Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519850001&lang=pt vol. 11 num. 1-2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A prática de ensino e a democratização da escola.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do processo de formação do professor de primeiro e segundo graus em nível superior, a autora recupera dois de seus momentos fundamentais - a origem e a contemporaneidade - para, em seguida, analisar o significado que a Prática de ensino tem ocupado naquele processo. Toma-se a situação paulista como referência e o caso da História como exemplo.<hr/>In order to establish the historical trend since the time when elementary and secondary teacher training became a function on the University the author shows two periods for close analysis: the 1st period, starting in 1934 and the current period, when there is a great debate on the reform of the certification of teachers and teacher education. In both periods she concentrated on teacher training and the role of "practice-teaching". <![CDATA[A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Levantando, de modo sistemático e histórico-estrutural, as "funcionalidades" educacionais e alguns dos "ideologemas" que embasam a prática teórica da ciência econômico-administrativa (articulados pelo campo semântico da "racionalidade técnica" e da "organização racional do trabalho") definindo-a, ao longo de suas elaborações várias, como "espírito do capitalismo", visa-se aqui ao confronto entre "modelos entrópicos" e "modelos neg-entrópicos" na teoria das organizações e na administração da educação, mediando-se as críticas à "razão técnica" pela instauração da "dimensão do Imaginário" como dinâmica simbólico-organizacional. Faz-se, pois, uma crítica às "ideo-lógicas" nos seus vários matizes, esboçando-se as futuras linhas de uma espistemologia da ciência econômico-administrativa e das "antropolíticas" educacionais.<hr/>From a epistemological view, the text points simbolic function's dynamics as a possible "socianalytic" model for institional's intervention; the "anthropolitical" meaning of a such "symbolic images dimension"(or "Imaginaire") is taken as a differential analysis between entropic and neg-entropic approaches on sociability and levels of social's organizations, mainly at schools. <![CDATA[O ensino da leitura do texto escrito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete. <![CDATA[Determinantes do rendimento escolar de crianças de 1.ª série]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo da pesquisa foi estabelecer o efeito de uma série de fatores no rendimento escolar de alunos de 1.ª série. Entre os fatores considerados estão o nível de prontidão do aluno, características do professor tais como experiência docente, atitudes quanto a problemas do aluno e desempenho em sala de aula, bem como troca de professores durante o ano letivo. Os resultados mostraram grande influência positiva do nível de prontidão, uma influência negativa decorrente da troca de professores durante o ano letivo e praticamente nenhuma relação com as outras variáveis consideradas.<hr/>The purpose of the research was to establish the effect of a series of factors on first grade students achievement. Among factors considered, one can list ability level, characteristics of the teacher such as teaching experience, attitudes with respect to student problems and performance in the classroom, as well as change of teachers during the school year. Results showed that achievement has a strong positive relation with ability level, a negative relation with change of teachers during the year and practically no relation the other variables considered. <![CDATA[O processo ensino-aprendizagem no curso de medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura discutir três aspectos que, em geral, se encontram nos cursos de medicina: a predominância que se dá ao desenvolvimento da pesquisa e da assistência ou prestação de serviços, relegando-se para segundo plano o ensino da própria ciência, a não formação pedagógica da maioria absoluta do corpo docente das faculdades; uma relação entre professor e aluno, de forma dicotomizada, cada um responsável por uma função. Entrando no assunto, abordamos os seguintes itens: no processo de ensino-aprendizagem o aluno é o sujeito do processo, não apenas como um profissional que se capacita, mas como pessoa na sua globalidade que continua se educando. Este nosso aluno aprende uma atitude de interação com o professor, com os colegas, com a pesquisa, com os pacientes, com a sociedade; discutimos características de uma aprendizagem significativa e, ao final, nos perguntamos sobre o papel do professor nesse processo.