Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519760002&lang=pt vol. 2 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As definições em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente capítulo e os dois seguintes estarão ocupados a avaliar o papel que desempenham três tipos de afirmação que encontramos com freqüência nos debates a respeito da educação. São eles: as afirmações que enunciam definições, as afirmações que incorporam slogans educacionais e as afirmações que contêm descrições metafóricas da educação. Mediante uma consideração de alguns contextos típicos em que ocorrem tais afirmações, tentaremos elucidar aquilo que pode ser chamado de a lógica da sua operação nesses contextos. <![CDATA[Mimnermo e Semônides - Elegias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É impossível chegarmos a uma definição do homem perguntando-nos pela natureza dele, mas podemos obter um acordo satisfatório nesta matéria a partir do exame de seu trabalho, de sua marca fundamental, a cultura. A cultura é a permanência histórica do ser humano. Particularmente, vemo-la como um interminável e aleatório processo pedagógico pelo qual o homem cria e recria as próprias feições, num exercício nunca acabado de busca de si próprio. <![CDATA[A propósito do "Último Teorema de Fermat"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há quem defenda - e não são poucos - o que chamaríamos de uma didática da ataraxia, isto é, uma forma de ensinar que se deveria limitar aos recursos capazes de tranqüilizar o estudante, devolvendo-lhe ou garantindo-lhe aquela placidez só possível nos espíritos libertos de quaisquer dúvidas mais sérias. De fato, contamos já com maravilhosas descobertas pedagógicas que, apoiadas em requintada tecnologia, permitem que a instrução seja programada de forma a só proporcionar conteúdos tidos por indiscutíveis, a serem automaticamente devolvidos pelo aluno após a devida fixação do componente esquema S-R. <![CDATA[O idealismo de Jean Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em trabalho anterior de minha autoria (Didática e Epistemologia - Sobre a Didática de Hans Aebli e a epistemologia de Jean Piaget), no qual trato, sobretudo, da epistemologia genética de Jean Piaget, procurei demonstrar que sua intenção de desenvolver a epistemologia científica frustou-se. Nesse trabalho, dediquei-me especialmente a uma análise dos resultados obtidos pelo psicólogo suíço e seus colaboradores no campo psico-genético. Estando convencida da impossibilidade de se construir uma epistemologia que fosse exclusivamente científica procurei verificar qual seria a posição filosófica da qual Piaget acabaria inevitavelmente por se aproximar, quando surgissem problemas que se mostrassem irredutíveis a um tratamento científico. <![CDATA[John Dewey: uma lógica da democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Não há como fugir ao fato de que o pensamento de John Dewey é consoante com algo de peculiar e espontâneo do pensamento americano. Através de sua vasta obra, ele não se cansou de pregar que a chave de uma vida significativa é o progresso; que os inimigos da vida não são a inflexibilidade e a cega resistência às transformações. E o que dizer, então, da fé inabalável que deposita na inteligência humana como aquele instrumento poderoso e, por isso mesmo, capaz de alcançar para o homem um lugar de destaque entre as criaturas? Esta fé, que também não escapa ao quadro das tradições do seu povo, nele encontrou o instrumento de expressão viva e profunda. <![CDATA[Uma experiência de "Campus" Avançado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos seis programas atualmente em execução: Operação Nacional, Operação Regional, Operação Especial, "Campus" Avançado, Interiorização de Mão-de-Obra e Estágio Remunerado, pode-se verificar as perspectivas e possibilidades do Projeto Rondon, (1) no auxílio às carentes e deficientes administrações municipais, na integração progressiva de mão-de-obra qualificada, no auxílio para o desenvolvimento do processo educacional, na ajuda aos setores da saúde e do serviço social, além de proporcionar estágios aos universitários, dando-lhes condições para adequar sua profissão à realidade regional e nacional. <![CDATA[Projeto de alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este projeto decorre de convênio firmado entre a USP e o MEC/PREMEN/DEF e vem sendo executado sob a coordenação da Escola de Aplicação da FEUSP. Iniciado no começo deste ano letivo, ele visa a propor, até dezembro, um modelo pedagógico que propicia a aprendizagem da leitura e da escrita com o menor dispêndio possível de tempo, esforços e gastos financeiros. <![CDATA[Resumos indicativos: Teses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este projeto decorre de convênio firmado entre a USP e o MEC/PREMEN/DEF e vem sendo executado sob a coordenação da Escola de Aplicação da FEUSP. Iniciado no começo deste ano letivo, ele visa a propor, até dezembro, um modelo pedagógico que propicia a aprendizagem da leitura e da escrita com o menor dispêndio possível de tempo, esforços e gastos financeiros. <![CDATA[Levantamento por assunto dos artigos de revistas assinadas pela biblioteca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551976000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este projeto decorre de convênio firmado entre a USP e o MEC/PREMEN/DEF e vem sendo executado sob a coordenação da Escola de Aplicação da FEUSP. Iniciado no começo deste ano letivo, ele visa a propor, até dezembro, um modelo pedagógico que propicia a aprendizagem da leitura e da escrita com o menor dispêndio possível de tempo, esforços e gastos financeiros.