Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519840002&lang=pt vol. 10 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Curso de licenciatura: uma proposta de reforma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em lugar da discussão ao redor da inclusão ou exclusão de disciplinas, o autor propõe uma abordagem diferente para a composição dos cursos de licenciatura. Problemas reais do ensino brasileiro deveriam constituir os temas básicos geradores. Para a sua solução, as mais diversas disciplinas acadêmicas seriam solicitadas a contribuir. É dado um exemplo de currículo segundo este ponto de vista. <![CDATA[Administração e participação: reflexões para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata dos conceitos de participação conflitual, participação funcional, participação administrativa, co-gestão e autogestão, discutindo a noção e o papel da educação participativa na construção de uma nova sociedade. <![CDATA[Ensino de língua materna: um grande desafio para a educação hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura equacionar alguns dados da problemática do ensino de língua materna em nossos dias. Busca mostrar que, além de o ponto nevrálgico situar-se na disciplina Comunicação e Expressão, surge a necessidade evidente de um ensino eficaz do português também nas demais disciplinas. Trata-se ainda do livro didático como ponto de apoio da aprendizagem e também como aspecto limitador dessa mesma aprendizagem. <![CDATA[O currículo na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho trata das diferenças existentes entre o currículo como é proposto nos vários níveis de organização do sistema educacional - o currículo “teórico” ou “ideal” - e como este é traduzido na classe - o currículo “real”. Exemplos são apresentados na área de ensino de Ciências no Brasil para demonstrar a diferença que existe entre as intenções dos educadores e a realidade na sala de aula. A partir da constatação de como é essa realidade são feitas propostas visando à transformação da presente situação de modo a envolver os professores na elaboração do currículo e diminuir as distâncias entre o currículo resultante do trabalho dos professores. <![CDATA[Escola e trabalho: em busca da dignidade perdida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo principal a discussão de como se relacionam as afirmativas de que a escola serve ao capital e as formas que a divisão do trabalho tem assumido no interior do sistema escolar.<hr/>The main objective of this article is to discuss the Labour-Scholl relationship and its repercussions on the division of labour inside the school system, in the brazilian case. <![CDATA[Rumo a uma antropologia da educação: prolegômenos (II)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Situar os quadros epistêmicos dos “projetos de unidade da Ciência do Homem” (antropologia do Imaginário de G. Durand e antropologia da complexidade de E. Morin), evidenciando-lhes as propostas básicas para a instauração de uma “pedagogia do imaginário” como “mutação bio-antropo-psico-sócio-organizacional”.<hr/>Try to show up: the epistemic patterns underlying the “projects of wholeness in the Science of Man” (Gilbert’s Durand “anthropology of Imaginary” and Edgard’s Morin “anthropology of complexity”); the statements and feature that entail a “pedagogy of Imaginary” understood as a bio-anthropo-psyco-socio-organizational mutation”. <![CDATA[A formação do professor I e o processo de democratização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Optar pela formação superior para o professor I significa: elitizar este ensino; distanciar o formato da realidade sócio-cultural das comunidades às quais inicialmente se destina esse profissional; entregar este ensino à escola particular; desestimular a procura da profissão. Optar pela revitalização dos Cursos Normais significa não só o contrário de tudo que foi dito anteriormente como também um amplo aproveitamento da rede estadual de ensino de 2.º grau que aí está. Além de poder garantir a esse professor normalista, com experiência profissional, o acesso à universidade.<hr/>To choose a college education to form teacher I signifies to select this teaching; distancing the newly-graduated teachers from the cultural-social reality of communities to which they are primarily destined as professionals; to commit this training to private schools; to discourage the seeking for this profession. To choose for a revitalization of the Teachers School courses means exactly not only the contrary of what was stated before, but also a large utilization of the state net of the high school already at hand. Besides entitling school teachers-with professional experience - the right of an access to university. <![CDATA[Participação em administração: idéia, pressupostos e requisitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crescente intensidade com que se vem propondo a adoção de