Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519880001&lang=pt vol. 14 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A situação do professo e o rendimento escolar de crianças de 1ª série de escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na presente pesquisa pretendemos esclarecer de que forma a situação do professor em sala de aula afeta o rendimento escolar, levando em conta o tipo de atividade desenvolvida em cada área curricular, seu grau de significância e diversificação, a intensidade do diálogo, uso de lousa, supervisão docente, clima disciplinar e atenção especial aos alunos mais fracos.<hr/>This research aims clearing up in what ways teachers behavior in the classroom affects students achievement, taking into account types of activities in each curricular area, grade of meaning and diversification of the activities, dialogue intensity, ways of using the blackboard, teacher supervision upon student, discipline climate and special attention to weak pupils. <![CDATA[Georges Devereux, o projeto etnopsiquiátrico e algumas ilações educativo-organizacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto visa destacar as incidências educativas e organizacionais e etnopsicanálise de Georges Devereux, evidenciando qual o sentido de um “projeto” de intervenção desde as considerações etnopsiquiátricas, delineando, pois, os traços de uma “praxiatria”.<hr/>In quest of the sense a “praxiatry”, the text shows up the educational and organizational implications of G. Devereux’ ethopsychiatric project. <![CDATA[O repensar da didática a partir do estudo da dominação e resistência no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho traz alguns elementos para repensar a didática e a formação do professor a partir da análise de dados de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em uma escola pública de 1º grau do rio de Janeiro. O estudo focaliza relações de dominação e resistência presentes nas atividades escolares diárias de sala de aula e enfatiza a importância de entender estas relações para através delas poder atuar.<hr/>This paper presents some elements to rethink teacher education using data from a ethnographic-type-of research developed in a public primary school in Rio de Janeiro. The study focus on domination and resistance interactions which appear in daily classroom experiences and points outs the relevance on understanding such relations to work through them. <![CDATA[A creche no Brasil: mapeamento de uma trajetória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Conhecer um pouco da história da creche no Brasil pode esclarecer os debates que se realizam hoje sobre como ela pode promover o desenvolvimento da criança e quais propostas educacionais para a creche devem ser elaboradas. Mapear a trajetória da creche na realidade brasileira inclui detectar a dinâmica subjacente ao discurso de diferentes setores da sociedade quanto à questão e às iniciativas empreendidas, inserindo-os no contexto histórico da sociedade brasileira. <![CDATA[Comunicação na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor analisa certas prospecções sobre o papel que os mídia eletrônicos deveriam desempenhar na comunicação pedagógica, difundidas no início da década de 70, e que hoje podem ser classificadas como mal-entendidos ou hipertrofias. Chama a atenção para o fato de que expectativas similares podem estar ocorrendo atualmente com relação `a questão da utilização da informática com finalidades educacionais. Ao mesmo tempo, procura caracterizar o cerne da comunicação pedagógica, situando-o em um efetivo engajamento que transcende as dimensões lúdicas ou afetivas e vinculando-o fortemente à existência de um projeto social coletivo.<hr/>The analyses certain forecasts made with respect to the role eletronic media should perform in pedagogical communication, wide-spread in the beginning of the seventies and which today may be considered as misunderstood or overreaching. Calls attention to the fact that similar expectations may be happening now with relation to the question of the use of educational oriented microelectronics. At the same tame, he tries to characterize the core of pedagogical communication, placing it in the effective commitment which transcendes the playful or affective dimensions and liking it to the existence of collective social project. <![CDATA[Competência do professor: realidade e desconhecido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A competência do professor, como tema de pesquisa, vem desafiando os educadores há varias décadas. Não há definições claras quanto ao padrão de desempenho que o professor deva apresentar para ser considerado competente e, conseqüentemente, não há convergência nos resultados das pesquisas. Além disso, os resultados são afetados pelo tipo de pesquisa (experimental ou correlacional e pela ênfase no processo ou no produto de ensino. A definição de algumas possíveis variáveis associadas à competência, tais como clareza, entusiasmo, apoio ao aluno, etc., surge como uma condição imprescindível para a geração de trabalhos realmente úteis nesse campo tão controvertido.<hr/>The competency concept has been defying all research efforts some decades now. There is not a clear understanding as to the performance pattern the teacher has to reach in order to be considered as competent. Consequently there is no agreement among research findings. Additionally, the results in the themselves are affected by the kind of research (experimental or descriptive) undertaken and by the different emphasis on teaching products or process. The clear definition of some competency related variables, like clarity, enthusiasm, or rapport, seems to be a necessary condition to the development of more useful works in this so controversial field. <![CDATA[Duração do período escolar: a aspiração e a realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há cerca de 30 anos, a revista Pesquisa e Planejamento defendia a idéia de que a duração diária do período escolar não podia ser inferior a quatro horas. Mediante levantamento da situação vigente à época na escola primária do Município de São Paulo, aquela publicação observava: Tem se considerado, no Brasil, o período letivo diário de quatro horas como o mínimo razoável para a escola primária. Sabe-se, porém que, pelo menos no Município de São Paulo, muitas escolas deixaram de atender a esse padrão, passando a funcionar em períodos menores, devido à carência de vagas para satisfazer ao número crescente de matrículas. <![CDATA[Educação, saúde e democracia: perspectivas de transformação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos vinte anos, várias experiências de trabalho com a população, particularmente de educação popular e de saúde comunitária, vêm se desenvolvendo no Município do Rio de Janeiro, como alternativas ao Estado autoritário. <![CDATA[Perfil de Janusz Korczak]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Janusz Korczak (cujo nome real era Henryk Goldszmit) é uma das maiores e mais impressionantes figuras da pedagogia contemporânea. Possuía uma personalidade multifacetada, com amplos interesses e extensos conhecimentos, grande empatia para com as crianças e genuína preocupação com todos os problemas sociais. Médico por formação e educador por predileção, sua paixão pelo melhoramento da realidade a seu redor levou-o às atividades de escritor e jornalista. <![CDATA[Psicodrama: descolonizando o imaginário, de Alfredo Naffah Neto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Janusz Korczak (cujo nome real era Henryk Goldszmit) é uma das maiores e mais impressionantes figuras da pedagogia contemporânea. Possuía uma personalidade multifacetada, com amplos interesses e extensos conhecimentos, grande empatia para com as crianças e genuína preocupação com todos os problemas sociais. Médico por formação e educador por predileção, sua paixão pelo melhoramento da realidade a seu redor levou-o às atividades de escritor e jornalista. <![CDATA[Lux in Tenebris: meditações sobre a filosofia e cultura, de Roberto Romano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Janusz Korczak (cujo nome real era Henryk Goldszmit) é uma das maiores e mais impressionantes figuras da pedagogia contemporânea. Possuía uma personalidade multifacetada, com amplos interesses e extensos conhecimentos, grande empatia para com as crianças e genuína preocupação com todos os problemas sociais. Médico por formação e educador por predileção, sua paixão pelo melhoramento da realidade a seu redor levou-o às atividades de escritor e jornalista. <![CDATA[Computer aplications in reading, de Jay S. Blanchard et al]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Janusz Korczak (cujo nome real era Henryk Goldszmit) é uma das maiores e mais impressionantes figuras da pedagogia contemporânea. Possuía uma personalidade multifacetada, com amplos interesses e extensos conhecimentos, grande empatia para com as crianças e genuína preocupação com todos os problemas sociais. Médico por formação e educador por predileção, sua paixão pelo melhoramento da realidade a seu redor levou-o às atividades de escritor e jornalista.