Scielo RSS <![CDATA[Inter Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0101-713620160003&lang=pt vol. 41 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300525&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal, a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingisse a distribuição normal (D´Agostino K, 1970) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e mediadores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.<hr/>Abstract: The purpose of this work was to apply the explicit pedagogy with playful learning in a forest context to seek consolidation of knowledge about the study of normality and the interdisciplinary net that the content requires for its comprehension. The predetermined game was based on sampling of forest biometrics variables, by secondary student groups, where the first group that reached the normal distribution (D'Agostino K, 1970) in the collected data set would win the round. Licentiate undergraduate students were supervisors and mediators of groups. After planning, the playful interaction and evaluations, the educational action used proved to be a path to motivational engagement and consolidation of knowledge in interdisciplinary and transdisciplinary net.<hr/>Resumen: El propósito de este trabajo es aplicar la pedagogía explícita lúdica en un contexto forestal para buscar la consolidación de conocimientos sobre el estudio de la normalidad, y la red interdisciplinar que el contenido requiere para su comprensión. El juego predeterminado se basó en un muestreo de datos biométricos en forestas por grupos de estudiantes secundarios, en el que el primer grupo que llegue a la distribución normal (D'Agostino K, 1970) en el conjunto de datos recogidos, ganaba la rueda. Estudiantes del curso de formación para el profesorado eran los supervisores y mediadores de grupos. Después de la planificación, la interacción lúdica y las evaluaciones, la acción educativa utilizada resultó ser un camino para mantener la motivación y consolidar el conocimiento en la red interdisciplinaria y transdisciplinaria. <![CDATA[Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática em cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, busca-se uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento no pensamento. Com essa perspectiva o aprendizado da Análise Matemática passa a ser concebido como o desenvolvimento de uma sensibilidade dos aprendizes aos signos desta matéria e se torna a condição para a sua efetivação.<hr/>Abstract: This article reflects on the discipline of Mathematical Analysis in courses of exact sciences from a philosophical point of view. The main objective is to look at some critical issues of the teaching and learning in this discipline. In order to investigate this object of study as a sign and an event in thought, we seek to review the problems of this subject based on Gilles Deleuze's theory and its conceptual shift to the field of Mathematical Education. This philosopher proposes us to think of learning as a process, as passing, as an event, an event in thought. From this perspective the learning of Mathematical Analysis can be conceived as the development of sensitivity in apprentices to the signs of this discipline and it becomes the condition for its effectuation.<hr/>Resumen: En este artículo se presentan reflexiones acerca de la asignatura Análisis Matemática en los cursos de ciencias exactas desde un punto de vista filosófico. El objetivo principal es atender cuestiones críticas de la enseñanza y del aprendizaje de esta asignatura. Para investigar este objeto de estudio como signo y acontecimiento en el pensamiento, buscamos un análisis sobre la problemática de esta asigantura basados en la teoría de Gilles Deleuze y su movimiento conceptual en el campo de la Educación Matemática. Ese filósofo propone pensar el aprender como un proceso, como camino, como acontecimiento en el pensamiento. Desde esa perspectiva el aprendizaje del análisis matemático pasa a ser concebido como el desarrollo de una sensibilidad de aprendices a los signos de esta asignatura, y se convierte e una condición para su concretización. <![CDATA[O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300565&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Ensinar imunologia no ensino médio ainda é um desafio. Como podemos trabalhar os diferentes tipos de células e moléculas que compõem o sistema imunológico em aulas de biologia? Aqui, avaliamos o uso de histórias em quadrinhos com temática de imunologia nas aulas de biologia. Nossos resultados mostraram que o uso de histórias em quadrinhos ajudou na abordagem do assunto imunologia com o reconhecimento de diferentes tipos celulares e moléculas pelos estudantes. Em conclusão, o uso de histórias em quadrinhos nas aulas de biologia pode auxiliar na abordagem e discussão de temas complexos como os de imunologia.<hr/>Abstract: Teaching immunology in high school is still a challenge. How can we work the different types of cells and molecules which compose the immune system in biology classes? In this paper, we evaluated the use of immunology themed comics in biology classes. Our results indicated that the use of comics helped in the approach of the subject immunology over the different types of cells and molecules with the students. In conclusion, the use of comics in biology classes can help to approach and discuss complex topics such as immunology.