Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519750001&lang=pt vol. 1 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É com grande prazer que venho esta manhã, à Faculdade de Educação, para dizer algumas palavras sobre o tema “A Educação Especial”, congratulando-me com a Escola e com o seu Diretor, pela iniciativa de um curso, cuja oportunidade e necessidade seria dispensável enaltecer. Estamos, efetivamente, passando de uma era, em que nos perdíamos cada vez mais em generalidades, para descer ao conhecimento de valores específicos, a fim de que o mestre possa ser realmente habilitado ao exercício completo e adequado de sua profissão ou, por melhor dizer, de sua missão. <![CDATA[As origens da Faculdade de Educação: a introdução dos estudos pedagógicos de nível universitário no estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, como unidade universitária integrada na estrutura da Universidade de São Paulo, é uma instituição de recente criação, embora suas raízes se estendam por um passado histórico bastante longo que nos seus inícios, se confunde com a própria criação do sistema público de ensino mantido pelo governo paulista. Na verdade, à Faculdade de Educação, ou às instituições de que é a legítima sucessora, têm estado vinculadas, direta ou indiretamente, algumas das mais importantes personalidades paulistas ligadas aos estudos, às pesquisas e às iniciativas e atividades educacionais. <![CDATA[A lição do texto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que pretende este trabalho é muito simples: é oferecer uma singela contribuição para melhor funcionamento da aula de explicação de texto. É deste que, em trabalho reiterado, consciente ou inconscientemente, tiramos boa parte das nossas informações lingüísticas e estilísticas, é nele que observamos a inter-relação entre o código falado e o escrito e apuramos o nosso modo de escrever, é nele que nos adestramos e adestramos os alunos na prática da exegese rigorosa da fala, é fazendo a sua análise e, depois, sínteses inconscientes que aprendemos a estruturar os nossos textos ou colhemos sugestões para ensinar os alunos o planejamento das suas redações, e é finalmente da sua exegese literária acumulada que enriquecemos nossa visão da literatura e nos preparamos para o trabalho crítico. <![CDATA[Didática: perspectivas deste século]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste último quartel do século vinte, duas tendências contraditórias são observadas. Uma delas conduz, em certos setores da vida humana, à necessidade de olhar para trás, numa visão nostálgica das décadas iniciais do século, verificada, sobretudo no âmbito da arte e da moda. Em outros setores e mais especialmente em ciência e tecnologia, é a perquirição do que está por vir que se propõe, entendendo-se que para o “choque com o futuro” deverá a humanidade preparar-se. <![CDATA[O indivíduo e a sociedade nas perspectivas de J.-J. Rousseau e de J. Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No ano de 1762, um suíço residente em Paris publicou, na Holanda, um livro sobre educação. Tratado ou novela pedagógica, segundo a opinião particular de cada leitor, o Emile viria provocar uma revolução na pedagogia. As idéias ali expostas puseram em causa todo o sistema educativo da época, e questionaram, sobretudo, a formação humana em seus fins e meios. <![CDATA[Fontes de recursos financeiros para a escola privada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho trata das fontes de recursos financeiros já existentes. Ao mesmo tempo, outras fontes são sugeridas. As medidas paralelas decorrentes, principalmente, das novas fontes, são examinadas a título de sugestões. Introdutoriamente tratamos das formas de auxílio do poder público à escola privada. <![CDATA[Educação, televisão e pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Duas posições antagônicas têm sido tomadas por escritores e educadores no curso da breve história da televisão. De um lado, entre os que viram na televisão um instrumento prejudicial, Norman Cousin, editor do “Saturday Review of Literature”, afirmou que “saiu do tubo da televisão tamanho assalto contra a mente humana, ataque tão avassalador contra a imaginação, tal invasão contra o bom gosto a ponto de serem superados os males causados por qualquer outro meio de comunicação, com exceção do cinema ou do rádio” (12). Com semelhante virulência, um relatório publicado pelo Banco Real do Canadá incluiu este parágrafo: “A televisão deturpa nossa imagem do mundo ao limitar nossa oportunidade de selecionar e isolar as cousas a que devamos dirigir nossa atenção. Crescemos acostumados à mais estranha das justaposições: o sério e o