Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519890001&lang=pt vol. 15 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Psicanálise e educação: Julio Pires Porto Carrero e a Pedagogia Eugênica na década de trinta no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Júlio Pires Porto Carrero, ao lado de Gastão Pereira da silva e Neves Manta, participa da tríade que no Rio de Janeiro até a década de quarenta, difundiu com vigor as idéias psicanalíticas. Tomando como ponto de partida a medicina, Porto Carrero imprimiu à sua atuação e ao seu discurso um caráter pedagógico que teve como finalidade a Eugenia por meio da educação fundamentada nos princípios psicanalíticos.<hr/>Júlio Pires Porto Carrero, together with Gastão Pereira da Silva and Neves Manta, was part of the triad which, in Rio de Janeiro, up to the 40’s disseminated with vigor the ideas of psychoanalyses. Taking medicine as a starting point, Porto Carrero imprinted in his activities and his discourse a pedagogical character which aimed at eugenic by means of education founded on psychoanalytical principles. <![CDATA[A educação na nova constituição: mudar para permanecer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto procura apresentar um balanço do que consta em termos de educação na Constituição Brasileira de 1988. Tomando como referência a plataforma de reivindicações dos defensores da escola pública, gratuita, leiga e democrática conclui-se que os avanços conquistados são limitados, e concomitantes com a manutenção de alguns privilégios históricos das escolas particulares.<hr/>Abstract: The text aims at presenting an overall view of education related matter in the Brazilian Constitution of 1988. Taking as a reference the platform or those who defend a public, free, universal, laic, and democratic school, it is conclude that the advances were very limited and some historic privileges of private schools were maintained. <![CDATA[Ensino de Metodologia da Ciência: demonstração da maior validade da avaliação independente em relação à feita por consenso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em várias situações o pesquisador usa juízes ou avaliadores distintos para medir algum objeto ou aspecto de um estímulo. No ensino de metodologia da ciência esta questão deve ser considerada. O objetivo do presente estudo foi tentar uma demonstração simples para ensinar este assunto de modo a: (1) verificar comparativamente a validade de dois procedimentos de avaliação com juízes (independente e consensual); (2) comparar o comportamento de estudantes de psicologia e de biblioteconomia, e (3) correlacionar avaliações de dois objetos. Os resultados mostraram que a avaliação independente é mais precisa, que não houve diferença entre os grupos de sujeitos e que as correlações foram significantes.<hr/>In a variety of situations, the researches use multiple raters or judges to measure some object or aspect of a stimulus. In the teaching of science methodology the question must be considered. The aim of the present study was to test a simple demonstration to teach that issue in order (1) to verify comparatively the validity of two procedures of evaluation with judges (independent and consensual); (2) to compare the behavior of students of Librarian Science and Psychology and (3) to study the correlation of the evaluation of two objects. The results showed that independent procedures is more accurate, there was no difference between the two groups of subjects and the correlation was significant. The demonstration appears to be particulary effective. <![CDATA[O pensamento animista em crianças e adolescentes em idade escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho utilizou a técnica de cartões com figuras de objetos vivos e não-vivos para examinar o pensamento animista em 71 crianças e adolescentes em idade escolar. Duas formas de perguntas foram feitas a diferentes grupos com o objetivo de identificar a influência das mesmas. Observou-se a tendência de maior número de acertos tanto na atribuição de vida a objetos não-vivos, como nas justificativas utilizadas. Não foram identificados grupos que utilizaram caracteristicamente certos critérios como justificativas. Algumas implicações em termos de ensino são discutidas.<hr/>A sort technique using cards illustrating living and non-living objects was utilized to investigate animistic thinking among 71 school-age children and adolescents. Two kinds of questions were posed to different groups in order to identify the influence of the type of question. A tendency toward a larger number of replies coherent with the criteria adopted for analysis was found to occur with increasing subject age. The away a question is asked affects both the attribution of life to non-living objects and the justifications used. No groups characteristically using certain criteria as justification were identified. A few implications in terms of biology teaching are discussed. <![CDATA[A renovação do encantamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sabemos o profundo significado daquilo que Max Weber constatou: há um século a modernidade segue a trilha do “desencantamento” (“Entzauberung”) com o mundo e a cidade. Há meio século, entretanto, divisamos a existência de um movimento contrário, paralelo certamente, à descoberta das imagens pela psicanálise, guardando entrementes as devidas distâncias, assim como o faz com relação à psicocrítica literária, fundada por Mauron, e mesmo com relação à “mitocrítica”, de que, há vinte anos, expusemos os fundamentos. <![CDATA[Programação, inovação, experimentação como modelos culturais emergentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando-se o programa que a pesquisa pedagógica e a prática educativa vêm explorando de 1945 até hoje, na escola e fora dela, é fácil notar o surgimento de modelos, expressos por palavras de uso cada vez mais corrente, ainda que seu sentido possa ser considerado mais problemático, talvez, do que propriamente esclarecedor. Essas palavras são programação, inovação, experimentação. Podemos dizer de imediato, que, para nós, os modelos que pretendemos afirmar são a expressão de uma sociedade que apreende a mudança como uma lei fisiológica <![CDATA[Pesquisa participante, de Justa Ezpeleta e Elsie Rockwell]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando-se o programa que a pesquisa pedagógica e a prática educativa vêm explorando de 1945 até hoje, na escola e fora dela, é fácil notar o surgimento de modelos, expressos por palavras de uso cada vez mais corrente, ainda que seu sentido possa ser considerado mais problemático, talvez, do que propriamente esclarecedor. Essas palavras são programação, inovação, experimentação. Podemos dizer de imediato, que, para nós, os modelos que pretendemos afirmar são a expressão de uma sociedade que apreende a mudança como uma lei fisiológica <![CDATA[Arte, privilégio e distinção, de José Carlos Durand]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando-se o programa que a pesquisa pedagógica e a prática educativa vêm explorando de 1945 até hoje, na escola e fora dela, é fácil notar o surgimento de modelos, expressos por palavras de uso cada vez mais corrente, ainda que seu sentido possa ser considerado mais problemático, talvez, do que propriamente esclarecedor. Essas palavras são programação, inovação, experimentação. Podemos dizer de imediato, que, para nós, os modelos que pretendemos afirmar são a expressão de uma sociedade que apreende a mudança como uma lei fisiológica <![CDATA[The emergence of literacy, de Nigel Hall]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando-se o programa que a pesquisa pedagógica e a prática educativa vêm explorando de 1945 até hoje, na escola e fora dela, é fácil notar o surgimento de modelos, expressos por palavras de uso cada vez mais corrente, ainda que seu sentido possa ser considerado mais problemático, talvez, do que propriamente esclarecedor. Essas palavras são programação, inovação, experimentação. Podemos dizer de imediato, que, para nós, os modelos que pretendemos afirmar são a expressão de uma sociedade que apreende a mudança como uma lei fisiológica <![CDATA[Resumos das teses defendidas na FEUSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando-se o programa que a pesquisa pedagógica e a prática educativa vêm explorando de 1945 até hoje, na escola e fora dela, é fácil notar o surgimento de modelos, expressos por palavras de uso cada vez mais corrente, ainda que seu sentido possa ser considerado mais problemático, talvez, do que propriamente esclarecedor. Essas palavras são programação, inovação, experimentação. Podemos dizer de imediato, que, para nós, os modelos que pretendemos afirmar são a expressão de uma sociedade que apreende a mudança como uma lei fisiológica <![CDATA[Documento conclusivo do III encontro de Revistas Brasileiras de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Realizou-se em belo Horizonte nos dias 15 e 16 de dezembro de 1988, sob os auspícios do INEP, o III Encontro de Revistas Brasileiras de Educação, promovido pó “Educação em Revista” e “AMAE-Educando”.