Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519910001&lang=es vol. 17 num. 1-2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A educação de elite e a profissionalização da mulher brasileira na Primeira República: discriminação ou emancipação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho, utilizando fontes de natureza variada, inclusive depoimentos, analisa a questão da profissionalização da mulher brasileira na Primeira República em suas relações com a educação, tomando como parâmetro a participação feminina no ensino secundário, não explicitamente profissionalizante, como foi a Escola Normal. Persegue, assim, o funcionamento e a organização das escolas particulares - laicas ou religiosas - como o “locus” por excelência da educação secundária feminina, clarificando os diversos projetos. Enfatiza, por fim, a questão da educação da mulher como condição da educação da família.<hr/>We intend to analyse the presence of women at the secondary and university schools during the First Republic, aiming at an understanding of the nature, possibilities and limitations of their profissionalization while members of the class of teachers. There is a consensus among the scholars that woman’s education is associated primarily to the start of women’s schooling supported by the government. It is also agreed that the organization of the Normal Schools played a significant role in the professional development and cultural improvement of women. Our study has its course set: we plan to analyse the presence of women in the São Paulo secondary schools (of which there were there at the period) and follow (whenever possible) her professional career. Our aim, then, is to observe the participation of women in what is usually called elitist education, reserved only to men in the traditionally oligarchic and seigneurial Brazilian society. Whenever possible we also intend to examine the relationship between the studies accomplished and the chosen professional field, especially in respect tom the always present political discourse which relates woman’s condition to the role of mother and family unifier. In other words, the education of women as prerequisite for the education of the family. <![CDATA[Aspectos do lúdico na idade média]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata da presença do lúdico na pedagogia medieval e analisa seus fundamentos, especialmente a valorização filosófica do brincar na Ética de S. Tomás de Aquino. Ao final, apresenta-se a tradução do texto sobre o brincar no Comentário de Tomás à Ética de Aristóteles.<hr/>This article shows the importance of playing (and its foundations) in Middle Ages pedagogy, specially the philosophical praise of playing by St. Thomas Aquinas. A translation of the chapter on philosophy of the playing of St. Thomas in his Comments on Aristotle is given. <![CDATA[Laerte Ramos de Carvalho: o discurso e a prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dando continuidade aos dois artigos anteriores, que versaram sobre os estudos histórico-filosóficos e a concepção de educação do primeiro diretor da Faculdade de Educação da USP, Laerte Ramos de Carvalho, este trata de sua atuação como reitor da Universidade de Brasília, como membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, e como administrador e professor no Centro Regional de Pesquisas educacionais Prof. Queiroz Filho e na própria FEUSP. Atuação que, tanto pelas polêmicas que provocou quando pelo período crítico em que ocorreu, merece um estudo mais acurado, do qual este pode ser o primeiro passo, na medida em que, pelas limitações de espaço e de tempo reproduz, mais do que discute criticamente, documentos e depoimentos das partes envolvidas.<hr/>Complementing two previous articles which dealt with the philosophical and historical writings and the concept f education of Laerte Ramos de Carvalho, first director of the Faculty of Education of USP, this article deals with his action as rector of the University of Brasilia, as a member of the State Board of Education of São Paulo, and as chief administrator and professor of the Prof. Queiroz Filho Regional Center of Educational Research and of FEUSP itself. Given is polemical nature and the critical period during which it took place, this action deserves a more profound investigation than it was possible to present within the limits of time and space of this, that can be considered only a first step, in whichs documents and statements are reproduced more than critically discussed. (M. A. C. C.) <![CDATA[Tolstoi e a anti-pedagogia (uma proposta de educação libertária)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Muito antes da profunda crise de consciência que o levaria à formulação d um anarquismo cristão, Léon Tolstoi já apresentava idéias libertárias no campo pedagógico. Entre 1858 e 1862, realiza uma experiência nesse sentido em sua fazenda Iasnaia Poliana. Durante o ano de 1862, publica uma revista de Educação, com o mesmo nome. Em seus escritos e em sua prática pedagógica, Tolstoi proclama apenas um princípio: o da liberdade.