métodos participativos não tem sido acompanhada pela mesma riqueza na definição do que seja participação. Chama a atenção a freqüência com que se conceitua participação como “tomar parte em”, “ter parte em” ou “fazer parte de”, surgindo a diferença no complemento, que geralmente consiste na inclusão de novos grupos ou indivíduos na liderança, direção, gerência ou administração das sociedades e suas organizações. <![CDATA[A visão de um fenômeno: como alunos de 11-18 anos interpretam a queima de uma folha de papel com o auxílio de uma lente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos neste trabalho detectar alguns modelos espontâneos relativos à luz e às propriedades de uma lente. Realizamos o levantamento das noções intuitivas sobre a queima do papel e constatamos um processo evolutivo destes modelos. O artigo relata as entrevistas e categoriza e analisa as respostas dos alunos.<hr/>We tried in this work, to detect some spontaneous patterns according to light and the property of a lens. We have done explanatory data about the paper’s urning intuitive notions and an evolutive process on these patterns was perceived. This article presents the clinical interviews, classifics and analyses the student’s responses. <![CDATA[A propósito das comemorações do cinqüentenário da USP: homenagem ao professor Paul Arbousse-Bastide : Palestra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente homenagem ao professor Paul Arbousse-Bastide é um dos pontos culminantes de todo o programa de celebração do cinqüentenário da Fundação da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. O professor Bastide foi um dos mais ativos membros da Missão Universitária estrangeira, que nos primeiros anos de vida da USP, colaborou no projeto de instituição da primeira - autêntica - Universidade Brasileira. <![CDATA[A propósito das comemorações do cinqüentenário da USP: homenagem ao professor Paul Arbousse-Bastide: Saudação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Saudação ao professor Paul Arbousse-Bastide por ocasião da homenagem que lhe foi prestada a propósito da Comemoração do Cinqüentenário da Universidade de São Paulo. <![CDATA[A propósito das comemorações do cinqüentenário da USP: homenagem ao professor Paul Arbousse-Bastide : O que o Brasil me ensinou - texto da aula magna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um grande poeta francês, Alfred de Vigny, disse que uma bela vida consiste em um sonho de juventude que se realiza na maturidade. Um grande filósofo francês, Augusto Comte, acreditou poder aplicar à sua obra a palavra do poeta. Eu não sou - nem um grande filósofo, nem um grande poeta, mas o pensamento de Alfred de Vigny exprime bem minha aventura no Brasil. <![CDATA[A propósito das comemorações do cinqüentenário da USP: homenagem ao professor Paul Arbousse-Bastide : Uma nota histórica: a propósito do cinqüentenário do <i>Curso de Metodologia do Ensino</i> na USP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1935, a atuação dos professores estrangeiros na Faculdade de Filosofia da USP já era notória e entre eles, encontrava-se o jovem professor Paul Arbousse-Bastide. Integrante da primeira missão francesa para a fundação da Faculdade de Filosofia da USP, Bastide foi indicado para lecionar inicialmente Sociologia e depois Política, tornando-se o fundador das duas “cadeiras”. <![CDATA[<i>The organization of academic work</i>, de Peter M. Blau, 1973]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1935, a atuação dos professores estrangeiros na Faculdade de Filosofia da USP já era notória e entre eles, encontrava-se o jovem professor Paul Arbousse-Bastide. Integrante da primeira missão francesa para a fundação da Faculdade de Filosofia da USP, Bastide foi indicado para lecionar inicialmente Sociologia e depois Política, tornando-se o fundador das duas “cadeiras”. <![CDATA[<i>Administração escolar</i>: <i>um problema educativo ou empresarial?</i> de Maria de Fátima Costa Félix]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1935, a atuação dos professores estrangeiros na Faculdade de Filosofia da USP já era notória e entre eles, encontrava-se o jovem professor Paul Arbousse-Bastide. Integrante da primeira missão francesa para a fundação da Faculdade de Filosofia da USP, Bastide foi indicado para lecionar inicialmente Sociologia e depois Política, tornando-se o fundador das duas “cadeiras”. <![CDATA[Levantamento, por assunto, dos artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551984000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1935, a atuação dos professores estrangeiros na Faculdade de Filosofia da USP já era notória e entre eles, encontrava-se o jovem professor Paul Arbousse-Bastide. Integrante da primeira missão francesa para a fundação da Faculdade de Filosofia da USP, Bastide foi indicado para lecionar inicialmente Sociologia e depois Política, tornando-se o fundador das duas “cadeiras”.