<hr/>Resumen: Enseñar inmunología en la secundaria aún es un desafió. ¿Cómo podemos trabajar los diferentes tipos de células y moléculas que componen el sistema inmunológico en clases de biología? Evaluamos el uso de historietas con la temática inmunológica en las clases de biología. Nuestros resultados sobre esta experiencia muestran que el uso de historietas ayuda al profesor a trabajar con sus alumnos el tema de la inmunología y el reconocimiento de los diferentes tipos de células y moléculas. Por lo tanto, el uso de historietas en las clases de biología puede ayudar a tratar y discutir contenidos complicados como los de la inmunología. <![CDATA[Mediações pedagógicas na interpretação de experimentações investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300585&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Essa estratégia foi desenvolvida com trinta futuros professores de Química e a sua análise está apoiada na abordagem microgenética, buscando evidenciar a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Os resultados indicam que nestes processos, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.<hr/>Abstract: This research proposes a didactic strategy aiming to articulate pedagogical mediations with an organization of chemical ideas involved in an experiment, according to the three levels of chemical knowledge: phenomenological, representational and theoretical. This strategy was developed with thirty future chemistry teachers and its analysis is supported by microgenetic approach aiming to highlight the importance of teacher-student dialogue in the mediation of meaning negotiation. The results indicate that in these processes, the teacher's word deliberately guides the thinking of the students, helping them in the interpretative process of the experience and mediating the development of highly abstract chemical concepts.<hr/>Resumen: El presente trabajo propone una estrategia didáctica que articula la importancia de las mediaciones pedagógicas con organización de ideas químicas involucradas en un experimento, según los tres niveles del conocimiento químico (fenomenológico, representacional y teórico-conceptual). Esta estrategia fue desarrollada con treinta futuros profesores de Química y su análisis se apoya en el enfoque microgenético, con el objetivo de evidenciar la importancia de la interlocución profesor-alumno como mediación de negociación de significados. Los resultados indican que en estos procesos, la palabra docente orienta, deliberadamente, el pensamiento de los alumnos, auxiliándolos en el proceso interpretativo de la experiencia y de su mediación en el proceso de elaboración de conceptos químicos altamente abstractos. <![CDATA[A educação ambiental como proposta de formação de professores reflexivos: das práticas contextualizadas à ambientalização no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300605&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A Educação Ambiental tem contribuído para uma aprendizagem significativa, inserindo nas práticas pedagógicas uma reflexividade na construção do conhecimento. No intuito de promover a Ambientalização dos espaços de aprendizagem, muitos educadores buscam inserir novas metodologias na abordagem dos conteúdos de sala de aula. Nesse sentido, utilizando as práticas pedagógicas da Contextualização dos Conteúdos, da Convivência com o Meio e da Interdisciplinaridade, foi realizada uma atividade, no âmbito do programa PIBID, com licenciandos do curso de Ciências da Natureza. O objetivo foi estimulá-los a adotar práticas diferenciadas na abordagem dos conteúdos de Ciências e, em seguida, refletir sobre a eficácia dessas práticas na promoção da Ambientalização e da Sustentabilidade no âmbito escolar. Como resultado, foi revelado a disposição dos licenciandos em utilizar as paisagens do Piauí na contextualização e interdisciplinaridade de suas práticas pedagógicas.<hr/>Abstract: Environmental Education contributes to meaningful learning, inserting in pedagogical practices a reflexivity of knowledge construction. Aiming to promote the Environmentalization of learning spaces, many educators introduce new methodologies andapproaches to classroom content. Using the pedagogical practices of the Content Contextualization, the Acquaintanceship with the Environment and the Interdisciplinarity, a research with undergraduates of Natural Sciences course, within the Institutional Bursary Program for the Initiation to Teaching (PIBID), was proposed. The methodology used in the research is the qualitative approach. The aim was to encourage them to adopt different practices in addressing the scientific contents and then reflect on the effectiveness of these practices in promoting Environmentalization and Sustainability at schools. As a result, their disposition to use Piauí's landscapes in the contextualization and interdisciplinarity of their teaching practices was revealed.