&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.<hr/>This article is based on literature review and intends to present some contributions that can be useful in the development of educational projects in the context of intercultural education. The objective is favoring the dialectical integration of people who have differences and belong to different socioeconomic contexts. In this perspective, it is valued the dissemination of knowledge and the "hybridized" epistemology, as well as the political confrontation to modify some power relations in order to promote the children "emancipation". This one, supported by a conscious, critical, ethical posture, would culminate in a renewal of relations based on dialogue and new forms of participation and expression of childhood´s being, living and knowing that must be present in educational programs.<hr/>Este artículo, realizado a partir de una revisión teórica, tiene el propósito de presentar algunas contribuciones que pueden ayudar en la elaboración de proyectos educativos desarrollados desde la perspectiva de la educación intercultural. El objetivo es favorecer la integración dialéctica de personas que presentan diferencias y que pertenecen a diferentes contextos socio-económicos. Desde esta perspectiva, se valoran la circulación de saberes y epistemologías "hibridadas", haciéndose necesaria la confrontación política para modificar algunas relaciones de poder, con el objetivo de promover la "emancipación" infantil. Esto, apoyado en una postura consciente-crítico-ética, culmina con una renovación en las relaciones, basada en el diálogo y en las nuevas formas de participación y expresión del ser, vivir, saber de la infancia, que deben ser contempladas en los proyectos educativos. <![CDATA[Educación intercultural, epistemologías y proyectos educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300495&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.<hr/>This article is based on literature review and intends to present some contributions that can be useful in the development of educational projects in the context of intercultural education. The objective is favoring the dialectical integration of people who have differences and belong to different socioeconomic contexts. In this perspective, it is valued the dissemination of knowledge and the "hybridized" epistemology, as well as the political confrontation to modify some power relations in order to promote the children "emancipation". This one, supported by a conscious, critical, ethical posture, would culminate in a renewal of relations based on dialogue and new forms of participation and expression of childhood´s being, living and knowing that must be present in educational programs.<hr/>Este artículo, realizado a partir de una revisión teórica, tiene el propósito de presentar algunas contribuciones que pueden ayudar en la elaboración de proyectos educativos desarrollados desde la perspectiva de la educación intercultural. El objetivo es favorecer la integración dialéctica de personas que presentan diferencias y que pertenecen a diferentes contextos socio-económicos. Desde esta perspectiva, se valoran la circulación de saberes y epistemologías "hibridadas", haciéndose necesaria la confrontación política para modificar algunas relaciones de poder, con el objetivo de promover la "emancipación" infantil. Esto, apoyado en una postura consciente-crítico-ética, culmina con una renovación en las relaciones, basada en el diálogo y en las nuevas formas de participación y expresión del ser, vivir, saber de la infancia, que deben ser contempladas en los proyectos educativos. <![CDATA[Confluencias entre campos de saber en el análisis de rituales en la producción del sujeto educado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300557&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objeto a confluência analítica de estudos sobre rituais e performatividade na antropologia contemporânea de Stanley Tambiah e na arqueogenealogia de Michel Foucault. O objetivo é argumentar em defesa de uma correlação funcional entre esses dois campos de saber para a análise de práticas discusivas no campo educacional que operam com seus rituais na produção do sujeito educado. Acercamo-nos das teorizações desses discursos no modo de tratar rituais e destacamos como confluência no tratamento do ritual: a soberania do empírico como abordagem analítica, tratado como práticas discursivas históricas no caso de Michel Foucault e como práticas culturais no caso de Tambiah; o reconhecimento do ritual traduzido como ação performática.<hr/>The goal of this article is the analytical confluence of ritual studies and performativity in contemporary anthropology by Stanley Tambiah and Foucault's archaeogenealogy. It aims to argue in favor of a functional correlation between two fields of knowledge for the analysis of discursive practices in education that are present during the production of a educated person. Based on the theoretical aspects of these discourses in the way of dealing with rituals, we highlight the confluence in the treatment gave to the ritual: the sovereignty of the empirical and analytical approach, treated as historical discursive practices in the case of Michel Foucault and as cultural practices in the case of Tambiah; it's the recognition of the ritual translated as performative action.