Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519950002&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Informação, disciplina e celebração: os anuários de ensino do Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o significado do aparecimento e da publicação dos Anuários de Ensino do Estado de São Paulo, na história da imprensa periódica educacional interrogando-se sobre o papel que lhes era atribuído e sobre o que vieram a desempenhar na organização do campo educacional paulista no início do século. Reinterpreta-se a lógica de produção dos Anuários e entende-se a proposta de criação e circulação dos mesmos como formas específicas da organização do espaço profissional dos educadores.<hr/>This text analyses the meaning of the appearance and publication of Anuários de Ensino do Estado de São Paulo in the history of educational press, questioning about the role that was attributed to them and about their effective role in the organization of the educational field in São Paulo, in the beginning of the century. The logic of the production in the Year Books is re-interpretated and its proposals for creation and circulation are understood as specific forms of the organization of the educator’s professional space. <![CDATA[Qualificação e educação omnilateral frente a reestruturação do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho aborda a questão da qualificação no âmbito da reestruturação do trabalho, buscando avançar na direção de uma educação omnilateral. Para tanto, analisa os novos atributos da qualificação e as novas formas de controle e de disciplina desenvolvidas pelas empresas, utilizando-se das contribuições da psicanálise. Por fim, aponta para o possível avanço promovido por uma educação omnilateral, face a contraditoriedade da reestruturação do trabalho.<hr/>This paper Will initially adress profissional qualifications and their new dimensions within the changing structure of the working environment. The paper will consider the new forms of control and discipline that companies have created, using contributions from psychoanalysis. The paper will also examine the new possibilities which omnilateral education can offer workers arising from the demand for higher qualifications in the changing working structure. <![CDATA[Trabalho, educação e ensino de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor, neste artigo, busca refletir sobre alguns dos fundamentos histórico-filosóficos presentes na relação trabalho e educação na escola de 2º grau. Busca enfocar esta relação, remetendo-a ao contexto da discussão sobre a formação humana e às transformações históricas pelas quais passaram tanto o trabalho quanto a escola.<hr/>The author tries to reflect on historic-philosophic basis that is present in the relation “work & education” in the high school. He discusses human formation and historic transformations that happened in the work and in the school. <![CDATA[Cognição e afetividade na escola: síntese de três estudos, sobre epistemologia genética e psicanálise.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aponta inicialmente, para a importância dos fatores intersubjetivos e intrasubjetivos no binômio ensino-aprendizagem. A seguir, apresenta três estudos que discutem o assunto enquanto estabelecem, em síntese, alguns paralelismos entre o desenvolvimento cognitivo e o afetivo.<hr/>This text shows initially the importance of intersubjective and intrasubjective factors in the binomial teaching/learning. Next, it presents three studies that discuss the subject, while establishing some parallelism between cognitive and affective development. <![CDATA[O educador negado: reflexões e possibilidades de resgate do pensamento pedagógico de Anísio Teixeira.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo parte de um projeto de pesquisa em andamento representa, antes de tudo, nossa inconformidade com o tratamento que vem sendo dado a Anísio Teixeira na análise de seu pensamento pedagógico e à suas obras. Com o esboço subjacente de seu ideário, trazemos abordagens de outros autores sobre o traço ideológico do trabalho de Anísio Teixeira, destacando o maniqueísmo de algumas análises, principalmente quando estruturadas com o entendimento do ontem através dos eixos históricos dos quais dispomos hoje.<hr/>The present article as a part of research Project represents primarily our unconformity with the theoretical treatment gave to Anísio Teixeira, to his ways of thinking and his works. Previously to the relate research about some categories of the Anísio’s pedagogical ideas, we think is relevant reflect about the critics that were done by others researchs. So, we bring out others authors ideas and critics concerning Anísio’s work, headling some analysis’ Manichaeism, with principal dimensions, if we consider the “understanding of yesterday with the paradigms or vectors as un ideological point of view of today”. <![CDATA[Discurso de agradecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para agradecer-lhes, pensei que poderíamos compartilhar algumas reflexões, fruto de experiências e de sentimentos, lembranças que a memória recolheu e que a recordação - essa memória do coração - selecionou. O centro, o motivo, o objeto dessas reminiscências é a integração, na vida universitária paulista, dos estudos pedagógicos. <![CDATA[Poder e desvelo na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto, cuja tradução está sendo apresentada neste número da Revista da Faculdade de Educação, traz o relato de um estudo etnográfico realizado em uma sala de aula de uma escola elementar nos Estados Unidos. De autoria do Dr. George Noblit, da University of North Carolina at Chapel Hill, esse trabalho foi publicado originalmente no American Educational Research Journal (Spring 1993, vol.30, n.1, PP.23-38) sob o título Power and Caring. Sua tradução para o português foi considerada relevante, entre outras razões, pelas contribuições que pode trazer aos pesquisadores interessados em fazer etnografia na escola e na sala de aula. <![CDATA[Entrevista com o Prof. Georges Snyders]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 28 de janeiro de 1994 o Prof. Georges Snyders concedeu-me esta entrevista, em sua residência, em Paris. O objetivo principal da conversa era conhecer seu parecer sobre o projeto de educação personalizada, elaborado por Pierre Faure, tema de minha pesquisa para o programa de doutorado em pedagogia, na área de Didática, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. <![CDATA[De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber, de Leandro Lajonquière]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 28 de janeiro de 1994 o Prof. Georges Snyders concedeu-me esta entrevista, em sua residência, em Paris. O objetivo principal da conversa era conhecer seu parecer sobre o projeto de educação personalizada, elaborado por Pierre Faure, tema de minha pesquisa para o programa de doutorado em pedagogia, na área de Didática, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. <![CDATA[Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente, de Nílson José Machado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 28 de janeiro de 1994 o Prof. Georges Snyders concedeu-me esta entrevista, em sua residência, em Paris. O objetivo principal da conversa era conhecer seu parecer sobre o projeto de educação personalizada, elaborado por Pierre Faure, tema de minha pesquisa para o programa de doutorado em pedagogia, na área de Didática, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. <![CDATA[O processo civilizador: uma história dos costumes, de Norbert Elias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 28 de janeiro de 1994 o Prof. Georges Snyders concedeu-me esta entrevista, em sua residência, em Paris. O objetivo principal da conversa era conhecer seu parecer sobre o projeto de educação personalizada, elaborado por Pierre Faure, tema de minha pesquisa para o programa de doutorado em pedagogia, na área de Didática, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. <![CDATA[Resumo das teses de Livre-docência defendidas na FEUSP em 1994]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 28 de janeiro de 1994 o Prof. Georges Snyders concedeu-me esta entrevista, em sua residência, em Paris. O objetivo principal da conversa era conhecer seu parecer sobre o projeto de educação personalizada, elaborado por Pierre Faure, tema de minha pesquisa para o programa de doutorado em pedagogia, na área de Didática, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.