<hr/>Resumen: La Educación Ambiental ha contribuido de manera significativa con el aprendizaje, introduciendo en las prácticas pedagógicas, una reflexividad en la construcción del conocimiento. Con la intención de promover la Ambientalización de los espacios de aprendizaje, muchos educadores buscan implementar nuevas metodologías al abordar los contenidos en sala de clases. En este sentido, utilizando las prácticas pedagógicas de la Contextualización de los Contenidos Educativos, de la Convivencia con el Medio y de la Interdisciplinariedad, fue realizada una investigación con estudiantes del curso de Ciencias de la Naturaleza, en el ámbito del programa PIBID de la UNIVASF, Piauí, Brasil. La metodología empleada en la investigación es de carácter cualitativo. Los resultados demuestran que estos estudiantes poseen una actitud crítica-reflexiva en relación a las prácticas de Educación Ambiental y manifiestan interés en fomentar la Ambientalización y la Sustentabilidad en el ámbito escolar, estando dispuestos a incluir el territorio como espacio de Contextualización y la Interdisciplinariedad en sus prácticas docentes. <![CDATA[Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as "origens" de seu pesquisar no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300629&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar compreensões de pesquisadores brasileiros de Educação Científica que foram mediadoras do desenvolvimento de conhecimentos científicos sobre as relações entre o ensino de Ciências e a escrita. Para isso, socializa-se um recorte de uma investigação de estado da arte, em que se realizou uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita, divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e uma compreensão de linguagem da Análise de Discurso francesa. As interpretações permitem compreender quando se iniciaram as publicações, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre os pesquisadores de Educação Científica com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de pesquisa.<hr/>Abstract: This research aims to characterize understandings of Brazilian researchers of Scientific Education that were mediators of scientific knowledge development about the relations between the Science teaching and the writing. For this, it is socialized a sample of a state of the art research in that it was developed a historical- epistemological analysis of the researches about Writing, published in journals and scientific events in the area of science education, considering the Ludwik Fleck´s epistemology theory and an understanding about language of the French Discourse Analysis. The interpretations made in this study allow us to understand when the publications were made, the trends of the scientific production throughout its history and the circulation of ideas among researchers and with other areas in order to respond to their problems research.<hr/>Resumen: Esta investigación tiene como objetivo caracterizar las comprensiones de investigadores brasileños de la Educación Científica que fueron mediadores en el desarrollo de los conocimientos científicos sobre las relaciones entre la enseñanza de las Ciencias naturales y la escritura. Para tanto, se socializó un recorte de una investigación del estado del arte, en que se hizo un análisis histórico-epistemológico de las investigaciones sobre la escritura, publicadas en periódicos y eventos científicos en la esfera de la Enseñanza de las Ciencias naturales, teniendo en cuenta los aportes teóricos de la epistemología de Ludwik Fleck y una comprensión del lenguaje del Análisis del Discurso francesa. Las interpretaciones permiten comprender cuando comenzaron las publicaciones, las tendencias de la producción científica a lo largo de su historia y la circulación de ideas entre investigadores de la Enseñanza de las Ciencias naturales con otras áreas a fin de responder a sus problemas de investigación. <![CDATA[Atividades nos laboratórios de ensino de física: a percepção de estudantes do Brasil e da Argentina. Um pensamento para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: En este trabajo se reflexiona sobre percepciones y representaciones que alumnos de universidades de Brasil y Argentina poseen sobre el trabajo en el laboratorio docente de Física. Participaron 150 alumnos que cursan laboratorios presenciales de Física de UESB y UESC (Brasil) y UNL (Argentina). Cerca del 100% de los encuestados refiere utilizar guias preestablecidas en el trabajo experimental mientras que un bajo porcentaje (30% de Brasil y 12% de Argentina) reconoce el uso de TIC; respecto a sus opiniones sobre el objetivo de las actividades de laboratorio de Física, 87% y 96% respectivamente, entiende que se trata de Aplicar/Reforzar/ Verificar la teoria aprendida. En ambos paises, la mayoria, refiere no haber utilizado nunca o no lo recuerdan, experiencias en sus clases de Física en niveles educativos precedentes.