Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519890002&lang=es vol. 15 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O prazer possível: literatura, leitura e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da literatura e seu ensino, focalizando principalmente o trabalho desenvolvido no ensino de 2º grau. O estudo também discute as possibilidades de se fazer uma atividade eficiente e satisfatória com literatura na escola e a importância de manter os jovens em contato contínuo com os clássicos da literatura, sem fazer deste tipo de proposta uma atividade de leitura e análise de textos fatigantes que são desinteressantes aos alunos.<hr/>This article focuses of the nature of literature and the teaching of it, concentrating mainly on the work developed in senior high school. The study also discusses the possibilities of doing a powerful and satisfactory activity with literature un school and the importance of keeping the youngsters in continuous contact with classical literary works, without making of this type of proposition the reading and analysis of fatiguing texts that are uninteresting to the student. <![CDATA[Pedagogia do imaginário e culturanálise de grupos: educação fática e ação cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Repensando o valor da "razão cultural" e a cultura como "noosfera" ou "imaginário", o texto evidencia o caráter estratégico de se trabalhar a dinâmica sócio-psico-organizacional dos grupos como instrumento da mudança institucional em profundidade. Os estudos sobre a fantasmanálise grupal e a mitanálise institucional, como dimensões que presentificam a estrutura profunda actancial do imaginário grupal, encaminham o enfoque da teoria dos grupos e da ação cultural neles centrada como proposta da "educação fática", visando-se ao "projeto praxiátrico".<hr/>Rethinking culture as "social imaginaire", the text shows the social-psychic and organiozational dynamics as "imaginaire groupal". The phantasmatic and mythanalythic studies stay theory of groups and "cultural action" as " phatic education"in the pursuit of the "praxiatric project". <![CDATA[O ensino de história e a escola de 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A autora se propõe, inicialmente, a analisar o modo dominante que impregnou, tradicionalmente, o ensino de história, recuperando os seus suportes. Depois, identifica as condições históricas que produziram a mudança de abordagem da disciplina, percebida em alguns dos currículos dos anos oitenta. Por fim, focaliza a problemática em relação às séries iniciais da escola de primeiro grau.<hr/>The author, initially, aims at analysing the domintate part of the content of history courses traditionally given in Brazil, reconstructing their bases. Later on, the historical conditions that led to the changes in courses content observed during the 80's are examined. Finally, the focus is placed on the issue with respect to the first grade of primary school (M.A.C.C.). <![CDATA[Matemática e língua materna: uma aproximação necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A matemática e a língua materna são disciplinas sempre presentes nos currículos escolares. Apesar dessa convivência, os problemas enfrentados no ensino de ambas as disciplinas são tratados freqüentemente de forma independente, não possibilitando qualquer ação conjunta. O artigo trata da necessidade de uma aproximação maior entre as duas disciplinas, tendo por base o paralelismo nas funções que ambas desempenham - ou deveriam desempenhar - na formação geral dos indivíduos.<hr/>Mathematics and mother tongue are disciplines always present in school curricula. In spite this companionship, problems confronted in teaching both disciplines are often discussed in independent ways, making difficult any united educational action. The article deals with the need of a grater approach in teaching both disciplines, supported by the parallelism in the functions they play a part - or, at least would play - in general formation of a person. <![CDATA[Produção didática e programas de ensino das escolas paulistas nas primeiras décadas do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por objetivo a análise da historiografia e dos programas de ensino de história produzidos para as escolas ginasiais e primárias, nas primeiras décadas do século XX, no estado de São Paulo.<hr/>The objective of this article is the analysis of didatical historiography and the teaching programs produced from primary and secondary schools during the first decades of the twentieth century in the State of São Paulo. <![CDATA[A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo procura trazer algumas reflexões a respeito da questão do rendimento escolar, priorizando discutir afirmações que comumente circulam na escola pública sobre as causas das dificuldades de aprendizagem das crianças das classes populares. Por um lado, constatou-se que o mau desempenho escolar não pode, via regra, ser atribuído a características individuais e/ou familiares. Por outro lado, apontou a necessidade de se conhecer, mais de perto, como têm se desenvolvido as práticas e os processos dos diversos protagonistas (professores, pais, diretores, alunos, funcionários) envolvidos na produção escolar.<hr/>This paper attempts to present some reflections about student's performance in schools, stressing the discussion of some statements, often heard in the public school, concerning the sources of learning difficulties of children from popular classes. On one hand, it was noted that a poor academic performance cannot be, as rule, related to individual and/or familial characteristics. On the other hand, the study brought the need of a deeper knowledge on how the practices and processes of the several protagonists involved with the academic production (teachers, parents, students, administrator and other workers) have been developed. <![CDATA[Análise de tarefas em materiais preparatórios e de alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os materiais didáticos destinados à fase de aquisição da leitura, vêm sendo publicados e colocados à disposição do professor sem que, para isso, sejam considerados seus aspectos de estruturação, organização em tarefas e seqüência de complexidade. O presente estudo teve como objetivo proceder à identificação de elementos instrucionais e de resposta em materiais impressos das séries iniciais ( catorze Cartilhas e onze Preparatórios), comparando-os segundo exigências de aprendizagem e avaliando a seqüência das tarefas nas dimensões da cognição e da memória. Utilizou-se de um procedimento de análise de tarefas. Verificou-se que, nos dois conjuntos de materiais, houve uma preponderância de estímulos visuais e respostas motoras, estando presentes os três níveis de exigência para cognição e memória. Em ambos os casos, os materiais privilegiaram os níveis mais elementares de desenvolvimento nessas categorias.