Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519870001&lang=pt vol. 13 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Administração de material e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das relações da Administração de Material com a Educação. Inicialmente são estabelecidas as relações da educação com sua parte material. A seguir são tratadas as funções básicas da administração de material, dando-se destaque para as funções de aquisição (compras), recepção e aceitação e armazenagem dos materiais. Na parte final são examinadas a importância da Administração de Material para o estado, o desperdício e suas conseqüências e as relações entre Administração de Material e Administração Escolar.<hr/>The article deals with the relations between Administration of Supplies and Education. Initially, the relations between Education and its material elements are set. Then, the basic functions of Administration of Supplies, with special attention to the functions of purchasing, receiving, accepting and storing supplies are presented. Finally, the importance of Administration of Supplies for state; waste and its consequences; in well as the relations between Administration of Supplies and School Administration are examined. <![CDATA[O imaginário e o pensamento organizacional na obra de Edgar Morin: seus fundamentos antropológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo das linhas da força de uma antropologia da educação em suas implicações organizacionais, escribadas nos “projetos de unidade da Ciência do Homem” (antropologia complexa de E. Morin e antropologia do Imaginário de G. Durand), procuramos evidenciar os traços definidores de uma organizacionalidade hipercomplexa, pilotando-se a “noologia” e lançando os prolegômenos de uma antropolítica e de uma praxiatria alicerçadas na noção de auto-organização ou auto-poiesis.<hr/>Arising from Morin’s anthropology of complexity, we think the elements to an “organizational thought” and a “praxiatric model” stayed on “hypercomplexity”, “noologic” and “auto-organization”. <![CDATA[Psicanálise e educação: Arthur Ramos: um episódio da história da educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema “psicanálise e educação” foi objeto de estudos de vários autores brasileiros que se dispuseram a divulgar as idéias de Freud no Brasil. Destaca-se o nome de Arthur Ramos por meio da publicação de Educação e Psicanálise e A Criança Problema. Fundamentado em idéias de Freud, Adler e Jung, o autor, no contexto pedagógico da “Escola Nova”, esboçou várias idéias que contribuíram para introduzir uma ótica na “compreensão” das questões referentes à conduta desajustada dos alunos.<hr/>The topic of “psychoanalysis and education” has been studies by several Brazilian authors whose aim was to disseminate Freud’s ideas. Among them, the name of Arthur Ramos merits attention due to the publication of Educação e Psicanálise and A Criança Problema. Based on Freud, Adler and Jung’s ideas, the author within the pedagogical context of the “New School” delineated several ideas that contributed to the introduction of a new view for the “understanding” of the questions related to the maladjusted behavior of the child. <![CDATA[A importância da audição na tendência a desviar nas pessoas cegas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na educação e reabilitação de pessoas cegas, a orientação e mobilidade é um dos principais objetivos. Como a tendência a desviar pode interferir na segurança da mobilidade nessas áreas. Após desenvolver o experimento, os resultados mostram que: 1- não há influência do sexo na tendência a desviar em pessoas cegas; 2- há influências do som (entre as três condições experimentadas) na tendência a desviar nas pessoas cegas.<hr/>Safe mobility is one of the primary goals in educating and rehabilitating the blind. As the tendency to veer may influence one’s safety in mobility, then should it be of great concern to those involved in education and rehabilitation of the blind. After developing the experiment the results show that: 1. there is no influence of sex in the veering tendency of blind people; 2. There is influence of sound among the three experimental conditions in the veering tendency of blind people. <![CDATA[O ensino da sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se originou de um levantamento que efetuei em 1984 como trabalho para o curso de “Prática de Ensino de Ciências Sociais”da Prof.ª Heloísa Dupas Penteado. Retomei esse levantamento no mesmo ano como trabalho para o curso de “Sociologia da Educação” da Prof.