Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820230001&lang=pt vol. 39 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982023000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Judith Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre o conceito de dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.<hr/>RESUMEN: El género ha sido uno de los temas más discutidos cuando se habla de educación en Brasil en los últimos años. En este artículo discutimos las relaciones de género en el contexto del campo disciplinar de las Ciencias Naturales. Investigadores se han dedicado cada vez más al análisis de las relaciones de género en clases de ciencias. A pesar de los avances en el campo, aún existen pocos estudios que relacionen el género con el aprendizaje de conceptos científicos en el cotidiano del aula. En el presente estudio, exploramos las interacciones discursivas en una clase de 1° año de Educación Primaria con el objetivo de analizar el papel del género en la construcción de oportunidades de aprendizaje de las ciencias. Para ello, nos apoyamos en propuestas teóricas de Judith Butler sobre género, y orientamos el análisis desde la Etnografía en Educación como lógica de investigación. Las clases analizadas indican que el conocimiento conceptual de la ciencia estuvo vinculado a procesos de reiteración/desafío de la norma de género. Tales negociaciones jugaron un papel central en el aprendizaje sobre el concepto de dimorfismo sexual. El estudio se suma a otras investigaciones que apuntan a la relevancia de las discusiones sobre género en la educación, incluyendo la ciencia escolar y sus conceptos.<hr/>ABSTRACT: In the last years, gender has been one of the main issues in discussions in the educational field. In this article, we discuss gender relations in the specific context of science education field, an area that has been increasingly dedicated to studies regarding gender relations. Despite the progress in the field, studies that relate gender to learning scientific concepts in the classroom everyday life are still scarce. In this study, we explore discursive interactions in the 1st grade of Elementary School, aiming to analyze the role of gender in the construction of science learning opportunities. In order to do so, we leaned over theoretical proposals by Judith Butler regarding gender and guided the analyses from Ethnography in Education as a logic of research. The analyzed lessons indicate that conceptual science knowledge was articulated to reiterate/constrain the gender norm. These negotiations played a central role in learning the biology of an insect, more specifically, the concept of sexual dimorphism. This study is related to other research projects that point to the importance of gender discussions in education, including science education and its concepts. <![CDATA[AS NARRATIVAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: <em>SCOPING REVIEW</em> DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982023000100174&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este estudo tem como objetivo compreender quais as narrativas de gênero presentes na produção científica brasileira nas ciências da saúde no que diz respeito à Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi a scoping review, e foram incluídos nesta pesquisa artigos científicos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Chegou-se a 16 artigos, os quais consistiram na amostra deste estudo e foram lidos na íntegra. Como resultado, pode-se afirmar que: as publicações envolvem instituições públicas em sua maioria e a maior parte delas aconteceu na década de 2010; o Ensino Fundamental foi o nível educacional mais presente e os(as) estudantes tiveram participação importante nessas pesquisas; os trabalhos se mostraram, majoritariamente, qualitativos, sendo a observação e o questionário os instrumentos de coleta mais utilizados. Em relação ao conceito de gênero, a análise evidenciou que todos os trabalhos que tratavam dessas relações entendem gênero como uma construção social e histórica. Nesse sentido, pode-se concluir que a produção científica brasileira no campo das Ciências da Saúde que se debruçou sobre as relações de gênero na Educação Física escolar esteve delineada pela busca de melhor compreensão de um cenário excludente, sexista, que estimula de maneiras diferentes as vivências corporais de meninos e meninas e que reproduz estereótipos relacionados às feminilidades e masculinidades e, assim, ao longo da história, colocou as meninas num plano inferior e desigual na educação básica.<hr/>RESUMEN: El objetivo es comprender qué narrativas de género están presentes en la producción científica brasileña en ciencias de la salud con respecto a la Educación Física escolar. La metodología fue la revisión de alcance y se incluyeron en esta investigación 16 artículos científicos que se encuentran en la Biblioteca Virtual en Salud. Como resultado, se puede decir que: la mayoría de las publicaciones involucran a instituciones públicas, y la mayoría de ellas tuvieron lugar en la década de 2010; La Enseñanza Primaria fue el nivel educativo más presente y los estudiantes tuvieron una participación importante en estas encuestas; los trabajos fueron en su mayoría cualitativos, siendo la observación y el cuestionario los instrumentos de recolección más utilizados. En cuanto al concepto de género, el análisis mostró que todos los trabajos que abordaron estas relaciones entienden el género como una construcción social e histórica. En ese sentido, se puede concluir que la producción científica brasileña en el campo de las Ciencias de la Salud que se centró en las relaciones de género en la educación física escolar estuvo delineada por la búsqueda de una mejor comprensión de un escenario excluyente, sexista, que estimula de diversas formas la vivencias corporales de niños y niñas y que reproduce estereotipos relacionados con la feminidad y la masculinidad y así, a lo largo de la historia, ha situado a las niñas en un nivel inferior y desigual en la educación básica.<hr/>ABSTRACT: This study seeks to understand which gender narratives are present in the Brazilian scientific production regarding school Physical Education in health sciences. This is an exploratory study with a qualitative approach. The methodology used was the scoping review, and scientific articles in the Virtual Health Library were included. The sample of this study consisted of 16 articles, which were read entirely. As a result, it can be stated that: publications involve mostly public institutions, most of which happened in the decade of 2010. Elementary School was the most present educational level, and students had an important participation in these studies; the researches were mostly qualitative, being observations and questionnaires the most used collection tools. As to the concept of gender, the analysis made evident that all the studies that dealt with these relations understand gender as a social and historical construction. In this sense, we can conclude that the Brazilian scientific production in the field of Health Sciences that focused on gender relations in school Physical Education was outlined by searching for a better understanding of an excluding, sexist scenario, which stimulates in different ways the corporal experiences of boys and girls and reproduces stereotypes related to femininity and masculinity and, thus, throughout history, has placed girls in an inferior and unequal plan in basic education.