<hr/>Resumo: Neste artigo são feitas reflexões sobre as percepções e representações que estudantes universitários no Brasil e na Argentina tem sobre o trabalho no laboratório didático de física. Participaram da pesquisa 150 alunos que cursam disciplinas presenciais de laboratório de física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (Brasil) e Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Argentina). Cerca de 100% dos entrevistados afirmaram usar roteiros preestabelecidos nas aulas experimentais, enquanto uma porcentagem baixa (30% no Brasil e 12% na Argentina) reconhece o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); em relação aos seus pontos de vista sobre o proposito das atividades de laboratório de física, 87% e 96%, respectivamente, considera que se trata de Aplicar/Reforçar/Verificar a teoria aprendida. Em ambos os países, a maioria dos estudantes afirma nunca ter usado ou não se lembrar de ter usado experimentos em suas aulas de física em níveis educacionais anteriores.<hr/>Abstract: In this paper we reflect on perceptions and representations that students from universities in Brazil and Argentina have about studying in Physics didactic laboratories. 150 students that attend the Physics laboratory classes of Universidade Edtadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (Brazil) and Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Argentina) participated in the research. Approximately 100% have reported using pre-established guides in experimental classes while a low percentage (30% in Brazil and 12% in Argentina) recognizes the use of Information and Communication Technologies (ICT); regarding their views about the purpose of activities in Physics laboratories, 87% of students in Brazil and 96% in Argentina understand that it is about Applying/Reinforcing/Verifying the theory they learned. In both countries, the majority of students expressed that they have never used or do not remember having used experiments in their physics classes in previous educational levels. <![CDATA[Para além da fixação dos conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo da física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300671&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Nesse trabalho problematizamos as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em transpor didaticamente conceitos relativos à queda dos corpos, observadas durante as aulas de regência em turmas de nono ano do Ensino Fundamental e discutimos uma estratégia de enfrentamento de tais dificuldades a partir da historicidade desses conceitos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere à compreensão dos conteúdos por parte dos licenciandos na disciplina de física do curso, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebemos a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.<hr/>Abstract: In this work, we problematize the difficulties faced by students in a licentiate course in Biological Sciences in teaching concepts related to the fall of bodies, observed during conducting classes in Basic Education 9th year groups. We also discuss a strategy to deal with these difficulties through the historicity of these concepts. This strategy has served a dual purpose either regarding the understanding of the contents of the undergraduate discipline or in reflection on their teaching practices in supervised training. From answers and representations, we realized the need for an explanation based on the ideals developed by Aristotle, Buridan and Galileo. The contact with the production process of scientific knowledge in different periods of history of science allowed students to, beyond deconstructing old mistakes in teacher education incorporate a new pedagogical tool on their teaching practices.<hr/>Resumen: En este trabajo discutimos las dificultades que tienen los alumnos de un curso de formación de profesores en Ciencias Biológicas para ultrapasar didácticamente conceptos relacionados a la caída de los cuerpos, observadas durante las clases de prácticas docentes en clases para alumnos del noveno año de la enseñanza básica y discutimos una estrategia de confronto para esas dificultades, partiendo de la historicidad de esos conceptos. Esta estrategia ha servido a un propósito dual, tanto en lo que se refiere a la comprensión de los contenidos por parte de los estudiantes universitarios en el curso de la asignatura física, así como para reflexionar sobre sus prácticas de enseñanza ya en el entrenamiento supervisado. A partir de las respuestas y representaciones mediante dibujos de los conceptos sobre la caída de los cuerpos nos dimos cuenta de la necesidad de una explicación pautada en las ideas de Aristóteles, Buridan y Galileo. El contacto con el proceso de producción del conocimiento científico en diferentes períodos de la historia de las ciencias, además de desconstruir viejos errores en la formación del pregrado, proporciona una nueva herramienta pedagógica a ser incorporada a sus prácticas docentes. <![CDATA[O pensamento narrativo no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300691&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: En este trabajo se reflexiona sobre percepciones y representaciones que alumnos de universidades de Brasil y Argentina poseen sobre el trabajo en el laboratorio docente de Física. Participaron 150 alumnos que cursan laboratorios presenciales de Física de UESB y UESC (Brasil) y UNL (Argentina). Cerca del 100% de los encuestados refiere utilizar guias preestablecidas en el trabajo experimental mientras que un bajo porcentaje (30% de Brasil y 12% de Argentina) reconoce el uso de TIC; respecto a sus opiniones sobre el objetivo de las actividades de laboratorio de Física, 87% y 96% respectivamente, entiende que se trata de Aplicar/Reforzar/ Verificar la teoria aprendida. En ambos paises, la mayoria, refiere no haber utilizado nunca o no lo recuerdan, experiencias en sus clases de Física en niveles educativos precedentes.