Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819860001&lang=pt vol. num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Em busca da maturidade: o fracasso escolar e suas bases psicológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo fundamenta-se à ideologia que responsabiliza a criança pelo fracasso escolar, através de uma revisão dos Testes ABC de LOURENÇO FILHO (1975), para averiguar a prontidão para a alfabetização, discutindo a relação dessa aprendizagem com a maturidade de características tidas como necessárias ao ensino formal. <![CDATA[O ensino de 1º grau e a universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo fundamenta-se à ideologia que responsabiliza a criança pelo fracasso escolar, através de uma revisão dos Testes ABC de LOURENÇO FILHO (1975), para averiguar a prontidão para a alfabetização, discutindo a relação dessa aprendizagem com a maturidade de características tidas como necessárias ao ensino formal. <![CDATA[Magistério: vocação ou profissão?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo fundamenta-se à ideologia que responsabiliza a criança pelo fracasso escolar, através de uma revisão dos Testes ABC de LOURENÇO FILHO (1975), para averiguar a prontidão para a alfabetização, discutindo a relação dessa aprendizagem com a maturidade de características tidas como necessárias ao ensino formal. <![CDATA[Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A luta pela democratização de escola voltou, e com destaque. Sua história precisa ser reconstruída. Que motivos levaram políticos, educadores e o próprio povo a defender a democratização do ensino nas diversas fases dessa história? que proposta foram defendidas? que conteúdo democratizante elas continham? quem resistia à sua implementação, ou quem tinha motivos e ainda tem, para temer a instrução do povo? quais projetos educativos foram vencidos, e por quê? Buscar respostas para essas questões na história de nossa formação social é uma tarefa urgente, para que se possa chegar a um maior realismo, político-pedagógico nas lutas atuais pela democratização da escola, em que empenhados tantos profissionais e tantas associações populares. Que estratégia seguir? que carona pegar, para chegar lá e garantir escola para o povo? O artigo reconstrói um momento importante dessa história e sugere algumas lições a serem aprendidas. <![CDATA[Psicologia da educação em Minas Gerais: história do vivido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Psicologia da Educação, que constituiu, desde a segunda metade da década de 20, a principal ciência que fundamentava a Educação, foi nos anos 70, substituída nesse papel por outras ciências sociais. O momento atual requer que a Psicologia reassuma a área de sua competência, ao analisar a educação, posicionando-se ao lado de outras ciências nesse processo de interpretação e de construção. <![CDATA[O ensino de 2º grau em Minas Gerais: diferenciação, contenção e privatização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais resultados obtidos na primeira etapa da pesquisa "O Ensino de 2º grau em Minas Gerais: Caracterização e Perspectivas". Essa pesquisa faz parte de um projeto comum a nove Estados da Federação, que, sob a coordenação do INEP/MEC, vêm realizando um esforço no sentido de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino de segundo grau no País e de contribuir para a busca de novos encaminhamentos aos problemas detectados. O interesse central do estudo proposto é o desvelamento da diferenciação do ensino de segundo grau. Pretendemos especialmente conhecer as características e especificidades próprias e esse grau, bem como apreender o processo de produção e reprodução da diferenciação no interior das escolas, em suas relações com os processos sociais exteriores a ela. <![CDATA[Alfabetização: a construção do objeto conceitual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A relação entre o processo e o produto na escrita do texto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A administração universitária como prática pedagógica. (Entrevista com Vanessa Guimarães Pinto Diretora da Faculdade de Educação da UFMG)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Florestan Fernandes: a pessoa e o político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A aquisição inicial de vocabulário por crianças com Síndrome de Down: os papéis do desenvolvimento cognitivo e da linguagem materna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A psicologia da educação em Minas Gerais: história do vivido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A didática na atual organização do trabalho na escola: uma experiência metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Trabalho e educação: o cotidiano do operário na fábrica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Destruir e construir. (Anarquismo, educação e problematização dos costumes na sociedade argentina de princípios do século)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Melhoria do ensino: análise institucional e treinamento docente numa concepção de grupo operativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Levantamento e avaliação de estudos e pesquisas sobre alfabetização no Brasil, a partir da implantação da Lei 5.692/71]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A formação do educador na proposta curricular da Faculdade de Educação da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Educação em Cuba: escola nova para um mundo novo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[De camponesa a mademe: trabalho feminino e relações de saber no meio rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Cartas chilenas: retrato de uma época]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Ensino e literatura no 2º grau: problemas e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A última sessão do cinema: as desventura de minha adorável turma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Crítica ao dia "D" da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[A nova universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro. <![CDATA[Educação física novos compromissos: pedagogia, movimento, miséria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro.