Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519880002&lang=pt vol. 14 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação e administração: elementos para um estudo antropológico da organização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contrapondo uma concepção “fática” de educação a uma concepção “praxeológica”, o texto questiona o sentido de uma administração da educação, alternativamente se apoiando nos estudos de teoria ontogenética da cultura, de psicanálise institucional, de sócio-antropologia do cotidiano e de psico-história. Repensa, portanto, a noção de uma organização administrativa.<hr/>The text points to a “phatic” idea of education satayed up the ontogenetic theory of culture, psychoanalyses of institutions, social anthropology the daily life and psychohistory studies. The text blames the praxeologic education and rethinks the idea of organization and the sense of an administration. <![CDATA[Durval Marcondes: o primeiro capítulo da psicanálise e da psicopedagogia em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durval Marcondes foi o pioneiro da psicanálise no Estado de São Paulo. Deve-se a ele a primeira divulgação científica da psicanálise no Brasil, de modo a caracterizá-la como instituição de reconhecimento internacional, por meio da fundação da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Foi notório seu desempenho frente ao ajustamento do escolar, com a fundação das Clínicas de Orientação infantil.<hr/>Durval Marcondes was a pioneer of psychoanalysis in São Paulo. We owe the establishment of the Brazilian Association of Psychoanalysis, the first dissemination of scientific psychoanalytical thought in Brazil, as an internationally accept institution. He was active in promoting student adaptation with the foundation of Children Orientation Clinics. <![CDATA[Assistência ao educando: pré-escola, merenda e saúde escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do relato de suas pesquisas acadêmicas, o autor desenvolve o tema da assistência ao educando. A pré-escola foi tema de seu mestrado e merenda escolar, do doutoramento. A livre-docência será sobre saúde escolar ou macro-planejamento educacional. Colocando o fracasso escolar como sua preocupação central, desenvolve criticamente o papel dos “paliativos”como seus “antídotos”. Procura desmistificar o discurso da merenda escolar e defender sua prática com tríplice finalidade: biológica, assistencial e educativa. Conclui pela necessidade de integração dos profissionais da educação e da saúde num esforço interdisciplinar e multiprofissional comprometido com a garantia do exercício da cidadania da população. Pretende o autor sugerir estudos que aproximem educação e saúde, a pedagogia e a medicina, os médicos descalços e os professores leigos, os profissionais e os pesquisadores dessas duas áreas geralmente desprezadas no estabelecimento de prioridades governamentais: a educação e a saúde.<hr/>Stemning form his academic researches, the author develops the theme of student assistance. Pre-school was the theme of his master thesis and free school lunch of his doctorate. His post-doctorate will deal with health and educational macro-planning as central preoccupation the failure in school, he develops in a critical fashion the role of “palliative” and its “antidotes”. He tries to present in a down to earth manner the role of free school lunch and defend is practice with a three-fold aim: biological, assistencial, and educational. He comes to the conclusion that it is necessary to integrate professionals from the areas of education and health in an interdisciplinary and multi professional effort commited to the guarantee of the rights of citiyens. The author suggests the realization of studies to approximate education and health, pedagogy and medicine, paramedics and education workers, professionals and researchers from these two areas often neglected in establishment of government priorities. <![CDATA[Cursos de metodologia do ensino superior: abordagem crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema que propomos para este estudo foi analisado e debatido pó 45 professores no I Encontro Regional Norte-Nordeste Pedagogia Aplicada ao Ensino Superior, realizado em Fortaleza (Ceará) em setembro de 1987. Na introdução, procuramos demonstrar que os cursos de Metodologia do Ensino Superior se organizaram respondendo, primeiramente, a uma necessidade sentida nas últimas décadas pelos docentes universitários e, posteriormente, a uma disposição legal. No corpo do artigo procuramos identificar, caracterizar e discutir quatro grandes linhas ou tendências na organização destes cursos: legalista, tecnicista, filosófica e multidimensional. A título de conclusão apresentamos uma proposta de organização de cursos de Metodologia de Ensino Superior que, já experimentada por vários especialistas, melhor respondeu, até agora, tanto às expectativas dos professores universitários como às nossas de educadores.