trivial, o cômico e o trágico...Eis ai um colapso de valores, uma fantasia de efeitos que lembra os destroços deixados por uma tormenta”(12). <![CDATA[Santo Agostinho e o menino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há muitos anos, adolescente, tive o prazer de ler a Vida de Sto. Agostinho escrita por Papini. Gravou-se-me na memória a descrição feita pelo autor, no prefácio do pequeno quadro de Sandro Botticelli na Galeria dos Ofícios, onde um velho de barba branca, vestido de capa vermelha, conversa com um pequenito na praia de um mar verde e translúcido semelhante ao do Nascimento de Venus. O velho inclina-se um pouco para a criança que, ajoelhada junto a uma poça, tem na mão uma espécie de concha. Olhei para a legenda por baixo do quadro: era Sto. Agostinho a quem uma criança confessa querer esvaziar o mar” (1). Depois dessa leitura, deparei por várias vezes com a explicação da cena descrita pictoriamente por Sandro Botticelli. Há pouco tempo, ainda, pude verificar a durabilidade dessa formosa lenda, ao examinar a lição dada por Alfredo Barth sobre a Santíssima Trindade na sua Enciclopédia Catequética. “O mistério da Trindade divina, ensina A. Barth, é insondável. Tomás Cantipratano (morto em 1280) narra a história de Sto. Agostinho que passava longas horas indagando sobre o mistério da Trindade. Certo dia, viu uma criança tirando com uma colherzinha a água do mar para pô-la numa pequena cova... É mais fácil para mim, disse a criança, transportar a água do mar para esta cova do que para a tua razão compreender o inescrutável mistério da SS. Trindade”. Barth narra, em seguida, a mesma lenda em relação a Alano de Lille (2). <![CDATA[Resumos de pesquisas estrangeiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe-se a divulgar os resultados de pesquisas, elaboradas no exterior, sobre problemas relevantes no campo da educação. A finalidade desses resumos analíticos é não só a de informar como também a de familiarizar nossos educadores com os problemas que preocupam os pesquisadores estrangeiros e com as técnicas empregadas na tentativa de resolvê-los. Nesse número, a escolha e a súmula das pesquisas, extraídas de periódicos especializados, ficou sob a responsabilidade de Renato A. T. Di Dio. <![CDATA[Resumos correntes em estudos e pesquisas educacionais: Artigos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe-se a divulgar os resultados de pesquisas, elaboradas no exterior, sobre problemas relevantes no campo da educação. A finalidade desses resumos analíticos é não só a de informar como também a de familiarizar nossos educadores com os problemas que preocupam os pesquisadores estrangeiros e com as técnicas empregadas na tentativa de resolvê-los. Nesse número, a escolha e a súmula das pesquisas, extraídas de periódicos especializados, ficou sob a responsabilidade de Renato A. T. Di Dio. <![CDATA[Resumos correntes  em estudos e pesquisas educacionais: Teses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe-se a divulgar os resultados de pesquisas, elaboradas no exterior, sobre problemas relevantes no campo da educação. A finalidade desses resumos analíticos é não só a de informar como também a de familiarizar nossos educadores com os problemas que preocupam os pesquisadores estrangeiros e com as técnicas empregadas na tentativa de resolvê-los. Nesse número, a escolha e a súmula das pesquisas, extraídas de periódicos especializados, ficou sob a responsabilidade de Renato A. T. Di Dio. <![CDATA[Congressos, conferências, eventos, reuniões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe-se a divulgar os resultados de pesquisas, elaboradas no exterior, sobre problemas relevantes no campo da educação. A finalidade desses resumos analíticos é não só a de informar como também a de familiarizar nossos educadores com os problemas que preocupam os pesquisadores estrangeiros e com as técnicas empregadas na tentativa de resolvê-los. Nesse número, a escolha e a súmula das pesquisas, extraídas de periódicos especializados, ficou sob a responsabilidade de Renato A. T. Di Dio. <![CDATA[Cursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551975000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe-se a divulgar os resultados de pesquisas, elaboradas no exterior, sobre problemas relevantes no campo da educação. A finalidade desses resumos analíticos é não só a de informar como também a de familiarizar nossos educadores com os problemas que preocupam os pesquisadores estrangeiros e com as técnicas empregadas na tentativa de resolvê-los. Nesse número, a escolha e a súmula das pesquisas, extraídas de periódicos especializados, ficou sob a responsabilidade de Renato A. T. Di Dio.