<hr/>Long before the deep conscientiousness crisis, that would take him to a Christian anarchism, Léon Tolstoi had shown libertarians ideas on pedagogic field. Between 1858 and 1862, he did an experience in this way at his farm Iasnaia Poliana. During 1862, he publishes and Education revue with the same name. In his writings and in his pedagogical practice, he announces a single principle: freedom. <![CDATA[Pós-moderno em educação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As reflexões sobre educação podem beneficiar-se do debate surgido com a postulação de uma condição pós-moderna para matizar a excessiva ênfase, constatável nos discursos e projetos modernos, nas totalizações pedagógicas. Propõe-se, aqui, uma via de pensar a educação através de operadores conceituais que emergem tanto da situação epistemológica, provocada pelo debate moderno x pós-moderno, como da valorização das práticas educacionais, incidindo na crítica do “entusiasmo pedagógico” moderno.<hr/>Reflections about education may benefit from the debate generated by the postulation of a post-modern condition to balance the excessive emphasis, evidenced by modern discourses and projects, in pedagogical totalizations. Here, a path to think education through concentual operators that emerge from the epistemological situation, caused by the modern x post-modern debate, as much as from the valorization of educational practices, incurring in the “pedagogical enthusiasm” criticism is proposed. (J. A. D.) <![CDATA[Extensão da jornada escolar: uma (velha) questão em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto trata de tema antigo - hoje recolocado pelo MEC - relativo à extensão da jornada escolar. A partir da análise das condições concretas em que se dá, na atualidade, o processo de escolarização no Brasil, procura-se discutir os prováveis efeitos da medida, na rede pública d ensino, bem como antecipar suas possíveis repercussões junto aos segmentos sociais a serem por ela atingidos. Complementam o estudo informações gerais extraídas de pesquisas internacionais sobre o tema em questão.<hr/>The article deals with the much discussed topic of the extension of the school - recently replaced by the Ministery of Education, Starting from the actual conditions in which schooling takes place in Brazil, the likely effects of this action are discussed as well as its possible influence on the social segments effects by it. The study also presents some general information on the matter in question taken from previous researches. <![CDATA[Coreologia: um estudo sobre sua adequação nos cursos de formação de professores em dança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A importância da coreologia enquanto disciplina básica no ensino da dança e na formação do bailarino intérprete já vem sendo discutida e explorada nos meios acadêmicos ingleses, principalmente no que se refere a fornecer subsídios do próprio código da dança para que o bailarino possa incorporá-la a sua prática e a sua capacidade de apreciação. No entanto, existe uma lacuna muito grande no que diz respeito a introduzir a Coreologia enquanto disciplina básica nos cursos de dança dentro do sistema formal de educação, ou seja, de lançar pontes entre a dança e a educação de modo a garantir a formação do ser harmônico que é capaz de fazer, pensar e de apreciar a dança num todo integrado e inseparável. <![CDATA[Integração no curso de licenciatura da FEUSP: registros de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es No momento em que se recendem no âmbito da Universidade em torno da reformulação das licenciaturas, desencadeadas sobretudo pelo documento LIUSP (Licenciatura Experimental Plena em Ciências: Biologia, Física, Química e Matemática - USP), pareceu-me oportuno publicar os registros de uma experiência de integração que coordenei em 1985, no âmbito da Faculdade de Educação. <![CDATA[A ética pós-moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Coisas ditas, de Pierre Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Antropologia das organizações e educação: um ensaio holonômico, de José Carlos de Paula Carvalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Reflexões sobre alfabetização, de Emília Ferreiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[A escola pública como local de trabalho, de Celestino Alves Silva Junior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Resumos das dissertações de mestrado e das teses de doutorado e livre-docência defendidas na FEUSP, em 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Palavras proferidas pela Profª Drª Beatriz Alexandrina de moura Fétizon, chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação aos docentes aposentados (1989-1990) desse departamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe. <![CDATA[Otto Friedrich Bollnow: o último representante da “Gottinger Dilthey-Schule”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551991000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe.