Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519760001&lang=pt vol. 2 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Isócrates e a filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “Tratar de Isócrates depois de se haver tratado de Platão implica, necessariamente, em deixá-lo em má situação e em sacrificá-lo, até certo ponto, a seu brilhante rival. Qualquer que seja o ponto de vista em que nos situemos: poder de sedução, fulgor de personalidade, riqueza do temperamento, profundidade de pensamento, e, mesmo, senso artístico, Isócrates não poderia ser lançado ao mesmo plano de Platão; sua obra parece chã e monótona, sua influência superficial e perniciosa...” escreve Henri I. Marrou na sua já hoje clássica História da Educação na Antiguidade. Ressoa nesta passagem aquela oposição, tão comum, entre a filosofia, mergulhada no mistério profundo do ser e do pensamento, e a retórica, no máximo uma arte brilhante, capaz de formar o vir bônus dicendi peritus. <![CDATA[Sobre a instituição de estudos de educação especial na Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Logo após a fundação da Faculdade de Educação da universidade de São Paulo, ou seja, nos inícios de 1970, fomos solicitados por seu diretor, o Dr. Laerte Ramos de Carvalho, a estudar o problema da implantação, nessa Escola, dos estudos sobre a educação de excepcionais. Vimos, pois, desde esse momento, procurando examinar o assunto com a seriedade que o mesmo requer, sob a liderança esclarecida e estimulante do saudoso diretor da FEUSP. O seu falecimento, embora tenha sido um rude golpe para todos que com ele conviveram e tenha privado a FEUSP de sua orientação segura e entusiasta, obrigou a esta instituição, por outro lado, ao compromisso de continuar a perseguir as metas que ele se havia proposto e a prosseguir a sua obra, também nesse tempo <![CDATA[De Berkeley a Manuel Bandeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Gide (“A Sinfonia Pastoral”), seu pastor observa um tanto escandalizado, que não há em parte alguma do Evangelho a questão das cores. E quanto ao branco, não entende a que ele se assemelha. Minhas reflexões sobre a Berkeley, das quais resultaram dois cursos de pós-graduação na Faculdade de Educação da USP e uma monografia apresentada ao concurso para professor titular da mesma instituição, levaram-me à hipótese de que o filósofo irlandês talvez fosse melhor compreendido se déssemos a devida ênfase a índole peculiar de seus sentimentos religiosos e se, a partir daí, procurássemos determinar os motivos que o conduziram à sua concepção de Deus e de Natureza. <![CDATA[O indivíduo e a sociedade nas perspectivas de J.-J. Rousseau e de J. Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Grande foi na verdade o impacto das idéias propostas no Emile. Diferentes movimentos educativos delas derivaram e ainda derivam. Basedow, na Alemanha, entusiasmado, chamou Emilie à própria filha, e pretendeu educá-la dentro de extremados princípios naturalistas. Criou, também, o Philantropium, objetivando formar, como predicara Rousseau, o cidadão do mundo, capaz de usufruir de uma vida útil e feliz. <![CDATA[Ângela Merici, o renascimento e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ano de 1974 assinalou-se pela comemoração de ilustres centenários, entre os quais se contam os setecentos anos da morte de Santo Tomás de Aquino e de São Boaventura, grandes luminares do pensamento do século XIII; os duzentos e cinqüenta anos do nascimento de Kant, e os quinhentos anos do nascimento de Santa Ângela Merici. Os dois escolásticos foram sábios arquitetos de idéias, contribuíram para a causa da filosofia e para o fervor dos espíritos cristãos. O idealista de Koenigsberg ampliou os quadros do pensamento filosófico e, quanto à Santa Ângela Merici, os seus méritos são indiscutíveis, e os frutos de sua vida foram admiráveis e benfazejos para o gênero humano. As suas filhas, as Ursulinas, cresceram como o grão de mostarda, e o seu campo de ação, através dos séculos, alargou-se por todos os continentes. <![CDATA[Teste certo-errado: aumento do coeficiente de precisão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124). <![CDATA[Resenhas bibliográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124). <![CDATA[Estatuto da Fundação Universitária para o Vestibular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124). <![CDATA[Resumos indicativos: artigos e pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124). <![CDATA[Resumos indicativos: Teses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124). <![CDATA[Levantamento por assunto de artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “No início do desenvolvimento de testes objetivos, o item certo-errado era muito adotado. Alguns dos primeiros testes publicados eram constituídos exclusivamente por itens deste tipo. Ultimamente, essa preferência tem decaído tanto que só raramente o encontramos em testes padronizados” (6,145). Na mesma linha de pensamento diz Ebel: “True false items enjoyed considerable popularity in the early days of objective testing. Although they still appear in achievement tests constructed by teachers for their own use, they have almost disappeared from the tests constructed by specialists for use in wide-scale testing programs” (4.124).