Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620160001&lang=pt vol. 41 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Lourenço Filho e a nacionalização do ensino primário (1917-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nascido em 1897, numa pequenina cidade do interior do estado de São Paulo, Manoel Bergström Lourenço Filho compartilharia com os brasileiros de sua idade as tensões, angústias e alegrias de ser filho de uma nação em busca de sua identidade no início do século XX. Neste trabalho procura-se reconstruir sua trajetória profissional, pontuando-se nos seus momentos mais significativos a relação entre seus conceitos de nação, estado e educação e as propostas efetivamente assumidas no âmbito do Ministério da Educação e Saúde. Essa análise permite perceber distintamente o uso que o intelectual Lourenço Filho faz de sua competência técnica para tentar impor suas concepções educacionais na definição das políticas para o ensino primário e normal durante o período considerado.<hr/>Born in 1897 in a little town in the state of São Paulo, Manoel Bergström Lourenço Filho shared with Brazilians of his age all the tensions, anxieties and joys of being the son of a nation in search of its identity in the early twentieth century. This paper seeks to rebuild his career pointing out in the most significant moments the relationship between his concepts of nation, state and education and the proposals effect tively assumed under the Brazilian Ministry of Education and Health. This analysis allows clearly perceive the use that Lourenço Filho makes of his expertise to try to impose his educational concepts in the definition of the policy for the primary and normal education during the period under consideration.<hr/>Nacido en 1897 en un pequeño pueblo del interior del estado de São Paulo, Manoel Bergström Lourenço Filho compartió con los brasileños de su generación las tensiones, angustias y alegrías del ser hijo de una nación en busca de su identidad a principios del siglo XX. Este trabajo busca reconstruir su trayectoria profesional, señalando la relación entre sus conceptos de nación, estado y educación y las propuestas asumidas efectivamente por el Ministerio de Educación y Salud brasileño en sus momentos más significativos. Este análisis permite percibir claramente el uso que el intelectual Lourenço Filho hace de su experiencia profesional para tratar de imponer sus conceptos educativos en la definición de las políticas para la educación primaria y normal durante el período en consideración. <![CDATA[Formação do professor da educação elementar no Brasil: reflexões sobre o tempo e a experiência (1870-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é estudar algumas transformações dos cursos de formação do professor para a educação elementar promovidos no Brasil, entre as décadas de 1870 e 1950, especialmente no que se refere ao tempo e à experiência, a partir de uma revisão histórica inicial, com base em pesquisa bibliográfica e documental. São destacadas as contradições desses conceitos, especificamente, quanto às aceleradas e interpostas extensão e alterações curriculares da formação docente à promoção da escola para todos, de características, sobremaneira, técnico-instrumentais.<hr/>The goal of this article is to study some changes of teacher training courses for elementary education promoted in Brazil, between the 1870s and 1950s, especially with regard to time and experience; from an initial historical revision; based on a bibliographic and documental research. Some contradictions of these concepts are highlighted, specifically, regarding the accelerated and interposed extension and curricular changes in teacher training to school promotion for all, especially, of technical-instrumental features.<hr/>El objetivo de este artículo es estudiar algunas transformaciones promovidas en Brasil para los cursos de formación del profesorado de la educación primaria, entre las décadas de 1870 y 1950, especialmente en lo que se refiere al tiempo y a la experiencia. Se parte de una revisión histórica y se fundamenta en una investigación bibliográfica y documental. Se destacan las contradicciones de esos conceptos, particularmente, sobre las aceleradas e interpuestas extensión y alteraciones curriculares de la formación del profesorado a la promoción de la escuela para todos, de características, especialmente técnico-instrumental. <![CDATA[A resposta de Alceu Amoroso Lima ao inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936: um intelectual em defesa dos "princípios pedagógicos" católicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo analisar a resposta de Alceu Amoroso Lima (1893-1983) ao Inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936, com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Educação. Para tanto, toma-se como fonte primária o artigo Princípios Pedagógicos (1936), publicado pelo intelectual católico na revista A Ordem, a fim de tornar público seu posicionamento. As categorias de análise são empregadas como conceitos cunhados por Antonio Gramsci, nomeadamente, os de hegemonia e de sociedades civil e política, a fim de avaliar o papel dos intelectuais como organizadores da cultura no seio do bloco histórico. Verificou-se que os princípios defendidos expressavam a posição da hierarquia da Igreja Católica, com destaque para a formação integral do ser humano - corpo, intelecto e espírito - como finalidade da educação.