<hr/>The didatical materials to reading/written acquisition are being published and placed in disposition of the teachers, without control of the structural and organizational aspects and complexity sequence of tasks. The present study was conduct to identify the instructional elements and response present in didatical material for inicial readings and to analyses the tasks in term of their principal components and the sequence of complexity. A task analysis procedure was used. The results show that the didatical material used visual stimuli and motor reponse frequently in most elementary level from cognition and memory. <![CDATA[Estudo exploratório sobre o destino ocupacional dos graduados em pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Descreve as ocupações profissionais dos diplomados em pedagogia entre 1980 e 1986, pela Faculdade de Educação da USP, reunindo as percepções dos ex-alunos sobre as contribuições do curso de graduação para o desempenho profissional; as lacunas e deficiências do curso por eles apontados, bem como sugestões levantadas para o aperfeiçoamento das atividades acadêmicas da faculdade.<hr/>It describes the Professional activities of graduates from the School of Pedagogy at the University of São Paulo, between 1980 and 1986 by bringing up their perceptions about the contributions the course has provided for their professional performance. It also points out the gap and the shortcomings existing in the course as well as suggestions for improving the academic activities in the school. <![CDATA[O ensino superior e sua articulação com os ensinos fundamental e médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema desta reunião provoca, acima de tudo, uma reação de cansaço. Todos já ouvimos repetidas vezes considerações sobre a completa desarticulação entre o ensino superior e os ensinos fundamental e médio. E também já ouvimos falar de como essa desarticulação constitui um dos segmentos do círculo vicioso que é a questão da qualidade do ensino público. Nessas condições, não faz sentido que venhamos mais uma vez, repetir para um auditório qualificado como este considerações cediças sobre o assunto em pauta. Pretendemos apenas, de maneira breve, situar, para efeito de discussão, alguns pontos inevitáveis no exame do tema. <![CDATA[Diálogo para o desenvolvimento e desenvolvimento do diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tentaremos aqui propor algumas reflexões sobre o que podemos chamar de as evidências essenciais. Isso nos conduzirá também necessariamente a analisar sua negação, isto é, o que aparece na história da sociedade - deveríamos dizer melhor, imposto pela história da sociedade - como evidência essencial, substituindo o que é verdadeiramente essencial para apresentar o não-essencial como sendo de fato alguma coisa de essencial. <![CDATA[Estrutura curricular do Curso de Pedagogia: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A estrutura curricular do Curso de Pedagogia, que ora se divulga amplamente, começou a ser implantado em 1987 e, nessas condições, deverá em 1991 completar os 4 anos regulamentares. A motivação básica da reforma foi a de dar à formação do pedagogo uma diretriz que conferisse organicidade aos estudos programados para 4 anos, mas que efetivamente eram realizados em 6 ou 7, em razão do excesso de disciplinas que ao longo do tempo foram sendo acrescentadas ao currículo mínimo legal. Essa deformação precisava ser eliminada e assim foi feito nesta primeira tentativa. <![CDATA[Cotidiano e escola: a obra em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A estrutura curricular do Curso de Pedagogia, que ora se divulga amplamente, começou a ser implantado em 1987 e, nessas condições, deverá em 1991 completar os 4 anos regulamentares. A motivação básica da reforma foi a de dar à formação do pedagogo uma diretriz que conferisse organicidade aos estudos programados para 4 anos, mas que efetivamente eram realizados em 6 ou 7, em razão do excesso de disciplinas que ao longo do tempo foram sendo acrescentadas ao currículo mínimo legal. Essa deformação precisava ser eliminada e assim foi feito nesta primeira tentativa. <![CDATA[O uso de computadores em escolas: fundamentos e críticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A estrutura curricular do Curso de Pedagogia, que ora se divulga amplamente, começou a ser implantado em 1987 e, nessas condições, deverá em 1991 completar os 4 anos regulamentares. A motivação básica da reforma foi a de dar à formação do pedagogo uma diretriz que conferisse organicidade aos estudos programados para 4 anos, mas que efetivamente eram realizados em 6 ou 7, em razão do excesso de disciplinas que ao longo do tempo foram sendo acrescentadas ao currículo mínimo legal. Essa deformação precisava ser eliminada e assim foi feito nesta primeira tentativa. <![CDATA[Children´s comprehension of text: research into practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551989000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A estrutura curricular do Curso de Pedagogia, que ora se divulga amplamente, começou a ser implantado em 1987 e, nessas condições, deverá em 1991 completar os 4 anos regulamentares. A motivação básica da reforma foi a de dar à formação do pedagogo uma diretriz que conferisse organicidade aos estudos programados para 4 anos, mas que efetivamente eram realizados em 6 ou 7, em razão do excesso de disciplinas que ao longo do tempo foram sendo acrescentadas ao currículo mínimo legal. Essa deformação precisava ser eliminada e assim foi feito nesta primeira tentativa.