Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519800001&lang=pt vol. 6 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Johann Friedrich Herbart: instruir acima de  tudo uma forma de educar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo a autora procura propor um outro modo de encarar a tão conhecida “Instrução Educativa” de J. F. Herbart. Esta, ao contrário do que a crítica tem julgado, isto é, como uma simples forma de instruir, pode ser interpretada, acima de tudo, como um dentre outras formas igualmente sadias de educar. Afinal, parece estranho que um pedagogo, tão rigorosamente preocupado com a ciência de educar, pudesse reduzi-la, sem qualquer escrúpulo, a uma mera instrução, como pretendem alguns. <![CDATA[Tragédia burguesa de Octávio de Faria: significado do  adolescente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é apontar a evolução do pensamento político e religioso de Octávio de Faria para compreensão da “Tragédia Burguesa”. A seguir, analisa o significado dos termos “Burguesia” e “Tragédia” na obra octaviana e explica o significado ontológico do adolescente no romance. <![CDATA[Novas tendências da teoria em administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar do otimismo que acompanhou a procura da teoria em administração, a partir da década de 50, os resultados obtidos não responderam às expectativas. Novas concepções teóricas, desenvolvidas nos últimos anos, ao mesmo tempo em que mudaram o foco de análise, parecem ter posto em dúvida a possibilidade de uma teoria nos moldes anteriormente propostos. <![CDATA[Prática de ensino: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor situa primeiramente as práticas de ensino dentro do currículo de licenciatura da FEUSP, mostrando a diversificação das práticas de ensino para, finalmente, colocar os problemas de estágio nas escolas de 1º e 2º graus. São discutidas então, as condições de realização de um estágio abrangente e eficiente, após o que são descritos os estágios de observação em mini curso. <![CDATA[Resenha bibliográfica: O homem e seus horizontes, Miguel Reale]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor situa primeiramente as práticas de ensino dentro do currículo de licenciatura da FEUSP, mostrando a diversificação das práticas de ensino para, finalmente, colocar os problemas de estágio nas escolas de 1º e 2º graus. São discutidas então, as condições de realização de um estágio abrangente e eficiente, após o que são descritos os estágios de observação em mini curso. <![CDATA[Levantamento, por assunto, dos artigos e revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551980000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor situa primeiramente as práticas de ensino dentro do currículo de licenciatura da FEUSP, mostrando a diversificação das práticas de ensino para, finalmente, colocar os problemas de estágio nas escolas de 1º e 2º graus. São discutidas então, as condições de realização de um estágio abrangente e eficiente, após o que são descritos os estágios de observação em mini curso.