Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519920001&lang=pt vol. 18 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Política estadual no Brasil: alguns desafios nos anos 90]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar, em linhas gerais, alguns aspectos da situação atual do ensino brasileiro de nível fundamental e médio, e localizar seus principais desafios ante as necessidades da modernização tecnológica, do desenvolvimento econômico e da democracia social.<hr/>The purpose of this work is to present an overview of some aspects of the present situation of elementary and secondary schooling in Brazil and to determine its main challenges given the needs of technological modernization, economic development, and social democracy. <![CDATA[Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a marginalidade e a exclusão da escola a partir de uma perspectiva antropológica. Apontando o etnocentrismo pedagógico, que tem orientado algumas pesquisas a respeito desta questão, procura mostrar a importância da consideração do universo representacional dos marginalizados nos estudos sobre a exclusão.<hr/>The objective of the present article is to analyse marginality and exclusion from school, from an anthropological perspective. Indicating the pedagogical ethnocentrism that has oriented some the research works about this question, the article tries to demonstrate the importance, in the studies about exclusion, of considering the representational universe of the marginalized subjects. <![CDATA[A gestão democrática da escola na visão do centro do professorado paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o material publicado no Jornal do Professor, órgão do Centro do Professorado Paulista, entre 1982 e 1988, a respeito da democratização da gestão pública, especialmente através do Conselho de Escola Deliberativo, utilizando o conceito de representação, proposto pó Lefebvre (1983).<hr/>This article analyses the material published in Jornal do Professor, the official paper of Teacher Center of São Paulo (Centro do Professorado Paulista), between 1982 and 1988, dealing with the democratization of public schools, specially through the Deliberative Council of Schools (Conselho de Escola Deliberativo) using the concept of representation proposed by Lefebvre (1983). <![CDATA[Mitanálise organizacional: arquetipologia social e imaginário grupal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto desenvolve a noção junguiana de arquétipo no sentido da constituição de uma arquetipologia social, tal como pressentida pela sociologia profunda e pela arquetipologia geral de Gilbert Durand. Vale-se, para tanto, de ampliações envolvendo, a modo de fundamentação, os trabalhos de Dumézil, Parsons-Bales, Bion, Anzieu e Kaes, em “convergência hermenêutica”. Mas, ao mesmo tempo, se propõe como pistas para leitura do imaginário grupal e como mitanálise organizacional, centradas nas produções imaginárias de teor mítico como organizadoras das formas e estilos de socialidade prevalentes nos grupos. Apresenta, assim, caminhos para a educação fática e a ação cultural com a dinâmica sócio-pscio-organizacional dos grupos.<hr/>The text shows the construction of an social archetypology since the works of Jung and Durand. Staying on the works of Dumézil, Parsons-Bales, Bion, Anzieu and Kaes, by means of an applied hermeneutic’s convergence, the text suggests trends towards the perlaboration of the “groupal imaginaire” as “mythanalysis”. The “groupal cultureanalysis” emerges as theory and heuristics for “phatic education” and “cultural action” stayed on the mythic patterns of the sociability of the group. <![CDATA[As noções de concreto e abstrato: sua relação com as práticas de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os conceitos de concreto e abstrato são utilizados por muitos professores como noções ilustrativas de práticas muitas vezes não refletidas. Decorre daí uma espécie de “abuso” no emprego desses conceitos, implicando a criação de “simplismos” dos seus significados. Nesse sentido, uma concepção mecânica da relação entre os conceitos que o professor utiliza para explicar a sua prática docente demonstra, muitas vezes, um posicionamento “etilista” frente aos alunos e frente ao conhecimento.<hr/>The concepts of concrete and abstract are used by many tachers as ilustrated notion of practices that in most of the times are not reflected. Here comes a kind of abuse in the usage of these concepts resulting in the creation of simplifications of their meanings. In this way, a mechanic notion of the relation between the concepts that teacher makes usage to explain is teaching practice demonstrate, in many times, an etilist position related to the students and the knowledge. <![CDATA[Quando surgiu o ensino secundário?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sabe-se que a Revolução Francesa, após ter criado o adjetivo primário, falou pela primeira vez de “escola primária” e, a partir do velho adjetivo secundário, de “escola secundária”. Mas, a noção de “secundário” em Condorcet é bastante diferente da nossa. Nas assembléias revolucionárias, nos gabinetes ministeriais do Império, e no uso geral, durante perto de cinqüenta anos, o “secundário” designa um nível de ensino superior ao primário, mas inferior ao nível das escolas centrais do Diretório, dos liceus de Napoleão, ou o mesmo dos colégios reais da Restauração que correspondem a um nível intermediário. <![CDATA[A ética do discurso como ética da responsabilidade política na situação atual do mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna. <![CDATA[Uma idéia de pesquisa educacional: ou um oásis no deserto, da tese de José Mário Pires Azanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna. <![CDATA[Toward defining literacy, de Richard L. Vanesky, Daniel A. Wagner e Barrie S. Cilibert (org.)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna. <![CDATA[Educação, saber, produção em Marx e Engels, de Maria Alice Nogueira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna. <![CDATA[Educação, estado e democracia no Brasil, de Luiz Antonio Cunha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna. <![CDATA[Resumos das dissertações de mestrado e das teses de doutorado e livre-docência defendidas na FEUSP, em 1991]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551992000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Karl-Otto Apel, professor emérito da Universidade de Frankfurt e pertencente à geração de filósofos que, como Jurgen Habermas e outros, se seguiu à escola de Frankfurt, defendeu com convicção em conferências proferidas na USP, UNICAMP e Instituto Goethe em São Paulo, assim como em Belo Horizonte e Porto Alegre em fins de 1990, entre outros temas, a ética do discurso como saída eficaz para problemas de corresponsabilidade na sociedade moderna.