Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519860001&lang=pt vol. 12 num. 1-2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Economia e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos contatos que, eventualmente, o autor tem mantido com alunos de pós-graduação em pedagogia, tem observado que nestes cursos muitas vezes enfatiza-se a preocupação com o estudo econômico da educação como limitada ao cálculo das taxas de retorno e à aplicação da metodologia de análise custo-benefício. O objetivo deste artigo é o de apresentar esta metodologia e situá-la como uma dentre um conjunto mais amplo de metodologias que têm sido desenvolvidas e aplicadas pelos interessados no estudo dos aspectos econômicos da educação. Com esse objetivo apresenta-se também a metodologia de previsões de necessidades de mão-de-obra, a de programação linear, a de screening, além de fazer-se uma menção mais rápida à metodologia de segmentação do mercado de trabalho e à abordagem dos chamados economistas radicais. Por outro lado, ocorreu uma significativa mudança de ênfase nas pesquisas econômicas voltadas para o setor educacional. Essa mudança de ênfase, que já houvera sido detalhada a nível de literatura por Psacharapoulos, em artigo de 1976, ocorreu também no Brasil, razão pela qual dediquei todo o item 3 deste trabalho à mesma. A sessão final é dedicada ã aplicação de uma análise do tipo custo-benefício aos diversos cursos da USP, tendo-me limitado ao cálculo do pay-back period pela dificuldade em obter os dados necessários à aplicação da metodologia da taxa de retorno. Este item teve, entretanto, o objetivo de demonstrar que esta metodologia pode ser aplicada ao planejamento educacional em nossa universidade, potencial aliás também existente nas demais metodologias resenhadas. Porém, como enfatizo nas conclusões, o importante é fixar uma metodologia e aplicá-la consistente e coerentemente.<hr/>In the discussions that eventually, the author has had eth graduate students in education, it has been observed that in the disciplines of Economics of Education taught to them, the study is restricted to the rate return approach and to the application of methodology of cost-benefit analysis. The purpose of this article is to present the methodology of rate of return at a greater length and to show it as one of a possible set of methodologies, which has been applied by the economists interested in education, including the manpower forecasting approach, the linear programming approach, the screening methodology, the dual market approach, besides the work of the so called radical economists. On the other hand we have assisted a significant change in emphasis on the research aimed at the educational sector. This change in emphasis already detailed in a study by Psacharopoulos in 1976, has also occurred in Brazil. For this reason, the third section is focused on this subject. The final section is an application of cost-benefit analysis to the different professionals produced by U.S.P.. I have limited myself to the calculus of the payback period, due to the difficulty in obtaining the data necessary to derive the rates of return. The calculus I present in this study has the purpose of showing that this methodology can be applied to the educational planning of our university. Surely this potential does exist in the methodologies surveyed and I emphasized in the concluding section that it is necessary to select a methodology and apply it in a coherent and consistent manner. <![CDATA[Os chamados pronomes pessoais e o ensino das línguas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em artigo que se tornou clássico em Gramática Transformacional, Paul M. Postal apresenta esta afirmação básica: “Os chamados pronomes pessoais em inglês são realmente “artigos”, de fato, tipos de artigos “definidos”. Se aceitarmos essa tese em português, teremos duas conseqüências principais: 1) Em nossas aulas de gramática, a descrição dos pronomes deve mudar e, também, as ações daí resultantes: classificações, terminologia, etiquetas. 2) Os chamados exercícios de substituição são, de fato, exercícios de apagamento.<hr/>In a paper which has become classic in Transformational Grammar, Paul M. Postal presents this basic claim: “The so - called personal pronouns are really “articles”, in fact types of “definite” articles. If we accept this thesis in Portuguese, we will have two principal consequences: 1) In our grammar lessons, the description of pronouns must change and also the actions resulting from it: classifications, terminology, labels. 2) The so-called substitution drills are in fact deletion drills. <![CDATA[Administração financeira e contábil da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das seguintes perspectivas da administração financeira geral e escolar: métodos de estudo, desenvolvimento do campo, relações com outros campos do conhecimento e importância. Há uma análise dos principais problemas relacionados com o orçamento e a contabilidade, instrumentos fundamentais da aplicação e controle dos recursos financeiros da educação.<hr/>This article focus on the following aspects of general and educational financial management: methods of study, development of the field, relation to other areas of knowledge, and their importance. An analysis of the main problems related to budget and accounting, as well as the fundamental instruments for the application and control of financial resources to education are included. <![CDATA[Prazer e coerção no ensino de literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura discutir um problema sério observado atualmente no ensino de literatura em 2.