Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519770001&lang=en vol. 3 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Meu amigo Roger Bastide]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en É difícil a um amigo falar de um amigo. Montaigne já havia sentido que as palavras se esquivam. Isto só pode exprimir-se respondendo: "Porque era ele e porque era eu"e ele acrescentava: Existe, além de meu discurso e daquilo que eu posso dizer particularmente, uma força inexplicável e fatal mediadora desta união. <![CDATA[Culpa e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao fazer a apresentação de um inteligente ensaio de Beatriz Moura Fétizon acerca de Manuel Bandeira (1), e no qual a autora revela de que forma suas reflexões sobre George Berkeley a conduziram ao poeta, fiz um breve resumo dos motivos que teriam levado o filósofo irlandês à sua peculiaríssima concepção de Deus e de Natureza, motivos por mim analisados mais amplamente em estudo inédito. <![CDATA[Castilho tenta difundir o seu método de leitura no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A tentativa de Antônio Feliciano de Castilho para difundir o seu método destinado ao ensino da leitura, no Brasil, é um episódio da história do ensino neste País, com interesse em si e ainda por se tratar de um caso luso-brasileiro nesse mesmo campo, pois A. F. de Castilho, anteriormente tentara, com todas as suas forças, difundir e impor esse mesmo método em Portugal. Por isso a campanha pedagógica de A. F. de Castilho interesse à história do ensino em Portugal e também à história do ensino no Brasil e, cremos raros serão os aspectos, como este, comuns à história do ensino nos dois países, posteriormente a 1823. <![CDATA[Vernei no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As coordenadas da reforma pedagógica proposta por Luis Antonio Vernei, Arcediago da 6.ª Cadeira da Sé de Évora, com o pseudônimo de "Barbadinho da Congregação de Itália", no famoso Verdadeiro Método de Estudar, Nápoles, 1746 (e não Valença, como se julgava, por em Portugal só estarem exemplares da edição: Antonio Balle, Valensa, 1746, que é, afinal a 2.ª impressão da obra), apenas se podem compreender, corretamente, apreciando ao mesmo tempo os compêndios que imprimiu como apoio à sua tese. <![CDATA[Resenha bibliográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en As coordenadas da reforma pedagógica proposta por Luis Antonio Vernei, Arcediago da 6.ª Cadeira da Sé de Évora, com o pseudônimo de "Barbadinho da Congregação de Itália", no famoso Verdadeiro Método de Estudar, Nápoles, 1746 (e não Valença, como se julgava, por em Portugal só estarem exemplares da edição: Antonio Balle, Valensa, 1746, que é, afinal a 2.ª impressão da obra), apenas se podem compreender, corretamente, apreciando ao mesmo tempo os compêndios que imprimiu como apoio à sua tese. <![CDATA[Levantamento, por autor, das teses cujos resumos foram publicados em pesquisa e planejamento - CRPE/SP, NS. 16 e 17, 1975; Revista da Faculdade de Educação - FEUSP: 1 (1), 1975 e 2 (2), 1976]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As coordenadas da reforma pedagógica proposta por Luis Antonio Vernei, Arcediago da 6.ª Cadeira da Sé de Évora, com o pseudônimo de "Barbadinho da Congregação de Itália", no famoso Verdadeiro Método de Estudar, Nápoles, 1746 (e não Valença, como se julgava, por em Portugal só estarem exemplares da edição: Antonio Balle, Valensa, 1746, que é, afinal a 2.ª impressão da obra), apenas se podem compreender, corretamente, apreciando ao mesmo tempo os compêndios que imprimiu como apoio à sua tese. <![CDATA[Levantamento por assunto dos artigos de revista assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551977000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en As coordenadas da reforma pedagógica proposta por Luis Antonio Vernei, Arcediago da 6.ª Cadeira da Sé de Évora, com o pseudônimo de "Barbadinho da Congregação de Itália", no famoso Verdadeiro Método de Estudar, Nápoles, 1746 (e não Valença, como se julgava, por em Portugal só estarem exemplares da edição: Antonio Balle, Valensa, 1746, que é, afinal a 2.ª impressão da obra), apenas se podem compreender, corretamente, apreciando ao mesmo tempo os compêndios que imprimiu como apoio à sua tese.