Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519870002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dois eventos importantes para a história da educação brasileira: a exposição pedagógica de 1883 e as conferências populares da Freguesia da Glória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora pretende, com o presente estudo, chamar a atenção para dois acontecimentos mencionados no título, cujas repercussões na época foram fundamentais. A Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro realizou-se de 29 de julho a 30 de setembro de 1883 e nela estiveram representados os mais importantes estabelecimentos particulares existentes na época, expondo o material pedagógico e as obras utilizadas nelas para o ensino. Expositores estrangeiros também participaram divulgando material de sua fabricação. As Conferências pronunciadas no recinto da Exposição e os Pareceres enviados para o Congresso da Instrução, que ocorreria simultaneamente, constituem importante documento do ideário pedagógico da época. Da mesma forma, as Conferências da Glória, realizadas a partir de 1873 na Capital do Império.<hr/>The purpose of the author is to show how two events mentioned in the title were important, as well as their repercussions. The pedagogical Exposition of Rio de Janeiro happened between 29/7 and 30/9/1983, with the representation of the most important private schools showing the pedagogical material and bibliography used. Foreign exhibitors also participated by showing the materials of their make. The speechs presented at the exposition and the concepts sent to the Instruction Congress, that was happening at the same time, were very important documentation of pedagogical philosophy of the time. The same may be said of the “Conferências da Glória”, that place in 1873 in Rio de Janeiro. <![CDATA[O inteligente e o "estudado": alfabetização, escolarização e competência entre adultos de baixa renda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata do significado da alfabetização de adultos enquanto transformação pela qual passam indivíduos já inseridos como sujeitos maduros em uma sociedade letrada. Discute também o papel da escola como agência encarregada de desenvolver as habilidades de leitura e escrita e de transmitir outros conhecimentos que instrumentalizem o indivíduo para atuar no interior do sistema letrado.<hr/>The article analyses the meaning of the adult literacy process as a change through which individuals already integrated as adults in a literate society GO. It also discusses the role of school as an agency in charge of developing reading and writing abilities and of transmiting other pieces of knowledge which provide tools for the person to act within the literate system. <![CDATA[Evolução do currículo do curso secundário no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo estuda o desenvolvimento histórico do currículo do curso secundário no Brasil, até o período de vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1961. Entre outras são observadas as seguintes tendências: 1ª) crescimento da participação relativa da área de ciências e matemática; 2ª) redução da carga horária destinada às humanidades, em particular ao estudo de línguas como latim, grego, alemão, espanhol e italiano, paulatinamente excluídas do currículo; 3ª) evolução formal de objetivos meramente propedêuticos para finalidades também formativas; 4ª) movimento em prol de um curso seriado, regular e articulado com os outros graus de ensino; 5ª) flexibilização curricular, com a ampliação, mesmo que reduzida, da área de competência de cada sistema de ensino na organização do curso secundário; 6ª) busca de equivalência formal entre o curso secundário e o ensino técnico-profissional, só alcançada com a lei nº 4.024/61.<hr/>The article analyses the history of secondary school curriculum in Brazil until the law 4024/61, showing the following trends: 1º) the growth of relative participation of sciences and mathematics areas; 2º) diminution of hours for humanities, specially for the study of languages such as Latin, Greek, German, Spanish and Italian, little, eliminated from the curriculum; 3º) formal evolution of propedeutical objectives to formative purpose; 4º) movement into a seriate, regular and articulated course; 5º) curricular flexibility with growth of responsibility of each teaching system in the organization of secondary courses; 6º) search of formal equity between the secondary course and the technic-vocational training, finally attained with the law 4024/61. <![CDATA[A pré-escola no projeto de constituição (Cabral II)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como base o texto elaborado pelo Relator da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional constituinte, de setembro de 1987, Bernardo Cabral, o autor faz algumas reflexões a respeito dos principais dispositivos aprovados e das possibilidades abertas para a implantação e consolidação do atendimento à criança pré-escolar. Propõe que os educadores não se satisfaçam com os avanços sociais do Projeto de Constituição, mas continuem a luta para que a pré-escola seja amplamente contemplada no novo texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fixando-se claramente fundamentos, princípios, objetivos gerais, administração e financiamento, sem tolher a liberdade e a criatividade particulares ou oficiais, preservando-se a qualidade do atendimento oferecido.<hr/>Starting from the text prepared, in September, 1987, by the Relator of the Systematization Committee of the National Assembly for the Constitution, the author analysis the main items approved and reflects about the possibilities open for the implementation and sonsolidation of the care of pré-school children. The author proposes that educators do not take for sufficient the social advances in the Project, but go on fighting so that pre-school be amply considered in the new text of the Law of Directives and Bases of Education, in wich the foundations, principles, general objectives, administration and financing of pre-school by clearey established, without hindering the liberty and creativity, private or public, and preserving the quality of the services offered. <![CDATA[A informática no currículo: fundamentos x equipamentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão da introdução da informática como uma disciplina no currículo da escola básica é analisada sob um ponto de vista que distingue os fundamentos de uma tal disciplina do aprendizado de técnicas de utilização de equipamentos de qualquer espécie. Vislumbra-se, inclusive, a possibilidade de enfeixar-se as noções fundamentais a serem apresentadas utilizando-se uma máquina virtual de custo zero - a Máquina de Post. Tal modelo serve para que se aprenda o significado da utilização dos computadores de uma maneira absolutamente geral, prescindindo-se até de equipamentos.<hr/>The questions of introducing microelectronics as a discipline in the curriculum of the basic school is analysed from a standpoint that distinguishes the foundations on this discipline from learning the techniques of handling equipments of any kind. The possibility of encourpassing the fundamental notions of microelectronics with the use of a no-cost virtual machine - the Post machine - is presented. Such model may be employed to present computers in an absolutely general way, even making the use of equipments unnecessary. <![CDATA[Escola e participação estudantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da participação estudantil na escola mediante a criação dos grêmios autônomos autorizados pela Lei Federal nº 7.398, de 4-11-1985, publicada no diário Oficial da União de 05-11-85. Ressaltando ser a escola um dos fatores possíveis de colaboração na mudança social, desde que atue na formação de "identidades participativas", indica algumas condições para a ocorrência de sujeitos culturais democráticos.<hr/>This paper anlyses students participation is schools by the creation of student associations by Federal Law nº 7398 of 4/11/85 published in the D.O.U. of 5/11/85. Emphazing the fact that the school is one the agents of social change, since it operates in the development of "participative identities", the A. shows some conditions for the appearance of cultural democratic men. <![CDATA[Estrutura, organização e abrangência do sistema educacional dos Estados Unidos da América do Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta as principais características e estrutura do ensino público de 1º grau nos Estados Unidos da América do Norte. Assim, são examinados os critérios para matrícula, o transporte escolar, a estrutura de pessoal, e composição dos custos escolares. Analisa também as desigualdades na qualidade do ensino e nos resultados acadêmicos.<hr/>The aim of this paper is to examine the characteristics of the Public Elementary Schools in the United States of America. Attention is given to observed inequalities in school quality and academic achievement. <![CDATA[Documento sobre o vestibular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A meta do reerguimento da universidade implica providências diversas que no seu conjunto envolvem ações de natureza política, administrativa, financeira e acadêmica. Nenhuma, porém, sobreleva em importância as ações acadêmicas. Porque as demais referem-se tão somente a condições, ao passo que estas são ligadas à própria razão de ser a vida universitária. Não obstante a trivialidade desta afirmação, nunca será dispensável retomá-la continuadamente, principalmente porque nos tempos que ocorrem, os mais diferentes segmentos da sociedade - têm pontos de vista divergentes sobre os assuntos universitários. <![CDATA[Subsídios para avaliação da proposta de conversão dos cursos superiores de ciências sociais em cursos superiores de estudos sociais (Parecer CFE 233/87)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente documento foi elaborado pela Comissão de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP para atender ao pedido de pronunciamento das Universidades, feito pela Comissão Especial criada pela Portaria nº 39/87, do Conselho Federal de Educação, encarregada de estudar, de modo abrangente, a situação dos currículos mínimos dos cursos de Licenciatura. Foi incluído como uma das sugestões apresentadas, em especial, pelos professores da Área de Licenciatura do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP e encaminhada à referida Comissão Especial em 30-11-87. <![CDATA[A formulação experimental do imaginário e seus modelos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando se toma por objeto de estudo a imagem, seu campo (o Imaginário) e a suposta função psíquica (a imaginação), a escolha pode oscilar entre três grandes concepções clássicas. Pode-se, inicialmente, resolver a questão negando-se a imaginação como função psíquica, assimilando-a à recalcada face do espírito, de que conhecemos somente a Lógica ou a Razão, rejeitando-se a fantasia criadora e o sonho. Pode-se, inversamente, eludir a questão da existência de uma função imaginante. Para isso basta assimilar imaginação e memória: é a tese da imaginação reprodutora. <![CDATA[Education in recession]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando se toma por objeto de estudo a imagem, seu campo (o Imaginário) e a suposta função psíquica (a imaginação), a escolha pode oscilar entre três grandes concepções clássicas. Pode-se, inicialmente, resolver a questão negando-se a imaginação como função psíquica, assimilando-a à recalcada face do espírito, de que conhecemos somente a Lógica ou a Razão, rejeitando-se a fantasia criadora e o sonho. Pode-se, inversamente, eludir a questão da existência de uma função imaginante. Para isso basta assimilar imaginação e memória: é a tese da imaginação reprodutora. <![CDATA[Educação, estado e poder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551987000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando se toma por objeto de estudo a imagem, seu campo (o Imaginário) e a suposta função psíquica (a imaginação), a escolha pode oscilar entre três grandes concepções clássicas. Pode-se, inicialmente, resolver a questão negando-se a imaginação como função psíquica, assimilando-a à recalcada face do espírito, de que conhecemos somente a Lógica ou a Razão, rejeitando-se a fantasia criadora e o sonho. Pode-se, inversamente, eludir a questão da existência de uma função imaginante. Para isso basta assimilar imaginação e memória: é a tese da imaginação reprodutora.