<hr/>The topic of this study was discussed by 45 professors at the I N-NE Regional Meeting on Pedagogy Applied to University Instruction in Fortaleza (Ceará), September 1987. In the introduction it is shown that courses on methodology for university teaching were organized in the beginning as an answer to a need felt in the last decades and later as answer to a legal requirement. The main part of the article presents an identification, characterization and discussion of four great lines or tendencies in the organization of these from the legal, technical, philosophical and multidimentional points of view. As conclusion a proposal is presented for the organization of methodology for university teaching which, tested by several experts in education has so far best responded to our expectations as educators and the expectation of the university teachers envolved. <![CDATA[Laerte Ramos de Carvalho: a formação e os estudos histórico-filosóficos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, o primeiro de uma série de três, comenta a formação acadêmica e a produção filosófica e histórica de Laerte Ramos de Carvalho, primeiro diretor da Faculdade de Educação da USP, destacando alguns pontos: 1º) os aspectos de sua formação que eventualmente possam ter influenciado os estudos filosóficos e a pesquisa histórica; 2º) as inter-relações entre a filosofia e a história mediadas pela educação; 3º) as peculiaridades de sua contribuição ao desenvolvimento e à renovação dos estudos sobre a educação no Brasil; 4º) o rigor científico de suas investigações. O segundo artigo tratará das idéias de Laerte Ramos de Carvalho a respeito de educação e democracia, escola pública e universidade, e o terceiro versará sobre a atuação na Universidade de Brasília, no Conselho Estadual de Educação e na Faculdade de Educação da USP.<hr/>This article, the first of a series of three, comments the academic background and philosophical and historical production of Laerte Ramos de Carvalho, first director of the Department of Education of Universidade de São Paulo, highlighting some points: 1) aspercts of his formation while might have eventually influenced his philosophical studies and historical research; 2) the interrelationship between philosophy and history mediated by education; 3) the peculiarities of his contribution to the development and renovation of studies on education in Brazil; 4) the scientific rigor of his investigation. The second article will deal with the ideas of Laerte Ramos de Carvalho on education and democracy, public school and university, and the third will discuss his performance at University of Brasilia, the State Education Board and the Department of Education of USP. <![CDATA[Acentuação gráfica: mudança de metodologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor propõe uma revisão da metodologia do ensino da acentuação gráfica em língua portuguesa. Depois de um breve excurso por algumas gramáticas do século XVI ao século XX, justifica os atuais critérios da Academia Brasileira de Letras que fundamentam os empregos dos acentos gráficos no português do Brasil. Embora se possam defender tais critérios do ponto de vista estritamente lingüístico, são eles resultados de observação de fatos da história da língua e apresentam razoável coerência. Mudando-se a metodologia do ensino da acentuação gráfica, substituindo as regras ou conclusões de raciocínios pelas premissas que as determinam, a acentuação gráfica deixará de ser um problema e tornar-se-á apenas um tópico do ensino da ortografia da língua portuguesa do Brasil.<hr/>The author proposes a revision of the methodology of teaching of “accents” in written Portuguese. After a brief history of grammars from the 16th centuries, he justifies the present criteria which the Academia Brasileira de Letras uses as a basis for decisions on “written accents”. Although it is not possible to defend these criteria from a strictly linguistic point of view, it can be seen that they are the result of the historical development of Portuguese and they are, to certain extent, coherent. If the teaching methodology of “written accents” is changed, throught the substitution of rules, or conclusions of previous reasoning, for the premises which determine these rules, “written accents” may be no longer a problem but and aid to the teaching of orthography of Brazilian portuguese. <![CDATA[Administrar a escola: como explicar esta prática?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A administração escolar concebida e exercida por intelectuais, trabalhadores em educação e membros da comunidade, como ações pluralistas e auto-ajustáveis de conduzir a escola.<hr/>The article analyses school administration understood and put into practice by intellectuals, education specialists and members of the community as pluralistic and auto-adjustable actions that direct the course of schools. <![CDATA[Objetivos da educação nacional e currículos para o ensino de 1º, 2º e 3º graus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A eminência da aprovação de uma nova Constituição Brasileira repõe para todos os educadores a necessidade de revisão completa das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ainda vigentes. Os momentos anteriores em que os educadores se ocuparam de tarefa similar foram diferentes. A Lei 4.024/61 foi precedida de grandes debates com demarcação clara de posições. Tratava-se da luta pela escola pública e, em torno desta, alinharam-se educadores e outros intelectuais das mais variadas filiações políticas e filosóficas. Dez anos mais tarde, a promulgação da Lei 5.692/71 foi apenas o epílogo melancólico de um processo restrito a gabinetes e sem nenhuma discussão mais ampla. <![CDATA[Uma proposta de curso de licenciatura plena em física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para se chegar a esta proposta de curso, o primeiro passo foi a rejeição total a Resolução 30/74 do conselho Federal de Educação. As razões para chegarmos a esta situação coincidem com as das demais universidades, e não cabe aqui voltar a enumerá-las. Depois de quatro anos de discussões, do desenvolvimento de atividades para a reestruturação do curso, de tomada de posição junto à administração da Universidade Federal de Mato Grosso e de um posicionamento a respeito das reais necessidades do curso, foram desenvolvidas as seguintes ações: a) elaboração de uma proposta de currículo para discussão preliminar; b) definição do perfil do profissional desejado; c) eliminação do concurso vestibular de Licenciatura Curta em Ciências. <![CDATA[Sistemas sociais como defesas contra a ansiedade depressiva e a ansiedade persecutória: contribuição ao estudo psicanalítico dos processos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inúmeros fenômenos sociais manifestam - como freqüentemente foi notado - estreita e surpreendente correspondência com os processos psicóticos individuais. Melitta Schmideberg, por exemplo, evoca o conteúdo psicótico de muitas cerimônias e ritos primitivos. Bion sugere que a vida afetiva do grupo só pode ser compreendida em termos de mecanismos psicóticos. <![CDATA[Origem e papel das ciências do espírito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fala-se ainda e quase por toda parte de uma crise das ciências do espírito. É possível perguntar, com certeza, se enquanto isso as ciências da natureza não se encontram em uma crise muito maior, colocando as ciências do espírito somente em uma crise financeira (via de regra, recebe de preferência financiamento o conhecimento que tem serventia para o domínio técnico da natureza). Seja como for, as ciências do espírito desempenham como de costume um papel defensivo. Por isso há atualmente na República Federal da Alemanha nova e viva discussão sobre a essência, a origem e a tarefa dessas ciências. <![CDATA[O ensino de estudos sociais no 1º grau, de Dulce Maria P. Camargo, Eloisa de Matos Wöfling, ernesta Zamboni, Newton César Balzan.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fala-se ainda e quase por toda parte de uma crise das ciências do espírito. É possível perguntar, com certeza, se enquanto isso as ciências da natureza não se encontram em uma crise muito maior, colocando as ciências do espírito somente em uma crise financeira (via de regra, recebe de preferência financiamento o conhecimento que tem serventia para o domínio técnico da natureza). Seja como for, as ciências do espírito desempenham como de costume um papel defensivo. Por isso há atualmente na República Federal da Alemanha nova e viva discussão sobre a essência, a origem e a tarefa dessas ciências. <![CDATA[Alfabetização: dilemas da prática, de Sônia Kramer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fala-se ainda e quase por toda parte de uma crise das ciências do espírito. É possível perguntar, com certeza, se enquanto isso as ciências da natureza não se encontram em uma crise muito maior, colocando as ciências do espírito somente em uma crise financeira (via de regra, recebe de preferência financiamento o conhecimento que tem serventia para o domínio técnico da natureza). Seja como for, as ciências do espírito desempenham como de costume um papel defensivo. Por isso há atualmente na República Federal da Alemanha nova e viva discussão sobre a essência, a origem e a tarefa dessas ciências. <![CDATA[Stress and reading difficulties: research, assessment, intervention, de Lance M. Gentile & Merna M. McMillan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551988000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fala-se ainda e quase por toda parte de uma crise das ciências do espírito. É possível perguntar, com certeza, se enquanto isso as ciências da natureza não se encontram em uma crise muito maior, colocando as ciências do espírito somente em uma crise financeira (via de regra, recebe de preferência financiamento o conhecimento que tem serventia para o domínio técnico da natureza). Seja como for, as ciências do espírito desempenham como de costume um papel defensivo. Por isso há atualmente na República Federal da Alemanha nova e viva discussão sobre a essência, a origem e a tarefa dessas ciências.