Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519960001&lang=es vol. 22 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La didáctica como espacio y área de conocimiento: fundamentación teórica e investigación didáctica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Se puede considerar hoy a la didáctica como um campo de conocimientos homogêneo y estructurado? ¿Existe uma concepción, uma definición conceptual, “institucional”, ampliamente aceptada por los didactas y otros profesionales de las ciências de la educación? ¿Existe um consenso sobre el âmbito de la didáctica o sobre el corpus científico que le corresponde? ¿Cuáles son los puntos duros y blandos, fuertes y débiles de dicha concepción? ¿Cuál es la línea de progresión predominante? Será difícil dar respuesta a estos interrogantes y nos limitaremos a ofrecer algunas sugerencias y propuestas para continuar el debate y la discusión. Partiendo de la aportación que supone el conocimiento histórico y la realidad actual de la didáctica, hay que buscar y plasmar um esquema integrador que, a modo de columna vertebral, tenga em cuenta la diversidad constatada y permita a la vez pronunciarse de forma razonable sobre las cuestiones esenciales de la espistemología interna de la disciplina. El autor discute también la problemática metodológica: de los paradigmas positivistas a los paradigmas cualitativos y sócio-crítico, para, fundamentar la investigación didactica aplicada a la escuela.<hr/>Can the Didactic be considered a uniform and structures field of knowledge at present time? Is there a conceptual definition, accepted by teachers and others educational professionals? Is there an agreement about the Didactics ambit or about the scientific “corpus” which corresponds to it? What are the hard and soft, strong and week points of such conception? Which is the major trend for progressing? It will be difficult to give answer to all these questions, so we will be restricted to offer further suggestions in order to this discussion. Based on contributions which take historic knowledge as a basis and the actual reality of the Didactics, we search for an integration plan such as a backbone which will guide us towards the essential questions of the internal epistemology of Didactics. The author also discusses the questions about methodology: ranging from positiviste paradigms up to the sociocritical and qualitative paradigms in order to set up the didactic research program as applied to schools. <![CDATA[Situação atual e tendências de reestruturação dos programas de pós-graduação em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após dar uma visão geral dos cursos de pós-graduação em educação, implantados no Brasil desde 1965, o artigo detém-se no processo de redefinição e reestruturação dos mestrados e doutorados, iniciando nos anos 80. Assumindo como princípios fundamentais e flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a integração ensino-pesquisa, esses cursos superam a estrutura curricular baseada em áreas de concentração, fortemente centradas no ensino, e se organizam em núcleos temáticos, baseados em linhas de pesquisa. O texto destaca a importância da criação nos novos doutorados na área de educação, a necessidade de experimentação de novas formas do mestrado e da valorização dos cursos de especialização.<hr/>After giving a general account of postgraduate courses in education developed in Brazil since 1965, the article concentrates on the process of redefinition and restructuring of the masters and doctoral programmes, started in the 80s. Taking curricular flexibility, interdisciplinatiry and the integration of teaching and research as fundamental principles, these courses overcome the curricular structure based on “areas of concentration”, strongly centred on teaching, and organize themselves in “thematic nuclei”, based on lines o research. The text emphasizes the importance of the creation of new doctoral programs in the area of education, and the revaluing of specialization curses. <![CDATA[Práticas de leitura em livros didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho trata das práticas de leitura realizados com o livro didático nas escolas brasileiras do século XIX e primeiras décadas do atual. Apresenta algumas das questões sobre os procedimentos metodológicos a serem utilizados com fontes específicas para o estudo da história das práticas escolares e analisa o papel dos livros didáticos no processo de escolarização e na configuração de uma sociedade letrada.<hr/>Texts books lectures practices done in the Brazilians schools in the nineteenth century and the first decade of the twenty century are discussed. Firstly this text presents some methodological procedures related to specific sources to the study of the History of Schools Practices, and secondly it shows the role of text books in the scholarization process in a literate modern society. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem: análise de pesquisas produzidas no Brasil, no período 1980 a 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo apresenta caracterização e análise de pesquisas sobre avaliação da aprendizagem, realizadas no Brasil, nos anos 80 a 90, em programas de pós-graduação. Contempla informações relativas a abrangência das pesquisas e aos referenciais teórico-metodológicos utilizados em seu desenvolvimento, subsidiando uma apreciação sobre o conhecimento produzido na área.<hr/>This study presents the characteristics and analyzes researches on evaluation of learn, made in Brazil, in the 80’ and 90’, in postgraduated programs in education. Shows informations about the range of the researches, theoretical and methodological references used in their development, permiting one evaluation over the knowledge produced in the field. <![CDATA[Froebel e a concepção de jogo infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Jogos dirigidos pelos professores denominados atividades e dons froebelianos predominam na prática dos jardins de infância. Entretanto, a mais relevante contribuição do autor sobre o simbolismo infantil parece não ter sido muito valorizada. As idéias contraditórias de jogo infantil adotadas pelos jardins de infância froebelianos levam a autora a investigar as concepções sobre o tema, nas principais obras de Froebel como The Education of Man, The Mottoes and Commentaries of Mother-Play, The Songs and Music of the Mother-Play, The Pedagogics of the Kindergarten, e outras, de Susan Blow, como Symbolic Education e Letter to a Mother.<hr/>Games that are oriented by teachers and called froebelian’s activities and skills predominate on the kindergarten’s practice. However, the most relevant contribution of the author about the child’s symbolism doesn’t seem to be valorized. The contradictory ideas of the child’s play adopted by froebelians kindergartens makes the author investigates conceptions about the theme on principal books of Froebel like The education of Man, The Mottoes and Commentaries of Mother-Play, The Songs and Music of the Mother-Play, The Pedagogics of the Kindergarten and others of Susan Blow like Symbolic Education and Letter to a Mother. <![CDATA[Iluminismo e educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Buscamos no presente trabalho analisar o pensamento iluminista português, particularmente nos aspectos que dizem respeito à educação, tendo em vista identificar a matriz teórica que daria substrato às reformas educativas implementadas pelo Marquês de Pombal. Sendo assim, procuramos, particularmente a partir do pensamento de Verney e Ribeiro Sanches, reconhecer até que ponto o tema da democratização do ensino era um pressuposto desse iluminismo português.<hr/>We want in this paper to analyses the portuguese illuminist thought, particularly in the aspects which refer to education with the goal of identifying the influence of these theoreticians in the frame of the reforms made in the education system by the Marquês de Pombal. Thus, we want, specially arising from the thought of Verney and Ribeiro Sanches, to recognize in what extent the theme of the democratization of the school were and purpose of these Portuguese illuminism. <![CDATA[Educação no "Dissertation Abstracts International" (1992)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A produção científica da Educação apresentada no DAI (dezembro, 1992) consistiu de 590 resumos de trabalhos apresentados em nível de doutorado. Há 35 áreas, sendo mais estudadas as seguintes: Administração, Currículo e Instrução e Psicologia Educacional. A metodologia mais freqüente é o delinemento quasi-experimental e o tratamento quantitativo dos resultados é o prevalecente.<hr/>The scientific production of Education presented in the DAI (december, 1992) consisted of 590 abstracts of works presented at doctorade level. There are 35 areas, being more studied the followings: Administration, Curriculum and Instruction and Educational Psychology. The methodology most frequent is the quasi-experimental design and the quantitative treatment of the results is the prevalecent one. <![CDATA[A trajetória de uma revista: Universidade e Sociedade (1991-1995)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste contexto estuda-se a trajetória da Revista e Sociedade, publicada semestralmente pela ANDES - SINDICATO NACIONAL, totalizando 8 números até o início de 1995. Durante estes 4 anos a Revista seguiu o previsto no Editorial de seu primeiro número: combinou “o necessário perfil político, que a identifica com a organização sindical que patrocina a publicação, com o também necessário estatuto científico”, tornando-se veículo indispensável para o estudo da realidade do ensino superior do Brasil e de outros países.<hr/>This text consists on the study of the course of Universidade e Sociedade journal, published half - yearly by ANDES - SINDICATO NACIONAL, which totals 8 numbers until 1995. During these 4 years, the journal followed what was foreseen in the editorial of its first number: it combined “the necessary political profile, which identifies it whit the syndical organization that supports the publication, with the also necessary scientific statute”, becoming an indispensable source to the study of Brazilian and foreign reality of the higher educational systems. <![CDATA[Por dentro da escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste contexto estuda-se a trajetória da Revista e Sociedade, publicada semestralmente pela ANDES - SINDICATO NACIONAL, totalizando 8 números até o início de 1995. Durante estes 4 anos a Revista seguiu o previsto no Editorial de seu primeiro número: combinou “o necessário perfil político, que a identifica com a organização sindical que patrocina a publicação, com o também necessário estatuto científico”, tornando-se veículo indispensável para o estudo da realidade do ensino superior do Brasil e de outros países.<hr/>This text consists on the study of the course of Universidade e Sociedade journal, published half - yearly by ANDES - SINDICATO NACIONAL, which totals 8 numbers until 1995. During these 4 years, the journal followed what was foreseen in the editorial of its first number: it combined “the necessary political profile, which identifies it whit the syndical organization that supports the publication, with the also necessary scientific statute”, becoming an indispensable source to the study of Brazilian and foreign reality of the higher educational systems. <![CDATA[Participação é conquista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste contexto estuda-se a trajetória da Revista e Sociedade, publicada semestralmente pela ANDES - SINDICATO NACIONAL, totalizando 8 números até o início de 1995. Durante estes 4 anos a Revista seguiu o previsto no Editorial de seu primeiro número: combinou “o necessário perfil político, que a identifica com a organização sindical que patrocina a publicação, com o também necessário estatuto científico”, tornando-se veículo indispensável para o estudo da realidade do ensino superior do Brasil e de outros países.<hr/>This text consists on the study of the course of Universidade e Sociedade journal, published half - yearly by ANDES - SINDICATO NACIONAL, which totals 8 numbers until 1995. During these 4 years, the journal followed what was foreseen in the editorial of its first number: it combined “the necessary political profile, which identifies it whit the syndical organization that supports the publication, with the also necessary scientific statute”, becoming an indispensable source to the study of Brazilian and foreign reality of the higher educational systems. <![CDATA[Resumos das dissertações de Mestrado e das teses de Doutorado defendidas na FEUSP em 1995]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste contexto estuda-se a trajetória da Revista e Sociedade, publicada semestralmente pela ANDES - SINDICATO NACIONAL, totalizando 8 números até o início de 1995. Durante estes 4 anos a Revista seguiu o previsto no Editorial de seu primeiro número: combinou “o necessário perfil político, que a identifica com a organização sindical que patrocina a publicação, com o também necessário estatuto científico”, tornando-se veículo indispensável para o estudo da realidade do ensino superior do Brasil e de outros países.<hr/>This text consists on the study of the course of Universidade e Sociedade journal, published half - yearly by ANDES - SINDICATO NACIONAL, which totals 8 numbers until 1995. During these 4 years, the journal followed what was foreseen in the editorial of its first number: it combined “the necessary political profile, which identifies it whit the syndical organization that supports the publication, with the also necessary scientific statute”, becoming an indispensable source to the study of Brazilian and foreign reality of the higher educational systems.