<hr/>The paper aims to analyze the response of Alceu Amoroso Lima (1893-1983) to the Inquiry issued by the Department of Education and Public Health, in 1936, to prepare a National Educational Plan. For this purpose, it is taken as primary source the article Pedagogical Principles (1936), published by the catholic intellectual in the magazine A Ordem, to make public his positioning. The concepts established by Antonio Gramsci are used as analysis categories, namely the hegemony, and the political and civil society ones, in order to analyze the role of the intellectuals as culture organizers within the historical bloc. It was verified that the principles defended expressed the positioning of the Catholic Church´s hierarchy, highlighting the integral formation of the human being - body, intellect and spirit - as the purpose of education.<hr/>Este artículo tiene el objetivo de analizar la respuesta de Alceu Amoroso Lima (1893-1983) a la averiguación expedida por el Ministerio de Educación y Salud Pública en 1936, con la intención de preparar un Plan Nacional de Educación. Para eso, se tomó como fuente primaria el artículo Principios pedagógicos (1936), publicado por ese intelectual católico en la revista A Ordem, con el fin de hacer público su posicionamiento. Las categorías de análisis y conceptos usados fueron cuñados por Antonio Gramsci, específicamente, los de hegemonía y de sociedades civil y política, para analizar el papel de los intelectuales como organizadores de la cultura en el seno del bloque histórico. Se constató que los principios defendidos expresaban la posición de la jerarquía de la Iglesia Católica, destacando la formación integral del ser humano - cuerpo, intelecto y espíritu - como finalidad de la educación. <![CDATA[Florestan Fernandes - um intérprete do Brasil no diálogo crítico com os educadores escolanovistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa a contribuição de um dos principais intérpretes do Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes, para se pensar os desafios educacionais ensejados pelas transformações na sociedade brasileira na transição do século XIX para o século XX, a partir do diálogo estabelecido entre ele e os educadores escola novistas. Esses educadores tiveram atuação destacada nos debates e reformas educacionais ocorridas entre os anos de 1920 e início de 1960. Florestan Fernandes articulou sua análise acerca da formação social brasileira com os desafios para a educação pública, empreendendo uma análise crítica acerca das propostas dos representantes da escola nova. Neste texto é abordado especialmente o diálogo entre Florestan Fernandes e um dos principais escola novistas: Fernando de Azevedo. A diferença fundamental entre Florestan Fernandes e os renovadores diz respeito ao que Fernandes (1989) denominou de "consciência utópica" desses educadores, por acreditarem ser possível desencadear no Brasil uma revolução educacional burguesa. Destarte, o sociólogo compôs uma significativa contribuição à temática educacional, que inspira reflexões na área até a atualidade, uma vez que os desafios por ele identificados em suas raízes históricas não foram superados.<hr/>The article analyzes the contribution from one of the principal interpreters of Brazil, the sociologist Florestan Fernandes, framing the educational challenges in the transformation of Brazilian society during the transition from the XIX to XX century, based on the dialogue established between him and the Pionners of education. These educators played a significant role in educational debates and reforms that took place from 1920s to early 1960s. Florestan Fernandes articulated his analysis about the Brazilian social formation with the challenges of public education, by applying a critical analysis of proposals from representatives of the "New School". This article focuses specially on the dialogue between Florestan Fernandes and one of the principal pioneers of education: Fernando de Azevedo. The fundamental difference between Florestan Fernandes and the renovators resides on what Fernandes (1989) denominated as the "utopic conscience" of these educators, as they believed to be possible to trigger a burgess educational revolution in Brazil. Thus, the sociologist developed a significant contribution to the educational theme, inspiring reflections on that field up to these days, since the challenges identified by him in historical roots have yet to be overcome.<hr/>El texto analiza la contribución de uno de los principales intérpretes de Brasil, el sociólogo Florestan Fernandes, para llevarnos a pensar en los desafíos educacionales anhelados por las transformaciones de la sociedad brasileña durante la transición del siglo XIX al XX, a partir del diálogo establecido entre él y los educadores escolanovistas. Esos educadores tuvieron una actuación de destaque en los debates y reformas educacionales ocurridas entre los años de 1920 e inicio de 1960. Florestan Fernandes articuló su análisis acerca de la formación social brasileña con los desafios para la educación pública, emprendiendo un análisis crítico sobre las propuestas de los representantes de la escuela nueva. En este texto se aborda especialmente el diálogo entre Florestan Fernandes y uno de los principales escolanovistas: Fernando de Azevedo. La diferencia fundamental entre Florestan Fernandes y los renovadores se refiere a lo que Fernandes (1989) denominó "conciencia utópica" de esos educadores, porque creían que en Brasil era posible desencadenar una revolución educativa burguesa. De esa forma, el sociólogo compuso una significativa contribución para la temática educativa, que hasta hoy inspira reflexiones en dicha área, ya que los desafios identificados por él en sus raíces históricas no han sido superados. <![CDATA[Manoel Bomfim: debates parlamentares sobre estado e instrução primária na primeira década do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta uma investigação do posicionamento do intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) frente ao debate sobre a relação Estado e instrução primária nos discursos parlamentares proferidos entre os anos de 1907 e 1908, atualmente disponíveis na coletânea Documentos Parlamentares: Instrução Pública, publicada em 1918 pelo Jornal do Comércio. A posição assumida por esse intelectual ocorre num contexto caracterizado por tentativas de organização do trabalho livre, estruturação da República, preparo do povo para o exercício da cidadania e surgimento de demandas sociais que exigiram investimento na instrução popular. Manoel Bomfim mostra-se comprometido com o desenvolvimento e difusão da instrução primária e envolvido no movimento em prol da escolarização da classe trabalhadora.<hr/>Abstract: This study presents an investigation of the standpoint of the intellectual Manoel Bomfim (1868-1932) against the debate on the relation: State and primary education in parliamentary speeches delivered between the years of 1907 and 1908, currently available in the collection Documentos Parlamentares: Instrução Pública (Parliamentary Documents: Public Education), published in 1918 by the Jornal do Comércio (.Journal Trade). The position assumed by this author occurs in a context characterized by the attempts of free labor organization, structuring of the Republic, preparing the people for the exercise of citizenship and the coming of social demands that required investments in popular education. Manoel Bomfim shows to be committed to the development and dissemination of primary education and involved in intellectual and political movement in favor of the education of the working class.<hr/>Este trabajo presenta una investigación a respecto del posicionamiento del intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) frente al debate sobre la relación Estado e instrucción primaria en los discursos parlamentares proferidos entre los años de 1907 y 1908, actualmente disponibles en la colección Documentos Parlamentares: Instrucción Pública, publicada en 1918 por el Periódico del Comercio. La posición asumida por esse estudioso sobreviene en un contexto caracterizado por tentativas de organización del trabajo libre, estructuración de la República, preparo del pueblo para el ejercicio de ciudadanía y surgimiento de demandas sociales que exigieron gastos en la instrucción popular. Manoel Bomfim se muestra comprometido con el desarrollo y difusión de la instrucción primaria y, sumergido en el movimiento intelectual y político del período en favor de la escolarización de la clase trabajadora. <![CDATA[Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo realizamos um ensaio teórico sobre os Estudos da Infância e da Criança desde seus primórdios, até sua organização enquanto campos situados na intersecção entre disciplinas e questionamentos sobre infância e crianças. Inicialmente refletimos sobre os conceitos de infância e criança. Em seguida situamos os primórdios dos referidos estudos, com destaque para questões conceituais debatidas no início do século XX e, posteriormente, focalizamos os desafios dos Novos Estudos da Infância e da Criança, como a articulação entre saberes e disciplinas e a diversidade de tradições teóricas. Como são mais recentes as investigações com crianças pequenas, algumas reflexões são propostas e finalizamos com desafios como pensar a rigidez das fronteiras entre gerações e fases da infância.<hr/>In this article, we perform a theoretical essay on the Childhood Studies and Children's Studies, since its inception until its organization as a field at the intersection between disciplines and questions about childhood and children. At first, we reflect on childhood and child concepts. Then, we place the beginnings of such studies, especially conceptual issues discussed in the early twentieth century, and then, we focus on the challenges of the New Children's and Childhood Studies, such as the links between knowledge and disciplines and the diversity of theoretical traditions. Since researches with small children are newer in this context, we propose some reflections regarding them, and we finalize the article with some challenges, like thinking the rigidity of the boundaries between generations and stages of childhood.