Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819900001&lang=pt vol. num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Faculdade nacional de filosofia: origens, caminhos e descaminhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetivo analisar a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (Atual UFRJ), buscando situar suas origens, sua inserção no projeto universitário gestado no pós-30, sua criação (1939) e desenvolvimento, até sua extinção entre 1967-1968;. Com essa preocupação, verifica-se como se processam a concentração de poder no interior dessa Instituição e os embates políticos por ele vividos nos seus quase trinta anos de ter sido um foco de elaboração de ciência em algumas áreas do conhecimento e um espaço para o desenvolvimento de talentos e de vocações acadêmicas.<hr/>This article aims at analysing the Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (presently called UFRJ). The text tries to study the Faculty’s origins from its insertion into the university project after the 30s, to its foundation in 1973, from its former name and immediate rebirth as Universidade Federal do Rio de Janeiro between the years 1967 and 1968. Following this line of analysis the text tries to demonstrate how processes of concentration of power occurred inside such a sort of institution and how political struggles were carried out during its thirty years of existence. The article also evidences the Faculty both as a place in wick science has been development in various fields and as a space where academic talent and vacations have been stimulated. <![CDATA[Uma nova pedagogia para o professor primário mineiro: a escola de aperfeiçoamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo refere-se a uma Escola Normal pós nível médio, a Escola de Aperfeiçoamento, criado em 1929 pelo governo Antônio Carlos/Francisco Campos, com o objetivo de preparar e reciclar uma elite do professorado primário mineiro. A Escola traduziu uma nova visão de educação assumida por aquele governo e propôs uma metodologia e pontos de vista sobre a criança baseados no chamado Movimento de Escola Nova. Busca-se, aqui, retratar como foi organizada aquela instituição, quem foram seus professores e alunos, que conteúdos e pensamentos pedagógicos procurou transmitir, que critérios de disciplina pretendeu instituir para si e para as escolas primárias, que práticas escolares almejou imprimir ao ensino elementar oferecido nos grupos escolares públicos do Estado de Minas Gerais.<hr/>The scope of this paper is to analyze a teacher’s college experience known as “Escola de Aperfeiçoamento”. The objective of such a School was to prepare and retrain an elite of teachers to work at elementary schools in the state of Minas Gerais. The new School conveyed the Government’s standpoint about education, proposed the use of a new methodological approach and presented new viewpoints about children’s education which were based upon the so-colled “Movimento de Escola Nova”. This text tries to retell the story of the mentioned institution, that is, how it was organized, who were its teachers and pupils, what kind of pedagogical ideas and contents it conveyed, what sort of disciplines it intended to create for itself and for the primary schools and finally what schooling attitudes it tried to form in the elementary school practice which was offered by the public primary schools of the State of Minas Gerais. <![CDATA[Crianças escravas no Brasil Colonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na historiografia do período colonial brasileiro, muito pouco se encontra a respeito da criança negra. Relatos de viajantes que estiveram no Brasil, sobretudo na primeira metade do século XIX, tornaram possível a compilação de dados em artigo: MOTT (1972) e MATTOSO (1988), por exemplo. Mas, julgando os dados obtidos insuficientes, remetemo-nos à tarefa de buscar, em outros meios da literatura acerca do período colonial, a situação da criança escrava. Reunimos fragmentos e costuramos visões que em seu conjunto tentarão dizer da situação da criança negra e escrava. Se lhe era proibido o acesso às igrejas? Se tão pouco valia, de que se ocupava? Como se educava? A leitura que fizemos do Brasil colonial desdobrou-se em várias interpretações e nos ocupamos, destacadamente, da obra de Gilberto Freire - Casa Grande e Senzala. Avaliamos a forma como Freire apresentou a criança e a mulher negra, sustentada pela visão da miscigenação entre negros e brancos como elemento possibilitador da harmonia e da união entre as raças, que anunciava e preconizava uma falsa democracia racial.<hr/>One does not find much information about Black children’s situation in the history of Brazil’s colonial period. Reports of XIX century provided the data for articles such as the ones of Mott (1972) and Mattoso (1981). However as we considered those data insufficient for our study we started to search for the real position of the slave children in other sources of the literature of the colonial period. This we collected data, fragments of history and intermingled various points of view which will try to tell the story of the black and slave children. The text arouses question such as: If it were forbidden for them to attend school was it allowed for them to participate in the religious cults? If They were such mean human beings in what ways were they “utilized” How were they brought up? Various interpretations were raised up as we read about Brazil’s colonial period. Nevertheless we concentrated the emphasis of our reading in Gilberto Freyre’s Casa Grande e Senzala (1). We analyzed and discussed the way both black children and women were presented by Freyre. In his analysis Freyre conveys the view of miscegenation - between blacks and whites - as an element whick propiates union and harmony among races. Such a view foresees and brings forth a false racial democracy. <![CDATA[A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hipóteses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propões soluções de segmentação já observadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidas maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações lingüísticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização.<hr/>The purpose of this article is to demonstrate that when a child whites spontaneously it splits the syllables according to the hypotheses she makes about the pronunciation of the words. With such a process the child not only makes personal suggestions for each part of the words but also grasps and uses models of segmentation already observed in correct writing and in text books. However it does not always do such splitting by means of the same procedure. Sometimes it splits the same graphic units in a conflicting and different way. This proves that the child is unremittingly elaborating and re-elaborating its linguistic representations. Such a fact must most obviously, by the teacher who deals with literacy. <![CDATA[Rumo a uma nova gestão educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Educação e cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Mme. Artus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Extensão universitária: um processo educativo: um estudo de caso desenvolvido  a partir as experiência de extensão universitária do PRODAC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Da vivência ao ensino: uma alternativa de atuação docente do professor de arte na escola de Primeiro Grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Do ruído à fala: análise da experiência de participação política de mulheres em Minas Gerais, na década de 75-85, em partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Coesão em textos escritos: análise de referenciação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[A informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico formal, tal com descritas por Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Pelos caminhos da Maria Fumaça: o trabalhador ferroviário - formação e resistência pelo trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Colégio de aplicação da faculdade de filosofia de Minas Gerais: a trajetória de uma Escola de Ensino Médio do contexto universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[CEBs  a coragem de sonhar: alguns aspectos da prática cotidiana Comunidades Eclesias de Base]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Apesar de tudo, bem sucedidas... Um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[A formação do profissional em marketing: da visão tecnocrática à consciência política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[A educação da mulher em Belo Horizonte: a contribuição das Dominicanas do Colégio Santa Maria - 1903-1968]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[A prática cotidiana de profissionais da educação em escolas públicas: a difícil relação teoria-prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Grupo de estudos sobre a história da educação da mulher - FAE/UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Pedagogia na Instituição: relato de um trabalho em processo com universitários da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Política de capacitação dos profissionais da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Belo Horizonte: um espaço para a República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Sociedade e inteligência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Educação, saber, produção em Marx e Engels]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right. <![CDATA[Jeanne Louise Milde: noventa anos de historia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000100030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latina e do Caribe - PROMEDELAC IV - ocasião em que foram avaliadas as conquistas e as dificuldades do Projeto Principal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano de 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempenho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa - e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionalmente é o que tem os números mais alarmantes - implica um amplo esforço de formação de quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico a educação como direito inalienável da cidadania.<hr/>is a summary of Water Garcia’s talk in the opening round table of PROMEDELAC IV - Fourth Meeting of Minister of Education of Latin America and discussed the obstacles and progress surrounding UNESCO’s Main Project of Education for Latin America and the Caribbean Islands whick has been regarded as a suitable involving illiteracy and basic education in the mentioned regions until the year 2000. In his speech the lecturer ponders that structural problems - basically the economic and the political ones - directly affect the performance of the educational system as a whole and may extend their effects in such a way that they will probably continue influencing education or even become worse to deal with in the future years. In such a context the Educational Management still operates with a past view of facts however it is somehow astonished while it observes the outcome of new “actors” in the educational process and notices the advent of new ways for finding financial support, etc. To look for new concepts of Management whish Latin America is involved with - mainly Brazil because if compared to other countries, it presents the most alarming figures - implies a deep effort for the capacitating of competent cadres to work with uncertainties and difficulties whick are becoming worse and worse and whick must consider education as the citizen’s fundamental and untouchable right.