Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-255519960002&lang=es vol. 22 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos oitenta, os artigos sobre formação de professores começaram a aparecer repletos de referência a um autor - Donald Schön - referências essas que, no virar da década, se intensificaram tanto que Schön chega a justificar hoje números temáticos de revistas de especialidade e constitui para muitos formadores de professores uma referência obrigatória. Qual a importância de Donald Schön? O presente artigo situa essa importância a partir de análise dos conceitos fundamentais desenvolvidos pelo autor nos livros The reflective practioner, Educating the reflective practioner e Theory and practice: increasing Professional effectiveness. Agrupando-os em três temas atuais para a formação de professores - o profissional necessário para os dias de hoje, a relação teoria e prática na formação, a reflexão e a educação para a reflexão - situa Donald Schön no movimento que valoriza a epistemologia da prática nos processos de desenvolvimento profissional do professor.<hr/>In the 80’s the articles about teachers education began to appear replete of references to one author - Donald Schön - references that, at the turn of the decade had enhanced in such a way that Schön justifies reviews thematic numbers today, and he constitutes an obligatory reference to may teachers educators. Which is the value of Donald Schön? This article establishes this importance from the analyse of fundamental concepts developed by the author in the books: The reflective practitioner; Educating the reflective practioner and Theory and practice: increasing professional effectiveness. Arranging them in three current themes to the teachers education - the essential professional for nowadays, the theory and practice relation in the teacher education, the reflection and the education for the reflection - put Donald Schön in the movement that valorize the practice epistemology in the teacher professional development processes. <![CDATA[Trabalho docente e subjetividade: embate teórico e novas  perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A prática docente tem sido estudada de diferentes maneiras. Na maioria dos estudos a ela consagrados, os autores buscam compreendê- através da categoria trabalho, enquanto elemento estruturador do mundo social. Este artigo pretende mostrar que o modelo de análise até então usado refere-se a um tipo de modelo societário, que exclui dimensões da subjetividade dos docentes, dimensões essas fundamentais para se compreender a prática desses autores. Neste artigo, busca-se ainda apontar um outro modelo de análise da prática docente, apoiado na Sociologia da Experiência.<hr/>The teaching practice has been discussed in many ways. In most studies about it, the authors tried to understand these practices by means of the category of work as structural element of social life’s world. This article intends to show this model of analysis refers to a kind of social model which excludes important dimensions of subjectivity of teachers, very fundamental dimensions understand the teaching practice. In this article, we try to propose another model of analysis, based on Sociology of Experience. <![CDATA[Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura - um estudo dos efeitos de um programa de curso na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP. Insere-se no movimento de pesquisas que têm se voltado à análise das práticas docentes como caminho para repensar a formação inicial e contínua de professores. Em relação à formação inicial, os cursos de formação têm demonstrado que, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágio distanciados da realidade das escolas, pouco tem contribuído para gestar uma nova identidade do profissional docente. No que se refere à formação contínua, a prática mais freqüente tem sido a de realizar cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino. Esses programas têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente, e, conseqüentemente, as situações de fracasso escolar, por não tomarem a prática docente e pedagógica escolar nos seus contextos. É nesse contexto que as pesquisas sobre a prática estão anunciando novos caminhos para a formação docente. Um deles refere-se discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.<hr/>The text presents a systematization of theoretical-methodological basement due to initial stage of the research: “The art of teaching in the Licentiateship: a study of a course program effect in the teaching practice of movement which has turned to the analysis of teaching practice as a way to rethink the initial and continous teachers development. In respect to initial development, the undergraduate courses, when they develop a formal curriculum with contents and apprenticeship activities apart from the school realities has contributed so little to improve a new identity to the teacher. With reference to continous education the most frequent practice is to realize suppletive courses and/or update the teaching contents. The programs has not showed so efficient to change the teaching practice and, consequently, the school failure situations, for not taking the teaching practice in their contents. It’s in this context that the researches about the practice are announcing new ways of teaching development. One of that is the professional teacher identity discussion, having as theoretical-methodological support the question of knowledges that constitute the teaching and the reflections process development about the practice. This is the way that we are passing through, in a trial of re-meaning the development