Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519900001&lang=es vol. 16 num. 1-2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dança e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A importância da dança como parte da formação do indivíduo vem sendo reconhecida nos últimos anos por profissionais das áreas de dança e de educação. Apesar disso, o sistema escolar brasileiro ainda apresenta uma profunda lacuna na área de educação artística, não proporcionando aos seus alunos a possibilidade de um desenvolvimento corporal, estético e social através da dança. Poder-se-ia dizer que a introdução definitiva da dança no sistema escolar brasileiro está primeiramente vinculada à superação de preconceitos e dualismos histórico-culturais, à definição e conceituação do que seja dança e de seu valor pedagógico e, principalmente, vinculada à formação de professores competentes e comprometidos com o desenvolvimento social e cultural do país.<hr/>The importance of dance as part of the individuals education has been recognized in the past few years by professionals in the fields of both, education and dance. Nevertheless, the Brazilian education system has not yet succeeded in providing its students with and education in which their bodies, their aesthetic and social values could be educated through dance. It could be argued that introducing dance into the Brazilian school system basically depends in overcoming prejudices and the dualism between the body and mind, on better defining dance and its educational value and, most of all, it depends on being able to train teachers capable of committing themselves to the countries social land cultural development. <![CDATA[Deodato de Moraes e W. S. Jonas Speyer: duas contribuições para o estudo da "psicanálise e educação" no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo destaca duas contribuições sobre psicanálise e educação: a primeira publicação brasileira sobre o tema ocorreu em 1927, tendo como autor Deodato de Moraes. A outra obra é de W. S. Jonas Speyer e data de 1963, constituindo-se até o presente momento no mais denso texto brasileiro sobre o assunto.<hr/>The article deals with two contributions on psychoanalysis and education: the first Brazilian publication on this theme occurred in 1927, written by Deodato de Moraes. The other work is by W. S. Jonas Speyer and dates from 1963, being until today the most dense Brazilian text on this topic. (M. A. C. C.). <![CDATA[Laerte Ramos de Carvalho: a concepção de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em artigo anterior, teci breves comentários sobre a formação e a produção filosófica e histórica de Laerte Ramos de Carvalho, que foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação da USP. Neste, tendo como principal objeto de estudo os artigos que publicou na imprensa, procuro sistematizar suas idéias acerca da concepção de educação, reunidas em torno de três tópicos: 1º) a educação enquanto intimamente vinculada à democracia; 2º) a escola pública acessível a todos, como um dos principais deveres e uma das condições de existência do estado democrático; 3º) a universidade como expressão mais elevada da cultura e da vida do país, em seu espírito integrador, em sua efetiva autonomia e em sua vinculação com a realidade circundante. A atuação de Laerte Ramos de Carvalho, enquanto administrador e educador - na Universidade de Brasília, no Conselho Estadual de Educação de São Paulo, na Faculdade de Educação da USP e no Centro Regional de Pesquisas Educacionais “Prof. Queiroz Filho” - será o tema do próximo e último artigo.<hr/>In a previous article, I made some rapid comments on Laerte Ramos de Carvalho’s, the first director of FEUSP, development and philosophical and historical writings. Here, having as main objective the study of his articles published in newspapers, I trie to systematize his ideas on the meaning of education, grouped into three topics: 1) education as directly linked to democracy; 2) public school accessible to all as one of the first obligations and a pre-condition to the existence of a democratic State; 3) University has the highest expression of the culture and life of a country, in its integrating spirit, in its effective autonomy, and in this link with surrounding reality. Laerte Ramos de Carvalho’s performance, as an administrator and as an educator - In the University of Brasilia, in the São Paulo State Board of Education, in the Faculty of Education of USP and in the “Prof. Queiroz Filho” Regional Center of Educational Research - will be topic of the next and last article of this serie. (M. A. C. C.) <![CDATA[Evolução histórica da orientação educacional no Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata da evolução da orientação educacional nas escolas públicas do Estado de São Paulo, a partir da década de 40, com o objetivo de contribuir para a compreensão do porque essa profissão praticamente inexiste hoje, sobretudo, nas escolas públicas estaduais. Para isso, toma como eixo norteador a rede de ensino industrial e as experiências educacionais desenvolvidas a partir da década de 50.<hr/>The present article deals with the evolution of school counseling in public schools in the State of São Paulo, from the 40’s, with the objective of understanding the reason for this profession which has practically disappeared in today’s State public schools. To reach his purpose and the educational experiences developed during the 1950’s. <![CDATA[O conceito de proporcionalidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho testamos uma metodologia para o ensino de proporções, com ênfase na formação do conceito de proporcionalidade, levando em consideração o fato de que o raciocínio proporcional envolve uma estrutura de pensamento bastante complexa. Com essa preocupação, desenvolvemos as atividades de ensino, explorando situações manipulativas e utilizando conceitos que apresentam parentesco próximo com proporções. Isso possibilitou aos alunos compreender a inclusão dos dois pares de termos que constituem uma proporção nos conjuntos domínio e imagem da função linear, que é modelo de invariança das proporções.<hr/>Um this work we made a testament about methodology by teaching of proportions, in emphasis in the formation of the concept of proportionality, bringing consideration the fact of the proportional ratiocination to involve one structure of thinking too complex. With this worry we situations and making use the concepts that present neighboring relationship with proportions. That made possible the students to identify the proportionality like a relation of constant reason and to understand the inclusion of the two pairs of terms that constitute one proportion in the conjuncts dominion and image of the linear function, that is the patterns of invariability of the proportions. <![CDATA[Municipalizar: verbo transitivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor analisa os argumentos que têm sido apresentados em favor da municipalização do ensino e contra ela. Discute as condições para uma municipalização do ensino adequada e conclui pela necessidade do debate a respeito do complexo e controvertido tema que deve levar à adoção da posição cautelosa “em termos”.<hr/>The author analyses the arguments which have been presented for and against the organization of schooling by local governments. He discusses the necessary conditions for such organization to be adequate and the necessity of debating this controvertial and complex theme, ultimately leading to its adoption with restrictions. (M. A. C. C.) <![CDATA[Sobre a metáfora econômica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio. <![CDATA[Educação e poder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio. <![CDATA[Freud e a educação: o mestre do impossível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio. <![CDATA[Aprendizagem e planejamento de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio. <![CDATA[Resumo das dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e Livre-docência na FEUSP - 1989]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio. <![CDATA[Sumários das revistas da Faculdade de Educação - v.1, n.1, 1975 a v.15, n.2, 1989]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551990000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida econômica - que formalmente definiríamos como o conjunto das práticas acionando a produção e a reprodução das sociedades humanas no que diz respeito ao domínio “material” - apresenta-se através de um vocabulário tomado de empréstimo a todos os outros domínios de atividade, e a economia política - que definiríamos como o “corpus” dos conceitos e teorias visando ã explicação desse aspecto ou desse domínio da realidade - toma emprestados seus significantes de todas as disciplinas. O equilíbrio é um conceito tomado à física, o crescimento à botânica; a origem semântica das noções de crédito, empréstimo, fidúcia, etc. deve ser buscada na prática religiosa; a noção de valor, na filosofia moral, etc. Esse extraordinário desenvolvimento da imaginária econômica não é um fenômeno específico desse domínio.