<hr/>El artículo tiene por objeto abordar la confluencia analítica de estudios de rituales y la performatividad en la antropología contemporánea de Stanley Tambiah y en la arqueo genealogía de Michel Foucault. El objetivo es argumentar a favor de una correlación funcional entre estos dos campos del conocimiento para el análisis de prácticas discusivas, del campo de la educación, que operan con sus rituales en la producción del sujeto educado. Nos acercamos a las teorizaciones de esos discursos en su modo de tratar rituales y resaltamos cómo la confluencia en el trato del ritual la soberanía del enfoque empírico y analítico, entendido como prácticas discursivas históricas en el caso de Michel Foucault y cómo prácticas culturales en el caso de Tambiah. Se percibe el reconocimiento del ritual traducido como acción performática. <![CDATA[Confluencias entre campos de saber en el análisis de rituales en la producción del sujeto educado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300557&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objeto a confluência analítica de estudos sobre rituais e performatividade na antropologia contemporânea de Stanley Tambiah e na arqueogenealogia de Michel Foucault. O objetivo é argumentar em defesa de uma correlação funcional entre esses dois campos de saber para a análise de práticas discusivas no campo educacional que operam com seus rituais na produção do sujeito educado. Acercamo-nos das teorizações desses discursos no modo de tratar rituais e destacamos como confluência no tratamento do ritual: a soberania do empírico como abordagem analítica, tratado como práticas discursivas históricas no caso de Michel Foucault e como práticas culturais no caso de Tambiah; o reconhecimento do ritual traduzido como ação performática.<hr/>The goal of this article is the analytical confluence of ritual studies and performativity in contemporary anthropology by Stanley Tambiah and Foucault's archaeogenealogy. It aims to argue in favor of a functional correlation between two fields of knowledge for the analysis of discursive practices in education that are present during the production of a educated person. Based on the theoretical aspects of these discourses in the way of dealing with rituals, we highlight the confluence in the treatment gave to the ritual: the sovereignty of the empirical and analytical approach, treated as historical discursive practices in the case of Michel Foucault and as cultural practices in the case of Tambiah; it's the recognition of the ritual translated as performative action.<hr/>El artículo tiene por objeto abordar la confluencia analítica de estudios de rituales y la performatividad en la antropología contemporánea de Stanley Tambiah y en la arqueo genealogía de Michel Foucault. El objetivo es argumentar a favor de una correlación funcional entre estos dos campos del conocimiento para el análisis de prácticas discusivas, del campo de la educación, que operan con sus rituales en la producción del sujeto educado. Nos acercamos a las teorizaciones de esos discursos en su modo de tratar rituales y resaltamos cómo la confluencia en el trato del ritual la soberanía del enfoque empírico y analítico, entendido como prácticas discursivas históricas en el caso de Michel Foucault y cómo prácticas culturales en el caso de Tambiah. Se percibe el reconocimiento del ritual traducido como acción performática. <![CDATA[Artes visuales y Educación a Distancia: ¿una posible aprendizaje?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300641&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa desenvolvida durante o curso de especialização lato sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Desenho em um curso de graduação em Artes Visuais a distância, identificando as dificuldades encontradas pelo docente e pelos discentes, bem como as estratégias didáticas utilizadas. As informações foram levantadas através de entrevistas e de pesquisa documental com portfólios de Desenho e análise das salas virtuais. Ao fim da pesquisa concluiu-se que é possível aprender o desenho em um curso a distância se houver na instituição uma estrutura que atenda às necessidades desta disciplina.<hr/>The objective of this work is to present the questions of research developed during the specialization course of didactic and methodology at Montes Claros State University (Unimontes). This research has the objective to grasp the process of teaching-learning in a Design discipline in a graduate course by distance of Visual Arts, identifying the difficulties encountered by the teachers and students, as well as the didactic strategies used. The collection of data was done by interview, documental research with portfolios of design and analysis of the virtual rooms. The conclusion is that it is possible to learn Design in a distance course if there is a good infrastructure at the institution and that it provides the necessities of this discipline.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo presentar los datos de una investigación realizada durante el curso de especialización en Enseñanza y Metodología en la Universidad Estatal de Montes Claros (Unimontes). Esta investigación tuvo como objetivo comprender el proceso de enseñanza y aprendizaje de la disciplina de Disenõ en una licenciatura en Artes Visuales a distancia, la identificación de las dificultades encontradas por el profesor y los alumnos y las estrategias de enseñanza utilizadas. La recogida de datos se realizó mediante entrevista, investigación documental con carteras de diseño y análisis de las salas virtuales. La conclusión es que es posible aprender diseño en un curso a distancia si existe una buena infraestrutura en la institución y que proporciona las necesidades de esta disciplina. <![CDATA[Artes visuales y Educación a Distancia: ¿una posible aprendizaje?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300641&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa desenvolvida durante o curso de especialização lato sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Desenho em um curso de graduação em Artes Visuais a distância, identificando as dificuldades encontradas pelo docente e pelos discentes, bem como as estratégias didáticas utilizadas. As informações foram levantadas através de entrevistas e de pesquisa documental com portfólios de Desenho e análise das salas virtuais. Ao fim da pesquisa concluiu-se que é possível aprender o desenho em um curso a distância se houver na instituição uma estrutura que atenda às necessidades desta disciplina.<hr/>The objective of this work is to present the questions of research developed during the specialization course of didactic and methodology at Montes Claros State University (Unimontes). This research has the objective to grasp the process of teaching-learning in a Design discipline in a graduate course by distance of Visual Arts, identifying the difficulties encountered by the teachers and students, as well as the didactic strategies used. The collection of data was done by interview, documental research with portfolios of design and analysis of the virtual rooms. The conclusion is that it is possible to learn Design in a distance course if there is a good infrastructure at the institution and that it provides the necessities of this discipline.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo presentar los datos de una investigación realizada durante el curso de especialización en Enseñanza y Metodología en la Universidad Estatal de Montes Claros (Unimontes). Esta investigación tuvo como objetivo comprender el proceso de enseñanza y aprendizaje de la disciplina de Disenõ en una licenciatura en Artes Visuales a distancia, la identificación de las dificultades encontradas por el profesor y los alumnos y las estrategias de enseñanza utilizadas. La recogida de datos se realizó mediante entrevista, investigación documental con carteras de diseño y análisis de las salas virtuales. La conclusión es que es posible aprender diseño en un curso a distancia si existe una buena infraestrutura en la institución y que proporciona las necesidades de esta disciplina. <![CDATA[Educar a los adultos mayores en el área de la educación social: la intergeracionalidad en una sociedad para todas las edades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300661&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema da educação dos adultos e/ou adultos maiores merece uma reflexão epistemológica, em relação à ação dos profissionais, nas diversas valências na rede social e comunitária, como nas instituições educativas. Utilizando uma argumentação hermenêutica o autor aborda a necessidade de implementar propostas socioeducativas para os adultos maiores, através de programas intergeracionais, destacando o papel da gerontologia educacional ou gerontagogia, a qual se integra no campo da educação social. Os objetivos que nortearam esta análise fenomenológica são: repensar a educação de adultos maiores, na área da gerontagogia; analisar os aspetos socioeducativos, psicopedagógicos e metodológicos nas ações e nos programas gerontológicos, com a finalidade de promover uma cidadania ativa. Refletiremos epistemologicamente as possibilidades educativas, provenientes da pedagogia social/educação social e a gerontagogia, de modo a dar uma qualidade de vida aos adultos maiores, numa sociedade para todas as gerações.<hr/>The theme of education of adults and/or adults biggest deserves a reflection in relation to epistemological action of professionals, in the various valences in the social network, as well as educational institutions. It is an argument that hermeneutics addresses the need of implementing educational proposals for larger adults, in the field of Gerontology education or gerontagogy, integrating these actions in the context of social education/pedagogy. The objectives that guided the phenomenological analysis are: rethink adult education major, in the area of gerontagogy; analyze the scaled "aspects, psych pedagogical and methodological actions and gerontology programs, with the purpose of promoting active citizenship. We will reflect the educational possibilities epistemological, from social/social education pedagogy and gerontagogia, so as to give a quality of life for larger adults in a society for all generations.<hr/>El tema de la educación de adultos y adultos mayores merece una reflexión en relación con la acción epistemológica de profesionales, en las varias valencias en la red social, así como las instituciones educativas. Tratase de una argumentación hermenéutica que responde a la necesidad de implementar propuestas educativas para adultos mayores, en el campo de la educación de gerontología o gerontagogía, integrando estas acciones en el contexto de la educación/pedagogía social. Los objetivos que guiaron nuestro análisis fenomenológico son: repensar la educación de personas adultas mayor, en la zona de gerontagogía; analizar los denominados "aspectos, psicopedagógicos y metodológicas acciones y programas gerontológicos, con la finalidad de promover la ciudadanía activa. Pretendemos extraer posibilidades educativas de análisis relacional entre pedagogía social/social educación y gerontagogía, con el fin de dar mejor calidad de vida para los adultos y desarrollar una sociedad para todas las generaciones. <![CDATA[Educar a los adultos mayores en el área de la educación social: la intergeracionalidad en una sociedad para todas las edades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362015000300661&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema da educação dos adultos e/ou adultos maiores merece uma reflexão epistemológica, em relação à ação dos profissionais, nas diversas valências na rede social e comunitária, como nas instituições educativas. Utilizando uma argumentação hermenêutica o autor aborda a necessidade de implementar propostas socioeducativas para os adultos maiores, através de programas intergeracionais, destacando o papel da gerontologia educacional ou gerontagogia, a qual se integra no campo da educação social. Os objetivos que nortearam esta análise fenomenológica são: repensar a educação de adultos maiores, na área da gerontagogia; analisar os aspetos socioeducativos, psicopedagógicos e metodológicos nas ações e nos programas gerontológicos, com a finalidade de promover uma cidadania ativa. Refletiremos epistemologicamente as possibilidades educativas, provenientes da pedagogia social/educação social e a gerontagogia, de modo a dar uma qualidade de vida aos adultos maiores, numa sociedade para todas as gerações.<hr/>The theme of education of adults and/or adults biggest deserves a reflection in relation to epistemological action of professionals, in the various valences in the social network, as well as educational institutions. It is an argument that hermeneutics addresses the need of implementing educational proposals for larger adults, in the field of Gerontology education or gerontagogy, integrating these actions in the context of social education/pedagogy. The objectives that guided the phenomenological analysis are: rethink adult education major, in the area of gerontagogy; analyze the scaled "aspects, psych pedagogical and methodological actions and gerontology programs, with the purpose of promoting active citizenship. We will reflect the educational possibilities epistemological, from social/social education pedagogy and gerontagogia, so as to give a quality of life for larger adults in a society for all generations.<hr/>El tema de la educación de adultos y adultos mayores merece una reflexión en relación con la acción epistemológica de profesionales, en las varias valencias en la red social, así como las instituciones educativas. Tratase de una argumentación hermenéutica que responde a la necesidad de implementar propuestas educativas para adultos mayores, en el campo de la educación de gerontología o gerontagogía, integrando estas acciones en el contexto de la educación/pedagogía social. Los objetivos que guiaron nuestro análisis fenomenológico son: repensar la educación de personas adultas mayor, en la zona de gerontagogía; analizar los denominados "aspectos, psicopedagógicos y metodológicas acciones y programas gerontológicos, con la finalidad de promover la ciudadanía activa. Pretendemos extraer posibilidades educativas de análisis relacional entre pedagogía social/social educación y gerontagogía, con el fin de dar mejor calidad de vida para los adultos y desarrollar una sociedad para todas las generaciones.