Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519820001&lang=pt vol. 8 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Administração de serviços de educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação especial analisada do ponto de vista do administrador escolar. Os princípios, os objetivos e os meios a serem considerados, em se tratando de atendimento pedagógico de crianças excepcionais. São discutidos também dois problemas especiais de administração escolar: o de recursos humanos e o de relações públicas. <![CDATA[Pré-escola oficial: a busca de caminhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação pré-escolar tornou-se tema bastante discutido ultimamente. Neste artigo pretende se fazer uma síntese das questões cruciais da pré-escola oficial brasileira. Partindo dos fundamentos da educação pré-escolar, o autor propõe uma reflexão sobre o significado e alcance dos argumentos favoráveis a essa instituição. Recusando tanto a negação pura e simples, como a crença ingênua nas possibilidades da pré-escola, procura compreender qual a que mais convém à realidade brasileira. <![CDATA[O problema da referência na avaliação educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é estabelecer a diferença entre avaliação e diagnóstico do rendimento escolar, acentuando seu significado orientador e seletivo. Esta diferenciação leva à análise da avaliação com referência a “norma” e com referência a “critério”, já que o objetivo do exame ou prova dependerá basicamente o tipo de referência a ser utilizado. <![CDATA[A docimologia em perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação escolar é uma questão que preocupa psicólogos e educadores, porque implica variáveis psicológicas e se encontra indissoluvelmente ligada ao ensino. O controle da realização dos objetivos pedagógicos em que assenta a ação educativa passa necessariamente pela medição dos resultados alcançados. O estudo científico dos problemas psicopedagógicos da avaliação de conhecimentos escolares em situação de exame e de concurso, foi iniciado de maneira sistemática nos princípios dos anos 20 pelo eminente psicólogo francês Henri Piéron, geralmente considerado o fundador da docimologia. <![CDATA[Escola e formação profissional, Vitor Henrique Paro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação escolar é uma questão que preocupa psicólogos e educadores, porque implica variáveis psicológicas e se encontra indissoluvelmente ligada ao ensino. O controle da realização dos objetivos pedagógicos em que assenta a ação educativa passa necessariamente pela medição dos resultados alcançados. O estudo científico dos problemas psicopedagógicos da avaliação de conhecimentos escolares em situação de exame e de concurso, foi iniciado de maneira sistemática nos princípios dos anos 20 pelo eminente psicólogo francês Henri Piéron, geralmente considerado o fundador da docimologia. <![CDATA[Levantamento, por assunto, dos artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551982000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação escolar é uma questão que preocupa psicólogos e educadores, porque implica variáveis psicológicas e se encontra indissoluvelmente ligada ao ensino. O controle da realização dos objetivos pedagógicos em que assenta a ação educativa passa necessariamente pela medição dos resultados alcançados. O estudo científico dos problemas psicopedagógicos da avaliação de conhecimentos escolares em situação de exame e de concurso, foi iniciado de maneira sistemática nos princípios dos anos 20 pelo eminente psicólogo francês Henri Piéron, geralmente considerado o fundador da docimologia.