º grau qual seja: o da ausência de prazer diante da leitura do texto literário. Tal ausência é gravada pela presença constante de coerção nesse tipo de atividade. O autor supõe que esse problema resulte principalmente da importância dada, hoje em dia, a certas variáveis que, tendo se tornado determinantes, devem ser rigorosamente questionadas pelo professor de literatura em 2.º grau.<hr/>The present article attempts to discuss a serious problem existing nowadays in the teaching of literature in high school, which is: the absence of pleasure in literary reading. This absence is aggravated by the constant presence of constraints in this type of activity. The results mainly from the importance presently given to certain variables, that having become determinants, should be rigorously questioned by the high school teacher of literature. <![CDATA[Derivas e perspectivas em torno de uma sócio-antropologia do cotidiano: das organizações às atitudes coletivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pensamos os fundamentos de uma sócio-antropologia do cotidiano como problemáticas convergentes e propomos pistas para investigações e aplicações à profunda problemática organizacional, por onde esse texto se pretende por como “obra aberta”.<hr/>We think the foundations of a social anthropology the everyday’s life as suggestions trends towards a depth organizational thought. <![CDATA[Formas alternativas de administração da educação: um estudo de caso: a Escola Rudolf  Steiner de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é descrever e analisar a organização e administração de uma Escola Waldorf - a Escola Rudolf Steiner d S. Paulo - pois ela se apresenta como alternativa à administração atualmente burocratizada de nossas escolas. Partindo do pressuposto de que existe um paralelismo entre a administração de uma escola e a sua pedagogia, procuro mostrar como no caso de uma Escola Waldorf isso é verdadeiro, pois a palicação da pedagogia Waldorf, centrada na relação professor-aluno, só pode ocorrer em uma escola cuja organização e administração criem as condições necessárias a uma atuação consciente e livre do professor. Como a organização e a administração de uma Escola Waldorf fundamentam-se nos princípios antroposóficos propostos por Rudolf Steiner, num primeiro momento, descrevo, ainda que ocorrendo o risco de simplificar demais as suas idéias, algumas noções básicas de antroposofia, bem como a proposta de organização social e a concepção pedagógica dela decorrentes. A seguir, partindo da análise de alguns princípios gerais estabelecidos por Steiner para a organização da Escola, descrevo e analiso a sua estrutura organizacional e alguns aspectos do seu funcionamento como a administração financeira e de pessoal, por divergirem das práticas administrativas usuais.<hr/>The aim of this article is to describe and analyse the organization and administration of a Waldorf School - the Rudolf Steiner Secondary School at São Paulo - as an alternative approach to the highly bureaucratic administration of our schools. Starting form the assumption that there is parallelism between the administration of a school and its pedagogy, I attempt to demonstrate how this is there in the case of a Waldorf School: indeed, the application of the Waldorf pedagogy, centered in the relationship teacher-student, only can occur in a school where the organization and administration permit to the teacher a conscious and free action. Since the administration of a Waldorf School are based on the anthroposophic principles proposed by Rudolf Steiner, I start, although taking the risk of oversimplification, by describing some basic notions of Anthroposophy, as well as the consequent plan of social organization and pedagogical conception. Then, starting from the analysis of some general principles set by Steiner for the organization of the school, I describe and discuss its organizational structure, as well as some aspects of its operation, such as finance and personnel administration, which are rather divergent from the usual administrative procedures. <![CDATA[Ensino de línguas e o papel da gramática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo questiona o papel da gramática no ensino de línguas e objetiva passar em revista algumas questões teóricas, consideradas fundamentais: a língua como conhecimento em que interagem fatores psicológicos e sociológicos, a gramática como conjunto de regras gerais adaptáveis a contextos novos. E, de outro lado, a necessidade de encarar o processo de ensino/aprendizagem de uma língua como processo de aquisição de um instrumento de comunicação altamente contextualizado.<hr/>The author discusses how does Grammar act in language teaching. On the other hand, he tries to analyze some theoretical problems linked to psychological and sociological elements in language learning. There seems to be a growing rapprochement among theorists toward a view of grammar teaching as both a complex context-dependent skill and a wide-range set of rules, which can easily be fitted in new situations. <![CDATA[Pensando a Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os vários projetos que orientam a criação das escolas de Educação em nível superior mostraram duas diferentes linhas: uma considera que tal escola teria principalmente o papel de dar à Universidade o seu “caráter propriamente universitário”, a outra daria ênfase à escola como um centro destinado a atender à demanda de profissionais treinados. Este artigo apresenta uma breve revisão dessas linhas, assim como avalia sua influência sobre a concepção de cursos destinados à formação de educadores.<hr/>The various projects wich have guided the creation of schools of Education at university level have shown two different lines: one considers that such school should take mainly on the role of providing the University with “the very universitarian character”; the other stresses the school as a center designed mainly to meet the demand of professional training. This paper aims at presenting a review of the alluded lines as well as evaluating their influence upon the conceptualization of courses designed for the formation of educators. <![CDATA[O PROFIC - Programa de Formação Integral da Criança: anotações de um seminário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da descrição do PROFIC, o autor apresenta uma síntese das principais questões que fizeram parte dos debates, noticiário e artigos divulgados pela imprensa. Faz uma apreciação pessoal a respeito dos problemas que o programa suscita e propõe uma discussão da forma de implantação e do conteúdo do Programa de Formação Integral da Criança. Conclui pela necessidade de aproveitamento de alguns aspectos positivos do PROFIC numa sociedade transparente onde a criança tenha vez e voz.<hr/>After dercinbing PROFIC, the author presents a synthesis of the main points raised in the discussions, articles and news that appeared in the press. Forwards a personal view on the problems relating to the program and proposes a further discussion about the contents and implementation of the Program for the Integral Raising of the child. In conclusion, indicates some positive aspects of PROFIC that should be considered in a transparent society, where the child should be respected and heard. <![CDATA[Trabalho e capital monopolista: contribuição para o estudo da obra de H. Braverman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo representa uma breve síntese da obra Trabalho e Capital Monopolista de Harry Braverman, discute algumas de suas idéias, tecendo considerações sobre seu alcance.<hr/>This paper presents a short synthesis of the Harry Braverman’s Labour and Monopoly Capital, discussing some of the ideas presented there, regarding its importance to social issues. <![CDATA[Educação e política: uma re-leitura de Rousseau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do legado platônico, a autora aborda a inter-relação das idéias político-pedagógicas de J.-J. Rousseau, 5tomando por base o Discurso sobre a desigualdade entre os homens, O Contrato Social e o Emílio. Ressalta a especificidade no pensamento moderno desse sistema filosófico que elege o homem como tema central de reflexão e a consciência individual, enquanto sentimento moral, como suporte para todo o exercício da virtude cívica e da legitimidade política.<hr/>Starting with the platonic legate, the author studied the interrelation between the political-pedagogical ideas of J.-J. Rousseau taking as a basis the Discurso sobre a desigualdade entre os homens, O Contrato Social, and Emilio. Then he emphasizes the specificity in the modern thought of that philosophical system which chooses the man as the central topic of the contemplation and the individual conscience while moral feeling, as the basis for the activity of civic virtues and for political legitimacy. <![CDATA[A educação nas constituintes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como referência os debates travados nas diversas Constituintes Brasileiras, a autora recupera alguns dos temas educacionais que ainda hoje não se concretizaram na realidade, do que decorre a certeza de que serão incluídos nos debates que marcarão a Constituinte de 1987.<hr/>Analysing the debate ocurred in several meetings to write Brazilian Constitution, the author identifies some of the educational issues that up to day did not come to reality in the educational system. From the analysis will be discussed of the topics that will be discussed during the sessions to write the new Brazilian Constitution starting in 1987. <![CDATA[Os problemas educacionais na Assembléia Nacional Constituinte de 1934]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os problemas da educação brasileira são discutidos quando da elaboração da Constituição de 1934. Os debates dos constituintes em torno de diversas questões educacionais constituem os temas estudados. Primeiramente localiza-se o confronto entre católicos e representantes do grupo dos “Pioneiros da Educação Nova”. Segue-se o levantamento dos problemas sobre educação e trabalho propostos no espaço da Assembléia Nacional Constituinte de 1934.