<hr/>Resumo: São ainda raras as pesquisas a respeito da importância do formato narrativo na aprendizagem de ciências. Neste artigo reconhecemos a necessidade de inserir este tema na agenda de trabalho da didática do ensino de ciências. Retomamos algumas questões colocadas em publicações anteriores e esboçamos linhas de pesquisa que consideramos promissoras para fortalecer os diversos usos da narrativa na educação científica. Examinamos algumas características das narrativas, a partir da linguística e da ciência cognitiva, reconhecendo seus possíveis aportes às aulas de ciências: o potencial para veicular conteúdos conceituais da ciência escolar, sua contribuição para o entendimento significativo por meio do relacionamento de ideias centrais numa trama, seu impacto positivo na motivação dos estudantes, e o aumento da retenção da aprendizagem, dada a memorabilidade.<hr/>Abstract: There is still very little research on the contributions of the narrative format to science learning. In this paper, we recognise the need to include this issue in the agenda of science education as a discipline. We discuss some questions available in the literature and we sketch research lines that we consider fruitful to support the uses of narrative in science teaching. We examine some characteristics of narratives from the perspective of linguistics and cognitive science, and we identify possible contributions to science classes: their potential to convey conceptual content of school science, their help to meaningful understanding through relating central ideas in a plot, their positive impact in students' motivation, and the improvement of retention due to its memorability <![CDATA[A educação popular latino-americana como um novo sentido para a educação social - pedagogia social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Nesse trabalho problematizamos as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em transpor didaticamente conceitos relativos à queda dos corpos, observadas durante as aulas de regência em turmas de nono ano do Ensino Fundamental e discutimos uma estratégia de enfrentamento de tais dificuldades a partir da historicidade desses conceitos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere à compreensão dos conteúdos por parte dos licenciandos na disciplina de física do curso, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebemos a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.<hr/>Abstract: This paper presents the analysis of part of the theoretical reflections for the theoretical background of a doctorate research that aimed to investigate the process of internationalization and consolidation of Social Pedagogy as an area of knowledge of Educational Sciences in Spain and the Social Pedagogy process of construction in Brazil. In this paper we present a theoretical reflection about the development of a pedagogical theory peculiar to Latin America. Based on the perspective of Popular Education, there exists the defense that this may suggest fundamentals and inspire new ways to structure an area that has its origins in Germany and Spain, that is, in European contexts.<hr/>Resumen: Este trabajo presenta el análisis de una parte de las reflexiones teóricas destinadas a la fundamentación de la investigación de doctorado, que tuvo como objetivo investigar el proceso de internacionalización y consolidación de la Pedagogía Social como una área de conocimiento de las Ciencias de la Educación en España y su constitución reciente en Brasil. En este artículo se presenta una reflexión teórica sobre el desarrollo de una teoría pedagógica peculiar en América Latina. Con base en la perspectiva de la Educación Popular, existe la defensa de que esta puede sugerir fundamentos e inspirar nuevas caminos para estructurar una área que tiene sus orígenes en Alemania y, después en España, o sea, en el contexto europeo. <![CDATA[A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300725&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.<hr/>Abstract: This research focused on the knowledge produced by graduates in Licenciatura in Biology during the supervised internship. By using internship narratives as data source, this research examined in particular the contributions from the disciplines of Teaching Practice for the development of teachers' knowledge, without disregarding the difficulties students encountered. The results point to the fact that the insertion of the graduate in actual teaching situations at school allows the retranslation of the knowledge acquired in the initial training. Therefore, internship activities contribute to the professional development of undergraduate students as they allow them to experience, supported by reflections arising from their training, their first attempts of teachers' knowledge construction in educational contexts.