ª Marília P. Spósito. Em 1986, novamente o retomei e, então, o concluí. - Visando contribuir para o debate atual sobre o ensino da Sociologia na escola secundária, o levantamento procurou verificar se a disciplina “Sociologia” ou “Ciências Sociais” teria alguma vez constado do currículo da escola secundária brasileira, e, caso tivesse, colher dados sobre o trabalho pedagógico então realizado. O quadro que este levantamento preliminar revelou sobre o trajeto da disciplina na escola secundária brasileira é em resumo o seguinte: 1882: proposta parlamentar de inclusão (não chegou a ser discutida); 1890-1897: disciplina legalmente obrigatória (legislação não posta em prática); 1925-1942: disciplina obrigatória; 1961-1971: em alguns estados, disciplina pela qual q escola poderia optar; 1971-1982: ao menos no Estado de São Paulo, disciplina pela qual a escola poderia optar; 1982...: de 1984 a 1986, aproximadamente entre 10 a 29% das escolas da rede estadual de São Paulo que mantinham 2.º grau optaram pela inclusão da disciplina nesse grau de ensino.<hr/>The origin of this article was a survey that I made in 1984 to course of “Practice of Teaching of Social Sciences” of the teacher Heloísa Dupas Penteado. I retook this survey in the same year to the course of “Sociology of Education” of the teacher Marília P. Spósito. In 1986, I retook it again then, concluded it. - To contribute to a present debate about Sociology teaching in High School, the survey verified in the discipline “Sociology” or “Social Sciences” consisted of Brazilian High School Curriculum and got data about the pedagogical work realized. The results showed by the preliminary survey about the discipline trajectory in Brazilian High School is, in short, the following: 1882: parliamentary proposal of inclusion (it was not discussed); 1890-1897: legally and obligatory discipline (the legislation was not put in practice); 1925-1942: obligatory discipline; 1961-1971: in some states, it was an optative discipline; 1971-1982: at least in the State of São Paulo, it was an optative discipline; 1982…: from 1984 to 1986, about 10 to 29% of High Schools in the State of São Paulo included the discipline in this grade of school. <![CDATA[Objetivos do ensino da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisando as controvérsias sobre os objetivos a serem atingidos pelos estudantes de matemática, o artigo descreve as principais filosofias do ensino deste conhecimento básico: Sistemas Gerenciais de ensino; Centros de Aprendizagem; Estrutura do Conhecimento; Laboratório de Matemática e Filosofia da Sociedade em Miniatura. Estudando aquilo a que cada filosofia dá ou não destaque, os professores e supervisores poderão ajudar os alunos a terem um melhor rendimento em matemática.<hr/>Analising the debate about which goals leaners of mathematics should attain, this paper relates the main philosophies pertaining to that basic knowledge: Instructional Management Sistems (IMS); Learning Centers; Structure of Knowledge, Mathematics Laboratory; and Miniature Society Concept. By Studying what each philosophy emphasizes, professors and supervisors can more effectively help students to have a better achievement in mathematics. <![CDATA[Estudo sobre a Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP: Relatório elaborado por Comissão do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação: 1985]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em face da necessidade de ajustar o regulamento da Pós-Graduação da FEUSP (Resolução n.º 1.976/80) às normas expedidas pelo Decreto n.º 22.102 (de 17/4/80) por meio de alterações resultantes do exame detalhado da legislação vigente e experiências vividas por professores e alunos nos últimos anos, a Comissão de Pós-Graduação (CPG) solicitou a designação, em âmbito departamental, de Comissões de professores com o fim de examinar a legislação pertinente bem como discutir as sugestões emergentes. Este trabalho apresenta o resultado de estudos e discussões da Comissão designada pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. <![CDATA[Emmanuel College: a etnografia de um <i>College</i> de Cambridge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio breve e pessoal tem dois objetivos: em primeiro lugar, contribuir para os estudos de antropologia das universidades que vêm sendo realizados ultimamente e, em segundo lugar, auxiliar no desenvolvimento de uma antropologia mais reflexiva, já que o autor é um fellow do college aqui descrito. Em outras palavras, meu papel é mais o de um “participante como observador” do que o de um “observador participante”. Na verdade, estas anotações foram feitas como um modo de enfrentar o choque cultural implicado na minha mudança de uma nova universidade britânica para um velho college de Cambridge. <![CDATA[Análise do livro <i>Pensamento e Linguagem,</i> de Vygotsky]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio breve e pessoal tem dois objetivos: em primeiro lugar, contribuir para os estudos de antropologia das universidades que vêm sendo realizados ultimamente e, em segundo lugar, auxiliar no desenvolvimento de uma antropologia mais reflexiva, já que o autor é um fellow do college aqui descrito. Em outras palavras, meu papel é mais o de um “participante como observador” do que o de um “observador participante”. Na verdade, estas anotações foram feitas como um modo de enfrentar o choque cultural implicado na minha mudança de uma nova universidade britânica para um velho college de Cambridge.