Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819860002&lang=pt vol. num. 04 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Desqualificação do professor: questão pedagógica ou histórica?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação e organização dos moradores: os diversos momentos do processo educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O resgate da memória das lutas dos moradores da região industrial de Belo Horizonte e Contagem indica a importância da educação escolar para os trabalhadores, neste momento. No movimento reivindicatório, a escola está presente ao lado de outras demandas fundamentais nos bairros e vilas proletárias. O processo de lutas por escola entrelaça-se com a constituição de organizações locais e coloca questões novas para os educadores. <![CDATA[O uso do computador na educação: pressupostos psicopedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste texto é apresentar as principais concepções de aprendizagem que fundamentam a teoria e a prática educativas, explicitando a opção teórico-prática do Centro Piloto de Informática na Educação, da UFMG, quando ao uso do computador na Educação. <![CDATA[Os deserdados da educação brasileira: análise das expectativas da clientela aos exames supletivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se configura como uma tentativa de mostrar como a clientela aos Exames Supletivos de Educação Geral de 1º grau percebe a sua realidade social e educacional, analisando suas expectativas, seu projeto-de-vida e suas perspectivas futuras face aos resultados dos exames. O objetivo pretendido é alcançar uma melhor compreensão da problemática social e educacional que envolve a clientela aos exames supletivos, que possa servir de alerta às autoridades educacionais, já que os anseios e as perspectivas desse segmento da educação brasileira, na maioria das vezes, são analisados apenas como índices estatísticos - número de aprovados e reprovados. <![CDATA[Prática docente na escola de 1º grau: interesses, conflitos e possibilidades de mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo, de natureza exploratória, analisa a maneira como a prática docente no 1º grau envolve conflitos, contradições e articulação de diferentes interesses. Três etapas constituíram a pesquisa: (1) levantamento de práticas docentes, através de entrevistas livres com dois professores; (2) estudo de caso com quatro professores de 1ª a 4ª série e (3) ampliação de estudo de caso com vinte professores de 1ª a 8ª série, com diferentes níveis de formação e tempo de experiência em magistério, todos atuando em escolas de periferia urbana. Utilizou-se a entrevista com roteiro em duas partes: (a) práticas que o docente se propõe realizar e (b) situações em classe, para indicar a prática a ser adotada.Para fins analíticos, as práticas docentes foram classificadas considerando as relações entre interesses, conhecimento e pesquisa propostas por HABERMAS (1982) e aplicadas por MC DONALDO (1975) ao desenvolvimento curricular. A prática pedagógica distingue-se, então, neste estudo, em prática linear relacionada ao interesse técnico ou de controle, prática circular ou de interação vinculada ao interesse prático ou de consenso e prática dialógica orientada pelo interesse crítico-emancipador. A prática dialógica foi melhor especificada, aqui, com os aspectos: (a) pedagogia no plano da comunicabilidade entre linguagem dos estudantes e a da escola; (b) pedagogia no plano do vivido e (c) pedagogia no plano do pensamento crítico (reflexividade, metacognição, autonomia e trabalho cognitivo pelo aluno). A análise indicou que na prática docente os aspectos se distribuem entre o pólo conservador, da prática linear, e o pólo transformador, da prática dialógica incluindo também elementos da prática de integração. A linearidade da prática, docente se destaca principalmente pela divisão de trabalho na escola, com o controle maior pelo especialista em educação que pelo docente, e se intensifica em relação aos programas de ensino e livros didáticos. Há uma unidade contraditória na prática docente: a busca de consenso ou integração e de interesse crítico emancipador com os aspectos técnicos ou de controle. Isso se revela especialmente nas dimensões da pedagogia no plano da comunicabilidade, no plano do vivido e no plano do pensamento crítico. Este estudo mostra a necessidade de pesquisa mais aprofundada, com observação e participação. Situa como um viés a consideração da prática docente como sendo sempre conservadora, acomodada às normas e ao controle, e sem conflitos. A prática pedagógica envolve contradições que têm implicações para a sua própria mudança. Conhecer e transformar a prática docente são tarefas inseparáveis e os educadores precisam assumir a tarefa de desvelar e transformar coletivamente a sua própria prática. <![CDATA[As quatro operações com frações são fáceis?