Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519950001&lang=pt vol. 21 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Les enseignants à la recherche de leur profession]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Les enseignants: à la recherche de leur profession reprend lês idées centrales présentées à la Conférene donnée, sur l’invitation de IÁTEE, au Séminaire de Barcelone, em 1993. Dans la première partie, jê mets em évidence la manière dont la professionnalisation des enseignants est solidaire de La consolidation des Étatsnation dans le cadre du projet illuministe qui a assuré la transition de l'Ancien Régime. Dans la deuxième partie, j'identifie quelques-unes des pressions subies par les enseignants, notamment entre les années trente et les années soixante-dix, dans le sens d'une dé-professionnalisation de leur activité. Dans la troisième partie, je me rapporte aux enjeux aactuels, provoques em grande mesure par la vague réformatrice des années quatre-vingts et par l'émergence d'une nouvelle professionnalité enseignante. <![CDATA[Perspectivas paradigmáticas em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo refere-se, inicialmente, à crise do paradigma clássico e à emergência de outros paradigmas, dentre os quais destaca o holonômico. A partir dessa reflexão, discute a importância da sócio-antropologia do cotidiano para o estudo das práticas escolares.<hr/>This article refers, initially, to the crisis of the classic paradigm and to the emergence of the other onesm from which the text stresses the holonomic paradigm. Starting from this refletion, the text discusses the importance of Socio-anthropology of every day life to the study of school practices. <![CDATA[Desafios da expansão da pré-escola nos municípios paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parte de trabalho mais amplo, este estudo se propôs a um exame da expansão do atendimento pré-escolar nas décadas de 70 e 80 no Estado de São Paulo. Tem como foco principal de análise a relação estado x municípios na oferta dos serviços educacionais. Utiliza como fontes de informação: dados secundários, documentos legais e elementos colhidos em estudos de caso realizados em alguns municípios.<hr/>As part of a larger study, this article aims to analyses the 70's and 80's preschool expansion in the State of São Paulo. It focuses mainly the relationship between the State administration and the local power concerning basic educational services. It uses secondary data, legal documents and information gathered through study cases from different countys. <![CDATA[Perfil psicológico e opção vocacional: subsídios de Keirsey e Bates]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo consiste na análise e nas possibilidades de aplicação da abordagem apresentada pelos psicólogos David Keirsey e Marylin Bates, no que tange a relação entre perfil psicológico e opção profissional acadêmica.<hr/>This article consists on the analysis and the possibilities of aplication of David Keirsey and Marylin Bates'approach about relationship between the temperament types and the academic career option. <![CDATA[Planejamento educacional participativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura refletir sobre o planejamento educacional participativo. Inicia com uma conceituação de planejamento, procura analisar a questão política do Estado planejador e aponta para a necessidade, a relevância, os limites e as possibilidades do planejamento e da participação no processo de tomada de decisões.<hr/>The text aims at a reflection about participative educational planning. After a discussion about the conception of planning, tries to analyze the political issue of the State as a planner, and points to the need, relevance, limits and possibilities of planning and participation in the process of decision-making. <![CDATA[Mini-cursos de alemão na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: um relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mini-cursos de alemão na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: um relato de experiência. O presente artigo procura apresentar como se efetiva a disciplina Prática de Ensino de Alemão na Faculdade de Educação, focalizando sobretudo os estágios supervisionados realizados pelos alunos na forma de Mini-Cursos de Alemão oferecidos à comunidade.<hr/>This article describes the incorporation of "German Teaching Practice" for university students in the short (one year length) beginner's courses in German given for the public by the College. Emphasis is given to the experience acquired by a student during supervised teaching of the beginner's course during an entire year. <![CDATA[Perspectivas da orientação educacional: pontos para reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis. <![CDATA[A ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis. <![CDATA[Using the newspaper to reach ESL leaners]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis. <![CDATA[Para além de Freud e Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis. <![CDATA[Paixão de formar: da psicanálise à educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis. <![CDATA[Resumo das dissertações de Mestrado, das teses de Doutorado e Livre-docência defendidas na FEUSP em 1994]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuramos fundar nossa comunicação sobre as dúvidas e questionamentos postos pelos próprios orientadores presentes ao I encontro de Orientadores promovido pela FEUSP e EA (Escola de Aplicação). Considerando que os questionamentos referem-se mais às facilidades ou dificuldades encontradas na prática de sua tarefa do que uma questão de forma funcional da O. E., julgamos por bem retomar o problema de um ponto de vista mais amplo do pensamento pedagógico, já que a prática e o fazer da orientação parecem haver perdido seu paradigma de referências (pelo menos na fala dos debatedores). Esse ponto de vista remete às mudanças no modo de pensar a cultura, às mudanças sociais e às mudanças no papel orientador das leis.