Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519930002&lang=es vol. 19 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O professor: retratos através de textos constitucionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura analisar a figura do professor a partir de uma série de textos legais brasileiros - Constituições Federais, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Constituições Estaduais de 1989.<hr/>This article aims to establish the relationship between teacher’s importance and the Constitutional Laws. <![CDATA[As formas de manifestação do Direito Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A enumeração das fontes do Direito Educacional da Constituição, passando pelas leis, resoluções e pareceres dos Conselhos de Educação, até alcançar a jusrisprudência administrativa e dos tribunais, forma todo o conjunto de normas que rege o funcionamento dos sistemas educacionais e permite classificá-las hierarquicamente com o objetivo de sistematização.<hr/>A listing of sources for Educational Constitutional Law, from the laws, resolutions and legal opinions of the boards of education to the jurisprudence of administrative organs and tribunals, forms the body of norms that governs the educational systems and permits them to be classified, with the objective of providing a systematization. <![CDATA[A antinomia do pensamento pedagógico: o delicado equilíbrio entre indivíduo e sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo situa as idéias pedagógicas entre o ideal de respeito ao indivíduo, de um lado, e as necessidades sociais, de outro. Analisa o pensamento de John Dewey como sendo fator de equilíbrio entre essas tendências potencialmente opostas. As contribuições educacionais da Psicologia mensuracionista e da Sociologia são consideradas como indicadoras da tendência de valorização das exigências da sociedade sobre a liberdade individual.<hr/>This article places pedagogical ideas between, on one hand, the ideal of respect for the individual and on the other, social necessities. It analyses John Dewey’s thinking as being a balancing factor between these potentially opposite tendencies. The contribution made by measurement Psychology and by Sociology to Education are considered as indicators of the tendency to value demands of society over individual liberty. <![CDATA[Sociedade, educação e história: representações de professores sobre qualidade de ensino: um estudo comparativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a visão que o professor de História tem do ensino que pratica. Discutem-se os resultados nesse sentido, a partir de questionários aplicados a professores de História nas cidades de São Paulo e de Rio Branco (Acre), incidindo sobre quatro temas: o dos entraves ao trabalho docente; o das prioridades selecionadas para a busca de uma melhoria do ensino; o dos aspectos negativos na prática quotidiana e, por fim, o da caracterização de um ensino de História de qualidade.<hr/>The article discusses the teaching of history and how teachers São Paulo and Rio Branco (Acre) see their specific conditions. <![CDATA[A América e o homem darwiniano: por que o "Origin of species" passou a largo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino de ciências tem comparado os estudantes a pequenos cientistas em ação. Apesar das diferenças, existem alguns paralelos interessantes que dizem respeito à forma como as hipóteses se modificam na mente daquele que as pensa. O caso de Charles Darwin é muito ilustrativo neste aspecto. A descoberta de seus cadernos de anotações, escritos vinte anos antes do "Origin os Species", revelou um jovem cientista preocupado com a evolução de todas as espécies, a humana inclusive. Seu caderno “M”, por exemplo, traz anotações específicas sobre o Homem, que deveriam ser utilizadas adiante. Suas impressões a respeito dos indígenas sul-americanos, dos gaúchos das pradarias do Prata, etc. amalgamaram uma figura complexa do ser humano, suas possibilidades e limites. A questão humana, no entanto, não aparece explicitamente no "Origin of Species". Procuramos algumas razões que pudessem explicar essa lacuna a partir de uma releitura dos manuscritos originais de Charles Darwin, depositados na Biblioteca da Universidade de Cambridge e na British Library em Londres. Os resultados indicam que o Homem seria abordado especificamente no Capítulo VI ("Seleção Natural"), mas alguns acontecimentos inesperados acabaram por dissuadi-lo. O recebimento da carta de Alfred R. Wallace, a forma como o capítulo estava sendo escrito, seus acréscimos e deleções, o precário estado de saúde de Darwin e um acontecimento fatídico na sua família poderiam explicar a razão do Homem não ser uma das partes de "Origin of Species".<hr/>Students have been compared to small scientists when science is taught at school. Despite the differences that can be easily figured out, there are interesting parallels that can be traced between them, regarding the ways ideas can be modified in the mind of the thinker. Charles Darwin´s case is remarkable on this regard. When his notebooks were brought to light, they revealed a young scientist concerned with evolution of all shorts of species, including the humans. His "M" notebook for instance, brings specific annotations about Man, that should be used later on. His impressions about the South American Indians, the gauchos of the Argentinian pampas etc, amalgamated a complex figure of the human being, her/his possibilities and limits. However, the issue of Man dos not appear explicitly in the "Origin of Species". The search for the reasons that could have prevented Charles Darwin of writing about man in the "Origin of Species" led us to his manuscripts, kept at the University of Cambridge Library and to the British Library in London. Results show that Man would take part specifically of chapter VI (Natural Selection), but some unexpected happenings led him to a different way. Alfred R. Wallace´s letter, The way the manuscript was being written in full, insertions and deletions in the text, Darwin´s ill-health and a fatidic happening in this family should account for the fact that Man is not part of "Origin of Species". <![CDATA[A História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Grupo de Pesquisa em didática de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo é um grupo interdisciplinar, constituído por professores de primeiro, segundo e terceiro graus, que trabalham com o ensino de física, química, matemática, biologia e formação de professores. Inicialmente o grupo teve como proposta estudar como as crianças e adolescentes constroem os conceitos de ciências (psicogênese dos conceitos) tendo por hipótese que esse conhecimento seria uma variável importante na construção do ensino desenvolvido na escola de primeiro e segundo graus ( Coll, 1985, 1990). Vários trabalhos foram feitos nessa linha de investigação. Procuramos conhecer a evolução dos conceitos de aceleração, quantidade de movimento, velocidade angular, transformação de matéria, centro de massa, campo de força, semelhança de figuras geométricas e o conceito de decomposição da matéria. <![CDATA[Leis Orgânicas e Educação em vinte municípios paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho dedica-se ao exame de uma série de temas educacionais presentes em duas dezenas de Leis Orgânicas de municípios paulistas, integrando pesquisa mais ampla, que pretende dar conta da educação nas Leis Orgânicas dos 625 municípios do Estado de São Paulo. Equacionamos as seguintes temáticas para serem analisadas: o financiamento da educação, a concepção de gestão do sistema de ensino e da unidade escolar, o ensino superior, as indicações curriculares, bem como outras modalidades de ensino. <![CDATA[Discurso de posse da Profª. Drª.  Anna Maria Pessoa de Carvalho no cargo de diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 28 de abril de 1994, no auditório do Áudio Visual da FEUSP.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho dedica-se ao exame de uma série de temas educacionais presentes em duas dezenas de Leis Orgânicas de municípios paulistas, integrando pesquisa mais ampla, que pretende dar conta da educação nas Leis Orgânicas dos 625 municípios do Estado de São Paulo. Equacionamos as seguintes temáticas para serem analisadas: o financiamento da educação, a concepção de gestão do sistema de ensino e da unidade escolar, o ensino superior, as indicações curriculares, bem como outras modalidades de ensino. <![CDATA[Manifesto in memoriam do IESAE/FGV]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em junho de 1990, através da portaria nº 24, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, imbuída do ideário neoliberal e da “modernidade colorida”, de uma só vez, extinguiu oito órgãos e, dentre eles, o Instituto de Estudos Avançados em Educação (IE-SAE) que completava 20 anos. Instituto reconhecido pelos Comitês científicos do CNPq e pelas avaliações da CAPES do Ministério da Educação como Programa de excelência. Incorporando o discurso da modernidade, da qualidade e da produtividade sem definir qual modernidade, que qualidade, e produtividade para quem, a FGV sequer levou em consideração tais aspectos. O IESAE contava com 106 alunos regulamente matriculados. Não por acaso foram extintos os órgãos que tinham uma ligação mais direta com as áreas sociais. <![CDATA[Aprender Psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em junho de 1990, através da portaria nº 24, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, imbuída do ideário neoliberal e da “modernidade colorida”, de uma só vez, extinguiu oito órgãos e, dentre eles, o Instituto de Estudos Avançados em Educação (IE-SAE) que completava 20 anos. Instituto reconhecido pelos Comitês científicos do CNPq e pelas avaliações da CAPES do Ministério da Educação como Programa de excelência. Incorporando o discurso da modernidade, da qualidade e da produtividade sem definir qual modernidade, que qualidade, e produtividade para quem, a FGV sequer levou em consideração tais aspectos. O IESAE contava com 106 alunos regulamente matriculados. Não por acaso foram extintos os órgãos que tinham uma ligação mais direta com as áreas sociais. <![CDATA[Constituições estaduais brasileiras e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551993000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em junho de 1990, através da portaria nº 24, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, imbuída do ideário neoliberal e da “modernidade colorida”, de uma só vez, extinguiu oito órgãos e, dentre eles, o Instituto de Estudos Avançados em Educação (IE-SAE) que completava 20 anos. Instituto reconhecido pelos Comitês científicos do CNPq e pelas avaliações da CAPES do Ministério da Educação como Programa de excelência. Incorporando o discurso da modernidade, da qualidade e da produtividade sem definir qual modernidade, que qualidade, e produtividade para quem, a FGV sequer levou em consideração tais aspectos. O IESAE contava com 106 alunos regulamente matriculados. Não por acaso foram extintos os órgãos que tinham uma ligação mais direta com as áreas sociais.