<hr/>En este artículo, desenvolvemos un ensayo teórico sobre los Estudios Sociales de la Infancia y los Estudios de Infancia, desde su origen hasta su organización como un campo ubicado en la intersección entre disciplinas y preguntas sobre la infância y los niños. Inicialmente reflexionamos sobre los conceptos de "infancia" y de "niños". Luego, situamos el comienzo de este tipo de estudios, resaltando, especialmente, problemas conceptuales discutidos a principios del siglo XX, y, después, nos centramos en los retos de los Nuevos Estudios de la Infancia y la niñez , observándolos como punto de relación entre los diferentes conocimientos y asignaturas y la diversidad de tradiciones teóricas. Como las investigaciones sobre niños y niñas pequeños son más recientes, proponemos algunas reflexiones a respecto, y concluimos este texto con algunos retos, entre ellos, pensar la rigidez de las fronteras entre las generaciones y las etapas de la infancia. <![CDATA[Produtividade e desempenho: o tempo do homem e o homem sem tempo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura incitar algumas reflexões sobre a relação entre o homem e o tempo. Metodologicamente, o texto assume uma abordagem qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica. Inicialmente, destaca-se o poder exercido por um instrumento originalmente concebido para servir a humanidade: o relógio. Em seguida, são apresentados elementos que indicam como a relação do homem com o tempo produz diversas aceitações, contradições e rupturas na sociedade moderna. Discute-se a estreita vinculação entre o tempo na modernidade e os conceitos de trabalho, consumo, produtividade e desempenho. Por fim, o texto denuncia a existência de forças sociais e econômicas que promovem a ditadura da "produtividade e desempenho" no âmbito da academia. Inclusive, essas forças se mostram insensíveis às consequências nefastas tanto para a pesquisa quanto para a produção acadêmica.<hr/>This paper seeks to incite some reflections about the relationship between man and time. Methodologically, the text takes on a qualitative approach supported by literature research. Initially, the author mentions the power exercised by an instrument originally designed to serve humanity: the clock. Then, present elements that indicate how the relationship between human and time produces several acceptances, contradictions and breaks in modern society. The paper discusses the relationship between time in modernity and concepts of work, consumption, productivity and performance. Finally, the text denounces the existence of social and economic forces that promote dictatorship of "productivity and performance" within the academy. Even, these forces show themselves insensitive to adverse consequences both for research as for academic production.<hr/>Este artículo pretende provocar reflexiones sobre la relación entre el hombre y el tiempo. Metodológicamente, el texto adquiere un enfoque cualitativo apoyado en una investigación bibliográfica. Inicialmente, se destaca el poder ejercido por un instrumento originalmente diseñado para servir a la humanidad: el reloj. A continuación se presentan los elementos que indican cómo la relación del hombre con el tiempo produce varias aceptaciones, contradicciones y rupturas en la sociedade moderna. Se discuten las tenues relaciones entre el tiempo en la modernidad y los conceptos de trabajo, de consumo, de productividad y de rendimiento. Por último, el texto denuncia la existencia de fuerzas sociales y económicas que promueven la ditadura "la productividad y rendimiento" dentro de la academia. Incluso, estas fuerzas se manifiestan insensibles a las consecuencias nefastas, tanto para la investigación como para la producción académica. <![CDATA[Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Esse autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada em artigos e livros, e também sistematizada por meio de livros didáticos, manuais de orientação ao professor e relatos de experiência. No presente artigo analisamos a proposição davydoviana para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a referida proposição contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.<hr/>This paper seeks to incite some reflections about the relationship between man and time. Methodologically, the text takes on a qualitative approach supported by literature research. Initially, the author mentions the power exercised by an instrument originally designed to serve humanity: the clock. Then, present elements that indicate how the relationship between human and time produces several acceptances, contradictions and breaks in modern society. The paper discusses the relationship between time in modernity and concepts of work, consumption, productivity and performance. Finally, the text denounces the existence of social and economic forces that promote dictatorship of "productivity and performance" within the academy. Even, these forces show themselves insensitive to adverse consequences both for research as for academic production.<hr/>Este artículo pretende provocar reflexiones sobre la relación entre el hombre y el tiempo. Metodológicamente, el texto adquiere un enfoque cualitativo apoyado en una investigación bibliográfica. Inicialmente, se destaca el poder ejercido por un instrumento originalmente diseñado para servir a la humanidad: el reloj. A continuación se presentan los elementos que indican cómo la relación del hombre con el tiempo produce varias aceptaciones, contradicciones y rupturas en la sociedade moderna. Se discuten las tenues relaciones entre el tiempo en la modernidad y los conceptos de trabajo, de consumo, de productividad y de rendimiento. Por último, el texto denuncia la existencia de fuerzas sociales y económicas que promueven la ditadura "la productividad y rendimiento" dentro de la academia. Incluso, estas fuerzas se manifiestan insensibles a las consecuencias nefastas, tanto para la investigación como para la producción académica. <![CDATA[Como crianças pequenas leem livros de imagem?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre quatro e cinco anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados. Aos cinco anos, as crianças tendem a produzir narrativas que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos quatro anos, as narrativas são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na educação infantil.<hr/>The study investigated wordless picture book reading by 4- and 5-year-old children. The narratives constructed by them were videotaped and transcribed. Based on this material, categories of analysis were formulated and used to guide the discussion of the data. At age 5, children tend to produce narratives that have greater fidelity to the sequence of images and include more relevant inferences. At age 4, children's narratives are less articulated, consisting mostly of descriptions of the pictures in isolation. The study indicated, however, that children's progress towards more complex reading does not appear to occur simply as the result of age. Thus, the study points out the need to reflect on ways that teachers can mediate wordless-picture-book reading in early childhood education.<hr/>Este estudio investigó la lectura de libros de imagen en niños entre 4 y 5 años. Las narrativas producidas por los niños fueron grabadas en vídeo y transcritas. Ese material sirvió de base para formular las categorías de análisis que orientan la discusión de los datos. A los 5 años, los niños tienden a hacer lecturas que guardan mayor fidelidad con la secuencia de dibujos e incluyen inferencias más pertinentes. A los 4 años, las lecturas son menos articuladas, predominando la descripción de escenas en el aislamiento. Sin embargo, el estudio reveló que el desarrollo de los niños en dirección a una lectura más articulada no parece ser fruto, simplemente, del avance con relación a la edad. De esta forma, se discute la necesidad de reflexionar sobre formas de intermediar la lectura de libros con imágenes en la educación infantil. <![CDATA[Problematizações éticas: inquietudes para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.<hr/>A theoretical article that discusses ethics in research involving human subjects, and in particular, researches in the areas of gender and sexuality. The Resolution 466/2012, regulating ethics in research on human subjects in Brazil, is based on a model that is appropriate for biomedical sciences but not equally applicable to research in social and human sciences. Salience is given here to critiques of the biomedical model that have been elaborated from Public Health and Anthropological perspectives. This is followed by an analysis of ethics in gender and sexuality research that is linked to feminism and queer studies. Finally, given its relevance to the field of Education, research with children is examined as an exemplary case of the type of work that falters when current models of ethical regulation are applied. In conclusion, certain theoretical and methodological themes become unapproachable when subjected to the hegemony of biomedical ethics.<hr/>Este artículo teórico aborda el tema de la ética en investigaciones con seres humanos, con especial énfasis en aquellas que discuten género y sexualidad. La Resolución 466/2012, que regula la ética en investigaciones con seres humanos eN Brasil, se basa en un modelo válido para las ciencias biomédicas, pero que no atende el problema de las investigaciones en ciencias sociales y humanas. Se destacan las críticas a ese modelo originarias de la Salud Pública y de la Antropología. A seguir, se procede el análisis de la situación de la ética en investigaciones sobre género y sexualidad ubicadas en los campos feministas y de estudios queer. Finalmente, se elijen las investigaciones con niños, relevantes en el campo de la Educación, como caso ejemplar de investigaciones dificultadas por el modelo de regulación vigente. Se concluye que ciertos recortes teórico-metodológicos pueden hacerse imposibles en la hegemonía de la ética biomédica. <![CDATA[Do programa ao diagrama: uma contribuição sócio-histórica para a relação entre estado, cidadania e direito à educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo analisar a relação entre Estado, cidadania e direito à educação por meio de aportes teóricos que problematizam a ideia da educação configurando direitos sociais oriundos da evolução, por superposição, dos direitos de cidadania. Para tanto, utilizamos as denominações "programa" como algo relativo ao que é declarado como intenções ou metas e "diagrama" como o que se refere às representações dos fenômenos sociais. Esse percurso analítico permitiu concluir que: a) se os direitos sociais pressupõem as noções de igualdade e de responsabilidade social, não podemos, por isso, afirmar que elas passaram a existir apenas quando o Estado providência surgiu no século XX e ; b) a defesa e a inscrição do direito à educação como "programa" não significa a sua consolidação como "diagrama".