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo, de natureza exploratória, analisa a maneira como a prática docente no 1º grau envolve conflitos, contradições e articulação de diferentes interesses. Três etapas constituíram a pesquisa: (1) levantamento de práticas docentes, através de entrevistas livres com dois professores; (2) estudo de caso com quatro professores de 1ª a 4ª série e (3) ampliação de estudo de caso com vinte professores de 1ª a 8ª série, com diferentes níveis de formação e tempo de experiência em magistério, todos atuando em escolas de periferia urbana. Utilizou-se a entrevista com roteiro em duas partes: (a) práticas que o docente se propõe realizar e (b) situações em classe, para indicar a prática a ser adotada.Para fins analíticos, as práticas docentes foram classificadas considerando as relações entre interesses, conhecimento e pesquisa propostas por HABERMAS (1982) e aplicadas por MC DONALDO (1975) ao desenvolvimento curricular. A prática pedagógica distingue-se, então, neste estudo, em prática linear relacionada ao interesse técnico ou de controle, prática circular ou de interação vinculada ao interesse prático ou de consenso e prática dialógica orientada pelo interesse crítico-emancipador. A prática dialógica foi melhor especificada, aqui, com os aspectos: (a) pedagogia no plano da comunicabilidade entre linguagem dos estudantes e a da escola; (b) pedagogia no plano do vivido e (c) pedagogia no plano do pensamento crítico (reflexividade, metacognição, autonomia e trabalho cognitivo pelo aluno). A análise indicou que na prática docente os aspectos se distribuem entre o pólo conservador, da prática linear, e o pólo transformador, da prática dialógica incluindo também elementos da prática de integração. A linearidade da prática, docente se destaca principalmente pela divisão de trabalho na escola, com o controle maior pelo especialista em educação que pelo docente, e se intensifica em relação aos programas de ensino e livros didáticos. Há uma unidade contraditória na prática docente: a busca de consenso ou integração e de interesse crítico emancipador com os aspectos técnicos ou de controle. Isso se revela especialmente nas dimensões da pedagogia no plano da comunicabilidade, no plano do vivido e no plano do pensamento crítico. Este estudo mostra a necessidade de pesquisa mais aprofundada, com observação e participação. Situa como um viés a consideração da prática docente como sendo sempre conservadora, acomodada às normas e ao controle, e sem conflitos. A prática pedagógica envolve contradições que têm implicações para a sua própria mudança. Conhecer e transformar a prática docente são tarefas inseparáveis e os educadores precisam assumir a tarefa de desvelar e transformar coletivamente a sua própria prática. <![CDATA[Encadeamento verbal na prática de dissertação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo reside na tentativa de descrever um procedimento de articulação de palavras denominado encadeamento verbal. Tal procedimento, do ponto de vista de sua sistematização, tem origem nas tentativas de responder aos desafios cotidianos da sala-de-aula, localizados na difícil tarefa de ensinar a escrever, resultando em textos que evidenciam a expressão explícita da relação entre palavras. Trata-se de uma experiência sistemática de Ensino de Língua Portuguesa, cuja prática vem ocorrendo, principalmente, em turmas de 2º grau do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto, isto é, para a descrição do procedimento de articulação de palavras, é necessário que se aventure por uma tentativa de definir texto. <![CDATA[Depoimento da família de Ângela, aluna de uma classe especial, numa escola estadual da periferia de Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Karl Marx: o jogo da verdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Efeitos da estrutura do discurso e da utilização de esquemas cognitivos na aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Mulheres sanitaristas de pés descalços]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[A medicina e o pobre: vivências de reflexões de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Literatura infantil: a procura do leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[A trama da escola: um revólver sob bombons: uma análise da função da escola sob a ótica do teatro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[A visão do mundo do pivete mostrada nos livros de literatura infanto-juvenil brasileira no período de 1975 a 1985]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[A caminho da Lei 5540/68]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Encontros e desencontros: a entrada no palco escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Trabalho, aprendizado e saber-ofício (operários da construção civil de Belo Horizonte)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Desenvolvimento de metodologia para alfabetização e integração curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Casa da Providência: uma escola mineira do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[O trabalho como princípio educativo do ensino de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Alfabetização na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Morro Alto: uma experiência de trabalho participativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Manual de tapeçaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Pedagogia do silêncio: o tamanho do medo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Alfabetização: dilemas da prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela. <![CDATA[Municipalização do ensino: a pobre alternativa pobre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista com os pais de Ângela faz parte de um conjunto de entrevistas realizadas por Alda Cristina Vilas Boas Ribeiro, com o objetivo de coletar dados para um estudo sobre o relacionamento família/escola, tema básico de sua tese de Mestrado. Foi realizada no próprio local onde a menina mora com seus pais e irmãos, numa favela da região não industrial de Belo Horizonte. Durante a realização da entrevista, esteve presente um técnico na testagem dos alunos para as classes especiais, que havia solicitado permissão para acompanhar essa entrevista. Foi necessário transcrever também a fala desse profissional para melhor compreensão da reação do pai ao receber esclarecimentos acerca do programa desenvolvido nas classes especiais. A fala da pesquisadora só aparece, entre parênteses, nos momentos em que é imprescindível para a compreensão das colocações dos pais de Ângela.