<hr/>Abstract: This article aims at discussing three aspects frequently found in courses of Medicine: the emphasis on the development of research and the practical work of assistence to patients, as opposed to less emphasis on the teaching of science as such; the absence of teaching practice in the curriculum of the medical teachers; a dichotomy of the work of students and teachers, each responsible for different aspects. The following items will be discussed: in the teaching-learning process the student is the agent of the process not only as a future professional, but as a global person whose personality is still in formation. This learned learns during the interation with this teacher, his colleagues, with the research developed, with the patients and with the society; the features of significative learning are discussed and end up by asking what the role of the teacher is. <![CDATA[A escola e o ato de estudar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho pedagógico ainda repousa basicamente no binômio professor-livro didático. O aluno, entretanto, não domina a leitura, pouco lê-se e, quando o faz, aceita passivamente o que lhe é apresentado como dogma. Para aproveitar o esforço despendido no ato de estudar, o aluno deve ser ativo, autônomo e ter intenção de aprender. Se não for capaz, o estudante deve ser treinado até desenvolver as habilidades necessárias. Um plano para ser executado durante as atividades normais de aula é o tema do presente trabalho.<hr/>The teaching experience is still based on the text-book. However, our students read very little and don’t understand what they read. If they to read, their attitude if of total acceptance of what was read with no real thought given to the subject, as if it were a dogma. The student must be active, autonomous ad must also have the intention of learning so that his effort in studying will bring about good results. When the student isn’t able to accomplish his objectives he needs to be trained to develop the necessary skills. The theme of this paper is a plan to be used during the normal activities of the classroom to help the student attain his target. <![CDATA[O ideário republicano e a educação: o ensino em Campinas no final do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo focalizar a educação escolar, em Campinas, nas últimas décadas do século XIX, de forma que as realizações educacionais nesta cidade sejam entendidas como parte da estratégia política de um grupo representante da fração economicamente mais poderosa da classe dominante (fazendeiros de café do oeste paulista) que, alijada do poder, almejava ter acesso a ele com a vigência do estado republicano. Dividiu-se esta exposição, basicamente, em duas partes. Na primeira, após um rápido diagnóstico da educação na Província de São Paulo, procura-se analisar a situação do ensino público e privado em Campinas. Na segunda parte, propõe-se averiguar como se expressa a ação educativa dos republicanos no que diz respeito à organização e funcionamento do “Culto à Ciência”, instituição particular, de nível.<hr/>Abstract: The purpose of this study is to examine schooling in Campinas, during the last decade of nineteen century so as to show it as part of the general political strategy of a group of representative of higher income brackets of a dominate class (owner of coffee plantation in western part of the state) having been put aside from the center of power hoped to play hand on it with the coming of the republic. The text is divided into two parts. In the first, after a quick overview of the education in the Province of São Paulo, an analyse of public and private schooling un Campinas is provide. In the second part, the purpose is to investigate the educational activity of republicans with respect to the organization and functions of “Culto à Ciência” a middle level private institution founded by them in 1874. <![CDATA[O cinqüentenário dos parques infantis de São Paulo: 1935/1985]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No jubileu de ouro dos parques infantis paulistanos, o autor apresenta algumas informações a respeito de sua fundação e seus primeiros anos. Usando como fontes algumas entrevistas, depoimentos e artigos do período estudado, procura mostrar o que foram os parques e extrair algumas lições para a educação infantil. <![CDATA[A questão pública da satisfação/insatisfação do professor no trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigou-se a satisfação/insatisfação do professor no trabalho e outros momentos de sua "práxis" que mantêm relações essenciais com o momento laborativo - a prática pedagógica do professor de 1.º grau, nível I, do Ensino Municipal de São Paulo em 1978/1979. Realizou-se estudo exploratório em 12 escolas, escolhidas segundo critério de tamanho e localização, entrevistando-se 31 professores, numa amostra heterogênea. A análise mostrou que os fatores de satisfação/insatisfação estão diretamente relacionados às condições objetivas de trabalho, dependendo menos das idiossincrasias individuais e mais das características do próprio sistema. A análise sugere que o fenômeno "satisfação/insatisfação no trabalho" deve deixar de ser interpretado como algo individual e passar a ser entendido como questão pública, privilegiando o estudo das condições histórico-sociais que o produzem, pois a elas o fenômeno está estruturalmente ligado.<hr/>The present article discusses teacher job satisfaction/insatisfaction and other moments of his "praxis". An exploratory study, took place in 12 elementary schools of São Paulo city, in the years of 1978/1979. Thirty-one teachers were interviewed, in a heterogenous sample. The author shows that the factors of job satisfaction/insatisfaction are related to objective conditions of the job, depending less of the individual idiosyncrasies and more of the characteristics of the social system. The author suggests that the phenomenon of " job satisfaction/insatisfaction" must be interpreted not as a single event but as a public question, where the study of the social-historic conditions must be privilegiated, because the phenomenon is structurally linked to them. <![CDATA[O conceito de velocidade em alunos de 5.ª série do 1.º grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal intuito deste estudo foi o de investigar como os alunos de 5.ª série do 1.º grau conceituam velocidade quando o material usado nas entrevistas constitui-se de questões semelhantes às comumente dadas em aulas de ciências (física). Após a análise das respostas percebe-se que o conceito de velocidade dos alunos da faixa etária de 10 a 12 anos parece estar voltado somente ou ao aspecto temporal ou ao aspecto espacial e não a uma relação espaço-temporal. Pode-se perceber, também, que aqueles que inicialmente forneceram respostas não-corretas, à medida que visualizaram os movimentos dos carrinhos, nas maquetes, mudaram de opinião, fornecendo respostas corretas; porém o simples fato de observarem os movimentos não foi condição suficiente para darem uma justificativa lógica. O conceito de velocidade parece estar muito mais lido ao sujeito - na medida em que é avaliado em função do que ele observa no cotidiano, da sua vivência, do que em relação ao objeto, daquilo que é realmente observado, - na medida em que esta avaliação é muito carregada de explicações pré-causais, envolvendo o animismo, o finalismo ou a causalidade moral. <![CDATA[A municipalização do ensino de 1.º grau: tese controvertida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a questão da municipalização do ensino de 1.º e 2.º graus no Brasil, analisando, historicamente, as atribuições do município, tanto no que se refere às funções educacionais em textos legais, quanto as suas reais condições financeiras de execução da escola básica de 8 anos. Analisa ainda a problemática que a municipalização coloca, quando se considera a transformação de todo o ensino de 1.º grau municipal, bem como a tendência atual de consideração do município como a instância mais próxima da comunidade, e como tal, tradutora mais legítima dos seus anseios.<hr/>The article examines the question of the 1st and 2nd level of teaching under District Administration in Brazil. It analyses historically the responsibility of the District regarding to required educational functions present in legal texts as well as regarding to the actual finantial conditions to be done by the basic school of 8 years. It also analyses the problematic that the Districtal Administration raises when on considers the transformation of the 1st level of teaching into the Districtal Teaching, and the today's real trend of considering the district as the closest comunity's instance and hence the most legitimated representative of comunity's ideals. <![CDATA[Empresa, educação e meritocracia: a propósito de Michael Young]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Meritocracia é uma categoria social estabelecida nas posições dominantes por deter o conhecimento e o talento necessário e socialmente legítimos. A aquisição de competência escassa objetivada nos diplomas e adquirida nos concursos do sistema escolar é a estratégia de permanência no poder e em posições hierarquicamente privilegiadas da classe dominante. O racionalismo utilitarista e a valorização do progresso e do não-desperdício de recursos humanos concorrem para o projeto hegemônico meritocrático mascarado pela pseudo igualdade de oportunidades na educação formal. A fábula de Young, The Rise of the Meritocracy, 1870-2033: Na Essay on education and Equality, é uma visão do que seria esse "admirável mundo novo" meritocrático.