<hr/>Brazilian educational problems debated during the elaboration of the Constitution of 1934 are discussed. The debates among the deputies about educational questions are studied. Initially, the confrontment between catolics and representants of the “Pioneiros da Educação Nova” group is localized. Then the problems about education and work proposed and discussed at the Assembléia Nacional Constituinte of 1934 are localized. <![CDATA[A educação na constituinte de 1946]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores recuperam o debate constituinte de 1946. A descrição e análise deste debate é precedida de uma exposição do contexto educacional e do ensino da época. São identificados como temas destacados no debate: a liberdade de ensino e o ensino oficial, o ensino leigo versus o ensino religioso, a questão das verbas para a educação e a responsabilidade do estado na estruturação e manutenção do sistema de ensino. A análise dos autores coteja os principais temas em debate com a organização e resultados educacionais na época e discute as contradições aí presentes.<hr/>The authors retrieve the discussion of 1946 constituent concerned to education. The description and analysis of this process is made preceded by an examination of educational and teaching situation. Are identified as main topics in discussion: the freedom of education and the public responsibility, the lay teaching versus clerical teaching, the matter of educational funds and the government responsibility regards the structure and sustainment of schooling system. The author’s analysis compare the main topics in discussion with the organization and educational outcomes in that time and discuss their contradictions. <![CDATA[Um caso de estágio na preparação de professores de biologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho descreve uma valiosa experiência dos alunos dos cursos de prática de ensino de ciências biológicas em educação de adultos em um curso ministrado aos jardineiros da Cidade Universitária do campus de São Paulo. São descritas as decisões que foram tomadas assim como as reações dos alunos jardineiros e alunos estagiários. <![CDATA[A informática escolar: aspectos de uma didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Informatizar a escola brasileira, antes de problemas financeiros, demanda um compromisso de pesquisa por parte de nossa Universidade. O microcomputador, de tão disseminado, não se mostra claro em seu papel, particularmente se aplicado no ensino, e, brasileiro. Neste caso, importa conceber-se um usuário especial. Será tão diferente de um aluno nosso, contraponto a seu eterno etéreo operador profissional? Pela informática, desponta-nos a variante de uma escola-fim: trabalho-em-academia usual e, à margem, projetos de solucionar problemas velhos em formas arrojadas de pensar.<hr/>The use of the computer in Brazilian schools, more than a financial problem, demands a commitment to research from our university. The microcomputer has become so popular that it is hard to see its function, mainly when applied to teaching, particularly in Brazil. In this case, it is important to ideate a special user. Will (s)he be so different from our students, the antithesis of the ethereal professional operator? Through microelectronics the variable of a final-shool appears: usual work-in-academy and projects of old problems solving in new forms of thought. <![CDATA[As relações pedagógicas: a questão da autoridade e do autoritarismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentre as relações pedagógicas vividas dentro das escolas entre professores e alunos, na atualidade, a idéia de “autoridade” encontra-se costumeiramente perdida ou esquecida em meio às preocupações com o “autoritarismo”. Recuperar o seu sentido político da vivência dessas posições-chave no processo de ensino/aprendizagem desenvolvido nas escolas, a saber: a posição de professor e a posição de aluno. Recuperação imprescindível na construção de um projeto democrático de escola.<hr/>Among the pedagogic relationship lived in schools nowadays between teachers and students the Idea of “authority” has generally been lost or forgotten within the preoccupations with “authoritarianism”. The recover its sense means to regain the political sense of process the living experience of teaching learning developed in schools, that is, teacher’s position and student’s position. Indispensable recovery to the construction of a democratic project of school. <![CDATA[O papel da universidade brasileira nas escolas públicas: uma experiência alternativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto se refere ao relacionamento entre a universidade e as escolas públicas no Brasil. Apresenta resumidamente uma experiência alternativa na qual a autora e alguns estudantes de graduação vêm trabalhando desde 1984 dentro de um programa do Ministério da Educação (MEC/SESU). Embora se refira a uma experiência no campo de Lingüística e da Literatura, este texto pode ser aplicado e útil em outros campos como Ciências Sociais, Matemática, Artes ou Ciências.<hr/>This paper concerns the relationships between the university and the public schools in Brazil. It presents a summary of an alternative experience in wich the author and some undergraduate students have been working since 1984 within a program of the National Department of Education (MEC/SESU). Although referring to an experience in the Linguistic and Literary field this paper could be true and useful in other fields like Social Studies, Mathematics, Arts or Sciences. <![CDATA[Três conferências sobre o imaginário social e cotidianidade: apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos traduções de três textos sobre o imaginário da cotidianidade. <![CDATA[O paradigma do ator e a sociologia da vida quotidiana: ampliação do campo sociológico ou redução do terceiro estágio comteano?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estaria a sociologia forjando, para usar um lexema na moda, um novo paradigma (no sentido kuhniano do termo) ou, ao contrário, trata-se somente da emergência de uma corrente de pensamento que, ainda há pouco em Strasbourg, Touraine chamava de “cinismo” na sociologia atual? A descoberta do ator (no sentido dramatúrgico do termo; noutro léxico diríamos, o agente) social não é nova. Se Gabriel Tarde não tivesse sido tão “recalcado” por Durkheim e seus epígones, talvez o isomorfema que tentava fundar tivesse se saído melhor na sociologia francesa. Nos E.U.A. o behaviorismo e a sociologia formal de Simmel deveriam dar origem a embriões mais bem nutridos: o interacionismo simbólico, a etnometodologia, a sociologia cognitiva, para citar só os mais importantes. Homens como G. H. Mead, A. Schutz, H. Garfinkel e sobretudo E. Goffman não são desconhecidos nos países de língua francesa. Suas obras talvez o sejam; mas chegou a bom tempo a hora das traduções. <![CDATA[A superação do indivíduo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Depois de ter atentamente acompanhado os debates de ontem, temo ser, ao mesmo tempo, bastante genérico e algo redundante com relação às intervenções, por vezes notáveis, que nos propuseram temas de reflexão. Entretanto, corro o risco porque, se concordamos em reconhecer que todo pensamento é tático em seu tempo oportuno, nada há a temer da repetição. Delenda Carthago. <![CDATA[Microssociologia e reforma de expressão do imaginário social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vamos hoje considerar questões práticas e técnicas que correspondem à análise que se pode dar dos fenômenos imaginários e da experiência que eles implicam. O primeiro ponto será para lembrar que aquilo a que chamamos fenômeno imaginário se acha sempre arraigado em grupos estreitos. Quero dizer, com isso, que nenhum dos fenômenos da estética sai normalmente da macrossociologia, isto é, do estudo da vida dos grandes conjuntos sociais, mas se enraíza, nasce, sempre, em grupos estreitos, grupos particulares, parciais, que correspondem àquilo que se chama de microssociologia. E é a partir desses pequenos grupos que a divulgação das matrizes criativas pode se desenvolver. <![CDATA[Documento conclusivo do II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cumprindo decisão do seminário de “Educação e Informação Educacional” realizado em Florianópolis em outubro de 1985, promovido pela Revista Perspectiva da UFSC e financiado pelo CNPq, realizou-se em Campinas, em maio de 1986, o II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação. O evento foi organizado pelas revistas Educação e Sociedade (CEDES), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e ANDE (Associação Nacional de Educação), e financiado pelo CNPq, INEP e CAPES. Contou com a participação de 28 Revistas - editadas em vários estados do Brasil, por diferentes associações, entidades e universidades - e representantes das agências financiadoras que propõem políticas de apoio e edições do campo educacional. Contou, ainda, com a presença de representantes da FAE e da Secretaria de Planejamento do Ministério de Educação <![CDATA[<i>Quando a criança não tem vez</i>: <i>violência e desamor</i>, de Maria Helena Figueiredo Steiner]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cumprindo decisão do seminário de “Educação e Informação Educacional” realizado em Florianópolis em outubro de 1985, promovido pela Revista Perspectiva da UFSC e financiado pelo CNPq, realizou-se em Campinas, em maio de 1986, o II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação. O evento foi organizado pelas revistas Educação e Sociedade (CEDES), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e ANDE (Associação Nacional de Educação), e financiado pelo CNPq, INEP e CAPES. Contou com a participação de 28 Revistas - editadas em vários estados do Brasil, por diferentes associações, entidades e universidades - e representantes das agências financiadoras que propõem políticas de apoio e edições do campo educacional. Contou, ainda, com a presença de representantes da FAE e da Secretaria de Planejamento do Ministério de Educação <![CDATA[Levantamento, por assunto, dos artigos de revistas assinadas pela biblioteca da FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551986000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cumprindo decisão do seminário de “Educação e Informação Educacional” realizado em Florianópolis em outubro de 1985, promovido pela Revista Perspectiva da UFSC e financiado pelo CNPq, realizou-se em Campinas, em maio de 1986, o II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação. O evento foi organizado pelas revistas Educação e Sociedade (CEDES), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e ANDE (Associação Nacional de Educação), e financiado pelo CNPq, INEP e CAPES. Contou com a participação de 28 Revistas - editadas em vários estados do Brasil, por diferentes associações, entidades e universidades - e representantes das agências financiadoras que propõem políticas de apoio e edições do campo educacional. Contou, ainda, com a presença de representantes da FAE e da Secretaria de Planejamento do Ministério de Educação