processes to start from the re-considerations of necessary knowledges to the teaching, placing the teaching practice as analysis matter. <![CDATA[O início da formação do professor reflexivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discutiremos a importância da reflexão como componente da formação inicial do professor. A reflexão do aluno-professor sobre sua própria aprendizagem do que e do como ensinar, e a reflexão sobre sua história de vida escolar são apresentadas como essenciais a sua formação. Pela reflexão distanciada sobre o que sabe e sobre o que e como aprendeu e está aprendendo, mostraremos que é possível levar o aluno-professor à reflexão sobre sua prática. O exercício de distanciamento favorece a reflexão e reelaboração de seu saber e saber fazer, como poderemos ver nos “episódios de reflexão” tirados de diários reflexivos de alunos-professores onde esta reflexão e reelaboração estão presentes.<hr/>Discussion about the importance of reflection as a component in the teacher initial formation. The student-teacher reflection about his own learning of what and how to teach, and the reflection about his school life story are presented as essential in his formation. Through the distant reflection about what he knows and how he learns and is learning, we can demonstrate that it’s possible to make the student-teacher reflect about his own practice. The practice at distance favours the reflection and reelaboration of his knowledge and his thinking about the doing, as we can see in the “case studies” taken from reflective diaries of the student-teachers, where this reflection and reelaboration are present. <![CDATA[A questão da qualidade: exigência para a formação dos profissionais da educação sob a perspectiva da ANFOPE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo, que discorre sobre a Questão da Qualidade e as novas exigências para a formação dos profissionais da educação, é resultante de uma pesquisa realizada à luz dos princípios defendidos pela ANFOE e de uma outra pesquisa desenvolvida em 1994, sobre reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais e estaduais paulistas. As conclusões permitiram evidenciar que os cursos de formação de professores, sobretudo, para a escola básica, deverão responder aos critérios da qualidade social da educação que se contrapõe à qualidade total propalada pelos professores da matriz neoliberal das políticas educacionais brasileiras e que, a escola básica e seus profissionais necessitam qualificar-se para, ao incorporarem as novas tecnologias, serem capazes de promover uma educação escolar que tenha como centralidade da ação pedagógica o sujeito-razão e o sujeito-subjetivação.<hr/>This study, which discourse about the matter of quality and the new demand to the formation of Educational professionals, is the effect of a research achieved under the resultant elucidation of the principles defended by ANPOFE and of another research developed in 1994 about the curriculum reformulations of the Pedagogy Courses in the States Paulistas and Federals Universities. The conclusions permited evidences, which the courses about the formation of the teachers, especially, for the basic school, should answer the rules of the social quality of Education which is put against the quality divulged by the defenders of the neoliberal matrix of the Brazilian educational politics, and which the basic school and its professionals need qualifications when to incorporated the new technologies, being able to promote the scholastic education which has as the centre of the pedagogic action the subject-sense and the subject-subjectivity. <![CDATA[Currículo do curso de pedagogia na USP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo descreve os perfis curriculares que o Curso de Pedagogia vem apresentando, desde a fundação da USP, e analisa as principais ênfases de formação neles manifesto. Discute a proposta de reformulação encaminhada pela Comissão Coordenadora de Curso (COC-Pedagogia) em 1995, utilizando como referência as perspectivas mais recentes sobre formação de professores.<hr/>The paper describes the Pedagogy’s Course curriculum profiles since the USP’s foundation, and analyses there the main emphasis of formation. It also discusses the Course Coordination Comission’s (COC-Pedagogy) proposal of course reforming, presented in 1995, using as reference the recent views on teacher education. <![CDATA[O novo currículo de licenciatura da FEUSP: uma experiência em curso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata dos conceitos que fundamentam os novos currículos de Licenciatura em Física e matemática da Universidade de São Paulo. Descreve as estruturas que os caracterizam e contextualiza as novas propostas de formação de professor partindo dos debates institucionais que as gestaram. Detém-se na implementação do projeto pela Faculdade de Educação, considerando os avanços, as dificuldades e os desafios que essa nova realidade tem colocado.<hr/>This paper presents the rationale underlying the new Teacher Education Curriculum designed for Preservice Teachers of Physics and Mathematics, being implemented in the School of Education of the University of S. Paulo. It describes the main aspects of their structures and considers institutional contexts that framed them. The article stress the advances, difficulties and challenges in the process of putint the new project into practice. <![CDATA[A formação continuada do professor: a relação institucional entre Secretaria de Educação e universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A formação continuada do professor tem sido objeto de estudos e de proposições, principalmente, nas últimas décadas, devido a necessidade de fortalecer a formação inicial do docente. Isto se justifica, de um lado, por ser esta uma atividade inerente ao trabalho do profissional da educação - a atualização permanente -, e do outro lado, devido a problemática da baixa qualidade de ensino nos diferentes níveis. O texto examina as orientações básicas que deram suporte às políticas de capacitação dos educadores, enfatizando-se a dos Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação do Estado de Pernambuco - 1987/1991 - e do Município de São Paulo - 1995/1996, em um processo de parceria com as Universidades.<hr/>A professor continued education has been an object of studies and proposals, mainly during the last decades, due to the necessity of consolidating and initial teacher training. It is based, on one side, in a very closed activity to the teacher professional work in the area of education - a continued update process -, and on the other side, in order to attend the problems produced by the low quality of teaching in the different levels. The text examines the basic orientations that had done support to continuous education politics for teachers with emphasis in the “Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação do Estado de Pernambuco - Pedagogical Co-ordinators of Pernambuco State Secretaria of Education - 1987/1991 - and of São Paulo City - 1995/1996”, in a shared process with Universities. <![CDATA[Formação continuada de professores: parceria universidade e rede estadual de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a política de capacitação para os professores da rede pública de ensino, implementada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, particularmente, no período de 1984 a 1994. O texto enfatiza, no entanto, no contexto das políticas da área, o Convênio estabelecido entre a esfera executiva estadual paulista e as universidades públicas, na sua última etapa de implementação, de 1992 a 1994.<hr/>The article discusses the policy of ongoing qualification for teachers of the public education system implemented by the Education Department of the State of Sao Paulo, especially in the period from 1984 to 1994. The text emphasizes, however, in the context of related policies, the Agreement established between the State Government’s office and the public universities, in its last stage of implementation, from 1992 to 1994. <![CDATA[Relato de um projeto de formação do educador na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Relato de uma experiência de formação do educador, centrada na reflexão sobre a prática docente, desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os participantes do projeto eram professores de 1º e 2º graus do período noturno e o trabalho foi realizado durante o HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). A tarefa, nos encontros no HTP , foi a ressignificação da AULA com os próprios professores e, neste processo, o trabalho de formação do educador, aqui relatado, foi acontecendo, de forma a permitir que se destacassem e se aprofundassem as seguintes categorias: o educador-sujeito, a reflexão sobre a prática, a análise da prática, o individual e o coletivo na ação docente, o ciclo da ação docente, a dialeticidade entre a AULA e a FORMAÇÃO DO EDUCADPOR.<hr/>Report of an educator’s building up experience, centered in the reflection of the academician’s practice developed in a state public school network of the São Paulo city. The project participants were teachers of 1st and 2nd grades of the night period and it was carried out during the PWT (Pedagogical Working Time). The task in the PWT meetings was the resignification of the LESSON with the teachers themselves and in this process the job of building um the educator happened in such a way to permit that the following categories were distinguished and deepened: the educator-subjet, the practice reflection, the practice analysis, the individual and collective in the academician’s action, the academician’s action cycle, the dialectician relationship between the LESSON and the EDUCATOR’S BUILDING UP. <![CDATA[Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Vida de professores, de António Nóvoa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Reconstructing teacher education: teacher development, de John Elliott (org.) - Mais do que uma reflexão teórica…práticas pedagógicas em reconstrução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas, de Philipe Perrenoud]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[A formação reflexiva de professores: idéias e práticas, de K. M. Zeichner]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Profissão professor, de António Nóvoa - A formação do professor: um debate necessário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade, de Maria Izabel Cunha, Denise Balarine Cavalheiro: um novo olhar sobre a prática pedagógica do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception. <![CDATA[Resumo das teses de livre-docência defendidas na FEUSP, em 1995]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.<hr/>Principles that intend as suitable to the peculiar Idea of a basic public school coherent to the values of a modern and democratic society. So, objectifying to embrace synthetically the huge range o questions and problems relative to the matter, the principles refer to school institution to consider the subject about their aim, organization, functioning and management, passing by objectives conditions of work, school evaluation, and pupil efficiency and reaching the invigoration of the citizenship and to the consideration of cultural differences and other themes, obligatorily present in the quality school conception.