<hr/>Abstract: The meritocracy is a social established in the dominant positions as consequence of is holding the necessary and socially legitimate knowledge and talent. The acquisition of scare competence which is aimed in the diplomas and acquired in the scholar system contest is the strategy for remaining in power and in hierarchily privileged positions of the dominant class. The utilitarian rationalism and the valorization of both progress and non-waste of human resources contribute to the hegemonic metritocratic project which is disguised by the pseudo-equality of formal education possibilities. Young's fable, The Rise of the Meritocracy, 1870-2033: An Essay on Education and Equality, is a view of what this meritocratic "brave new world" would be. <![CDATA[História e música popular: proposta de curso para o 2.º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de renovar a linguagem e o objeto das aulas de História para o 1.º e 2.º graus, resolvemos elaborar um curso de história do Brasil, tendo como documentos de análise algumas canções de Música Popular Brasileira, compostas entre 1930-1984. Longe de considerar a canção como reflexo da realidade social/histórica dos vários períodos em estudo, procuramos considerá-las como portadoras de uma dada visão de mundo, uma intervenção na realidade social/histórica e, através da análise e discussão, estimular a intervenção dos alunos/professores no estudo da história. <![CDATA[Conferências sobre o imaginário social e a "mitologia" das práticas sociais: apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Divulgamos duas conferências acontecidas nas "journées d’études" do "Centre de Recherches sur l’ Imaginaire", na Université de Grenoble III, França. <![CDATA[Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, métodos e aplicações transdisciplinares: mito, mitanálise e mito crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Até o início desse século, sob a pressão do positivismo, o mito fora depreciado, seja como uma explicação provisória e incompleta (A. Comte, M. Müller) que, com vantagens, viria a ser substituída pela ciência, seja inversamente como o desgaste popular de um relato histórico positivo (noção de evhemerismo). Por muito tempo o mito foi minimizado (A. Lalande, 1926) como um "relato fantasioso, de origem popular e irrefletida". <![CDATA[Retorno do mito e imaginário sócio-político e organizacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Antes de dizer como vislumbrado a "perenidade" do mítico, gostaria de antecipar, com relação à terceira parte desse trabalho, e mostrar como o mito foi definido na sociologia e antropologia contemporâneas quando referido ao imaginário sócio-político-organizacional. Trata-se, portanto, de modo recursivo, conceitos que freqüentemente retornam na referida problemática, recortando-se entre si (mito, ideologia, utopia, milenarismo ou messianismo). <![CDATA[O horizonte político das pedagogias não diretivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o projeto institucionalista de autogestão pedagógica apreendendo-o na sua constituição histórico-estrutural e nas implicações pedagógico-organizacionais centradas nas políticas (dissidentes) de uma revalorização do educo-político em posição ao enfoque da reprodução educacional e ao enfoque político do marxismo clássico. Trata-se de um resgate, e de suas estratégicas, da educação pelo equacionamento pedagogia-organização. <![CDATA[Saúde escolar e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o projeto institucionalista de autogestão pedagógica apreendendo-o na sua constituição histórico-estrutural e nas implicações pedagógico-organizacionais centradas nas políticas (dissidentes) de uma revalorização do educo-político em posição ao enfoque da reprodução educacional e ao enfoque político do marxismo clássico. Trata-se de um resgate, e de suas estratégicas, da educação pelo equacionamento pedagogia-organização. <![CDATA[Levantamento por assunto de artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551985000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o projeto institucionalista de autogestão pedagógica apreendendo-o na sua constituição histórico-estrutural e nas implicações pedagógico-organizacionais centradas nas políticas (dissidentes) de uma revalorização do educo-político em posição ao enfoque da reprodução educacional e ao enfoque político do marxismo clássico. Trata-se de um resgate, e de suas estratégicas, da educação pelo equacionamento pedagogia-organização.