<hr/>Resumen: Esta investigación se centró en los saberes producidos por licenciados en Ciencias Biológicas durante la práctica supervisada. Al utilizar los informes de la práctica como fuente de datos, esta investigación examinó las contribuciones de las asignaturas Práctica de la Enseñanza para la construcción de los saberes docentes, sin dejar de lado las dificultades encontradas por los practicantes. Los resultados indican que la inserción del licenciado en situaciones reales de enseñanza en la escuela permite hacer una retraducción de los conocimientos adquiridos en la formación inicial. Por lo tanto, las actividades de la práctica docente contribuyen con el desarrollo profesional de los estudiantes de licenciatura, porque les permite vivir sus primeros intentos de construir saberes docentes en los contextos de enseñanza con el apoyo de reflexiones provenientes de su formación. <![CDATA[A tecnologia como problema na educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300743&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.<hr/>Abstract: On the basis of a Discursive Perspective in Science, Technology, and Society (STS) Education, we investigated the meanings about technology which were produced during the analysis of an educational animation on the origin and the production of the artefact paper, that was carried out with members of the group Observatório da Educação (Education Observatory) of the Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina) (OBEDUFSC - Ciências). In the analysis of the process, we noticed the materialisation, in the research participants' discourse, of questions that were debated during the STS studies, such as: i) problem x technological solution; ii) salvationist x destructive reading of technology; iii) silencing of the STS relations. In short, the research provided elements to problematize and to understand what is being said, but also the silences about technology and its questions. Lastly, it also contributed to think about the development of technological themes in the science teacher education.<hr/>Resumen: A partir de una Perspectiva Discursiva en Educación en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS), investigamos los sentidos sobre tecnología producidos durante el análisis conjunto de una animación educativa sobre el origen y la producción del artefacto papel, realizada con integrantes del grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). En el análisis de ese proceso, percibimos, en el discurso de los sujetos de la investigación la materialización de cuestiones debatidas en los estudios CTS, tales como: i) problema x solución tecnológica; ii) lectura salvacionista x destructiva de la tecnología; iii) silenciamientos de las relaciones CTS. En síntesis, la pesquisa proporcionó elementos para problematizar y comprender lo que es dicho, pero, también los silencios sobre la tecnología y sus cuestiones, contribuyendo a pensar el desarrollo de temas tecnológicos en la formación de profesores de ciencias. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-71362016000300763&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.<hr/>Abstract: On the basis of a Discursive Perspective in Science, Technology, and Society (STS) Education, we investigated the meanings about technology which were produced during the analysis of an educational animation on the origin and the production of the artefact paper, that was carried out with members of the group Observatório da Educação (Education Observatory) of the Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina) (OBEDUFSC - Ciências). In the analysis of the process, we noticed the materialisation, in the research participants' discourse, of questions that were debated during the STS studies, such as: i) problem x technological solution; ii) salvationist x destructive reading of technology; iii) silencing of the STS relations. In short, the research provided elements to problematize and to understand what is being said, but also the silences about technology and its questions. Lastly, it also contributed to think about the development of technological themes in the science teacher education.<hr/>Resumen: A partir de una Perspectiva Discursiva en Educación en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS), investigamos los sentidos sobre tecnología producidos durante el análisis conjunto de una animación educativa sobre el origen y la producción del artefacto papel, realizada con integrantes del grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). En el análisis de ese proceso, percibimos, en el discurso de los sujetos de la investigación la materialización de cuestiones debatidas en los estudios CTS, tales como: i) problema x solución tecnológica; ii) lectura salvacionista x destructiva de la tecnología; iii) silenciamientos de las relaciones CTS. En síntesis, la pesquisa proporcionó elementos para problematizar y comprender lo que es dicho, pero, también los silencios sobre la tecnología y sus cuestiones, contribuyendo a pensar el desarrollo de temas tecnológicos en la formación de profesores de ciencias.