<hr/>The article aims to analyze the relationship between State, citizenship and the right to education through theoretical studies that question the idea of education by setting social rights resulting from the development, by superposition, of citizenship rights . Therefore, we use the "program" denominations as relative to what is declared intentions or goals; and "diagram" as regards the representation of social phenomena. This analytical course concluded that: a) the social rights presuppose the notions of equality and social responsibility, but we cannot therefore say that they came into existence only when the welfare state emerged in the twentieth century; b) the protection and registration of the right to education as a "program" does not mean its consolidation as a "diagram ".<hr/>El artículo tiene como objetivo analizar la relación entre el Estado, la ciudadanía y el derecho a la educación a través de estudios teóricos que ponen en duda la idea de la educación mediante el establecimiento de los derechos sociales derivadas del desarrollo, por superposición, de los derechos ciudadanos. Para ello, utilizamos las denominaciones "programa", como algo en relación a lo que se declara con intenciones o metas y "diagrama" en cuanto a la representación de los fenómenos sociales. Esa trayectoria de análisis concluyó que: a) si los derechos sociales presuponen las nociones de igualdad y responsabilidad social, no podemos, por eso, decir que llegaron a existir sólo cuando el estado de bienestar surgió en el siglo XX; y b) la protección y el registro del derecho a la educación como un "programa" no significa su consolidación como "diagrama". <![CDATA[Entre a dogmatização e o esquecimento: Paulo Freire e a formação inicial de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.<hr/>The text discusses the residual presence of Paulo Freire's work in the initial teacher training, from a qualitative and longitudinal research with prospective temporal axis, based on information collected beside 395 students of the pedagogy course from an institution of higher education located in the interior of Rio Grande do Sul State, in the time frame 2006-2013. The monitoring of the theme over a period of expanded time, revealed incidents landmarks, in addition to identify thematic recurrences and comparisons. The compilation of the information makes possible to divide the presence of the author in the course from two categories: the dogma and the forgetfulness; as well as indicating the progressive emptying of Freire's thought as basic training. For conclusion, it is pointed out the possible weakening of Freire's legacy in the formation of those subjects.<hr/>El texto analiza la presencia residual de la obra de Paulo Freire en la formación inicial del profesorado, a partir de una investigación cualitativa y longitudinal con eje temporal prospectivo, basado en la información recopilada de 395 alumnos del curso de formación en pedagógica de una institución de educación superior localizada en el interior del Rio Grande do Sul, de 2006 a 2013. El seguimiento del estudio durante un periodo de tiempo ampliado, ha permitido establecer marcos incidentes y localizar las recurrencias temáticas y comparaciones. La recopilación de información permitió dividir la presencia del autor en el curso de formación en dos categorías: el dogma y el olvido; también se notó una indicación de abandono progresivo del pensamiento de Freire como base de la formación básica. Concluimos que hay evidencias del posible debilitamiento del legado de Freire en la formación de esos individuos. <![CDATA[Programa de pós-graduação em educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000100255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.<hr/>The text discusses the residual presence of Paulo Freire's work in the initial teacher training, from a qualitative and longitudinal research with prospective temporal axis, based on information collected beside 395 students of the pedagogy course from an institution of higher education located in the interior of Rio Grande do Sul State, in the time frame 2006-2013. The monitoring of the theme over a period of expanded time, revealed incidents landmarks, in addition to identify thematic recurrences and comparisons. The compilation of the information makes possible to divide the presence of the author in the course from two categories: the dogma and the forgetfulness; as well as indicating the progressive emptying of Freire's thought as basic training. For conclusion, it is pointed out the possible weakening of Freire's legacy in the formation of those subjects.<hr/>El texto analiza la presencia residual de la obra de Paulo Freire en la formación inicial del profesorado, a partir de una investigación cualitativa y longitudinal con eje temporal prospectivo, basado en la información recopilada de 395 alumnos del curso de formación en pedagógica de una institución de educación superior localizada en el interior del Rio Grande do Sul, de 2006 a 2013. El seguimiento del estudio durante un periodo de tiempo ampliado, ha permitido establecer marcos incidentes y localizar las recurrencias temáticas y comparaciones. La recopilación de información permitió dividir la presencia del autor en el curso de formación en dos categorías: el dogma y el olvido; también se notó una indicación de abandono progresivo del pensamiento de Freire como base de la formación básica. Concluimos que hay evidencias del posible debilitamiento del legado de Freire en la formación de esos individuos.