Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819880002&lang=pt vol. num. 08 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O corpo humano no livro didático ou de como o corpo didático deixou de ser humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa como o corpo humano é abordado e representado em alguns livros de Ciências da 7ª sério do Primeiro Grau. As autoras buscam repensar o que sabem e aprenderam sobre o corpo humano, tentando localizar esse corpo dentro de um contexto mais amplo, libertando-o de uma idéia pura, isolada, pronta, atemporal e hierárquica. Pretendem, com isso, um entendimento mais inteiro de um Corpo antes de tudo Humano, e não apenas Didático. <![CDATA[Divisão social e técnica do trabalho, escolarização e a escolha profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho está dividido em duas partes principais. A primeira tem por objetivo explicar as diferenças mais fundamentais encontradas nas pesquisas e estudos realizados sobre as aspirações e expectativas educacionais e profissionais. Dois enfoques são identificados: o enfoque sócio psicológico e o enfoque estrutural-reprodutivista. Na segunda parte são apontadas as limitações as referentes ao método de conhecimento, às técnicas de análise e à contraditoriedade das evidências reunidas por tais estudos. Por outro lado, o artigo busca explicitar um processo de tensão, avanço e superação da relação entre escolarização, processo de trabalho e escolha profissional. <![CDATA[Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[O service d'histoire de l'education: a serviço de pesquisadores e docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[A didática e seu objetivo de estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Compreender para transformar: a reconstrução da psicologia educacional na trajetória de trabalho do CRESAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Aprender a escrever]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[O jogo das letras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Domínio da regra: condições do saber e do agir. Considerações sobre as experiências liberal e anarquista na República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[A prestaçao de serviços de saúde como espaço no ensino médio na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1980 a 1986]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Educação pública: democratizar com qual competência?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Espaço e saber nas lutas sociais: o caso de Salvador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[A escola Guignard da cultura modernista em Minas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Ensino básico no ICB-UFMG: do suposto consenso ao confronto de perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Avaliação da proposta curricular de educação rural da escola Caio Martins, de Esmeraldas-MG: dimensão histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Desenvolvimento de metodologia para elaboração e produção do conhecimento a partir do saber do aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Projetos de pesquisa do EDUCOM/MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Ensino de 2º Grau em Minas Gerais: caracterização de perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[O currículo do Curso de Pedagogia da FAE/UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Aquisição da linguagem em criança com deficiência auditiva: um estudo longitudinal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[O educativo nos movimentos populares: um relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Que bicho que deu?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Escravidão em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Documento de Poços de Caldas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Faculdade de Educação: 20 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado. <![CDATA[Documento conclusivo do III Encontro de Revistas Brasileiras de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981988000200030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado.