Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519780001&lang=pt vol. 4 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Alain ou a pedagogia da dificuldade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da crítica à má qualidade do ensino da escola atual atribuída, entre outras hipóteses, ao uso de tecnologias educacionais que se pretendem científicas, o autor argumenta sobre a falsidade histórica e epistemológica do pressuposto de que o desenvolvimento científico antecede necessariamente o desenvolvimento tecnológico. Contrapondo às pretensões da tecnologia educacional, apresenta o texto e Alain: Propos sur l’education, tomando como tema para essa análise três pontos muito visados nas atuais preocupações pedagógicas: integração lar-escola, criatividade, ensino recreativo. <![CDATA[Significado da diferença entre o QI verbal e o QI de realização na WISC portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma amostra representativa da população portuguesa na faixa etária dos 6 aos 15 anos, o autor, aproveitando dados referentes à diferença entre QI verbal e o QI de realização da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC), aplicada em vários grupos etários e no conjunto de amostra para a aferição, fez sua pesquisa incidir sobre outros fatores como zona residencial, profissão do pai e nível do QI da escola completa, que poderiam alterar o significado dessa diferença. Conclusões: não foram encontradas variações importantes entre as sub-amostras das zonas urbana ou rural; quanto à profissão do pai, somente no grupo O da Classificação Internacional das Profissões (profissões liberais), surgiu uma distribuição nitidamente assimétrica das diferenças entre o QI verbal e o QI de realização com predominância de casos em que aquele é superior a este; quanto ao nível do QI da escala completa, as diferenças positivas entre o QI verbal e o QI de realização, quando o QI da escala completa é a partir de 130 e, o inverso, quando abaixo de 70. Nesse caso, mais pronunciada na sub-amostra do ensino especial. <![CDATA[Para uma história da educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Incorporando ao acervo documental da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cópias fotográficas de documentos referentes à educação brasileira, cujos originais se conservam em arquivos portugueses, o autor desenvolve considerações em torno da pesquisa histórico-pedagógica, no intuito de esclarecer questões de caráter teórico e prático que a esta são atinentes. Após salientar o muito que ainda se encontra por estudar nessa área da história pedagógica, dado o escasso conhecimento das fontes, o imperfeito levantamento bibliográfico e a deficiente organização dos acervos documentais, estabelece as bases para uma metodologia apropriada de pesquisa. Ocupa-se no comentário analítico e da apreciação histórico-pedagógica e, em sentido lato, cultural também, da documentação agora integrada ao referido acervo. Salienta em especial, o conjunto de textos inexplorados das teses do colégio jesuíta do Maranhão, o espistolário inédito de Frei Manuel do Cenáculo e a inda a documentação de natureza cultural, refletindo preocupações do Iluminismo e Regalismo da segunda metade de Setecentos, nomeadamente no que toca ao bispo de São Paulo, Frei Manuel da Ressureição e ao governador Morgado Mateus. <![CDATA[Relatório do vestibular FUVEST 1978]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Incorporando ao acervo documental da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cópias fotográficas de documentos referentes à educação brasileira, cujos originais se conservam em arquivos portugueses, o autor desenvolve considerações em torno da pesquisa histórico-pedagógica, no intuito de esclarecer questões de caráter teórico e prático que a esta são atinentes. Após salientar o muito que ainda se encontra por estudar nessa área da história pedagógica, dado o escasso conhecimento das fontes, o imperfeito levantamento bibliográfico e a deficiente organização dos acervos documentais, estabelece as bases para uma metodologia apropriada de pesquisa. Ocupa-se no comentário analítico e da apreciação histórico-pedagógica e, em sentido lato, cultural também, da documentação agora integrada ao referido acervo. Salienta em especial, o conjunto de textos inexplorados das teses do colégio jesuíta do Maranhão, o espistolário inédito de Frei Manuel do Cenáculo e a inda a documentação de natureza cultural, refletindo preocupações do Iluminismo e Regalismo da segunda metade de Setecentos, nomeadamente no que toca ao bispo de São Paulo, Frei Manuel da Ressureição e ao governador Morgado Mateus. <![CDATA[Levantamento por assunto dos artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Incorporando ao acervo documental da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cópias fotográficas de documentos referentes à educação brasileira, cujos originais se conservam em arquivos portugueses, o autor desenvolve considerações em torno da pesquisa histórico-pedagógica, no intuito de esclarecer questões de caráter teórico e prático que a esta são atinentes. Após salientar o muito que ainda se encontra por estudar nessa área da história pedagógica, dado o escasso conhecimento das fontes, o imperfeito levantamento bibliográfico e a deficiente organização dos acervos documentais, estabelece as bases para uma metodologia apropriada de pesquisa. Ocupa-se no comentário analítico e da apreciação histórico-pedagógica e, em sentido lato, cultural também, da documentação agora integrada ao referido acervo. Salienta em especial, o conjunto de textos inexplorados das teses do colégio jesuíta do Maranhão, o espistolário inédito de Frei Manuel do Cenáculo e a inda a documentação de natureza cultural, refletindo preocupações do Iluminismo e Regalismo da segunda metade de Setecentos, nomeadamente no que toca ao bispo de São Paulo, Frei Manuel da Ressureição e ao governador Morgado Mateus. <![CDATA[Índice cumulativo, por assunto dos artigos publicados nos volumes 1-3, 1975-77, da Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551978000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Incorporando ao acervo documental da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cópias fotográficas de documentos referentes à educação brasileira, cujos originais se conservam em arquivos portugueses, o autor desenvolve considerações em torno da pesquisa histórico-pedagógica, no intuito de esclarecer questões de caráter teórico e prático que a esta são atinentes. Após salientar o muito que ainda se encontra por estudar nessa área da história pedagógica, dado o escasso conhecimento das fontes, o imperfeito levantamento bibliográfico e a deficiente organização dos acervos documentais, estabelece as bases para uma metodologia apropriada de pesquisa. Ocupa-se no comentário analítico e da apreciação histórico-pedagógica e, em sentido lato, cultural também, da documentação agora integrada ao referido acervo. Salienta em especial, o conjunto de textos inexplorados das teses do colégio jesuíta do Maranhão, o espistolário inédito de Frei Manuel do Cenáculo e a inda a documentação de natureza cultural, refletindo preocupações do Iluminismo e Regalismo da segunda metade de Setecentos, nomeadamente no que toca ao bispo de São Paulo, Frei Manuel da Ressureição e ao governador Morgado Mateus.